Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma relação casual normalmente não envolve expectativa alguma de um compromisso mais sério ou até mesmo a monogamia. Se estiver pensando em ter um relacionamento sem compromisso ou se estiver em um atualmente, é muito importante priorizar comunicação e honestidade. Não apenas presuma que as coisas darão certo — seja claro com qualquer expectativa. Estabeleça regras e limite o contato com a pessoa. Também não se envolva emocionalmente, pois isso pode acabar fazendo vocês dois quererem mais do que pretendem oferecer.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Analisando se é a situação certa para você

Baixe em PDF
  1. Antes de começar (ou concordar em ter) uma relação casual, é sempre bom ver se é isso mesmo que você quer. Escreva os benefícios da relação e analise bem se você conseguirá lidar com isso.
    • As pessoas escolhem ter um relacionamento sem compromisso por vários motivos. Talvez você tenha acabado de terminar um namoro longo e não esteja pronto para mergulhar em outro ou talvez esteja muito ocupado investindo na sua carreira e não tenha tempo para dedicar a uma relação mais séria.
    • Não deixe a sua parceira pressioná-lo a ter uma relação sem compromisso se não é algo que você quer.
  2. Defina o relacionamento assim que puder para que vocês dois tenham expectativas bem claras. [1] Se alguém não quiser casar ou não tiver certeza se quer um compromisso, não fique esperando que ela mude de ideia. Não cabe a você mudá-la ou encorajá-la a mudar. Pergunte à pessoa “É isso que você quer?” ou “Há alguma chance de isso progredir para alguma coisa?” e acredite mesmo no que ela disser.
    • Você provavelmente não será um herói por mudar uma pessoa que não quer compromisso algum. Em vez disso, apenas se sentirá frustrado ou chateado.
  3. Não espere que uma relação sem compromisso mude de forma alguma. Se estiver com alguém e quiser que a relação se torne mais séria, reconheça que está em uma batalha muito difícil. É melhor aceitar as coisas como elas são sem esperança de mudá-las.
    • Se não estiver feliz em uma relação causal, converse sobre o que realmente quer e veja se a pessoa concorda. Caso contrário, é melhor terminar tudo antes que você se magoe mais.
    • Se não estiver interessado em um compromisso, tenha cuidado se perceber alguma mudança no interesse da sua parceira. Veja se ela está começando a se envolver demais e mudando de ideia.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Respeitando sua parceira e a si mesmo

Baixe em PDF
  1. Se vocês já tiverem chegado a um acordo de que a relação não terá compromisso algum, é importante definir regras para evitar confusão. Estabeleça limites claros sobre como o relacionamento funcionará em vez de ficar se perguntando o que pode e o que não pode fazer. Faça perguntas e analise bem se o acordo é justo para você — vocês dois devem querer coisas parecidas na relação. [2]
    • Estabeleça algumas regras básicas sobre o envolvimento físico com outras pessoas ou sair com outras. Decida se o relacionamento é segredo ou se pode terminar de repente caso se apaixone por outra pessoa.
    • Embora a relação seja casual, você ainda está lidando com um ser humano, não com um brinquedo sexual. Estar em um relacionamento sem compromisso não significa que vocês possam tratar um ao outro sem respeito ou de forma fria.
    • Lembre-se de que é tão importante se comunicar em uma relação casual como em uma mais séria. Mantenha as vias de comunicação sempre abertas.
  2. A honestidade é vital nesse tipo de relação. Só porque é casual, não significa que vocês dois devem mentir um ao outro. Se não estiver satisfeito com alguma decisão, não espere apenas superá-la. Diga algo. Se acabar ultrapassando algum limite, admita. Mentirinhas podem se tornar grandes mentiras facilmente, e fingir que está tudo bem quando não está não é justo para você ou sua parceira. Crie o hábito de dar um feedback e expressar seus sentimentos.
    • Se precisar mudar as regras, diga algo. Caso sua parceira queira mudar as regras, seja honesto sobre se sente com as mudanças e se está disposto a aceitá-las.
    • Por exemplo, se sua parceira disser que quer ter relação sexual com várias pessoas, pense em como você se sente com isso.
  3. Sua opinião deve ter a mesma importância em relação ao que acontece no relacionamento. Se sua parceira quiser que as coisas sejam apenas do jeito dela, diga algo. Diga claramente o que quer, como “Quero ir à sua casa hoje à noite” ou “Preciso de um tempo essa semana”. Se ela pedir algo que você não está disposto a fazer, diga também. [3]
    • Sua parceira precisa ouvi-lo e levar em consideração o que você pensa e sente. Se seus pensamentos e seus sentimentos não parecerem ter importância, o resultado pode acabar sendo ressentimento e mágoas.
    • Não aceite apenas o que ela quer, principalmente se isso o machuca ou o deixa zangado ou chateado. Diga “Não me sinto confortável com isso”.
  4. Não é só você que deve mudar de planos ou ceder. Se sua parceira estiver exigindo seu tempo e energia, mas fica dando desculpas para não fazer o mesmo por você, o relacionamento não tem um bom equilíbrio. Se estiver se dedicando muito mais do que ela, faça perguntas ou termine as coisas. Qualquer que seja a natureza da relação, você ficará mais satisfeito se as coisas forem mais equilibradas. [4]
    • Se não quiser terminar, mas quiser um pouco mais de igualdade, diga “Tenho vindo bastante à sua casa, por que você não vai à minha da próxima vez?”.
    • Outra opção é dizer “Acho que estou abrindo mão bastante do meu tempo para conseguir te ver. Você poderia se esforçar um pouco também?”.
  5. Se vocês estiverem tendo relações sexuais com outras pessoas, sempre use proteção e encoraje sua parceira a fazer o mesmo. Ninguém quer uma infecção sexualmente transmissível ou uma gravidez indesejada. Protejam-se sempre para evitar esses problemas. Se estiver alcoolizado ou drogado, não tenha relação sexual. [5]
    • Fazer sexo com várias pessoas aumenta suas chances de adquirir uma DST e HIV.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Interagindo casualmente

Baixe em PDF
  1. Esforce-se o quanto puder para não envolver emoção alguma no relacionamento. O envolvimento emocional pode acabar fazendo-o querer passar mais tempo junto com sua parceira, vê-la de forma romântica ou querer que a relação avance. Isso pode acabar alimentando uma conexão e proximidade maiores. [6] As relações casuais não progridem, por isso, se você se pegar querendo ou esperando mais, pare. Os relacionamentos românticos são emocionalmente mais íntimos - evite essa parte.
    • Evite ficar conversando intimamente e se abrir emocionalmente depois de fazer sexo.
    • Se a pessoa espera que você cuide dela ou a ouça, reconheça que isso pode acabar confundindo as expectativas do relacionamento. Envolvam-se minimamente na vida um do outro.
  2. Não compartilhe informações pessoais com sua parceira. Se começar a dividir mais, isso pode aumentar a conexão emocional entre vocês, o que pode causar sentimentos de compromisso. Compartilhar vulnerabilidade e ter conversas mais profundas pode aproximá-los bastante. Como a natureza da relação é para evitar esses sentimentos, mantenha as coisas mais animadas e não pessoais.
    • Conversem sobre o agora. Se falarem muito sobre o futuro, isso pode indicar que querem um relacionamento sério e duradouro.
    • Se começar a sentir que está mais investido emocionalmente, afaste-se um pouco.
  3. Não apresente essa pessoa a amigos e familiares. A maioria das pessoas que querem uma relação casual quer manter as vidas separadas, por isso, envolver os amigos ou parentes pode confundir as coisas e mudar as expectativas. Mantenha sua vida pessoal privada e separada do seu relacionamento casual.
    • Algumas pessoas não veem problema algum em interagir com os amigos e com um parceiro casual. Mas para isso, é preciso dividir bem as coisas.
  4. Não ligue, mande mensagem, e-mail ou entre em contato com a pessoa regularmente. Limite o contato para uma vez por semana. Passar mais tempo juntos pode aumentar a afeição ou a conexão, o que pode atrapalhar a natureza da relação. [7]
    • Querer ver a pessoa mais de uma vez por semana pode indicar que você quer mais que uma relação casual.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Terminando as coisas

Baixe em PDF
  1. A natureza dos relacionamentos sem compromisso é que eles terminam quando não trazem mais benefícios para ninguém. Se estiver com alguém que não quer um relacionamento e você estiver tendo dificuldade de lidar com isso, caia fora. Talvez tenha se esforçado para se conectar mais e fazer a relação dar certo, mas está infeliz ou insatisfeito. Caso isso aconteça, reconheça que não pode mudar a pessoa. Se a relação for mais negativa do que positiva, termine tudo. [8]
    • Diga “Tenho me divertido muito e gosto de ficar com você. Mas estou procurando um relacionamento sério e não é isso que temos. Sei que você quer deixar as coisas casuais, mas não é mais isso que eu quero. Não guardarei mágoa alguma, mas por favor, não me ligue mais”.
  2. Se sua parceira decidir sempre quando vocês se veem, quando fazem sexo ou com que frequência se veem e quando se evitam, você pode começar a se sentir controlado demais. Outros comportamentos controladores incluem críticas, sentir que você deve algo a ela ou se sentir pressionado para fazer coisas que não quer. [9]
    • Se estiver se sentindo controlado, caia fora antes que a pessoa o machuque.
    • Não aceite algo com que não concorda. Se tiver sentimentos e ela não, é melhor sair dessa.
  3. Evite dizer coisas como “Quero você na minha vida e não consigo me imaginar sem você, mas ainda quero sair com outras pessoas”. Isso pode confundi-la e deixá-la com dúvidas em relação ao que você sente. Se seus sentimentos tiverem mudado, diga a ela. Seja se começou a ter sentimentos ou tiver perdido interesse, é melhor ser honesto. Não critique ou julgue demais a pessoa como forma de ganhar o controle da situação. [10]
    • Os relacionamentos casuais sempre têm uma data de validade. Seja se você encontrar outra pessoa ou perder o interesse, saiba que as coisas terminarão um dia. Não magoe a pessoa nesse momento e saiba quando terminar tudo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 774 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade