Baixe em PDF Baixe em PDF

Os pisos de parquet são duráveis, baratos e bonitos. A padronagem deles combina com praticamente todos os cômodos, seja com design intricado ou com design simples. O único ponto "negativo" é a necessidade de manutenção frequente para que o piso continue limpo e com cara de novo. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Mantendo o piso

Baixe em PDF
  1. O aspirador de pó é sua primeira arma na limpeza do parquet. Como o material é composto por diferentes tipos e tamanhos de madeira, o aspirador é capaz de remover a sujeira entre as ranhuras, facilitando a limpeza mais tarde. [1]
  2. Existem modelos de esfregão próprios para pisos de madeira ou parquet que podem ser utilizados também. Varrer é importante para coletar a sujeira que não foi recolhida pelo aspirador de pó.
  3. Use um esfregão úmido caso tenha um piso de parquet selado. O segredo é usar a menor quantidade de água possível, começando em um canto e fazendo movimentos circulares para remover o excesso de sujeira. Torça bem o esfregão e repita até que o piso fique seco.
  4. Siga os Passos acima a cada duas semanas, ou com mais frequência. Assim, você não precisará repetir a limpeza profunda com muita regularidade, além de evitar o acúmulo de sujeira entre os painéis de madeira.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo uma limpeza profunda

Baixe em PDF
  1. Comece a limpeza profunda como faria com uma limpeza geral. Se quiser, passe um esfregão com água no piso.
    • Mais tarde você passará o esfregão com um produto de limpeza, mas é bom limpar o piso duas vezes. [2]
  2. Existem diversas soluções de limpeza para esse tipo de piso, com algumas limpando e selando a madeira. Esse tipo de produto limpa, dá polimento e reveste o piso.
    • Procure por produtos comerciais que realcem o piso com nutrientes e aditivos.
    • Os produtos de limpeza de madeira funcionam para pisos de parquet, pois são feitos de lascas de madeira.
    • É importante vedar o piso para aumentar a durabilidade dele.
    • Evite ceras e outros produtos que prometam um acabamento brilhoso, pois eles criam problemas na hora de revestir o piso.
  3. Não é preciso comprar produtos comerciais, pois você pode simplesmente usar detergente de louça para limpar o piso. Misture um balde de água morna com ¼ xícara de detergente neutro e pronto!
    • Não use vinagre, amônia, produtos com pH alto e nem sabões à base de óleo. [3]
  4. O segredo para limpar o piso, independentemente do produto utilizado, é usar uma pequena quantidade de água. Siga as instruções do fabricante do produto escolhido, sempre o diluindo na quantidade recomendada de água. Mergulhe o esfregão e lembre-se de escorrer bem ele.
    • A água é inimiga número um dos pisos de madeira. Use a menor quantidade que puder!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Protegendo o piso

Baixe em PDF
  1. Coloque um tapete ou uma passadeira sobre os pontos por onde muitas pessoas passam. É uma boa ideia também colocar alguma borrachinha nas pontas dos tapetes para que eles não escorreguem. [4]
    • Coloque capachos próximos das portas para que as pessoas não levem sujeira para dentro dos cômodos.
    • É uma boa ideia também colocar um capacho na porta de entrada para que todo mundo limpe o pé antes de entrar em casa.
  2. Para proteger bem o piso, é preciso remover todos os móveis do local, limpando a madeira de modo uniforme. Quando for tirar a mobília, manuseie-a com cuidado para não riscar o chão.
  3. É importante que eles tenham unhas curtas para não arranhar o chão, principalmente ao brincar e correr. Nunca remova completamente as garras dos bichos, pois isso é desumano e cruel.
  4. Caso derrame algo no piso, separe alguns minutos para fazer a limpeza em vez de deixar para depois. Assim, você evita manchas e problemas futuros. Use um pano úmido!
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Aspirador de pó.
  • Vassoura.
  • Esfregão.
  • Balde.
  • Sabão próprio para pisos de madeira.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 976 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade