Baixe em PDF Baixe em PDF

O mapa topográfico é um documento bidimensional usado para representar uma área tridimensional a partir de linhas que indicam a elevação na superfície de um terreno. O jeito mais fácil de medir a distância entre pontos diferentes de um mapa desses (ou de qualquer outro tipo) é usar uma ou mais linhas retas, embora o resultado não leve em consideração fatores como inclinação da área. Leia o artigo abaixo e aprenda a fazer a aferição corretamente!

Método 1
Método 1 de 3:

Determinando a distância usando a escala linear

Baixe em PDF
  1. Coloque um pedaço de papel no mapa e alinhe as extremidades de um mesmo lado a dois pontos cuja distância você queira calcular. Para referência, pense em um ponto A e outro B. Em seguida, desenhe um traço exatamente onde cada área da folha se encontra.
    • Você precisa de um pedaço de papel que seja longo o bastante para marcar os dois pontos do mapa. Por isso, este método é mais indicado com distâncias curtas.
    • Segure bem o papel no mapa enquanto você faz os dois pontos para evitar qualquer erro no cálculo da distância.
  2. Encontre a escala linear, que costuma ficar no canto inferior esquerdo do mapa topográfico. Coloque o papel com os dois traços contra ela para começar a ler a distância indicada. Preste atenção à proporção que a escala traz: ela vai indicar que cada unidade do mapa equivale a "x" unidades na vida real.
    • Por exemplo: muitos mapas topográficos têm a escala 1:100000, indicando que 1 cm equivale a 100.000 cm (ou seja, 1 km). [1]
    • A escala linear também pode conter partes diferentes: a escala primária, que mostra unidades inteiras que aumentam a partir de zero da esquerda para a direita, e a escala de extensão, que mostra relações equivalentes de unidades aumentando a partir de zero — mas da direita para a esquerda.
    • Repetindo: este método é recomendado para quem tem mapas pequenos, cujas distâncias o pedaço de papel consiga cobrir.
  3. Alinhe o traço do lado direito do papel a um número inteiro na parte primária da escala linear. Nesse momento, o traço esquerdo deve ficar em algum ponto dentro da escala de extensão.
    • O ponto de alinhamento do traço da direita (na escala primária) depende do ponto onde o traço da esquerda cai na escala de extensão. Aquele primeiro deve ficar sobre um número inteiro.
    • O número inteiro sobre o qual fica o traço da direita indica que a distância real equivale a pelo menos "x" metros, quilômetros ou outra unidade de medida em relação ao valor indicado no mapa. Depois, você vai usar a escala de extensão para determinar o resto da distância com precisão.
  4. Determine o resto do valor em incrementos menores a partir da parte de extensão da escala linear. O ponto onde o traço da esquerda fica no mapa vai indicar um décimo de uma unidade inteira que você precisa adicionar ao valor final.
    • A escala de extensão costuma ser dividida em pequenos retângulos pretos e brancos alternados.
    • Você pode fazer uma estimativa em incrementos menores dividindo cada retângulo visualmente em dez partes e vendo onde o traço da esquerda cai.
    • Imagine, por exemplo, uma escala linear que mostra 1000 metros para cada centímetro: se você alinhar o traço da direita com o ponto 3, vai contar pelo menos 3000 metros no valor final; se o traço da esquerda ficar sobre o retângulo da escala de extensão que indica 900 metros, é preciso somar esses 900 metros à distância; nesse caso, o valor final seria de 3.900 m.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Determinando a distância usando uma escala cartográfica

Baixe em PDF
  1. Ponha um pedaço de papel entre os dois pontos do mapa (A e B) cuja distância você quer calcular. Em seguida, faça um traço em cima de cada um.
    • Segure bem o papel no mapa enquanto você faz os dois pontos para evitar qualquer erro no cálculo da distância.
    • Se quiser, você pode usar uma régua ou fita métrica para calcular a distância e anotar o valor na forma da menor escala cartográfica possível.
  2. Coloque uma régua ou fita métrica em cima do pedaço de papel e anote a distância entre os dois pontos. Este método é mais recomendado quando o mapa é grande demais para a escala linear, bem como para quem quer achar números mais precisos.
    • Como você provavelmente vai medir tudo em centímetros, encontre a distância até o milímetro mais próximo.
    • Observe a escala do mapa. Ela deve trazer uma proporção e uma escala linear em centímetros, mas também pode mostrar alguma equivalência (como "1 centímetro = 1 quilômetro").
  3. Transforme os valores em uma relação de escala cartográfica para determinar a distância real entre os pontos que você destacou no mapa. Multiplique os dois.
    • Por exemplo: digamos que o mapa tem uma escala de 1:10000; se você tiver calculado 10 cm entre os traços A e B, multiplique 10 por 10000 para chegar a 100000 centímetros. Portanto, a distância real entre os pontos é de 100.000 cm. [2]
    • Em seguida, você pode converter o número para uma distância mais relevante. Por exemplo: 100.000 cm equivalem a 1 km. [3]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tirando outras medidas

Baixe em PDF
  1. Caso a distância entre os dois traços seja longa demais para a escala linear, você pode tirar a medida várias vezes com ela e somar o total — ou usar uma régua ou fita métrica.
    • Se a área for muito longa, coloque o traço da direita no número mais distante da escala primária. Em seguida, faça outro traço no papel no ponto onde a escala de extensão termina na esquerda. Anote o valor. Use esse novo número como novo traço da direita e tire a medida usando a escala normalmente. Por fim, some isso ao número que você tinha antes para chegar à distância total.
    • Para medir a distância entre os pontos do papel ou dois pontos do mapa, é melhor você usar uma fita métrica mais longa.
  2. Determine se a rota que você quer medir tem vários pontos ou tem forma de curva, não de linha reta. Nesse caso, faça várias aferições seguindo o primeiro método deste artigo e some os valores.
    • Use um pedaço de papel para determinar a distância no mapa. Marque várias linhas retas ao longo da curva e some tudo.
    • O resultado vai ficar mais preciso se você marcar o maior número possível de linhas retas dentro de uma curva. [4]
  3. Determine se o mapa indica a distância entre a extremidade dele e um ponto que não aparece no documento, como uma cidade ou outro marco específico. Some essa distância ao valor em linha reta em relação a um ponto dentro do mapa e a extremidade.
    • Use um pedaço de papel ou uma régua para medir a distância entre um ponto A e a extremidade do mapa. Em seguida, some a distância entre a informação marginal e a cidade ou outro marco que está fora do documento.
    • Não se esqueça de ver se todas as unidades de medida são iguais antes de somar dois valores.
    Publicidade

Avisos

  • Especialistas não recomendam o uso de linhas retas para determinar distâncias de viagem, já que essa tática não leva em consideração alterações na elevação e outros traços do terreno. A distância real provavelmente vai ser maior do que a que o mapa topográfico indica.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Mapa topográfico.
  • Pedaço de papel com extremidades retas.
  • Lápis ou caneta.
  • Régua ou fita métrica (opcional).
  • Calculadora (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 679 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade