Baixe em PDF Baixe em PDF

O PlayStation 2 é até hoje um dos consoles mais populares do mundo, mas conectá-lo às televisões modernas era uma tarefa árdua. Isso acontece porque muitas TVs novas não possuem as entradas que dão suporte ao cabo AV normal que ele possui. Por sorte, existem várias maneiras de conectar um PlayStation 2 na televisão, permitindo que qualquer um encontre uma maneira de fazê-lo funcionar com os equipamentos que tiver em casa.

Método 1
Método 1 de 2:

Conectando o PlayStation 2

Baixe em PDF
  1. Existem várias maneiras de conectar o console à TV ou conversor, dependendo das entradas disponíveis. Cada uma fornecerá diferentes níveis de qualidade de som e imagem, podendo ser encontradas, na maioria das vezes, na parte traseira do televisor e, em alguns casos, na parte frontal e lateral.
    • Entrada Composta/Stereo AV : é a maneira mais comum de conectar um PlayStation 2 a uma TV ou conversor. Cabos compostos possuem três plugues: o amarelo (vídeo), o branco e o vermelho (fios de áudio). Esse cabo acompanha todos os modelos mais recentes do PlayStation 2, mas as HDTVs mais novas podem não ter suporte a essa conexão.
    • Componente/YCbCr : essa entrada é a melhor para conectar um PlayStation 2 em televisores modernos, já que a grande maioria das HDTV têm tal conexão. Os cabos componente fornecerão a melhor qualidade de imagem possível do console em TVs modernas através de cinco plugues: vermelho, azul e verde, que representam o vídeo, e vermelho e branco (áudio). Cabos componente não acompanham o PlayStation 2. Ao comprá-lo, verifique se ele é compatível com a conexão no console.
    • S-Video : essa entrada não é muito comum em televisões mais novas. Apesar de fornecer melhor imagem que os cabos compostos, ela deixa a desejar em comparação com a entrada componente. Geralmente, o plugue S-Video é amarelo e possui pinos em vez do conector AV normal. O cabo S-Video do PlayStation 2 também tem os plugues vermelho e branco (áudio).
    • RF : é a pior maneira de conectar o console à TV, já que a qualidade de imagem é muito embaçada. Os cabos RF são ligados pela entrada coaxial (a mesma utilizada na instalação de codificadores de TV à cabo). Ela deve ser evitada, ao menos que não exista nenhuma outra opção.
  2. Caso tenha comprado um PS2 novo, um cabo composto deve estar junto a ele na caixa. Ao precisar de outro, será necessário comprá-lo em sites de eletrônicos e informática, mas verifique se ele possui a conexão adequada para o Playstation 2, já que o plugue para ligá-lo no aparelho é específico.
    • Os cabos de vídeo do PlayStation 2 funcionarão em todos os modelos do console.
  3. Ele deverá ficar em um local aberto, com espaço para ventilar, evitando superaquecimento. Além disso, não coloque-o embaixo ou sobre outro dispositivo eletrônico; caso tenha o suporte especial para o PS2, ele poderá ser montado na vertical, ocupando menos espaço. Deixe-o perto o suficiente da televisão para não esticar os cabos. [1]
  4. Todos os cabos de vídeo do PlayStation 2 são conectados à mesma entrada na traseira do console. Nos modelos "fat" (o aparelho em forma de tijolo), a entrada de vídeo está localizada no canto direito inferior, enquanto nos modelos "slim" (mais finos), ela está na parte de trás, à direita, perto da entrada de força e identificada como "AV MULTI OUT".
  5. Observe em qual entrada a ligação está sendo feita, já que isso permitirá que você encontre a entrada correspondente no televisor. Conecte os plugues nas entradas da mesma cor.
    • As conexões de áudio (vermelho e branco) podem estar separadas das entradas de áudio da TV. Caso o televisor tenha suporte apenas ao som mono, coloque apenas o plugue branco.
    • Ao conectar os cabos componentes, provavelmente você verá dois vermelhos. Um deles é o de vídeo e o outro é de áudio. Ao ordenar os cabos componentes, a ordem dos plugues deve ser vermelho, azul, verde (vídeo), branco e vermelho (áudio).
    • Se o televisor possuir apenas conectores componente e você tiver apenas um cabo composto, ainda pode ser possível realizar a ligação. Coloque os plugues vermelho e branco (de áudio) normalmente, mas ligue o amarelo no conector verde. Se a imagem ficar em preto e branco, tente colocá-lo no azul ou vermelho.
    • Modelos europeus podem precisar do conector Euro-AV, que permite a ligação do cabo composto no soquete SCART. Nos últimos modelos europeus do PS2, ele já vem incluído junto ao aparelho. [2]
  6. Se um sistema de som surround 5.1 estiver instalado, é necessário conectar a entrada de áudio "Digital Out (Optical)" do PS2 ao receptor utilizando um cabo "TOSLINK". Isso é necessário se quiser ter som 5.1 e tenha os equipamentos exigidos. A entrada "Digital Out (Optical)" fica perto do conector de vídeo na parte de trás do console.
  7. Cada modelo ("fat" e "slim") possui um conector de força diferente. Para ligar o PS2 "fat", pegue o cabo com dois pequenos orifícios, que sai da parte traseira do PlayStation 2, e ligue-o na tomada ou filtro de linha. Nos modelos "slim", o cabo de energia deve ser colocado na entrada "DC IN" na parte de trás do PlayStation 2, conectando-o à fonte e depois à tomada ou filtro.
    • Não deixe que o cabo fique tensionado demais e atrapalhe a conexão.
  8. Alguns jogos de PS2 possuem funcionalidades online, exigindo que seja feita uma ligação à rede doméstica pelo cabo para poder utilizá-la. O PS2 "slim" já vem com um adaptador Ethernet embutido, mas o "fat" necessita que o adaptador seja adquirido separadamente.
    • Cada jogo configurará a rede por conta própria, pois o sistema não possui opções gerais de internet.
    • Muitos jogos de PS2 já não possuem mais servidores on-line, logo, não podem ser jogados em rede.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Jogando no PlayStation 2

Baixe em PDF
  1. É preciso ter um controle oficial do PlayStation 2 (chamado de DualShock 2) ou fabricado por terceiros e que sirva no console. Todos os modelos do console vêm de fábrica com um DualShock 2. Os controles do PS1 não funcionarão.
  2. Se quiser salvar o progresso obtido nos jogos, será necessário inserir um cartão de memória compatível com o PS2. Os modelos oficiais possuem 8 MB de espaço, permitindo o salvamento de vários jogos. Outra opção é adquirir modelos com mais espaço, mas que não são oficiais (logo, têm maior chance de corromperem os arquivos).
    • É possível jogar sem um "memory card", mas o progresso será perdido sempre que o sistema for desligado ou quando os jogos forem trocados.
    • Os "memory cards" são inseridos diretamente acima do controle. Verifique se ele está virado para o lado correto.
  3. Ligue a televisão na entrada corretamente.Com a TV ligada, pressione o botão "Input" e sintonize na entrada correspondente à conexão do PlayStation 2. Caso o console esteja conectado a um conversor, verifique se a sintonização está correta.
  4. A luz deve ficar verde e se a entrada correta foi selecionada, a introdução com o logo do PS2 deve aparecer. Se não houver nenhum jogo dentro do console, você será levado ao menu de sistema do console; do contrário, o jogo será iniciado.
  5. Pressione o botão "Eject" na frente do PlayStation 2 para ejetar a bandeja (no modelo "fat") ou abrir a tampa (modelo "slim"). Coloque o disco na bandeja ou no eixo. Pressione "Eject" novamente para fechar a bandeja ou feche a tampa para iniciar o jogo.
    • Não ejete um jogo durante o jogo ou ele sairá sem salvar.
    • Cuidado para não encostar na superfície do disco ao inserir ou removê-lo. Assim, você não riscará ou danificará a mídia, aumentando a vida útil da mesma.
  6. Quando o PlayStation 2 é conectado com cabos componentes, pode ser possível ativar o modo "progressive scan" (480p). A imagem será mais nítida e definida, mas poucos jogos têm suporte a esse modo. Pressione e segure o botão "X" após o surgimento do logo do PS2 ao iniciar um jogo. Se houver suporte ao "progressive scan", uma mensagem mostrará como habilitá-lo. Não há como configurar o "progressive scan" pelo sistema.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 253 062 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade