Baixe em PDF Baixe em PDF

Os hamsters são excelentes bichos de estimação para adolescentes e adultos, mas eles costumam ser mal compreendidos. Tratam-se de criaturas territoriais muito ativas e que gostam de cavar. Os hamster também são animais muito limpos e precisam de um lar higiênico. Monte um bom ambiente para o hamster para que ele não fique estressado e nem entediado. A gaiola é o maior investimento que você fará, portanto, pense bem nas necessidades do bichinho antes de escolher um modelo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Comprando uma gaiola

Baixe em PDF
  1. Você precisa pensar bem no tipo e no tamanho da gaiola necessária para que o hamster fique o mais feliz possível. [1] As gaiolas com grades ou telas de aço inoxidável normalmente são preferíveis às com lados sólidos. O piso deve ser sólido para que você possa acolchoá-lo e o hamsters possa cavar e criar tocas. [2]
    • Os hamsters sírios e chineses não devem ser mantidos juntos em uma jaula, pois são territoriais e podem brigar até a morte. [3]
    • Gaiolas menores que, conectadas, formam uma estrutura de cerca de 10 metros quadrados não contam, como no caso da Habitrail Ovo. Hamsters correm muito na natureza, então eles precisam de um espaço comprido pelo qual possam se movimentar, e não uma série de compartimentos minúsculos ligados uns aos outros.
  2. Existem três tamanhos mínimos populares no mundo; por mais que essas não sejam leis, o ideal é procurar a maior gaiola possível. O mínimo americano é realmente pequeno, enquanto o mínimo alemão é ideal e o mínimo da Associação de Proteção aos Animais do Reino Unido é apenas bom. Não junte gaiolas pequenas para obter a medida mínima, pois os hamsters precisam de espaço para correr como fariam ao ar livre. Os tamanhos mínimos são:
    • Padrão mínimo americano – 23 cm².
    • Padrão mínimo da Associação de Proteção aos Animais do Reino Unido – 80 x 50cm.
    • Padrão mínimo alemão – 1 m².
    • Por mais que as recomendações variem, o princípio básico é: quanto maior, melhor. [4]
  3. Por mais que o ideal seja utilizar uma gaiola nova, é possível utilizar uma usada, basta limpá-la com sabonete infantil neutro e enxaguá-la bem. Utilize uma mistura de vinagre branco e água ocasionalmente para remover os odores do ocupante anterior. Se preferir, utilize um desinfetante seguro para animais.
  4. Pense bem, pois o local contribuirá para o bem-estar do hamster. Evite o calor extremo da luz solar direta e de fontes de calor. Evite também ambientes frios demais. Se não quiser deixar o hamster dentro de casa, coloque-o na garagem ou em um ambiente similar, mas encha a gaiola de materiais que possam ser utilizados para aquecer o animal.
    • Os hamsters são muito sensíveis à luz e às frequências sonoras altas. Não o coloque em um ambiente onde as luzes costumam ser muito utilizadas durante a noite e mantenha-o longe de televisões, computadores, fontes de água corrente e aspiradores de pó. Os ultrassons gerados pelos aparelhos podem incomodar muito o hamster. [5]
    • Caso o chão ao redor da gaiola fique sujo por conta do hamster, pegue uma caixa de papelão grande o suficiente para acomodar a gaiola (com certa folga) e corte a parte de cima dela, deixando cerca de 10 centímetros nas laterais. Isso deve ser suficiente para captar os detritos lançados pelo hamster.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Equipando a gaiola

Baixe em PDF
  1. Os hamsters são animais muito ativos e que precisam de muitos exercícios diários. Os hamsters anões e chineses precisam de uma roda de no mínimo 20 cm de diâmetro. Os hamsters maiores, como os sírios, precisam de uma roda de no mínimo 30 cm de diâmetro. A roda deve ter um tamanho adequado para o animal e ser sólida; não compre rodas com barras ou telas, pois as patas do hamster podem ficar presas.
    • Para descobrir se a roda é pequena demais, observe o hamster correndo; caso ele esteja com as costas arqueadas, a roda provavelmente não é ideal.
  2. Ao optar por um bebedouro em garrafa, verifique se o modelo não apresenta vazamentos. Fixe o bebedouro do lado de fora da gaiola de modo que o único ponto para obter água fique dentro dela. [6] Ao optar por uma tigela, eleve-a para que o hamster não a enterre ou encha de serragem.
  3. O uso da tigela ajuda a monitorar o quanto os hamsters estão comendo, além de facilitar a limpeza, mas espalhar a comida pela gaiola ativa os instintos naturais dos hamsters. Caso você tenha um par de hamsters anãos, espalhe a comida pela gaiola para evitar brigas. Caso você tenha um hamster chinês ( não acredite caso o vendedor o encoraje a comprar dois, os hamsters chineses são solitários) ou sírio, o ideal é utilizar uma tigela para monitorar a alimentação do animal.
    • Ao optar por uma tigela, compre uma pequena para não ocupar espaço demais na gaiola. [7]
  4. Muitas das casas são adequadas para hamsters anões e chineses, mas muitas são pequenas demais para os sírios. As pontes curvas para hamsters podem ser transformadas em "cavernas" ao serem enterradas na serragem. Alguns hamsters gostam de criar ninhos e precisam de lugares para esconder e armazenar a comida.
  5. Os hamsters são enérgicos e precisam de muitos brinquedos e distrações. Compre opções mastigáveis para ajudar a conter o crescimento dos dentes. Os hamsters também adoram brinquedos onde podem escalar e se esconder. Compre também tubos; por mais que eles não substituam as escavações, os hamsters amam correr por eles. Procure tubos grandes suficientes para seu hamster, principalmente para os sírios, e com ventilação, pois tubos muito longos podem dificultar a respiração do hamster.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Escolhendo o substrato e as coberturas da gaiola

Baixe em PDF
  1. O substrato é o material descartável utilizado na base da gaiola para absorver a urina do hamster e para ser cavoucado. Existem diversas opções além das lascas de madeira e da serragem; alguns site inclusive avaliam os melhores tipos disponíveis no Brasil. Evite substratos de pinho ou cedro, pois eles podem causar problemas respiratórios graves nos hamsters. Crie uma camada com cinco centímetros ou mais para que o hamster tenha material suficiente para cavar. [8]
  2. Você deve fornecer uma "caminha" para o hamster; evite materiais que sejam facilmente destruídos e rasgados como lã e outros tecidos parecidos, pois o hamster pode acabar ingerindo-os e apresentando problemas respiratórios. Em alguns casos, ele pode prender a pata nos fios [9] e puxar o membro até deslocá-lo ou morder a pata até arrancá-la e morrer!
    • O melhor material é o papel higiênico picado, mas você também pode utilizar variantes industrializadas vendidas em pet shops. Monte uma pilha com o material em um canto da gaiola.
    • Você pode comprar sacos de papel picado ou picar rolos de papel higiênico e de lenços que não contenham aditivos.
  3. Monte um estoque de substrato e papel picado em casa para poder fazer trocas frequentes e manter a gaiola limpa e organizada. Recomenda-se remover o substrato molhado com urina diariamente e realizar uma limpeza geral semanalmente. [10]
    • Monte uma rotina de limpeza regular para acostumar o hamster. O animal pode ficar estressado com limpezas frequentes ou infrequentes demais. [11]
    • Remova as fezes do hamster diariamente para prevenir a doença cauda molhada.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Mantendo a gaiola estimulante e saudável para o hamster

Baixe em PDF
  1. Além de mantê-la limpa, compre novos brinquedos e coisas para mastigar e cavoucar. Os hamsters amam morder e destruir rolos de papel higiênico e caixas de papelão (remova a parte impressa, pois a tinta utilizada pode ser tóxica!).
  2. Eles amam a atenção e, por mais que cada um tenha uma personalidade própria, o manuseio regular fará com que ele se acostume com você. [12] Tome cuidado sempre e nunca os pegue pelas patas, pois você pode machucá-los e em alguns casos causar fraturas.
    • Deixe que eles se acostumem com a gaiola antes de pegá-los. A mudança para uma nova gaiola é um evento importante para um hamster e ele ficará mais interessado na atenção humana quando estiver acostumado e feliz.
  3. Além de propiciar um bom ambiente para o animal, é importante checar a saúde dele. Ouça a respiração dele e ligue para o veterinário ao ouvir qualquer ruído estranho. Procure por lacerações nas patas, confira os dentes e veja se não há nenhuma irritação na pele. Verifique se o focinho dele está seco e se os olhos estão limpos.
    • Se possível, pese o hamster para verificar ganhos ou perdas de peso que poderiam indicar problemas.
    Publicidade

Dicas

  • Dê água fresca ao hamster todos os dias.
  • Os hamsters ficam com sede rapidamente e precisam de grandes quantidades de água.
  • Dê alguns petiscos ao hamster todos os dias, mas não exagere.
  • Caso o hamster seja bastante ativo, não o carregue no alto para não derrubá-lo.
  • Caso o hamster costume morder as barras da gaiola, troque-a por um viveiro. Caso essa não seja uma opção, passe suco de limão ou azeite de oliva nas barras para afastá-lo. As substâncias não são tóxicas para o animal, fique tranquilo.
  • Faça pesquisas em fóruns europeus sobre hamsters. As leis de cuidados com animais são mais rigorosas na Europa, o que faz com que as páginas de lá tenham informações mais precisas.
  • Dê muitos brinquedos para o hamster.
  • Não compre gaiolas com piso de tela ou grade, pois você pode machucar os pés do hamster.
  • Esconda petiscos pela gaiola para entreter o hamster.
  • Não compre gaiolas apertadas e com muitos tubos ou itens plásticos, pois elas costumam ser pequenas demais e não agradam o hamster.
Publicidade

Avisos

  • Caso você tenha animais de estimação que possam assustar ou comer o hamster, mantenha a gaiola protegida ou em um cômodo separado.
  • Ligue para um veterinário caso as fezes do hamster estejam moles ou presas no bumbum dele. Esses são sinais de doenças graves!
  • Nunca deixe a gaiola aberta!
  • Não leve o hamster para brincar ao ar livre, pois parasitas, predadores e doenças podem ameaçar o animal.
  • Os hamsters anões devem ser mantidos isolados. Por mais que possam conviver em pares, eles acabarão se isolando. Os hamsters anões ficam muito felizes por conta própria. Nunca coloque um hamster anão junto com hamsters de outra ninhada.
  • Os hamsters sírios e chineses devem ser criados isoladamente, pois eles costumam matar outros hamsters.
  • Caso você tenha um par de hamsters anões, não compre uma gaiola com diversos andares, pois isso causa problemas territoriais.
  • Não confunda os hamsters chineses com os anões. Os hamsters chineses não são animais sociais!
  • Pense bem antes de comprar um hamster para uma criança. Não importa o quanto acredite que ela seja responsável, é provável que ela acabe esquecendo algumas responsabilidades. Caso seu filho queira realmente um animal, adote um gato ou um cachorro; é mais fácil cuidar desses animais, principalmente se eles forem resgatados e adultos. Compre um hamster para um adolescente apenas se ele amar animais; por mais que os adolescentes não costumem machucar os hamsters, eles podem negligenciá-los.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 81 750 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade