PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os esnobes que se julgam verdadeiros sommeliers , críticos gastronômicos ou literários; esnobes que pensam que têm empregos, roupas ou perspectivas de vida melhores do que as dos demais — independentemente do motivo da arrogância, nada é mais irritante do que a companhia de uma pessoa que faz pouco caso de você porque considera seus pontos de vista e estilo de vida inferiores aos dela. A melhor coisa que você pode fazer quando estiver lidando com alguém assim é manter a autoconfiança e não deixar que a atitude do outro o atinja. Além disso, se estiver disposto a se esforçar um pouco, você poderá convencer uma pessoa pretensiosa a mudar de comportamento e a perceber que o ponto de vista alheio também é válido. Por outro lado, existem outras formas de lidar com a situação se esse indivíduo for simplesmente insuportável.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Defendendo seu ponto de vista

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você acredite que devolver o troco na mesma moeda seja a melhor forma de lidar com um indivíduo arrogante, mas, na verdade, a pior coisa que alguém pode fazer é descer ao nível de um esnobe. Quando uma pessoa pretensiosa começa a contar vantagem sobre a viagem de luxo que fez a Milão, não faz sentido tentar dizer que você também já esteve lá, ou que prefere a França à Itália — isso só vai deixar o outro mais determinado a desmerecer sua opinião e a provar que vive um estilo de vida superior ao seu, portanto, apenas ouça o que o esnobe tem a dizer e não sinta a necessidade de mostrar que você é melhor do que ele ou que também é incrível de alguma outra forma.
    • Embora a tentação seja grande, não vale a pena dizer que você pagou centenas ou milhares de reais em uma bolsa, vinho ou obra de arte — indivíduos esnobes nunca desistem de se exibir, e essa atitude só prejudicaria sua imagem perante amigos e conhecidos mais modestos.
  2. Talvez você ache que respirar embaixo d'água seja mais fácil do que ser gentil com uma pessoa arrogante, mas, muitas vezes, quando somos confrontados por indivíduos maldosos, de nariz empinado e desagradáveis, a melhor coisa a fazer é simplesmente sorrir e dizer: "Oi, tudo bem?". Talvez o esnobe até fique surpreso e sem jeito com a reação, já que não deve estar acostumado a ser tratado com tanta gentileza. Caso a cortesia não produza bons resultados, simplesmente diga a si mesmo que você tentou de tudo antes de decidir que essa pessoa não tem jeito.
    • Caso a pessoa arrogante insista em fingir que você não existe, solte um "olá!" bem animado, seguido do nome dela — ela será pega de surpresa, e talvez você dê algumas risadas da situação.
  3. Não permita que alguém faça com que você se sinta inferior ou ignorante — caso comece a vacilar ou a duvidar de si mesmo, você só dará mais combustível para que o esnobe prejudique seu amor-próprio. Portanto, mostre que não tem medo de compartilhar sua opinião: fale com um tom de voz firme e consistente, e use fatos para defender suas ideias.
    • Quando não somos especialistas em um certo assunto, podemos aprender mais sobre a questão com a ajuda de outra pessoa, mas a coisa muda de figura quando falamos sobre um assunto que dominamos — por exemplo, não permita que esse esnobe plante dúvidas em sua mente se você tiver certeza do número de campeonatos estaduais vencidos pelo Flamengo. Por outro lado, não há nada errado em ouvir a opinião de uma pessoa pretensiosa que fabrique vinho há dez anos e queira ensinar alguma coisa nova sobre a uva pinot noir , desde que ela não fale de forma condescendente.
  4. Lembre-se de não descer ao nível do esnobe — além de cultivarem opiniões muito fortes sobre tudo, as pessoas arrogantes também odeiam ser desafiadas, portanto, essa atitude só vai fazer com que o esnobe tenha ainda mais certeza da própria opinião. Além disso, ele vai ficar irritado com sua audácia em desafiá-lo e, como indivíduos assim estão mais do que acostumados a discutir e a agir com pretensão, o esnobe simplesmente vai rebater a crítica e tirar ainda mais sarro dos seus gostos. Portanto, evite chegar a esse ponto.
    • Em vez de dizer que a outra pessoa tem péssimo gosto em alguma coisa, apenas mencione suas próprias preferências de forma educada, dizendo algo como "Eu não assisti a Sherlock, mas adoro True Detective. Você já viu?" — essa resposta funcionará muito melhor do que algo como "Essa série é muito idiota. True Detective é a melhor série do gênero e todo mundo sabe disso".
  5. Se você passa muito tempo ao lado do esnobe, ou se até o considera um bom amigo por causa de outros atributos positivos, talvez seja hora de falar sobre o comportamento pretensioso da pessoa para descobrir se ela é capaz de mudar. Não a acuse diretamente, mas tente dizer algo como "Sabe, você tem a tendência de falar como se seu jeito de fazer as coisas sempre fosse o melhor. Isso me deixa magoado". Embora o assunto não seja fácil, uma conversa franca poderá ajudar o esnobe a mudar de atitude, desde que ele esteja disposto a tomar tal iniciativa.
    • Caso tenha medo de usar a si mesmo como exemplo, diga algo como “Você magoou muito a Jéssica quando disse que os sapatos dela pareciam vagabundos. Eu não acho que esse tipo de comentário seja muito útil".
  6. Outra maneira de lidar com um esnobe é deixando claro que os insultos dele não o atingem — caso a pessoa tire sarro de você, deprecie um dos seus pertences ou faça qualquer outra coisa para parecer superior, não pisque nem reaja de forma alguma aos insultos e maldades dela — sequer mude sua expressão facial. Quando alguém quiser começar uma briga sobre cervejas artesanais, apenas dê de ombros e não dê corda para a discussão — mostre que você está feliz consigo mesmo e que nenhum indivíduo pretensioso conseguirá mudar isso.
    • Peça licença e retire-se do ambiente por um momento se você sentir vontade de chorar, ou diga que precisa fazer um telefonema — não deixe a pessoa perceber que conseguiu atingi-lo.
    • Além disso, não perca tempo reclamando da pessoa para os outros — as reclamações poderão chegar ao ouvido dela, e isso só vai fazer com que ela se sinta ainda mais superior.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conquistando o esnobe

