Baixe em PDF Baixe em PDF

Mesmo sendo muito cuidadoso com a manutenção do narguilé, ele ocasionalmente precisará de uma limpeza minuciosa para que continue produzindo o melhor aroma possível. Divida todo o processo em quatro etapas: mangueira, partes pequenas, tubo e base.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Limpando a mangueira

Baixe em PDF
  1. A mangueira pela qual se traga a fumaça é conectada à base do narguilé, mas essa conexão não é permanente. Delicadamente, torça a mangueira de um lado para o outro a fim de separá-la da base.
    • Caso a mangueira esteja bem presa, continue a torcê-la com cuidado em vez de puxá-la com força. Não faça força para não danificar o narguilé.
  2. [1] Isso pode ser feito sempre que você usar o narguilé — e só leva alguns segundos. Colocando os lábios na boquilha por onde se traga a fumaça e soprando-a com força, você expulsará a fuligem que está presa no interior da mangueira e poderia interferir no sabor da próxima vez que você usar o narguilé.
  3. Faça-o sempre que perceber alterações no gosto da fumaça — o que deve acontecer a cada dez usos, aproximadamente. Se a mangueira é de borracha ou de plástico e é assinalada como "lavável", você pode enxaguá-la a cada quatro ou cinco usos. Sabão e outros produtos químicos não devem ser empregados na lavagem: basta correr água de mangueira pela torneira.
    • Abra a torneira e ponha uma ponta da mangueira sob a água corrente. Verifique se a água sai do outro lado.
    • Posicione a outra ponta de tal modo que a água passe pela mangueira e caia no ralo da pia.
    • Após deixar a água correr pela mangueira por trinta segundos, aproximadamente, desligue a torneira.
    • Levante uma ponta da mangueira para escoar a água totalmente.
    • Pendure-a e coloque uma toalha sob ela para reter a água que pingará à medida que ela seca.
    • Não utilize a mangueira até que ela esteja totalmente seca.
  4. [2] Na hipótese de a mangueira ser de material não lavável, será preciso soprá-la para eliminar a sujeira que pode ter se acumulado ali após vários usos.
    • Segure as duas pontas da mangueira com uma só mão.
    • Com força moderada, bata-a contra um objeto macio mas resistente para desalojar a sujeira.
    • Um sofá seria um bom objeto para bater a mangueira. Não escolha superfícies que possam danificá-la, como concreto e alvenaria.
    • Sopre o mais forte possível por cada ponta da mangueira para expulsar a sujeira.
    • Prenda-a a um aspirador de pó ou a uma bomba de ar comprimido (como uma bomba de pneu de bicicleta) se você não tiver o fôlego necessário.
Parte 2
Parte 2 de 4:

Limpando as partes menores

Baixe em PDF
  1. Como a parte superior é apoiada pela base, remova todas as peças para que o narguilé não tombe. Guarde todas elas num local seguro para não perdê-las.
    • Desparafuse e retire a válvula.
    • Remova o anel de borracha da saída da mangueira.
    • Remova o fornilho de cima do narguilé.
    • Remova o anel de borracha que fica sob o fornilho.
    • Tire o cinzeiro e descarte, com cuidado para não derrubá-las, quaisquer cinzas que estejam nele.
    • Com delicadeza, torça e puxe o tubo da base para desencaixá-lo. Coloque-o de lado.
  2. [3] Havendo papel-alumínio e tabaco no fornilho, jogue-os no lixo. Para não sujar os dedos, embrulhe-os com a face limpa do papel-alumínio e raspe o fornilho.
  3. Os anéis de borracha são os componentes que amortecem os pontos de contato entre as várias peças do narguilé, impedindo que elas se danifiquem. Não têm tanta influência sobre o sabor da fumaça, mas, de qualquer modo, é bom mantê-los limpos. Simplesmente coloque-os sob água morna corrente e, com os dedos, esfregue a superfície para tirar a sujeira que talvez tenha se acumulado ali. Deixe-os secar sobre uma toalha.
  4. Mais uma vez, coloque-a sob água morna corrente, esfregando a superfície com os dedos. Deixe-a secar na mesma toalha.
  5. Se você não tem se dedicado à manutenção regular do narguilé, pode haver nele uma crosta de material carbonizado. Se há apenas cinzas soltas, basta enxaguá-lo com água morna e esfregá-lo com os dedos.
    • Se há pontos pretos grudados no cinzeiro, enxágue-o com água quente. Esfregue-o com palha de aço para desalojar as cinzas.
    • Continue a enxaguar até limpar o cinzeiro e até que a água escorra limpa.
    • Deixe-o secar na toalha.
Parte 3
Parte 3 de 4:

Limpando o tubo

Baixe em PDF
  1. Sendo o tubo tão longo, talvez seja impossível encaixá-lo entre a bica da torneira e o fundo da pia. Nesse caso, encha um copo ou jarra com água da torneira e despeje-a sobre o tubo. Coloque-o sobre a pia para que a água seja drenada. Faça isso por cerca de 30 segundos.
  2. [4] Esse instrumento, que vem de fábrica com a maioria dos modelos de narguilé, é uma haste longa e delgada em cuja ponta há cerdas rígidas. Se o seu narguilé não veio com uma, você pode comprá-la em lojas especializadas ou via internet.
  3. [5] Coloque o dedo indicador numa das entradas do tubo e aponte-o para cima. Na outra ponta, deposite duas colheres de sopa de suco de limão (caseiro ou industrializado). Pegue a escova e esfregue o suco contra as paredes do tubo.
    • Lembre-se de virar a outra ponta do tubo para cima e repetir o procedimento.
  4. Deposite algo entre um quarto e meia colher de chá de bicarbonato de sódio no tubo. Esfregue o tubo mais uma vez, de ambos os lados.
  5. Colocando-o de pé sobre a pia, despeje água morna dentro dele com um copo ou jarra para enxaguar a mistura de limão e bicarbonato de sódio. Faça-o em ambas as aberturas do tubo, demorando ao menos trinta segundos em cada uma.
  6. Ambas, localizadas nas laterais do tubo, podem ficar expostas ao fluxo de água inclinando-se a peça. Mais uma vez, use um copo ou uma jarra caso a distância entre a pia e a torneira não acomode a peça. Enxágue por ao menos trinta segundos.
    • Esfregue o dedo na abertura da mangueira para livrá-la de qualquer sujeira que possa ter se acumulado ali.
  7. Ponha-o na mesma toalha onde se encontram as partes menores do narguilé. Colocar tudo num mesmo lugar diminui a chance de que algo seja perdido.
    • Apoie-o contra uma parede, se possível, e a gravidade cuidará de escorrer a água do tubo.
Parte 4
Parte 4 de 4:

Limpando a base

Baixe em PDF
  1. Se a água do último uso do narguilé ainda está na base, despeje-a no ralo da pia, tomando cuidado para não derrubá-la dos lados.
  2. Verifique, no entanto, se a peça está em temperatura ambiente antes de despejar nela a água quente, pois, se você tiver usado o narguilé há pouco, há a probabilidade de o vidro trincar.
    • Com os dedos, esfregue o interior da base até onde for possível alcançar.
    • Despeje a água outra vez.
  3. Na base do narguilé, coloque cerca de duas colheres de sopa de suco de limão e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Agite a base para misturar os dois ingredientes. É normal que eles efervesçam ao entrar em contato um com o outro.
  4. A escova da base do narguilé é mais curta e tem cerdas maiores do que a do tubo. Ela vem de fábrica com muitos modelos de narguilé. Se não foi assim com o seu, é possível encontrá-la em tabacarias e na internet.
    • Com a mistura de limão e bicarbonato de sódio ainda na base, insira a escova.
    • Gire-a e esfregue-a contra as paredes da base para limpar bem.
  5. Adicionada a água quente à mistura de bicarbonato e limão, cubra a abertura da base com a palma da mão e mexa-a para cobrir toda a superfície interna da peça.
  6. Após encher o recipiente até a borda, coloque-o em algum lugar onde ele não possa ser tombado. Deixe a água agir por pelo menos uma hora, ou, se quiser uma limpeza mais profunda, de um dia para o outro.
  7. Após deixar a solução de água, suco de limão e bicarbonato de sódio agir na base por ao menos uma hora, enxague-a com água quente. Vire-a de ponta-cabeça sobre a toalha e deixe-a secar.

Avisos

  • Lave a mangueira apenas se ela for lavável.
  • Não coloque água quente na base se ela tiver sido usada com gelo recentemente. A mudança brusca de temperatura poderia rachar o vidro.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 985 vezes.

Este artigo foi útil?