Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ao contrário da prata, o ouro não desenvolve um acabamento fosco e embaçado ao longo do tempo. No entanto, ele ainda pode acumular sujeira facilmente com o uso normal. Para restaurar o brilho de seus preciosos anéis, pulseiras, colares e outras joias de ouro, você precisará apenas de algumas ferramentas e ingredientes de uso doméstico. Basta seguir os passos abaixo!
Passos
-
Coloque algumas gotas de detergente líquido em uma tigela de água morna (não quente). Misture suavemente. Embora a água de torneira normal dê certo, para resultados ainda melhores, você pode usar água livre de sódio ou água com gás. A gaseificação nesses líquidos pode ajudar a soltar detritos e sujeira acumulada. [1] X Fonte de pesquisa
- Não use água quente ou fervente, especialmente se a joia contiver pedras preciosas frágeis. Algumas pedras, como opalas, podem rachar se submetidas a mudanças de temperatura rápidas e drásticas. [2] X Fonte de pesquisa
-
Embeba as joias de ouro na solução. Permita que a joia fique na água por cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, o líquido entrará nas fendas e rachaduras, soltando os depósitos de sujeira mais difíceis de alcançar. [3] X Fonte de pesquisa
-
Esfregue suavemente a joia com uma escova de cerdas macias. Esfregue cada peça individualmente, prestando atenção especial aos cantos e recantos onde a sujeira pode estar escondida. Use uma escova muito macia - quanto mais macia, melhor. Cerdas duras podem arranhar a superfície de sua joia. Se a peça for banhada a ouro (não de ouro maciço), cerdas especialmente duras podem até remover a camada de ouro completamente!
- Escovas especiais concebidas para esta finalidade são melhores, mas a maioria das pequenas e macias (como as de sobrancelha) também funcionará.
-
Enxágue cada peça em água corrente morna. Um bom enxágue ajudará a remover a sujeira persistente que foi afrouxada pela ação da escova. Novamente, não use água quente , especialmente se a joia contiver pedras frágeis.
- Se estiver lavando as peças numa pia, cubra ou tampe o ralo para que não as perca acidentalmente se escaparem das suas mãos. Uma alternativa é enxaguá-las em um escorredor de macarrão ou num filtro de café.
-
Seque com um pano macio, dando batidinhas. Então, deixe as joias ficarem em uma toalha para secarem completamente antes de usá-las novamente. Se elas ainda estiverem molhadas, usá-las pode prender a umidade contra a sua pele e causar pequenas irritações.Publicidade
-
Saiba quando limpar com amônia. A amônia é um limpador poderoso, mas, quimicamente, pode ser um tanto cáustica. Evite usá-la para limpar ouro com frequência, prevenindo assim desgastar as suas joias - a amônia é uma boa candidata para aquelas “limpezas profundas” ocasionais (mas não frequentes).
- Esse produto pode danificar certos materiais usados em joias. Não use amônia para limpar peças de ouro que contenham platina ou pérolas.
-
Adicione uma parte de amônia a seis partes de água. Mexa delicadamente para deixar a mistura uniforme.
-
Mergulhe as joias na mistura por não mais de um minuto. Não deixe as peças de molho na amônia por muito tempo - como se trata de uma base forte, ela pode ser bastante corrosiva.
- Para remover rapidamente todas as joias de uma só vez, use uma peneira ou um escorredor de cozinha, como o de macarrão. Pesque as joias usando a peneira, ou vire a bacia em um escorredor maior na pia.
-
Enxágue a joia cuidadosamente sob água corrente. Cubra ou tampe o ralo da pia para evitar perder qualquer peça valiosa que escorregar das suas mãos. Você também pode simplesmente usar o escorredor ou a peneira que utilizou para tirar as joias da amônia.
-
Seque gentilmente usando um pano de polimento. Deixe-as secarem ao ar livre sobre uma toalha antes de usá-las.Publicidade
-
Saiba quais tipos de joias devem ser mantidos secos. As peças com pedras preciosas coladas a sua estrutura (como muitos brincos) não devem ser colocadas de molho. A água morna pode soltar a cola e fazer as pedras caírem, principalmente após uma boa escovação. Para esses tipos de joias, use um método de limpeza especial que evita a submersão total em água.
-
Limpe as joias com um pano molhado e sabão. Use uma pequena quantidade de solução de detergente, como no método um. Mergulhe uma toalha macia e delicada na solução e esfregue suavemente suas joias com ela.
-
"Enxágue" a joia com um pano umedecido com água pura. Bata delicadamente um pano molhado sobre a joia, tendo o cuidado de absorver quaisquer restos de detergente.
-
Coloque ou pendure as peças de cabeça para baixo após a limpeza. Permita que as joias sequem assim. Isso vai permitir que a umidade restante escorra, garantindo que ela não será absorvida pela peça.Publicidade
-
Use esse método com cuidado, pois ele pode arranhar prata e ouro. Além disso, os produtos químicos que limpam os dentes podem manchar as joias. Se estiver em dúvida, tente os outros métodos, que são menos invasivos.
-
Misture uma pequena quantidade de pasta de dente e água. Esprema cerca de 2,5 cm de pasta em uma tigela (ou na palma da mão) e misture com uma colher de sopa ou duas de água para fazer uma pasta leve. Como se trata de um abrasivo suave, a pasta de dentes é boa para soltar sujeira que se acumula em suas peças favoritas de ouro sem riscá-las.
- Você pode usar esse método para itens frequentemente usados que precisam de uma rápida limpeza, ou quando não tiver acesso a outros materiais de limpeza (como quando estiver viajando).
-
Esfregue com uma escova de dentes (de cerdas macias). Use uma escova velha de cerdas macias para retirar a sujeira com delicadeza. A pasta pode ser aplicada a um pano para polir também. Se estiver vendo arranhões na sua joia, provavelmente é a escova de dentes, não a pasta - use a escova mais suave possível.
- Você pode também esfregar apenas pasta de dentes não diluída. Isto, no entanto, pode ser difícil de enxaguar das fendas em suas joias.
-
Enxágue bem em água limpa. Da mesma forma que enxagua depois de escovar os dentes, você deve enxaguar sua joia para remover qualquer sujeira solta!Publicidade
-
Saiba quando isso é apropriado. O ouro em si pode ser fervido sem problemas. No entanto, ferver pedras delicadas (como opalas, pérolas, coral e pedras semipreciosas) pode fazer com que elas quebrem ou sejam danificadas - especialmente se a joia estiver fria antes de ser fervida. Ferver também é uma má ideia para joias com pedras preciosas coladas, pois isso pode afrouxar a cola. No entanto, se estiver buscando limpar joias muito sujas feitas totalmente de ouro ou com pedras “fortes” (como diamantes), ferver é uma boa opção.
-
Ferva a água. Não precisa ferver uma grande quantidade - apenas o suficiente para submergir todas as joias. Enquanto estiver esperando, arrume as peças em uma vasilha resistente ou em outro recipiente que não será danificado pela água fervente. Tigelas ou pratos de metal ou pyrex são boas escolhas.
- Organize as joias no prato ou tigela para que nenhuma peça fique encoberta - a água deve ser capaz de alcançar cada uma.
-
Com cuidado, despeje a água sobre suas joias. Tome muito cuidado para não deixar respingar - a água fervente pode causar queimaduras graves. Quando todas as joias estiverem completamente submersas, você adicionou água suficiente.
-
Espere a água esfriar. Quando puder colocar as mãos na tigela sem problemas, pode remover as joias. Depois disso, esfregue cada peça com uma escova macia, seque dando batidinhas com uma toalha macia e coloque-as para secar ao ar livre.
- Não tenha medo se a água parecer suja - isso é bom! Conforme a água fervente afrouxa a cera, a sujeira etc. que está acumulada na sua joia, essa sujeira pode flutuar até a superfície da água. Quanto mais suja ficar a água, mais sujeira você removeu!
Publicidade
Dicas
- Guarde suas joias de ouro de uma maneira que evite arranhões. Cada peça deve ser armazenada em seu próprio saco de pano.
- Você pode remover gordura teimosa de joias de ouro mergulhando a peça em álcool (a menos que haja pedras coladas nela). [4] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de que você sempre pode levar suas joias para um profissional.
Publicidade
Avisos
- Não use alvejante ... Aliás, não exponha as joias a qualquer produto com cloro, pois ele pode desbotá-las permanentemente.
- Se tiver um anel de ouro com um diamante ou qualquer tipo de pedra preciosa, veja se as garras não estão danificadas e se não há risco da pedra cair.
Publicidade
Referências
Publicidade