Baixe em PDF
Baixe em PDF
Já dizia o rei do rock´n roll Elvis Presley: “Não chegue nem perto dos meus sapatos de camurça!” De lá para cá, pouca coisa mudou em relação à delicadeza desse material: manchas, arranhões e sujeira ficam evidentes. Mas todos concordam sobre o conforto dos sapatos de camurça, principalmente no inverno. Se o seu par já não parece tão bonito quanto antes, confira as dicas a seguir para limpá-lo e mantê-lo bem conservado.
Passos
-
Uma escovada faz bastante diferença. Uma escovinha para calçados em camurça é baratinha e fácil de encontrar. Caso o sapato venha com um livreto de instruções de limpeza e conservação, procure seguir as dicas do fabricante. A camurça é muito sensível à água, então é melhor tirar a sujeira quando os sapatos estiverem secos.
-
Escove delicadamente para tirar o pó e a sujeira seca. Procure evitar o movimento de vai-e-vem com a escova — procure escovar sempre no mesmo sentido. Seus sapatos já vão parecer mais novos sem o pó e a sujeira acumulados.
-
Escove com vontade para remover arranhões. Quando seus sapatos sofrem um arranhão, a camurça é forçada e empurrada para baixo em uma determinada direção. Traga o material de volta à posição original usando uma escova e esfregando para a frente e para trás. É melhor usar uma escova própria para calçados de camurça.
- Para arranhões que não saem com a escova, experimente raspar delicadamente a região afetada com uma faca para levantar as fibras do material.
-
Use uma borracha para manchas mais difíceis. Para estas manchas, experimente esfregar uma borracha (dessas que você usa na escola mesmo). Você pode também usar uma borracha feita especialmente para tirar arranhões de calçados de camurça. Pressione com cuidado sobre a área afetada do calçado e aumente a força conforme as manchas ou marcas mais difíceis exigirem.
-
Proteja a camurça. Passe um spray protetor para nobuk e camurça. Ele custa em torno de 20 reais. É importante aplicar o produto uniformemente nos sapatos limpos antes de sair com eles pela primeira vez.Publicidade
-
Umedeça toda a parte externa do calçado. Passe uma escova molhada pelo sapato. A água pode desbotar a camurça, mas se usada do jeito certo, ela consegue remover muitas manchas (inclusive as de água).
-
Retire o excesso de água com um pano seco.
-
Coloque papel amassado dentro para que o calçado não perca a forma original. Só não use jornal, pois ele solta a tinta — o que pode manchar o sapato.
-
Deixe secar de um dia para o outro. Coloque o calçado em um lugar bem-ventilado para que a água evapore por completo.
-
Depois de secos, passe uma escova suavemente pela camurça. Isso ajuda a fazer com que o material volte à sua forma original.Publicidade
-
Para remover manchas de gordura ou de origem desconhecida, use uma escovinha de limpar embaixo das unhas — à venda em perfumarias e drogarias. Esfregue a mancha com a escovinha e água morna. Mas o melhor mesmo é fazer de tudo para evitar que eles manchem de gordura. A camurça absorve a mancha, o que pode comprometer o visual do calçado de forma permanente.
- Há gente que recomende amido de milho quando as manchas de gordura ainda estão frescas. Espalhe o amido de milho sobre a mancha e deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, retire o amido de milho com uma escova e finalize com um ferro de passar roupas para que a gordura restante evapore.
-
Se os sapatos estiverem sujos de lama, deixe que seguem naturalmente. Com uma escovinha, retire a terra sem empurrar a sujeira contra o material. Deixe o calçado secar em um lugar onde a luz do sol bate. Assim que a lama tiver endurecido, já dá para tirar as sujeiras maiores com as mãos. Retire a sujeira restante com uma escova.
-
Use o freezer para retirar chiclete e cera de vela derretida. Coloque os sapatos em um saco plástico hermeticamente fechado (para evitar a contaminação dos alimentos) no freezer. Espere por algumas horas até o chiclete endurecer e poder ser retirado aos pedaços. Finalize com uma escova para camurça.
-
Retire manchas de sangue com bolas de algodão umedecidas com água oxigenada. Pressione o algodão sobre a mancha até que a mancha de sangue comece a sair.
-
Procure retirar manchas de tinta antes que elas sequem — e então use uma lixa. Caso você derrube tinta nos sapatos, procure usar uma toalha o mais rápido possível para absorver parte da tinta. Caso a tinta já esteja seca, experimente usar uma lixa para raspar a mancha. Outra opção é usar uma bola de algodão umedecida com álcool líquido.Publicidade
-
Experimente usar vinagre branco para tirar manchas mais resistentes. Umedeça um pano com um pouco de vinagre e aplique sobre a mancha. Deixe secar e depois passe uma escovinha. Este método também é bom para disfarçar as linhas que aparecem onde o calçado é constantemente dobrado.
-
Use palha de aço (Bombril) para remover manchas secas. Passe o Bombril com firmeza. Depois que a mancha sair, é preciso passar a palha de aço no restante do sapato para não deixar apenas uma área dele “raspada”.
-
Para deixar as manchas mais fáceis de serem removidas, experimente o seguinte truque: passe um polidor de unha no sapato e depois passe o calçado sobre uma fonte de vapor (uma chaleira fervendo ou você pode deixar o sapato no banheiro durante o banho). Assim os poros da camurça vão se abrir e soltar a sujeira mais facilmente.Publicidade
Dicas
- Se os sapatos forem ficar guardados por um bom tempo, embrulhe-os em papel-toalha (que absorve a umidade, evitando o mofo) e guarde-os em uma caixa de sapatos (se pegarem muita luz eles podem manchar). Deixe-os longe do calor e da umidade.
- Usar tinta para camurça para disfarçar a sujeira não é uma boa ideia. Ela pode danificar permanentemente os sapatos.
- Quando o calçado de camurça pega um pouco de chuva ou derruba-se um pouco de água nele, nada melhor para absorver a água do que papel-toalha. Basta pressionar o papel na camurça por alguns segundos.
- Não se esqueça de lavar o cadarço dos sapatos separadamente. Dependendo do material, eles podem até ser lavados na máquina.
Publicidade
Avisos
- Ao usar spray protetor para camurça, é importante estar em um local bem ventilado para que a química do produto não seja aspirada. Vale lembrar também que esse spray é inflamável.
- Não use jornal para forrar os calçados a fim de preservar o formato ou absorver a umidade. Esse tipo de papel pode manchar os sapatos em contato com a umidade.
- Evite solventes para limpeza a seco. Eles podem até remover as manchas, mas as substâncias tóxicas presentes nunca deixarão a sua casa, por mais que você a limpe.
Publicidade
Publicidade