Baixe em PDF Baixe em PDF

Potenciômetros são um tipo de componente eletrônico chamados de resistor variável. Eles normalmente funcionam em conjunto com um botão; o usuário gira o botão e o movimento de rotação é convertido numa mudança na resistência de um circuito elétrico. Essa mudança na resistência é usada para ajustar alguns aspectos do sinal elétrico, como o volume de um sinal de áudio. Potenciômetros são empregados em todos os tipos de eletrônicos de consumo, assim como equipamentos maiores tanto mecânicos quanto elétricos. Felizmente, se você tem um pouco de experiência de trabalho com componentes elétricos, aprender a ligar um potenciômetro será um processo simples.

  1. Posicione o potenciômetro de uma maneira que o eixo fique voltado para o teto e os três terminais fiquem voltados para você. Com o potenciômetro nesta posição, você pode se referir aos terminais da esquerda para a direita como um, dois, e três. Anote esses rótulos, pois você pode se perder facilmente enquanto trabalha e reposiciona o potenciômetro.
  2. Para o uso como controlador de volume (de longe o uso mais comum), o terminal um fornecerá o aterramento. Para isso, você precisará soldar uma das extremidades de um pedaço de fio no terminal e a outra extremidade no chassis ou na estrutura do componente elétrico.
    • Comece medindo o comprimento do fio que você precisará usar para conectar o terminal a uma parte conveniente do chassis.
    • Use um ferro de solda para soldar a primeira extremidade do fio no terminal um. Solde a outra extremidade no chassis do componente. Isso aterrará o potenciômetro, permitindo que ele seja abaixado para zero quando o eixo estiver na posição "mínimo".
  3. O terminal dois é a entrada do potenciômetro, o que significa que a saída do circuito deve ser conectada nele. Por exemplo, em uma guitarra, isso seria o cabo que sai do captador. Num amplificador integrado, seria o fio que sai do pré-amplificador. Solde essa conexão como a anterior.
  4. O terminal três é a saída do potenciômetro, o que significa que ele deve ser conectado à entrada do circuito. Numa guitarra, isso significaria ligar o terminal três no conector de saída. Em um amplificador integrado de áudio, isso significaria ligar o terminal três nos terminais dos alto-falantes. Solde o fio ao terminal com cuidado.
  5. Assim que o potenciômetro estiver ligado, você pode testá-lo usando um voltímetro. Conecte as pontas de teste do voltímetro nos terminais de entrada e de saída do potenciômetro e gire o eixo. A leitura do voltímetro deve mudar quando o eixo for girado.
  6. Uma vez que o potenciômetro tenha sido ligado e testado, você poderá posicioná-lo conforme necessário. Substitua a tampa do componente elétrico e coloque um botão no eixo do potenciômetro se desejar.
    Publicidade

Dicas

  • As instruções acima detalham o processo de fiação do potenciômetro como um simples controlador de volume, o uso mais comum de um potenciômetro. Muitas outras tarefas podem ser executadas por potenciômetros, as quais requerem esquemas de ligações diferentes.
  • Para outros fins envolvendo apenas dois fios, como um motor elétrico de brinquedos, você pode criar uma espécie de dimmer interruptor improvisado ligando um fio em cada extremidade do potenciômetro (Terminais um e três).
Publicidade

Avisos

  • Desligue todos os equipamentos elétricos antes de trabalhar neles.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Potenciômetro.
  • Fios.
  • Descascador de fios.
  • Ferro de solda.
  • Estanho de solda.
  • Voltímetro.
  • Botão.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 194 385 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade