Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ninguém — pais ou estudantes — quer lidar com um professor mau. Professores malvados não apenas fazem você odiar ir para a aula, como também abalam a autoestima. Se estiver lidando com um professor desse tipo, você deve tentar ajustar sua atitude e encontrar uma forma de fazer o seu professor percebê-lo de outra forma. No entanto, se você sente que tentou de tudo e que o seu professor ainda está sendo mau, então você deve falar com seus pais para agir.
Passos
-
Coloque-se no lugar do seu professor. Embora possa pensar que seu professor é a pior pessoa do mundo, você deve tentar ter um pouco de compaixão para ver se há algo a mais acontecendo. Tente pensar sobre o porquê de o seu professor estar sendo “mau” e se isso é porque seu professor se sente desrespeitado na sala de aula. Talvez todos os alunos estão sendo ruins, talvez muitos deles não levam o material a sério, ou talvez muitos estudantes são tão inoportunos que é impossível aprender. Seu professor pode ser “mau” porque ele sente que não há outra forma de fazer as pessoas ouvi-lo.
- Colocar-se no lugar de outra pessoa é uma habilidade que pode ser útil para o resto da sua vida. Desenvolver empatia e compaixão pode ajudá-lo em situações sociais e do trabalho para o resto da vida. Aprender a dar um passo para trás pode ajudá-lo a ver uma situação com uma nova perspectiva e resolver problemas.
- Claro, pode ser difícil ver seu professor como alguém além de uma pessoa malvada, mas você deve se lembrar de que ele é humano também.
-
Trabalhe com o seu professor, não contra ele. Quando se está lidando com um professor malvado, seu impulso natural é provar que ele está errado, humilhá-lo ou ser sarcástico. No entanto, se você tentar lutar fogo com fogo, a situação só vai piorar. Em vez de tentar ser melhor do que seu professor, trabalhe em ser mais gentil, ajudando-o quando ele precisar e sendo um bom aluno. Se você se esforçar para ser mais legal com seu professor, ele vai retribuir o favor. [1] X Fonte de pesquisa
- Embora possa ser um desafio ser legal com uma pessoa que você não gosta, pode ajudar ser mais simpático com ele. Essa é outra habilidade que você pode precisar usar mais tarde na sua vida, então é melhor começar a praticar logo.
- Não pense nisso como se você estivesse sendo falso. Pense nisso como tornar uma situação mais suportável para todo mundo.
-
Seja positivo em vez de reclamar. Outra forma de lidar com um professor malvado é trabalhar para ser mais positivo na sala de aula em vez de discutir ou reclamar sobre tudo. Não passe tanto tempo reclamando que a última prova foi difícil; em vez disso, pergunte a si mesmo se você pode se sair melhor da próxima vez se você estudar mais. Não fale sobre como aquele livro que ele recomendou foi o livro mais chato que você teve que ler; em vez disso, foque nas partes que realmente gostou. Ser mais positivo em relação ao seu professor ajudará a estabelecer um tom mais positivo na sala e deve fazer o seu professor ser menos malvado. [2] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Tente se focar nas coisas que você gosta em relação à experiência de aprendizado. Ficar animado sobre o novo material vai tornar a aula mais divertida para você e fará o seu professor provavelmente ser menos malvado. Ele ficará mais inclinado a aliviar as coisas se vir que você se importa genuinamente.
- Pense nisso: pode ser bem desencorajador para o seu professor ensinar algo que ele gosta, apenas para receber murmurações e caras de tédio. Claro que isso encorajaria más atitudes.
-
Não responda mal para seu professor. Responder mal para ele não vai levá-lo a lugar algum. Claro, você terá uma satisfação bem breve em ser grosseiro com ele e pode fazer seus amigos rirem, mas isso só vai fazer seu professor ter más atitudes em relação a você e se tornar ainda pior. Se você tiver algo a dizer, fale com ele depois da aula de maneira calma e razoável em vez de tentar se exibir durante a aula. [3] X Fonte de pesquisa
- Você pode ver alguns estudantes respondendo mal e pode achar que isso é apropriado. No entanto, é o seu dever ficar por cima do denominador comum e estabelecer um exemplo para os outros.
- Respire fundo quando seu professor for mau para poder lidar com a situação sem estourar.
- Se você discordar do seu professor, tente ser o mais respeitoso possível, e faça perguntas em vez de fazer declarações que façam com que ele se sinta contrariado
-
Descubra o que motiva o seu professor. Descobrir isso pode realmente ajudar você a lidar com ele. Se o seu professor está sendo malvado porque ninguém está participando da aula, tente falar mais. Se ele está sendo ruim porque se sente desrespeitado, tente parar de rir nas costas dele. Se ele é malvado porque ninguém está prestando atenção, faça um esforço a mais para responder as perguntas dele e se afastar das distrações. Dar-lhe o que ele quer pode ajudá-lo a ser menos malvado. [4] X Fonte de pesquisa
- Acredite ou não, todo mundo tem um lado sensível. Talvez o seu professor goste muito de cachorro. Fazer algo simples como contar a ele sobre seu cachorro ou pedir para ver fotos do dele pode ajudá-lo a se abrir um pouco mais.
- Até mesmo fazer um elogio verdadeiro ao seu professor, como dizer que você gostou do novo pôster na parede, pode ajudar a motivá-lo a ser mais legal se ele tiver muito orgulho na sala.
-
Se houver um problema real, comece a documentar o que o professor faz e envolva seus pais nisso. Às vezes, seu professor realmente está se comportando mal e as ações dele não são justificáveis. Se o seu professor for verdadeiramente malvado e machucar seus sentimentos, caçoar de você ou fazer com que você e os outros alunos se sintam inadequados, então você pode precisar agir mais. Primeiro, você deve tirar um tempo para documentar todas as coisas que seu professor disser e escrevê-las; depois, você pode levar esses comentários e ações aos seus pais e discutir o que fazer depois.
- Não torne isso muito óbvio. Apenas leve um caderno para a aula e escreva as coisas ruins que ele disser. Você também pode fazer uma anotação mental dessas coisas e escrever depois da aula.
- Embora geralmente dizer que seu professor é ruim possa ter um impacto, como você aprendeu na escola, argumentos sólidos precisam ser feitos com exemplos específicos. Quanto mais específicos forem os exemplos que você tiver sobre a grosseria do seu professor, mais convincente o sua história será.
Publicidade
-
Chegue na aula na hora certa. Respeitar as regras do professor será muito útil. Uma das coisas mais rudes e desrespeitosas que você pode fazer é chegar atrasado na aula, principalmente se isso virar um hábito. Essa é uma forma de dizer para o seu professor que você não se importa com a aula dele e despertar o lado ruim dele imediatamente. Se chegar atrasado, você deve pedir desculpas e cuidar para que isso não acontecerá novamente. [5] X Fonte de pesquisa
- Não seja um desses alunos que começa a arrumar as coisas quando ainda tem cinco minutos de aula sobrando. A necessidade de sair mais cedo deixa seu professor com mais raiva do que chegar atrasado para a aula.
-
Ouça o seu professor. Se quiser lidar com um professor malvado, esforce-se para ouvi-lo. Um dos motivos pelos quais professores podem parecer malvados é porque eles sentem que seus alunos não estão os ouvindo e que eles não estão sendo respeitados. Quando seu professor estiver falando, ouça atentamente e evite se distrair com seu celular, com as pessoas no corredor ou com seus colegas de turma.
- Embora seja importante fazer perguntas, uma das coisas que podem fazer o professor ser grosseiro são alunos que fazem perguntas óbvias sobre coisas que o professor já falou várias vezes. Ouça atentamente para não cometer esse erro.
-
Faça anotações. Fazer anotações mostrará ao seu professor que você realmente se importa com a aula dele e que não está lá só para passar o tempo. Também fará você ganhar um entendimento do assunto e mostrará ao seu professor que você realmente se importa com a aula. Professores também gostam de ver seus alunos anotando as coisas quando eles falam porque é um sinal de que eles estão prestando atenção. Crie o hábito de fazer anotações o mais frequente possível para que o seu professor seja mais gentil com você. [6] X Fonte de pesquisa
- Fazer anotações também ajudará você a se sair melhor na escola, e isso também pode fazer seu professor ser mais legal.
-
Participe da aula. É possível que o seu professor esteja sendo malvado porque ele acha que você não se importa com a aula. Será que você não está se esforçando o bastante? Da próxima vez que você tiver uma chance, levante a mão para responder as perguntas do professor, se voluntarie para ajudá-lo ou seja ativo em uma discussão de grupo. Seu professor verá que você realmente se importa e ele poderá ser mais gentil com você.
- Embora você não deva tentar responder toda pergunta o tempo todo, faça um esforço para se envolver com o material para que ele tenha uma maior inclinação para ser legal.
- Participar da aula não apenas fará seu professor ser mais legal, mas também fará a experiência do aprendizado ser mais divertida para você. Se estiver mais envolvendo com o material, você terá menos chances de ficar entediado ou distraído na aula.
-
Evite conversar com seus amigos durante a aula. Se quiser fazer seu professor ser mais legal, então evite conversar com seus amigos, a menos que você esteja envolvido em uma atividade em grupo. Isso distrai o professor e o faz sentir que você não liga para a aula. Da próxima vez que seus amigos tentarem rir com você ou passar um bilhete, faça-os ver que você quer se focar na aula e que vai falar com eles mais tarde. [7] X Fonte de pesquisa
- Se tiver uma chance de escolher seu lugar para sentar, tente sentar longe dos seus amigos ou dos alunos que o distraem para que seu professor tenha menos motivos para ser grosseiro com você.
-
Sempre leve os materiais que o professor solicitar. Ter os materiais coretos ajudará você a focar no aprendizado e demonstrará seu interesse aos professores. Pela mesma razão, sempre busque entregar as tarefas de casa em dia.
-
Não caçoe do seu professor. Se estiver lidando com um professor malvado, então há chances de que os outros alunos frequentemente caçoem dele. Embora seja tentador participar disso ou até mesmo liderar, você deve se refrear e evitar caçoar do seu professor, porque isso é uma garantia de que ele ficará com ainda mais raiva e que agirá com ainda mais grosseria. Você pode achar que está sendo esperto, mas é bem provável que seu professor saberá que é você se você estiver caçoando dele abertamente na aula.
- Professores são pessoas também, e eles podem ser sensíveis. Se seu professor pegá-lo caçoando dele, será difícil ganhá-lo de volta.
- Se seus amigos estiverem provocando seu professor, tente se separar deles. Você não quer ser associado com esse tipo de comportamento.
-
Peça ajuda extra depois da aula. Uma forma de fazer seu professor ser menos malvado é pedir ajuda extra com o material depois da aula. Você pode estar aterrorizado com o pensamento de ficar sozinho com seu professor, mas ficaria surpreso de ver que a maioria dos professores na verdade gosta muito de compartilhar sua sabedoria no assunto que eles ensinam e que o seu professor ficaria muito feliz em ajudá-lo. Se você tiver uma prova em breve ou se houver um ou dois conceitos que você não entende bem, ele pode ajudá-lo um dia depois da aula; você ficaria surpreso com o quanto ele ficará mais legal depois desse pedido.
- Isso deve funcionar na maioria das vezes. Entretanto, se seu professor for realmente muito malvado, então ele pode caçoar de você. No fim, porém, é melhor tentar.
- Se você escolher pedir ajuda, o importante é pedir bem antes da prova. Se você pedir ajuda um ou dois dias antes da prova, seu professor pode ficar com raiva e perguntar por que você não pediu antes.
-
Não exagere. Embora ser um bom aluno e respeitar as regras do seu professor possa definitivamente torná-lo menos malvado com você, você não quer ir longe demais. Se seu professor achar que você está forçando muito e não está sendo genuíno. Se você exagerar para responder as perguntas dele, elogiá-lo ou ficar o tempo todo na mesa dele, perguntando como você pode ajudá-lo, então seu professor pode agir com ainda mais grosseria porque ele ficará suspeito das suas verdadeiras intenções.
- Se seu professor for naturalmente malvado, ele suspeitará de um aluno que está forçando muito as coisas. Faça com que isso seja natural.
Publicidade
-
Peça para seu filho descrever o que o professor fez. Quando se trata de lidar com um professor malvado, a primeira coisa que você precisa fazer é saber dos fatos. Converse com seu filho sobre o que o professor fez e por que ele foi grosseiro. Certifique-se de que seu filho tenha exemplos específicos em vez de apenas dizer que ele é geralmente grosseiro; se seu filho não tiver muitos exemplos, peça para ele ir à escola e tentar escrever algumas coisas para mostrar quais são as grosserias que o professor fez. Isso lhe dará uma noção melhor da situação. [8] X Fonte de pesquisa
- Peça para seu filho se sentar e tenha uma conversa franca sobre o professor. Certifique-se de que seu filho tenha o tempo necessário para contar o máximo que puder em detalhes em vez de fazer apenas alguns poucos comentários.
- Se seu filho estiver chorando ou muito chateado ao falar sobre o professor, ajude-o a se acalmar para ter uma informação mais concreta.
-
Descubra se o professor realmente está passando dos limites. Claro, pode ser um desafio ver se o seu filho realmente está sofrendo injustiças. Você o ama tanto que não consegue suportar a ideia de alguém sendo malvado com ele. No entanto, antes de assumir qualquer coisa, você precisa verificar a história com atenção para descobrir se ela é verdadeira e se algo pode ser feito na base da conversa. Se seu filho estiver sendo sensível e tiver feito uma reclamação semelhante sobre muitos professores anteriormente, então você que pensar com cuidado antes de agir.
- Claro, seu primeiro instinto deve ser confiar no seu filho e protegê-lo, mas você precisa pensar em como o comportamento do seu filho pode estar impactando o professor. Considere a possibilidade de que tanto seu filho quanto o professor podem ser culpados.
-
Converse com outros pais para ver se eles ouviram a mesma coisa dos seus filhos. Outra coisa que você pode fazer é conversar com outros pais de alunos dessa escola para ver se eles têm ouvido reclamações semelhantes dos seus filhos. Se eles estiverem ouvindo comentários semelhantes, isso lhe ajudará a ver que a situação precisa ser abordada. Claro, só porque eles não têm ouvido nada parecido, não significa que o professor não esteja agindo inadequadamente, mas é bom ter uma base.
- Você não precisa se intrometer muito, mas não custa nada mencionar que seu filho está tendo um pouco de dificuldade com esse professor, e ver se os filhos deles têm feito comentários semelhantes.
- Força com números é importante. Se houver mais pais com raiva desse professor, melhores suas chances de uma ação concreta.
-
Encontre-se com o professor cara a cara para você mesmo ver. Se algo estiver realmente muito errado, pode ser hora de marcar uma reunião com o professor para ver você mesmo. Ou o professor provará que seu filho está certo e será grosseiro e ruim pessoalmente, ou o professor pode mascarar a grosseria e fingir que tudo está bem; adicionalmente, você pode descobrir que o professor não é tão ruim quanto você esperava, e terá que decidir o que fazer depois. [9] X Fonte de pesquisa
- Tire um tempo para realmente ter uma noção de quem o professor é e com que ele está frustrado. Se o professor for malvado ou exigente quando estiver falando sobre seu filho, ou geralmente apenas parece não gostar dos alunos dele, então você pode ter um problema.
- Confie na sua intuição. Se o professor parecer legal, você acha que ele está fingindo ou parece ser genuíno?
-
Se houver um problema, leve para o diretor ou outros administradores. Se você for convencido, depois de conversar com o professor ou com seu filho, de que uma providência precisa realmente ser tomada, então é hora de levar o assunto ao diretor da escola ou outros administradores. Você não quer que seu filho esteja em um ambiente de aprendizado que seja desencorajador e que o impeça de ficar empolgado para aprender e para vir à escola. Marque uma reunião com os administradores assim que você puder e planeje exatamente o que você vai dizer.
- Use os detalhes concretos que seu filho lhe deu para mostrar que o comportamento é inadequado. Você não pode apenas dizer que o professor é mau, mas pode apontar as várias coisas que ele disse que parecem ruins.
- Se outros pais estiverem com você nessa, uma reunião conjunta com a direção é uma boa ideia.
-
Se nada puder ser feito, decida se você quer tomar mais providências. Infelizmente, suas reclamações com a direção podem não ser suficientes. Nesse momento, você pode decidir quais providências precisam ser tomadas. Trocar de escola ou de período letivo podem ajudar. Ou alternativamente, se você achar que esses passos drásticos não valem a pena, pode ser o caso de conversar com seu filho para ajudá-lo a lidar com o professor ruim. [10] X Fonte de pesquisa
- Se decidir não tomar outras providências, você pode conversar com seu filho sobre como essa é uma lição de vida. Infelizmente, na vida, às vezes nós temos que lidar com pessoas desagradáveis. Aprender a cooperar com elas e não deixá-las lhe abalarem é uma habilidade importante que pode nos ajudar a ter sucesso. Não é algo legal, mas é necessário.
Publicidade
Dicas
- Mostre que você está tentando. Professores querem saber que você está pelo menos tentando aprender. Se você não souber como fazer algo, peça ajuda.
- Foque-se mais em formas de melhorar a sua vida em vez de se focar nas coisas que deixam-na pior. Lembre-se de que nenhum professor grosseiro dura para sempre.
- Se você tiver um professor malvado, mantenha sua boca fechada o máximo possível.
- Se você tiver sido diagnosticado com qualquer deficiência médica e/ou de aprendizado (como dislexia), reúna informações para dar ao seu professor para que ele o entenda melhor.
Publicidade
Avisos
- Conte aos seus pais e ao diretor da escola imediatamente se seu professor for muito cruel e grosseiro, de forma que ele ameace lhe prejudicar fisicamente, ou se ele estiver abusando verbalmente de você.
- Professores grosseiros geralmente têm um histórico de problemas na infância. Eles repassam suas frustrações em outras crianças.
Publicidade
Referências
- ↑ https://kidshealth.org/en/teens/teacher-relationships.html
- ↑ https://www.apa.org/education/k12/relationships
- ↑ https://www.educationworld.com/a_curr/shore/shore018.shtml
- ↑ http://singteach.nie.edu.sg/issue10-ideas01/
- ↑ https://education.seattlepi.com/advantages-being-time-vs-being-late-school-3477.html
- ↑ https://learningcenter.unc.edu/tips-and-tools/effective-note-taking-in-class/
- ↑ https://dailyillini.com/special-sections/new-student-guide/academics/2017/08/01/bad-habits-avoid-class/
- ↑ https://www.greatschools.org/gk/articles/when-the-teacher-is-the-bully/
- ↑ https://raisingchildren.net.au/school-age/school-learning/working-with-schools-teachers/problem-solving-for-parents-teachers
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 420 vezes.
Publicidade