Baixe em PDF Baixe em PDF

Há muita polêmica e controvérsia em relação ao processo conhecido como fracking ou fraturamento hidráulico. No entanto, muitas pessoas não compreendem como ele funciona e qual a sua finalidade. Para se informar e não tirar conclusões precipitadas, leia este artigo, que fornece um resumo rápido sobre cada passo do fracking.

  1. 1
    Um poço é cavado no chão até que atinja camadas permeáveis de folhelho. [1]
    • Assim que chega às camadas mais ricas em gases, o processo é redirecionado na horizontal, em direção às camadas rochosas. A perfuração ocorrerá paralela à superfície e em uma profundidade muito grande, que varia de 2 mil a 3,6 mil metros. O poço escavado é protegido por aço e concreto quando a perfuração passa o nível aquífero subterrâneo. [2]
    • Dentro do folhelho, existem pequenas fissuras e orifícios em que estão localizados os gases naturais. Através do uso de pressão, eles serão expandidos.
  2. 2
    Depois, é bombeado um fluido de fracking de alta pressão. Ele é constituído de água, areia e de cinco a dez componentes químicos de várias toxicidades. [3] Através de bombas, o líquido é despejado na tubulação.
    • A alta pressão e a intensidade do fluido invadem o folhelho, bem como suas rachaduras e fendas.
    • Na água, flutuará areia e componentes químicos de alta pressão. Exatamente devido à alta pressão dos fluidos durante o fraturamento hidráulico, os produtos químicos são levados para as rachaduras e fendas da rocha de folhelo. [4]
  3. 3
    Nesse momento, a rocha de folhelho é fraturada. A pressão interna dela faz com que o fluido de fracking volte à superfície.
    • Esse líquido é armazenado em um tanque especial, que depois será transferido a uma estação de tratamento. [5]
    • À medida que o fluido volta pela tubulação, as fendas e rachaduras do folhelho tentarão fechar, já que a pressão não vai mais as manter abertas.
  4. 4
    Serão utilizados propantes para manter as rochas fraturadas “abertas”. Os propantes, que são minerais industriais muito utilizados na exploração de depósitos combustíveis, ficam nas rachaduras depois que a água sair, mantendo abertas as fraturas que foram criadas no folhelho, evitando que fechem novamente.
    • Devido à altíssima pressão da rocha de folhelho em volta, os propantes de fracking precisam ser muito fortes e terem alta resistência.
  5. 5
    Nesse momento, o gás natural será coletado. Antes preso dentro do folhelho, o gás começará a sair das camadas de folhelho porque os propantes de alta resistência estão mantendo rochas abertas.
    • O gás de folhelho, também conhecido como gás de xisto, sairá das fissuras e adentrará a tubulação perfurada.
  6. 6
    O gás natural será transferido para os tanques de armazenamentos conectados à tubulação. Posteriormente, ele é encanado para ser distribuído. [6]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 758 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade