Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você ama seu marido, mas não suporta o quanto ele é preguiçoso. Será que ele não ajuda com as tarefas domésticas de propósito? Ou é assim por natureza? Seja como for, essa falta de contribuição deixa qualquer pessoa cansada! Foi por isso que contamos com a ajuda de especialistas em casamento para criar este artigo, que traz sinais e características de um marido preguiçoso. Leia o guia abaixo e aprenda até a lidar melhor com a situação!
O que você precisa saber
- Fique atenta a desculpas, descuido e comportamentos desordeiros, que são sinais de que seu marido é preguiçoso.
- Passe a se comunicar de forma honesta com seu marido, além de ter paciência com ele e consigo mesma.
- Esse comportamento preguiçoso pode fazer parte da personalidade do seu marido ou até ser sinal de um problema de saúde mental.
Passos
-
Ele sempre reclama que está cansado. Não importa o que você pede para seu marido fazer, ele sempre diz "Agora não, estou cansado". Isto não vale apenas para tarefas domésticas: também inclui suas necessidades emocionais. Além disso, seu esposo provavelmente é preguiçoso se ele vive evitando conversas ou compromissos com você sem uma explicação plausível.
- Tente não confundir preguiça com procrastinação, que são duas coisas diferentes. [1] X Fonte de pesquisa
- Um esposo procrastinador é aquele que adia tarefas, conversas e encontros, enquanto um preguiçoso nunca tem a intenção de fazer nada do tipo.
-
Ele espalha bagunça por todo canto. Se seu marido é preguiçoso, é bem provável que ele faça bagunça em tudo que você deixa arrumado — seja deixando roupas espalhadas pelo chão, não tirando o resto da comida do prato antes de colocar na pia ou até esparramando sujeira por aí. Ser um pouco desorganizado não é pecado, mas é sinal de preguiça quando a pessoa não faz questão de contribuir com a ordem em casa.
-
Ele faz de tudo para evitar tarefas domésticas. Se seu marido é preguiçoso, pode ser que ele invente mil e uma desculpas para não fazer tarefas domésticas — tudo por falta de motivação. [2] X Fonte de pesquisa Quem sabe ele não diz que quer terminar o episódio da série que está vendo, que precisa fazer uma ligação urgente ou que tem outra responsabilidade inadiável?
- Dê um voto de confiança ao seu marido antes de tirar conclusões precipitadas.
- Refita: "Será que é uma justificativa válida ou uma desculpa esfarrapada?"
-
Ele não se oferece para ajudar. Um marido preguiçoso é aquele que assiste a tudo de braços cruzados: seja preparar o jantar, dobrar a roupa passada ou ajudar as crianças com a tarefa de casa. Se é o caso do seu esposo, ele não vai oferecer ajuda por medo de você aceitar essa oferta.
-
Ele menospreza o seu esforço. Seu marido é preguiçoso se ele disser que as coisas que você faz em casa ou pelo relacionamento ou a família são "simples" e "fáceis"... Apesar de ele não contribuir de nenhuma forma. Com isso em mente, pode ser também que ele coloque o próprio trabalho acima do seu com o pretexto de que o que faz é muito mais importante. [3] X Fonte de pesquisa
- Cuidar da casa ou da família é importante! Não deixe as palavras cruéis do seu marido abalarem a sua confiança.
- Se você se sente desvalorizada no relacionamento, converse com alguém de confiança (um amigo ou terapeuta) para entender melhor suas emoções.
Publicidade
-
Explique o que você sente. A comunicação e a honestidade são dois pilares de qualquer relacionamento. Se você acha que seu marido não contribui o bastante, expresse o que sente. Ele só vai conseguir mudar se souber que está errando. Fale com um tom de voz calmo, discutindo suas frustrações a partir da sua perspectiva. Por exemplo:
- "Quero que nós sejamos mais ativos juntos. Talvez caminhando depois do trabalho, por exemplo. Seria um jeito legal de a gente fazer atividades físicas e interagir."
- "Eu arrumo quase tudo quando você está trabalhando, mas gostaria muito da sua ajuda quando você estiver aqui."
- "Parece que tudo está caindo no meu colo ultimamente. Você consegue fazer algumas tarefas amanhã?".
- "Me ajudaria muito se você buscasse as crianças na escola amanhã. Bom que elas poderiam passar um tempo a mais com você."
-
Ouça o lado dele com atenção. "Ser preguiçoso" nem sempre é simples assim. Pode ser que seu marido esteja passando por algum problema pessoal ou bloqueio mental, por exemplo. Depois que você expressar o que sente, ofereça apoio a ele ouvindo-o com atenção e demonstrando curiosidade.
- Pergunte ao seu marido se ele está bem ou se precisa conversar sobre algum assunto.
-
Divida as responsabilidades domésticas. Muitos homens casados evitam tarefas domésticas simplesmente porque não gostam delas. Se é o caso do seu marido, converse com ele e faça uma lista de todas as responsabilidades para com a casa. Pergunte o que ele gostaria e não gostaria de fazer e, em seguida, discuta formas justas de dividir esses afazeres entre os dois. Veja exemplos:
- Se seu marido só volta do trabalho quando o mercado já está fechado, você pode ficar a cargo de fazer as compras da semana.
- Se você tem um problema no ombro, ele pode ficar encarregado de passar o aspirador de pó no chão.
- Nem todo mundo gosta de tarefas domésticas, mas dar a escolha ao seu marido já pode fazer bastante diferença.
- Tente criar uma tabela de tarefas para ninguém se esquecer de nenhuma responsabilidade.
-
Seja gentil e atenciosa com ele. Você pode ficar nervosa por ter um marido preguiçoso, mas não adianta nada exalar essa energia negativa. Em vez de levantar a voz ou criticar o comportamento dele, trate o assunto com calma e compreensão. Não tente atribuir culpa a ninguém.
- É normal perder um pouco as estribeiras. Se isso acontecer, respire fundo e afaste-se da situação — e só volte quando você conseguir colocar as ideias no lugar.
-
Elogie e aprecie o que ele faz. Muitos homens gostam de ter o seu ego afagado — e fazer seu marido se sentir um "herói" é um belo incentivo para mudanças positivas em comportamento. Reconheça até os pequenos favores e tarefas que ele fizer, elogie-o sempre que possível e deixe claro que há coisas que você nunca faria sem ajuda. Ajude-o a enxergar que tem qualidades indispensáveis. Por exemplo: [4] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que você consiga carregar as sacolas do mercado sozinha, diga que precisa de alguém forte como ele.
- Mesmo que você consiga aplicar o inseticida em toda a casa, diga que precisa da coragem dele para lidar com baratas e aranhas.
-
Não arrume a bagunça dele. Alguns homens casados nem se dão conta de que estão sendo preguiçosos, ainda mais quando alguém arruma a bagunça que eles criam logo em seguida. Por isso, não faça isso pelo seu marido. Sabe aquela pilha de roupas sujas ao lado da cama? Deixe-a onde está! Aos poucos, ele vai perceber que está pisando na bola.
- Comece a evitar pequenas tarefas. Isto é uma forma de chamar a atenção dele. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: deixe de lavar as toalhas dele se ele ignorar seu pedido de ajuda com a roupa. Assim, ele vai ter que ajudar se quiser toalhas limpas e cheirosas.
- Outro exemplo: se ele gosta de ver futebol no pay-per-view, mas sempre se esquece de pagar a conta, deixe a operadora bloquear o sinal enquanto ele não tomar atitude.
-
Seja paciente e ajuste suas expectativas. Exercer a paciência é o melhor jeito de você controlar os nervos na hora de lidar com seu marido preguiçoso. Depois de explicar seu ponto de vista e elaborar um plano com ele, dê um tempo para ele mudar de comportamento. Não o compare a outras pessoas — e, se possível, comece do zero sem nenhuma expectativa. Lembre-se de que ninguém muda da noite para o dia. [6] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Aceite a situação atual com seu marido e pense em como seguir a partir de agora.
- Não o apresse. Cada pessoa avança em um ritmo próprio.
Publicidade
Dicas
- Cada pessoa é diferente, o que também vale para seu marido e o relacionamento como um todo. Confie na sua intuição e faça o melhor para o casamento.
- Se você estiver vivendo uma situação perigosa ou sentir que seu marido é negligente ou abusivo, converse com alguém de confiança. Caso a situação piore e parta para a ameaça de agressão, acione as autoridades ou ligue para a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/hide-and-seek/201410/the-psychology-laziness
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/hide-and-seek/201410/the-psychology-laziness
- ↑ https://bestlifeonline.com/taken-for-granted/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-practice/202203/5-ways-deal-lazy-partner
- ↑ https://www.theatlantic.com/family/archive/2018/04/dear-therapist-household-tasks/557654/
- ↑ https://health.clevelandclinic.org/7-tips-for-better-patience-yes-youll-need-to-practice/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/hide-and-seek/201410/the-psychology-laziness
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 13 394 vezes.
Publicidade