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma boa maneira de conquistar um esnobe é encontrando algum assunto sobre o qual os dois possam concordar, ou alguma coisa que ambos tenham em comum — talvez vocês dois tenham nascido em Limeira, São Paulo; talvez sejam grandes fãs da Maria Sharapova; ou talvez gostem de preparar macarrão caseiro. Faça várias perguntas durante as conversas com o esnobe para tentar descobrir alguma coisa que facilite essa relação — assim, ele começará a encará-lo como alguém com quem compartilha interesses em comum e, consequentemente, como uma pessoa de bom gosto.
    • Caso consiga encontrar algum interesse em comum, você também terá a oportunidade de impressionar o esnobe com seus conhecimentos sobre o assunto.
    • Fazer isso poderá ser particularmente difícil se você sentir que não tem nada em comum com a outra pessoa. Nesse caso, veja se algum conhecido ou amigo em comum sabe de alguma coisa — na próxima vez em que se encontrar com o esnobe, você poderia dizer algo como "Eu não sabia que você também é Palmeirense! Você é de São Paulo?".
  2. Os esnobes adoram estereotipar os outros para se sentirem superiores, logo, talvez essa pessoa tenha uma certa opinião sobre seu intelecto porque você foi criado na periferia, estudou na melhor universidade pública do estado, ou faz yoga — os motivos para rotular alguém são infinitos. Embora ninguém precise provar nada para ninguém, algumas vezes, a melhor forma de lidar com um indivíduo arrogante é mostrando que você não é quem ele pensa. Desafiar as expectativas da pessoa levará tempo, mas valerá a pena. [1]
    • Conforme conhece o outro melhor, você também poderá descobrir que fez julgamentos precipitados — talvez a pessoa pareça extremamente arrogante, mas na verdade só seja alguém inseguro que tem medo de conhecer gente nova.
  3. Embora nem sempre seja uma tarefa fácil, uma boa forma de conquistar um esnobe é apresentando alguma coisa que tenha o potencial de encantá-lo — talvez ele seja um esnobe gastronômico e você conheça uma ótima confeitaria na cidade, ou talvez ele adore indie rock e você possa recomendar um álbum de uma banda nova incrível. Esforce-se para mostrar para o outro que existem coisas novas por aí que também merecem ser exploradas. [2]
    • Tudo depende da forma como fazemos a sugestão — evite passar a impressão de que suas preferências são superiores e, em vez disso, diga algo como "Ei, eu acho que você poderá gostar deste álbum do Velvet Underground, já que gosta de Vampire Weekend".
  4. Alguns assuntos funcionam como o combustível de um esnobe, logo, devem ser evitados a qualquer custo. É claro que isso dependerá do esnobe em questão — não diga que acha um chardonnay originário de Napa é o melhor vinho do mundo se você estiver lidando com uma pessoa metida à sommelier, a menos que queira assistir a uma palestra sobre o cultivo de uvas em diferentes regiões do mundo. Por outro lado, caso esse indivíduo pretensioso não tenha problemas em conversar sobre moda, esportes ou até mesmo atualidades, procure redirecionar a conversa para algum desses tópicos. Todo mundo pode ser gentil e agradável, até mesmo um esnobe, portanto, concentre-se em falar sobre assuntos que não sejam controversos para a outra pessoa.
    • Tentar convencer um esnobe a concordar com seu ponto de vista será inútil se ele não estiver disposto a mudar de opinião em relação a um determinado assunto — portanto, encontre outras pessoas para conversar sobre o seu amor por yoga ou pelos Beatles.
  5. É claro que você não se dará bem com todo mundo, mas, na hora de lidar com um esnobe, procure refletir sobre os pontos que deixam o outro particularmente aborrecido. Talvez você tenha algum dinheiro, mas essa pessoa tenha crescido na periferia e suspeite de pessoas ricas — nesse caso, ele não será o colega mais indicado para uma conversa sobre o seu barco ou suas férias na Europa. Caso o esnobe seja um amante da alta gastronomia, talvez seja melhor não convidá-lo para uma visita à lanchonete do bairro — em suma, evite abordar assuntos que ofenderão ou irritarão o outro se você quiser ter mais chances de conquistá-lo.
    • Você não precisa mudar completamente de personalidade para conquistar um esnobe, mas poderá manter conversas mais positivas com essa pessoa se mantiver as experiências e os preconceitos dela em mente.
  6. A pior coisa que alguém pode fazer é descer ao nível do outro — simplesmente ignore o esnobe se nada mais der certo, mas lembre-se de que você não tem nenhum bom motivo para rebater a arrogância. Não perca tempo tirando sarro dos gostos dele, empinando o nariz, agindo de forma pouco amigável, ou simplesmente depreciando um indivíduo pretensioso — isso não será divertido para ninguém, nem para você nem para as outras pessoas ao redor, e só vai fazer com que os outros o encarem como alguém igualmente esnobe.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando que o outro o atinja

PDF download Baixe em PDF
  1. Se nada mais der certo, encare a situação com empatia — você tentou ser simpático, tentou mudar as expectativas do outro, e até fez questão de sugerir novos restaurantes, marcas de café, ou grifes de alta costura que poderiam conquistar o esnobe; porém, não recebeu nada além de maldade em troca. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é aceitar a derrota e sentir compaixão por essa pessoa. Reconheça que ela é um ser humano profundamente inseguro, socialmente inepto e determinado a provar a própria superioridade, e que tal personalidade só vai fazer com que ele leve uma vida infeliz, solitária e patética. Isso poderá ajudá-lo a se sentir melhor por ser uma pessoa de bom senso e por não ter conseguido fazer amizade com o esnobe.
    • Pense nisto: a vida não é muito mais fácil quando somos capazes de conversar com alguém sem aborrecer a outra pessoa? Agora, reflita sobre todas as dificuldades enfrentadas pelo esnobe durante as interações diárias dele — mesmo que ele seja o responsável, essa ainda é uma existência bem infeliz.
  2. Muitas pessoas tímidas, atrapalhadas, ou simplesmente inseguras costumam ser confundidas com esnobes — talvez você tenha uma imagem negativa de um colega porque ele se recusa a puxar assunto, age de forma mais fria e se distancia quando você tenta ser simpático, mas algumas pessoas muito legais são simplesmente extremamente tímidas e têm dificuldade para fazer novas amizades. Esforce-se para conhecer o outro melhor antes de definir sua opinião sobre ele.
    • Caso o esnobe seja amigo de outras pessoas normais e legais, talvez ele simplesmente tenha dificuldade para se abrir para muita gente — pense nisso antes de tomar uma decisão.
  3. Outra tática simples e eficaz para evitar que uma pessoa pretensiosa o atinja é evitar a presença dela ao máximo — se a companhia do esnobe acaba com seu ânimo, evite frequentar festas para as quais ele também tenha sido convidado; ou almoce em um restaurante se ele estiver na cozinha do escritório. É claro que você não deverá deixar de fazer as coisas de que gosta para fugir de alguém, mas a distância será o melhor remédio se a presença dessa pessoa sempre prejudica seu humor.
    • Crie estratégias para evitar interações com o esnobe se não quiser deixar de frequentar um local ou evento por causa dele — finja que está falando ao telefone, puxe assunto com outras pessoas, ou procure outro grupo de amigos se você estiver em uma festa.
  4. Você deverá aprender a deixar que os comentários do esnobe entrem por um ouvido e saiam pelo outro caso precise passar muito tempo ao lado dele, seja no trabalho, seja na escola. Nenhum ser humano tem o poder de determinar o valor do outro ou fazer com que alguém se sinta inferior — só você tem o poder de controlar sua autoimagem, logo, uma pessoa só será inferior se tiver essa visão de si mesma. Lembre-se de todas as suas qualidades incríveis sempre que um esnobe tentar depreciá-lo.
    • Faça uma lista com todas as características que admire em si mesmo, ou com todos os elogios que tenha recebido dos amigos e familiares. Só porque alguém tem agido como um babaca na sua presença, isso não significa que haja algo errado com seu intelecto ou personalidade — na verdade, é bem mais provável que haja algo errado com a pessoa que age como babaca.
  5. Embora esse não seja o plano de ação mais maduro, a outra pessoa também não é muito madura se continua agindo como uma idiota, apesar de todas as suas tentativas. Portanto, simplesmente suspire e não dê corda para o que o esnobe estiver dizendo se a companhia dele for inevitável, mas você não se preocupar mais em passar uma boa impressão. Não é necessário fingir que o outro não está lá, mas repita mentalmente que esse indivíduo não merece seu tempo — isso vai ajudá-lo a preservar suas energias e a evitar discussões inúteis.
    • Caso vocês dois estejam em um grupo de pessoas, simplesmente evite fazer contato visual ou dar atenção para o esnobe — prefira concentrar-se no que os outros estiverem dizendo.
  6. Quando um esnobe afetar seu humor ou autoestima, procure lembrar de todos os outros indivíduos de quem você gosta e com quem se sente feliz. Mesmo que alguém faça você se sentir feio, pobre ou idiota, isso não significa que essas coisas sejam verdade — pense em todas as pessoas que o valorizam e que colocam sua autoestima lá no alto, e não deixe que um idiota o atinja. Passe mais tempo na companhia dos entes queridos e sua perspectiva sobre o mundo e sobre si mesmo vai melhorar bastante.
    • Caso se sinta melhor desabafando, você poderá reclamar dos insultos de uma pessoa pretensiosa para um dos seus amigos próximos. Lembre-se de que perder muito tempo falando mal do outro só vai aumentar o poder dele sobre você, mas vá em frente se quiser dividir brevemente sua irritação com um amigo querido — ele vai confirmar que não há nada errado com a sua personalidade, e que o esnobe não tem nenhum motivo para se sentir superior!
    Publicidade

Dicas

  • Uma pessoa tímida ou distraída poderá passar a impressão de que é esnobe, portanto, preste atenção no humor dela.
  • Nem todas as pessoas arrogantes agem assim porque têm muito dinheiro ou prestígio — um guitarrista talentoso também poderia ser esnobe, por exemplo.
  • Lembre-se de que a alta autoestima desses indivíduos, mesmo que baseada em algo concreto (como dinheiro, carreira ou talento) é exagerada com o intuito de suprir a falta de alguma outra coisa. Considere se o esnobe não está interpretando um papel porque sente a necessidade de impressionar outras pessoas, como você.
  • Até mesmo as pessoas mais esnobes do mundo são seres humanos iguais a você, portanto, podem ter medo de perder o respeito dos outros se mudarem de comportamento. Para convencer um indivíduo arrogante a mudar, você precisará ajudá-lo a compreender que ele não precisa agir dessa forma para ser amado ou aceito pelos demais.
  • Se nada mais der certo, simplesmente ignore o esnobe.
Publicidade

Avisos

  • Nem sempre as pessoas terão consciência do próprio comportamento, e esse poderia ser o caso de um esnobe. Muitos deles agem assim quando sentem inveja ou acreditam que não têm algo de que precisam.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 68 701 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade