Baixe em PDF Baixe em PDF

O jogo da velha é uma brincadeira antiga, clássica e simples — que só exige papel, lápis e duas pessoas. Ele é um jogo de "soma zero", ou seja, duas pessoas igualmente habilidosas nunca conseguem derrotar uma à outra. No entanto, se você seguir as dicas e estratégias listadas abaixo, vai ter muito mais chances de ser vitorioso nas partidas. Leia para descobrir mais!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Brincando de jogo da velha

Baixe em PDF
  1. Para começar, desenhe um tabuleiro com 3 x 3 casas. Algumas pessoas fazem tabuleiros de 4 x 4, mas isso só vale para quem tem mais experiência.
  2. O mais comum é o primeiro jogador usar "X", mas você pode deixar a pessoa escolher entre "X" e "O". Cada um tem que tentar formar uma fila com o seu respectivo símbolo nas casas do tabuleiro. Se você jogar primeiro, desenhe o seu símbolo na casa do meio para otimizar as suas chances de vencer — já que vai ter mais chances (quatro) de criar uma fila de três "X" ou "O".
  3. Depois do primeiro passo, o adversário desenha o seu respectivo símbolo, que deve ser diferente do anterior. Ele pode tentar evitar que o oponente feche uma fila no tabuleiro ou se concentrar na sua própria estratégia. O ideal é fazer os dois ao mesmo tempo.
  4. A primeira pessoa que desenhar três símbolos em fila — horizontal, vertical ou diagonal — vence. Contudo, se os dois jogadores forem habilidosos, as chances de haver um empate são muito maiores.
  5. Ao contrário do que muitos pensam, o jogo da velha não depende só da sorte. Existem várias estratégias que otimizam as habilidades dos jogadores. Continue treinando para aprender a usar algumas delas e vencer (quase) toda as partidas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Ficando craque no jogo

Baixe em PDF
  1. Se você começar, a melhor estratégia é desenhar o seu símbolo na casa do meio. É simples: é a casa que mais dá chances de vitória — e de derrota, caso o seu adversário comece. Evite isso a qualquer custo.
    • Se você não usar a casa do meio, a melhor alternativa é usar um dos quatro cantos. Assim, se o seu adversário não colocar o símbolo dele no centro (e quem tem experiência não costuma colocar), as suas chances de vencer vão ser maiores.
    • Tente não começar pelos cantos do tabuleiro, ou você vai ter muito menos chances de vencer.
  2. Se a pessoa começar a partida e não usar a casa do centro, use-a . Se ela usar, a melhor estratégia vai ser colocar o seu símbolo em um dos quatro cantos.
  3. Essa técnica também garante a vitória quase certa. Quando o seu adversário desenhar o símbolo dele, tente colocar o seu à direita. Se não der, coloque-o à esquerda; se também não der, coloque acima; por fim, se nem isso for possível, desenhe o seu símbolo debaixo. Essa é uma maneira legal de otimizar a distribuição dos desenhos e bloquear os caminhos do outro jogador.
  4. Essa é mais uma técnica que ajuda muita gente a vencer no jogo da velha. Coloque o seu desenho em três dos quatro cantos do tabuleiro para ter mais chances de vencer com uma linha horizontal, vertical ou diagonal. É claro que ela só dá certo quando o adversário não presta muita atenção.
  5. Se você quer testar as estratégias acima e se aperfeiçoar para nunca perder, tente jogar contra uma inteligência artificial, com aplicativos ou programas de computador. [1]
  6. Depois de dominar o tabuleiro de 3 x 3, comece a jogar em 4 x 4 ou até 5 x 5. Quanto maior for o espaço, maior a fila que os jogadores têm que criar e, portanto, maior é a dificuldade para vencer.
    Publicidade

Dicas

  • Desenhe duas linhas verticais e duas linhas horizontais cruzadas para fazer o tabuleiro de 3 x 3. No fim, elas têm que ter a forma de um jogo da velha .
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pedaço de papel.
  • Lápis ou caneta.

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

O jogo da velha é uma brincadeira divertida para duas pessoas, na qual cada jogador tenta colocar três do próprio símbolo, "X" ou "O", em uma fileira antes do oponente. Para jogar, comece desenhando uma grade de 3 por 3, criando 9 quadrados no total. Depois, decidam quem vai usar o X e quem vai usar o O. Em turnos, escrevam os símbolos nos espaços abertos da grade. Tente colocar três dos seus símbolos em uma fileira, ao mesmo tempo em que impede o oponente de fazer o mesmo. Quem conseguir enfileirar três do próprio símbolo primeiro ganha. Se nenhum dos dois conseguir isso, o jogo empatou e deve começar de novo com uma grade vazia. Continue lendo para conhecer variações do jogo, como aquela com uma grade de 4 x 4

Esta página foi acessada 64 122 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade