PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Deixar a barba "por fazer" é um estilo que mantém os pelos curtos. Antes, esse termo era utilizado para definir um homem preguiçoso demais para barbear-se ou que estava na fase de crescimento dos pelos, mas hoje, isso é considerado um estilo a ser "cultivado". Deixar a barba por fazer pode parecer algo que não exige qualquer esforço, mas não é bem assim - mantê-la como deseja não é necessariamente mais fácil do que barbear-se.

Método 1
Método 1 de 3:

Julgando se o estilo “barba por fazer” é adequado para você

PDF download Baixe em PDF
  1. Os homens podem gostar deste estilo por várias razões, mas ele deve ser considerado principalmente por quem é suscetível à irritação durante o barbear e aos pelos encravados. Manter a barba bem curta pode ajudar a deixar a pele mais limpa, além de dar um “charme” a mais para homens com rostos mais "infantis".
  2. Alguns homens acham que não conseguem deixá-la por fazer devido ao crescimento esparso ou em apenas certos pontos do rosto. Ao barbear-se todos os dias ou a cada dois, fica difícil determinar isto, já que alguns fios podem crescer mais lentamente. Pare de barbear-se por mais tempo que o normal - até cerca de uma semana - e decida se o crescimento dos pelos possibilita o “look” em questão.
  3. Se quer um estilo de barba que não exige muitos cuidados, procure outro. Apesar de não precisar aparar os pelos todos os dias, provavelmente será necessário limpar a barba mais ou menos 3 vezes por semana e o processo pode até demorar mais que o barbear normal.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Determinando o tamanho adequado da barba por fazer

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe a barba crescer até ficar curtinha. Assim como num corte de cabelo, você sempre pode cortar mais, mas não há como fazer os fios crescerem instantaneamente. A barba deve ficar de um tamanho que você sabe que é um pouco maior do que gostaria.
    • Quanto tempo isso levará dependerá totalmente do crescimento da barba - para alguns homens, isso pode significar 3 ou 4 dias e, para outros, mais de uma semana.
  2. Comece passando o barbeador com as lâminas numa configuração maior, deixando os pelos em tamanhos uniformes. O corte menos rente provavelmente irá deixá-la com um “look” meio bagunçado, principalmente para homens que possuem barbas densas e escuras, não dando o efeito de “barba por fazer” que tentavam obter, mas para outros, ele pode funcionar – a barba deve ficar parecida com a que o ator Hugh Jackman mantém. [1]
  3. Ao deixá-los uniformes, comece a aparar a barba um pouco mais sempre que for arrumá-la até encontrar o tamanho que mais o agrada. Ele depende, no final das contas, da densidade e a cor dos pelos e o quão “limpo” o visual de barba por fazer deve ser. [2]
    • Lembre-se de que você pode escolher deixar a barba por fazer em tamanhos diferentes em cada área do rosto para ficar com um “look” mais “limpo”. Avalie se pode ser melhor utilizar uma configuração do barbeador com corte mais rente na área das bochechas e menos próximo no bigode e na mandíbula, para que os pelos pareçam estar mais juntos e não espaçados demais. [3]
    • Não fique preocupado se, ao diminuir o tamanho da barba, alguns pontos pareçam não ter mais pelos. Alguns homens, como o ator Ryan Gosling, deixam a barba por fazer mas praticamente não possuem fios nas bochechas. No próximo passo, você irá “limpar” estas partes com pouca barba.
  4. Ao acertar no tamanho do visual “barba por fazer”, é hora de tirar pelinhos “perdidos” ou partes onde a barba ainda está assimétrica, arrumando os locais em volta das bordas. Para isto, você pode até tirar a proteção do barbeador elétrico e utilizá-lo como um conjunto de pinças elétricas ou até utilizar uma gilete normal. [4]
    • As áreas mais comuns para se dar uma retocada são: na ponta do osso da bochecha (onde existem alguns pelinhos) ou logo acima do lábio superior, um local que pode atrapalhar o bigode que deseja "cultivar".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aparando a barba na área da garganta

PDF download Baixe em PDF
  1. Para muitos homens, é complicado decidir como a aparência da barba por fazer deve ser na área do pescoço. Caso prefira um visual mais “áspero”, é uma boa ideia deixar alguns pelos no pescoço; se quiser um “look” mais limpo (ou se o crescimento de barba no pescoço for esparso demais), existe uma maneira simples de aparar estes fios.
  2. Se optar por deixar a barba por fazer nesta área, ela deve ter uma aparência quase transparente. Use uma configuração de corte rente na mandíbula e outra ainda mais próxima na área em volta do pomo de adão. [5] Desta forma, os pelos ficarão com uma aparência mais natural, sem deixar um contraste grande demais entre a barba por fazer do rosto e no pescoço, que está mais "suave".
  3. Caso prefira utilizar este visual com fios bem curtos e sem barba no pescoço, raspe tudo após a mandíbula. Com os dedos, sinta a área logo após o osso da mandíbula e embaixo do queixo, onde a pele é mais macia, e raspe; é neste local que o pescoço deve ficar “natural”. [6] Ao raspar a partir deste ponto, você permite que a barba por fazer vá até a parte visível da mandíbula e que a linha de maior contraste de barba fique escondida embaixo do queixo.
    Publicidade

Dicas

  • Os barbeadores elétricos com lâminas que podem ser ajustadas são a melhor maneira de controlar o crescimento da barba. É bastante complicado aparar apenas um pouco dela com barbeadores de lâmina única ou com giletes - muito provavelmente, alguns pontos de barba irregular poderão ser encontrados.
  • Experimente o "look" da barba por fazer num fim de semana, nas férias ou durante qualquer outro período de tempo em que a aparência não é tão importante. A velocidade de crescimento da barba e os efeitos geralmente são imprevisíveis quando se tenta deixá-la bem rala.
Publicidade

Avisos

  • Pelos encravados são muito comuns ao deixar a barba por fazer. Eles aparecem como pequenas saliências na pele, como um pelo protuberante. Retire-os com pinças; não use os dedos pois a sujeira das unhas pode levar a uma infecção.
  • Os fios que ficam próximos ao rosto e que são constantemente barbeados ou aparados possuem tendência de produzir óleo, irritando a pele. Não esqueça de lavar o local (tanto em volta como sobre a barba) com frequência, para evitar o aparecimento de espinhas ou outros corpos indesejados.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Barbeador com lâmina ajustável (ao aparar os pelos)
  • Gilete
  • Creme de barbear

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 525 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade