PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fazer um mapa é fácil e simples. Basta seguir estes passos e você estará fazendo mapas em alguns minutos. São dicas simples e muito úteis para qualquer situação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Planejando seu mapa

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de começar a esboçar os desenhos, decida o que você vai recriar. Você pretende mostrar um planeta inteiro em um plano só, um hemisfério, um continente, país, estado ou cidade? Isso vale tanto para mapas comuns quanto para aqueles feitos para reproduzir lugares que existem apenas na ficção.
  2. Para mapas de escala maior, é preciso mostrar oceanos, rios e lagos. Já mapas menores mostram apenas partes do oceano, rios ou alguns lagos e reservatórios. Se você quer mostrar um arquipélago, seu mapa será composto principalmente por água com algumas ilhas pontilhadas.
  3. Que tipo de mapa você pretende fazer? Alguns exemplos incluem mapas geográficos e físicos, políticos ou guias de estrada. O tipo de mapa vai determinar o modo de representar o lugar. Logo, você precisa decidir qual será o tipo antes de começar o projeto. Pode-se fazer um mapa que seja uma combinação de vários tipos, mas será necessário diminuir o número de detalhes para evitar o excesso de informações para quem for ler o mapa.
    • Pode-se também criar um mapa tomando como base outras características, tais como rotas comerciais, principais focos populacionais ou línguas diferentes.
  4. Esse ponto é diretamente relacionado à escala do mapa. Você planeja representar apenas os lugares maiores e mais importantes? Ou talvez tenha interesse em mostrar os menores e mais específicos aspectos do lugar? O nível de detalhamento terá um impacto significativo no tamanho físico do mapa (cujo desenho pode consumir várias cartolinas juntas ou apenas um quarto de uma folha de sulfite).
  5. [1] Ele é importante para determinar certos aspectos físicos do mapa. Há muita chuva ou desertos? Neve ou neblina? Esses detalhes entram na composição do mapa para que ele seja mais próximo da realidade.
  6. Pode ser desenhado à mão ou usando um programa de computador. Pode-se até mesmo usar um gerador de mapas online, disponível na internet. Cada método exigirá uma preparação diferente. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenhando o seu mapa

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece com linhas retas delimitando as porções de terra. E seguida, refaça o contorno com linhas mais onduladas para representar o litoral e fronteiras.
    • Leve em conta também as placas tectônicas do lugar.
    • Acrescente detalhes como penínsulas, ilhas, arquipélagos, deltas e enseadas.
  2. Elas podem ser lagos, rios, canais, baías ou riachos.
    • Caso uma hidrovia seja pequena mas importante, mesmo que não fosse aparecer em uma foto via satélite em um mapa de grande escala, você pode representá-la e fazer uma legenda explicando que esse detalhe do mapa está fora de escala.
  3. Montanhas, cordilheiras, vales, desertos, florestas e planícies geralmente fazem parte dos mapas. Ao considerar também os fatores climáticos, pode-se ainda fazer selvas, florestas tropicais, pântanos, pradarias e recifes de corais. [3]
  4. Faça o contorno dos países e acrescente as principais cidades. Defina as divisas para continentes, estados e territórios usando linhas simples. Pode-se mostrar as cidades com o símbolo que você quiser. Normalmente, elas são representadas com estrelas.
  5. As cores podem melhorar bastante a qualidade de um mapa. [4] Elas podem demarcar tipos diferentes de relevos ou demarcar países, por exemplo. Caso não queira pintar, procure pelo menos fazer um sombreado. Pode-se usar camadas diferentes de cores para itens específicos como florestas ou cidades, ou usar somente 2 a 3 cores para as demarcações básicas.
  6. Escreva o nome das áreas mais importantes, usando letras maiores para representar lugares mais importantes. Pode-se usar uma fonte diferente para cada tipo de lugar ou detalhe no mapa. [5]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Acrescentando informações

PDF download Baixe em PDF
  1. [6] Ela pode ser uma tabela pequena explicando os símbolos e cores usados. Dessa forma, quem ler o seu mapa vai poder entender o que significa determinada linha ou marca, ou por que você decidiu pintar determinado detalhe com amarelo, por exemplo.
    • A lista também pode ser chamada de legenda.
  2. Ela representa quantos quilômetros estão representados em cada centímetro quadrado. Pode-se criar uma pequena escala desenhando uma régua no final do mapa, mostrando a distância representada em uma determinada área. Outra opção é inserir um mapa com aumento ou diminuição para representar melhor a escala. Ou basta escrever a proporção usada. Por exemplo: 1 cm : 100 km.
  3. Pode-se acrescentar uma bússola em um espaço em branco. Ou seja, mostre onde estão os pontos Norte/Sul e Leste/Oeste. Isso é útil principalmente em mapas que estão de cabeça para baixo ou outras posições incomuns.
  4. Elas não são necessárias em um mapa de ficção, mas são quase sempre presentes nos mapas reais. Essas linhas dividem o mapa na vertical e na horizontal para facilitar a localização de lugares específicos através do uso de coordenadas. As linhas devem ser retas e espaçadas uniformemente.
  5. As áreas representadas nos mapas geralmente mudam com o tempo (até mesmo em mapas de ficção). Logo, é preciso anotar a dara e a hora em que o mapa foi desenhado.
  6. Elas são bastante úteis em mapas ficcionais e costumam aparecer na parte de baixo, depois que todas as outras informações já foram registradas.
    Publicidade

Dicas

  • Procure fazer o contorno do mapa em rascunho e depois transferir o projeto para um bom papel de desenho.
  • Se ajudar, faça uma escala de populações e da área antes de fazer o mapa. Isso o ajudará no efeito de escala global. Em todo caso, procure deixar os detalhes para depois que todos os outros aspectos mais importantes e abrangentes tiverem sido representados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 103 127 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade