PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O ceceio é um problema de fala que faz com que algumas pessoas tenham dificuldade para pronunciar certas palavras. Quem sofre disso costuma ter vergonha de falar, principalmente na frente dos outros. Para viver melhor com um ceceio, comece determinando qual é exatamente a sua dificuldade. Em seguida, procure fazer uma fonoterapia ou um tratamento dentário para tratar o problema e trabalhe a autoconfiança e a autoestima para se sentir melhor consigo mesmo.

Método 1
Método 1 de 4:

Identificando o ceceio

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tipo de ceceio é chamado de interdental. Quem sofre dele costuma trocar o “s” e o “z” por um som parecido com o “f”. O problema é muito comum em crianças pequenas e pode ser corrigido se for descoberto cedo. [1]
  2. Esse ceceio é conhecido como anterior e faz com que a língua esbarre nos dois incisivos quando se tenta emitir o som de “s” ou “z”. O ceceio anterior também é muito comum em crianças pequenas e costuma desaparecer com a idade. [2]
    • A fonoterapia e um tratamento dentário podem ajudar no tratamento do ceceio anterior.
  3. Você costuma notar o ar escapando pelas laterais da língua, fazendo um barulhinho de cuspe, quando tenta falar palavras com “s” ou “z”? Então, você provavelmente sofre de ceceio lateral. Procure uma fonoterapia para reduzir o impacto do problema na fala. [3]
  4. Caso a língua toque no palato macio, ou no céu da boca, quando tenta emitir os sons de “s” e “z”, pode ser que você sofra de ceceio palatal, problema que deve ser tratado com fonoterapia. [4]
    • Tanto o ceceio palatal quanto o lateral são considerados mais graves do que o interdental e o anterior. Pode ser preciso experimentar diversos tratamentos para o seu problema antes de encontrar um definitivo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo fonoterapia

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece dizendo “sssssss” várias vezes. Em seguida, faça o mesmo com “zzzzzz”. Pratique cada som entre dez e 20 vezes diante de um espelho para prestar bastante atenção na sua boca. [5]
    • Outra opção é praticar dizer palavras como “recesso”, “bicicleta” e “zíper”. Repita-as entre dez e 20 vezes para trabalhar no seu “s” e no seu “z”.
    • Embora esses exercícios sejam pensados para crianças, eles também podem ser feitos por adultos.
  2. Coloque um “s” na frente de uma vogal, como, por exemplo, o “a”. Em seguida, diga “s” e “a” separadamente. Essa é uma sílaba partida. Repita o exercício, agora dizendo os dois sons juntos. Essa é uma sílaba solta. Faça cada um dos exercícios dez a 20 vezes para trabalhar na sua fala. [6]
    • Você pode dizer, por exemplo, “s” e “a” ou “z” e “a”. Em seguida, experimente inverter a ordem dos sons.
    • Para brincar com as sílabas soltas, experimente dizer “a”, “s” e “a” um atrás do outro, seguidos de “a”, “z” e “a”.
    • Outra opção é praticar com palavras como “sax”, “passo” e “liso”. Divida-as em sílabas e diga cada uma das sílabas lentamente.
  3. O método consiste em virar as laterais da língua para cima, como se fossem as asas de uma borboleta, tocando nos dentes enquanto o ar passa livremente pelo centro do músculo. Para fazer o exercício, repita o som de “i” em diferentes comprimentos. [7]
    • Outra opção é usar palavras como “hino” e “fino” para praticar.
    • Faça o exercício por dez a 20 minutos, mantendo a língua no formato da borboleta.
  4. O canudo vai forçar a sua língua para trás, impedindo-a de ir para a frente da boca. Beba água e outros líquidos de canudinho entre os exercícios da fonoterapia para condicionar a língua a ficar no lugar certo. [8]
    • Você também pode beber de canudinho constantemente para segurar a língua no lugar, colaborando para o tratamento do ceceio.
  5. O ceceio certamente vai melhorar bastante com a atenção de um profissional. O fonoaudiólogo vai ensiná-lo a fazer exercícios focados especificamente no seu tipo de ceceio para que você possa melhorá-lo.
    • Peça uma recomendação de um fonoaudiólogo para o seu clínico geral.
    • Outra opção é fazer uma busca por especialistas na internet.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Experimentando aparelhos para os dentes e para a língua

PDF download Baixe em PDF
  1. Pode ser que o seu dentista recomende tratamentos como a colocação de um expansor palatino dos incisivos para fechar buracos entre os dentes, deixando o ceceio bem menos pronunciado. [9]
  2. O aparelho evita que você jogue a língua por entre os dentes, reduzindo o ceceio. A grade é colocada no terço traseiro da língua para impedi-la de ir muito para frente e deve ser feita sob medida por um ortodontista.
    • Pode ser que você precise fazer diferentes moldes do aparelho ao longo da vida para que ele continue do tamanho certo para a sua boca. Também é possível que o ortodontista recomende que você procure um fonoaudiólogo.
  3. Os dentes tortos podem causar problemas de fala, como o ceceio. Pode ser que o seu dentista sugira que você faça uma cirurgia para desentortar ou realinhar os dentes para tratar do seu caso. Converse com ele para saber mais sobre a cirurgia. [10]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Trabalhando a autoestima e a autoconfiança

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso precise falar na frente dos outros, tente contornar o uso de palavras cuja pronúncia você não consiga dominar. Evite palavras como “só” e “simples”, por exemplo, se tiver dificuldade para falar o “s”. Troque-as por outras mais fáceis de pronunciar. [11]
    • Na hora de escrever um discurso, deixe de lado palavras que você não vai conseguir falar corretamente em voz alta. Substitua-as por outras mais simples ou contorne-as para que o ceceio não atrapalhe a sua apresentação.
    • Use a oportunidade para expandir o seu vocabulário. Caso tenha muita dificuldade com uma palavra específica, tente encontrar um sinônimo que seja melhor para você.
  2. 2
    Fale com calma. Não se atropele. Tire um tempinho para se preparar antes de abrir a boca e fale lentamente, se precisar. Concentre-se em articular bem as palavras.
  3. Às vezes, é impossível não errar a pronúncia de uma palavra. Em vez de ficar com vergonha, ria de si mesmo e continue normalmente a conversa. Faça uma piadinha sobre como você nunca consegue falar aquela palavra direito e troque-a por uma outra ou simplesmente siga adiante. [12]
    • Isso vai tornar a situação menos tensa e fazer com que você não fique tão nervoso com o seu ceceio. A tática também faz com que os outros vejam que você é alguém confiante, que não se deixa abater por um defeitinho de fala.
  4. Diga coisas positivas sobre si mesmo diariamente para que o seu ceceio não jogue a sua autoconfiança para baixo. Repita afirmações como “Eu sou forte”, “Eu sou corajoso” e “Eu não vou me deixar abater”. Diga as frases em frente do espelho logo assim que acordar ou pouco antes de dormir.
    • Escolha afirmações que não contenham sons de “s” ou “z” para que o ceceio não atrapalhe. Assim, você se sentirá bem mais confiante.
    • Além de dizer as afirmações em voz alta, experimente escrevê-las e colá-las em um lugar em que você as veja com frequência. De vez em quando, dê uma parada nos seus afazeres e leia as frases em voz alta.
  5. Praticar a gratidão é uma ótima forma de colocar as coisas em perspectiva e chamar atenção para os aspectos positivos da vida. Caso ande muito focado em pensamentos e sentimentos negativos ligados ao seu ceceio, tire um tempinho para repensar a sua atitude. Pense em todas as coisas pelas quais você é grato e anote-as em um papelzinho. Leia a lista de vez em quando para se lembrar de tudo que a sua vida tem de bom.
    • Inclua na lista coisas como relacionamentos importantes, conquistas, boas experiências ou até mesmo algumas qualidades suas.
    • A lista de coisas pelas quais é grato é uma ótima forma de comemorar as suas conquistas no tratamento. Tome nota do seu progresso e das suas experiências positivas. Sempre que se sentir desmotivado, dê uma olhada na lista para lembrar a si mesmo do que você é capaz.
  6. Envolva-se com hobbies e passatempos que lhe deem prazer para aumentar a sua autoestima e focar a sua energia em algo mais positivo. Além disso, um novo hobby é sempre uma ótima forma de fazer novos amigos.
    • Caso queira aprender algo novo ou melhorar as suas habilidades em algo que você já sabe, que tal se matricular em um cursinho?
    • Até mesmo atividades mais solitárias, como fazer tricô ou cuidar de um jardim, podem ajudar você a se sentir mais relaxado, tirando o foco das suas ansiedades.
  7. Lembre-se de que as suas circunstâncias e experiências são só suas. Caso comece a se comparar com outras pessoas que não sofram do mesmo problema que você, tente se lembrar de que todo mundo tem desafios próprios para enfrentar.
    • As redes sociais muitas vezes acabam fazendo com que a gente fique se comparando com os outros de forma negativa. Sempre que abrir o Facebook para dar uma olhada, não se esqueça de que a linha do tempo dos seus amigos só mostra aquilo que eles querem compartilhar.
  8. Procure amigos e familiares em que você confie e que estarão sempre do seu lado. Caso haja alguém na sua vida que costume botá-lo para baixo ou fazer piadas às suas custas, evite essa pessoa o máximo que puder. De preferência, corte-a da sua vida.
  9. Fazer coisas boas pelos outros pode ajudar você a construir relacionamentos positivos e a se sentir feliz consigo mesmo. Existem várias formas de se tornar uma pessoa mais altruísta. Experimente, por exemplo:
    • Oferecer-se para fazer um favor para um amigo.
    • Fazer algo para alegrar o dia de um estranho.
    • Voluntariar-se para ajudar pessoas carentes.
  10. Cuide da sua saúde física para se manter ainda mais positivo. Um estilo de vida saudável pode elevar o seu humor, reduzir os níveis de estresse, melhorar a sua autoestima e lhe dar a energia de que você precisa para atingir as suas metas diárias. Aqui vão algumas coisinhas simples que você pode fazer:
    • Durma entre sete e nove horas por noite.
    • Siga uma dieta balanceada, com vegetais frescos e proteínas magras.
    • Faça pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente. [13]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 681 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade