Baixe em PDF Baixe em PDF

Tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, é um jogo dinâmico que pode ser jogado por dois ou quatro jogadores. Mesmo quem joga apenas por diversão pode rapidamente adquirir certa habilidade. Pingue-pongue jogado em nível profissional é uma coisa impressionante de se ver. Esse artigo apresenta as regras básicas do pingue-pongue, junto com algumas dicas de como se dar bem nesse jogo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Jogando o jogo

Baixe em PDF
  1. Você deve começar a jogar com alguém que está mais ou menos no mesmo nível ou um pouco melhor que você. E, preferencialmente, alguém que não seja competitivo demais a ponto de ser agressivo. Assim você vai se divertir ao mesmo tempo que aprende. Você pode jogar individual, um contra um, ou com dois times de dois, conhecidos como duplas. E é bom começar com alguém que tem bolas oficiais, raquetes e uma mesa, se você não tiver nada isso.
    • Se a sua coordenação motora é mais parecida com a de um cachorro cego de 3 pernas, talvez seja melhor começar praticando contra a parede para se acostumar com a bola e a raquete trabalhando juntas. Para isso, é melhor encostar a mesa na parede.
    • O melhor é jogar ou praticar com bolas laranjas ou brancas, de 40 mm de tamanho. A mesa deve ter 2,74 metros de comprimento, 1,525 metros de largura e uma altura de 0,76 metros. As raquetes não têm nenhuma especificação oficial de tamanho. Raquetes pequenas são mais difíceis de usar e raquetes grandes pesam demais e são incômodas. Mas elas precisam ser feitas de madeira e borracha. E raquetes de competição devem ter duas cores. [1]
  2. Existem dois estilos mais comuns de empunhadura: a caneta e a aperto de mão (ou clássica). Independente de qual empunhadura você use, é importante não segurar com muita força, para permitir que o seu punho se mova livremente. Se você apertar demais na hora de segurar o cabo, a maior parte da força para rebater virá do seu braço e não do seu punho e assim você não terá precisão. Nenhuma das duas empunhaduras é complicada:
    • Na empunhadura caneta, você basicamente segura sua raquete como seguraria uma caneta. Na empunhadura aperto de mão, ou clássica, você coloca sua mão no cabo como se estivesse fazendo um aperto de mão com ele e completa enrolando seus dedos ao redor do cabo. O importante é você descobrir qual das duas empunhaduras parece mais natural para você.
  3. De acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Tênis de Mesa, a escolha de quem vai sacar primeiro é determinado por sorte (por exemplo, na cara e coroa ou no par ou ímpar), onde o vencedor escolhe se saca primeiro ou escolhe o lado que quer jogar. Se o vencedor escolher o saque, o jogador ou time adversário escolhe que lado da mesa ele quer jogar e vice versa.
    • No entanto, na maioria dos jogos de pingue-pongue de lazer, o saque é decidido com uma troca de bolas rápida, onde cada jogador diz uma letra da palavra PING em cada batida que dá. Quando a palavra PING é soletrada por completo, a pessoa que ganhou saca primeiro ou escolhe o lado da mesa que ela quer começar.
  4. A bola deve ser jogada para cima pela sua mão livre, verticalmente, na altura mínima de 16 cm e depois deve ser golpeada com a raquete de modo que ela bata primeiro no seu lado da mesa uma vez, passe por cima da rede e bata na mesa do lado do seu adversário.
    • Se você está jogando individual, o jogador pode sacar para qualquer ponto da mesa do adversário e o adversário deve devolver. Se estiver jogando em duplas, o saque é alternado entre você e seu parceiro, começando por quem estiver na direita e a bola deve quicar primeiro no lado direito da mesa do seu lado e cruzar para o outro lado da mesa do adversário.
    • O saque muda de lado a cada dois pontos. Depois de ganhar dois pontos, seu adversário, ou a pessoa da dupla adversária, que está na posição cruzada em relação a quem sacou, terá a vez de sacar. Depois de mais dois pontos, quem sacou antes (ou o parceiro da dupla) sacará novamente.
    • Se a bola bater na rede em um saque válido dizemos que “queimou” o saque e ele é repetido sem marcar nenhum ponto. Depois de queimar dois saques seguidos o adversário recebe o ponto. Se a partida estiver em “game point” a pessoa que estiver perdendo deverá sacar.
  5. Depois de um saque a bola pode ser devolvida sobre ou ao redor da rede para qualquer lugar da mesa do adversário. A bola deve ser devolvida depois que ela quicar uma vez no seu lado da mesa, mas antes que ela quique duas vezes, caia no chão ou bata em qualquer outro objeto fora da mesa.
    • Se a bola bate na rede na devolução, mas passa para o lado da mesa do adversário, ela ainda está em jogo e o seu adversário deve devolvê-la.
  6. Um ponto é ganho para cada troca de bolas que não for uma “queimada”. Qualquer jogador pode marcar o ponto independente de quem sacou. Aqui vai a essência da coisa:
    • Se seu saque bate na rede, cai fora da mesa sem quicar na mesa do adversário ou (em duplas) quica no lado errado da mesa do adversário, o jogador ou time que está recebendo o saque marca um ponto.

    • Se você não devolver a bola de maneira válida (como descrito acima: a bola vai na rede ou não quica na mesa do adversário) o ponto é dado para o seu adversário.
    • Se você receber um saque ou devolução válidos e bater na bola mais de uma vez com a sua raquete ou tocar a bola com o seu corpo, seu adversário marca um ponto. Observe que se o saque ou devolução do seu adversário não quicar no seu lado da mesa, você ainda marca o ponto mesmo se ela tocar no seu corpo ou se você pegar a bola depois dela passar pelo fim da mesa.
    • Se você tocar na mesa com a sua mão livre ou mover a mesa, seu adversário marca um ponto.
  7. Muitas pessoas gostam de jogar até 21 ou 15 (alternando o saque a cada 5 pontos), o que é aceitável para jogo recreativo. Nas regras oficiais, no entanto, o jogo vai até 11 pontos (alternando saque a cada 2 pontos). Para ganhar, o jogador deve ter uma vantagem de dois pontos. Se os jogadores ou times estiverem empatados em 10 a 10 ou 20 a 20, por exemplo, a ordem de saques continua, mas o saque muda de lado a cada ponto ao invés de ser a cada dois pontos.
  8. Em competições oficiais, ganha a partida o jogador ou time que ganhar dois ou três jogos. Os jogadores trocam de lado depois de cada jogo e também trocam de lado no terceiro jogo (se o terceiro jogo for necessário) quando um jogador ou time marcar cinco pontos.
    • O time ou jogador que começa sacando também muda a cada jogo. Geralmente, as coisas são as mais equilibradas possíveis. Nenhum jogador deve ter vantagem sobre o outro.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenvolvendo habilidades

Baixe em PDF
  1. Você pode se tornar um grande jogador de pingue-pongue muito rápido se praticar de forma consistente. As coisas mais importantes para praticar são: manter os olhos na bola, desenvolver um bom senso de tempo da bola e manter a bola baixa.
    • Já na primeira vez que pegar uma raquete, você deve se concentrar para acompanhar a bola com os olhos, do momento do saque até o momento que ela bate na sua raquete. E assim por diante.
    • A noção de tempo melhora com a prática. Você só precisa se acostumar. Mas ajuda se você ouvir a bola tanto quanto vê-la.
    • Mantenha a bola baixa, sem bater na rede. Provavelmente essa é a habilidade mais difícil para os iniciantes desenvolverem. Mas é uma das mais importantes, porque uma bola alta pode ser cortada com facilidade pelo seu adversário. Tente manter sua raquete o mais horizontal possível e use seu punho para colocar energia na bola e direcioná-la. Geralmente, quanto mais rápido a bola se move, mais fácil é para mantê-la baixa.
  2. Se você quer se tornar um bom jogador de tênis de mesa, você deve ser capaz de rebater a bola dos dois lados do seu corpo, mas não é muito prático trocar as mãos. Então, acostume-se com os dois tipo de rebatida: “forehand” e “backhand”.
  3. Isso é feito mexendo o punho de um lado pro outro ou para cima e para baixo enquanto bate na bola. Para tirar o efeito do adversário, coloque o seu efeito na bola. Se você tiver tempo livre, pratique contra uma parede, testando o que mais funciona com você.
    • Pense como se estivesse fatiando a bola, cortando a parte de baixo quando ela vem para você. Isso irá fazer a bola girar, perder velocidade e ir em outra direção. Experimente fazer isso com seu “forehand” e também seu “backhand”.
  4. Cortar a bola significa bater nela com força de modo que ela vá tão rápido a ponto de ser indefensável. Uma cortada é uma arma poderosa, mas no começo é difícil fazer dar certo e você pode acabar mandando a bola para rede ou bem longe da mesa. Mesmo assim, não tenha medo de continuar tentando. Uma hora você pega o jeito.
    • É igual ao vôlei. Quando você dá uma cortada, é praticamente impossível do seu adversário manter a bola em jogo. Esta será a sua principal habilidade depois que você pegar o jeito. E a mais frustrante para o seu adversário.
  5. Um saque rápido ou cheio de efeito pode se tornar o segredo da vitória quando você está enfrentando jogadores melhores. Se você der um saque fácil, você terá sorte se conseguir rebater a devolução do seu adversário. Um saque fácil dá tempo do adversário se preparar e rebater com uma cortada que não vai dar para ver de onde a bola veio.
    • Velocidade é muito importante conforme você vai melhorando, mas você tem que manter a direção e a precisão. Assim que você for ficando melhor, você será capaz de prever onde a bola irá e como ela se comportará com cada rebatida.
  6. Quando você enfrentar adversários melhores, você não pode apenas esperar que seu adversário cometa erros, mesmo que você esteja jogando bem. Você tem que forçar erros tomando o controle do jogo e fazendo seu adversário se mexer ao redor da mesa. Se você pode mandar uma bola de uma lado da mesa e depois, rapidamente, mandar outra no lado oposto, você pode fazer com que seu adversário não alcance a bola. Truques, como fingir que vai cortar e apenas deixar a bola, ou estabelecer um padrão de direita-esquerda e em seguida mandar duas ou três bolas consecutivas do mesmo lado, podem também desequilibrar o jogo do seu adversário e fazer uma bola sobrar para uma boa cortada.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ficando sério

Baixe em PDF
  1. Jogadores profissionais geralmente ficam um pouco afastados da mesa e, conforme você começar a trocar bolas mais rápido, você vai ver que essa é uma boa técnica. A bola vem tão rápida e forte que para continuar devolvendo só mesmo se afastando da mesa. E se o seu adversário preferir um lado, melhor você ficar nesse lado também.
    • Além da posição, as vezes eles também têm equipamentos diferentes. Existe uma grande variedade de raquetes de pingue-pongue disponíveis no mercado e as mais baratas e simples já são boas para os iniciantes. Mas depois que você melhorar, experimente comprar uma raquete sobre medida.
  2. Depois que você já estiver jogando por um tempo, automaticamente perceberá quais são seus pontos fortes e fracos. Então, escolha uma estratégia que explore seus pontos fortes e esconda suas fraquezas. Aqui estão os quatro estilos mais comuns de jogadores:
    • ”Jogadores Controladores”. Como o nome já diz, eles gostam de ter o controle durante todo o tempo e por isso dificilmente correm riscos. Eles não cortam com muita frequência e mantém um jogo mais tradicional.
    • ”Jogadores Defensivos”. Esse tipo de jogador tenta fazer o adversário cometer erros ao invés de focar no seu próprio jogo.
    • ”Jogadores Ofensivos”. Esse jogador geralmente é bem agressivo, focado no ataque e na consistência. Eles encaixam as bolas bem e sabem usar efeito.
    • ”Jogadores Rápidos”. São aqueles que se apóiam basicamente na velocidade para tentar derrubar seus adversários.
  3. Conforme você vai jogando, você será capaz de perceber que tipo de jogador é o seu adversário. Eles geralmente preferem certos tipo de rebatida e sempre voltam para seus padrões de jogo. Aqui vão algumas coisas para prestar atenção:
    • A rebatida normal (counterdriver) é quando a raquete bate diretamente na bola (com pouco ou nenhum efeito) no ponto mais alto do quique da bola. Para derrotar um jogador que usa esse tipo de rebatida, o melhor é jogar a bola no meio da mesa, assim ele terá que decidir rapidamente se devolve com forehand ou com um backhand.
    • A rebatida “chop” é quando o lado debaixo da bola é “fatiada” durante a sua descendente. A quantidade de efeito pode variar. Para combater essa rebatida, trabalhe o meio e seja paciente acima de tudo. Alternar os seus golpes vai impedir que seu adversário se acomode.
    • Bloqueadores são jogadores defensivos. Eles não gostam de atacar, então force eles a fazerem isso. Varie entre batidas longas e curtas e mude de estilo. Não use todo o seu potencial para que eles tenham que usar.
    • O “loop” é uma rebatida que começa na suas pernas com seus ombros baixos e termina em uma golpe que força a bola um pouco pra cima e dá um “underspin”. Se você encontrar um jogador assim, seja agressivo. Faça ele ficar na defesa, que geralmente não é o forte dele.
    • Jogadores que seguram a raquete com a empunhadura caneta geralmente têm um forehand muito forte e um backhand mais fraco. Porém, sabendo disso, eles geralmente fazem um bom trabalho de perna. Você terá que forçar eles no backhand bem aberto e manter um jogo variado para que eles não se acostumem a ficar na beirada da mesa.
  4. Independente de quem é seu adversário, é bom ter umas ideias guardadas na sua cabeça. O elemento surpresa é muito importante nesse jogo. Lembre-se disso e a vitória será sua.
    • Varie seus efeitos e rebatidas. Os bons jogadores são capazes de te ler como um livro e saber exatamente o que você vai fazer em seguida. Eles sabem como você gosta de bater na bola, onde você gosta de mandar a bola e como você lida com diferentes situações. Para evitar isso, varie seu estilo. Varie seus efeitos, a altura que você manda a bola e a velocidade que você usa na rebatida. Mantenha os adversários aos seus pés.
    • Seja capaz de mandar a bola fora da zona que seu adversário joga melhor. Se você está enfrentando um adversário com a empunhadura de aperto de mão, a área que ele joga melhor é na distância de um braço para um forehand e perto do corpo para um backhand. Jogando no meio e para fora (de propósito) irá explorar as fraquezas do seu adversário. Mas não leve esse guia ao pé da letra. Descubra os pontos fracos você mesmo.
  5. Pingue-pongue é levado muito sério em alguns lugares. Se você está procurando inspiração, assista vídeos online – tutoriais, campeonatos, entre outros. Talvez seu próximo passo seja as Olimpíadas.
    • Pingue-Pongue é um jogo que requer horas de prática. Procure clubes ou ligas na sua região ou encontre um grupo de pessoas que estão querendo praticar. Já que requer muito pouca habilidade no início, não é difícil encontrar pessoas dispostas a jogar.
    • Se você levar a sério, você jogará melhor quando estiver motivado e alerta. Por isso, sempre durma bastante e coma bem. Você precisa de todos os sentidos estejam 100%.
    Publicidade

Dicas

  • Colocar a mesa contra a parede te ajuda a treinar sozinho. A parede devolve a bola, dando um pouco mais de força no seu golpe.
  • Se possível, evite jogar em lugar aberto onde o vento pode mudar a direção da bola. Isso pode ser bem chato, pois a bola não cai aonde você achava que ela iria cair. Prefira jogar dentro de um ginásio ou em uma sala grande que não tenha vento para estragar o jogo.
  • Alguns jogadores de lazer alteram as regras, fazendo com que o saque para ser válido deve cruzar o fundo da mesa (não as laterais). Outra mudança comum de regra é que se seu saque quicar duas vezes na mesa do seu adversário é ponto dele. Essas mudanças de regras servem para deixar o saque menos importante no jogo e valorizar a troca de bolas, assim você pode praticar mais.
  • Pratique bater fora da mesa. Isso irá deixar seus oponentes loucos.
  • Você sabia que espírito esportivo também é importante nesse jogo? Não esqueça de sorrir para seu adversário e pedir desculpa sempre que a bola for para fora ou você sacar muito longe. Sim, isso conta.
  • Pratique no espelho e domine sua mão.
  • Quando bater forte, bata de uma forma que a bola vá em diagonal. Isso resulta em maior distância, mas com força suficiente para fazer um golpe na descendente.
Publicidade

Avisos

  • Combine e concorde com as regras junto com o seu adversário antes de começar a jogar. As pessoas as vezes usam regras diferentes e quando tudo fica claro antes do jogo começar evita discussões.
  • Levar uma bolada de pingue-pongue pode machucar. Ela pode deixar marcas (saiba disso quando jogar um pingue-pongue matador).
  • Jogadores habilidosos podem não te levar tão a sério se você chamar o jogo de pingue-pongue e não de tênis de mesa.
  • Quando for participar de algum campeonato oficial, lembre-se de não usar camisetas brancas ou laranjas para não atrapalhar a visão da bola para o adversário. Essa é uma regra estabelecida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bolas de pingue-pongue (você vai perder muitas delas - acredite)
  • Raquetes de pingue-pongue.
  • Mesa de pingue-pongue
  • Um adversário (se você estiver jogando um jogo de verdade)

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Pingue-pongue, também conhecido como tênis de mesa, é um jogo para dois jogadores no qual os competidores tentam marcar mais pontos do que o oponente acertando uma bolinha no lado oposto da mesa. Para jogar, comece escolhendo quem vai sacar primeiro. No saque, deve-se jogar a bola para cima e bater nela com a raquete, mirando no lado oposto da mesa. Desde que a bola caia em algum lugar na área do oponente, o saque é considerado legal. O outro jogador deve então bater na bola e devolvê-la para o outro lado da mesa. O jogo continua até que um dos jogadores erre o outro lado da mesa, que a bola quique duas vezes no mesmo lado, que a bola quique uma vez e não seja devolvida para o outro lado ou que ela bata na rede. Um ponto é dado ao jogador que não causou a falta. O saque é alternado a cada dois pontos. Quem chegar a 11 pontos primeiro vence o set e uma novo set começa. Quem vencer três de cinco sets ganha o jogo. Continue lendo para conhecer as dimensões corretas de uma mesa de pingue-pongue de acordo com os regulamentos internacionais!

Esta página foi acessada 153 428 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade