Baixe em PDF
Baixe em PDF
Tentar fazer amizade com todo tipo de gente, até aqueles de quem não somos muito fãs, é uma das melhores coisas que se pode fazer. No entanto, quando o santo realmente não bate e não há o que fazer, o melhor é deixar isso claro. Pode ser necessário fazer isso quando alguém o aborda na balada, insistindo para ficar com você; outra possibilidade é informar alguém de que não quer desenvolver uma amizade mais profunda. Talvez você tenha até que romper uma amizade de anos. Em todos esses cenários, o que deve ser feito é não deixar dúvidas de que você nunca será mais do que cordial com essa pessoa.
Passos
-
Seja direta. Quando alguém pedir seu telefone ou chamá-la para um encontro e não houver interesse de sua parte, a maneira mais simples de negar essas investidas é dar uma resposta direta e sem rodeios. Essa abordagem é a mais indicada por não deixar margem para dúvidas e a pessoa poderá seguir em frente. [1] X Fonte de pesquisa
- Dizer “Estou lisonjeada, mas não estou interessada, obrigada” é uma forma educada de ser direta.
- Outra opção seria dizer “Não quero me envolver com ninguém neste momento”.
- A palavra “não” deve ser a parte central de sua resposta. [2] X Fonte de pesquisa
-
Tente uma resposta indireta. Caso não se sinta confortável em rejeitar alguém, é possível ser mais delicado. Isso pode significar fazer um elogio antes de dizer não, por exemplo. [3] X Fonte de pesquisa
- Uma opção é dizer “Você parece um cara legal, mas não quero me envolver com ninguém, então minha resposta é não”.
-
Use uma tática evasiva. Ou seja, desvie da investida usando um artifício, como um número de telefone errado para não precisar rejeitar a pessoa diretamente. [4] X Fonte de pesquisa
- Nesse caso você pode simplesmente inventar um número de telefone, mas lembre-se de não usar números de pessoas conhecidas. Essa tática tem tudo para dar errado, pois a pessoa pode ligar para você na mesma hora para ver se o número é esse mesmo; outra possibilidade é vocês se encontrarem novamente no futuro.
- Você também pode dizer que tem namorado e até usar um amigo para fazer esse papel, mas isso também pode dar errado, ainda mais se você estiver a fim de conhecer pessoas novas, pois isso pode afastá-las.
-
Não diga “me desculpe” ou “sinto muito”. Pedir desculpa demonstra que você sente pena da pessoa e pode piorar muito a sensação de rejeição. Além do mais, por que você pediria desculpas? Não estar a fim daquela pessoa específica não é errado: você tem todo o direito de escolher quem quer paquerar. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Decida se realmente precisa falar algo. Em alguns casos, o melhor é simplesmente ficar quieto e não dizer nada. Quando dizer o que pensa não der jeito na situação, deixe isso para lá e ignore-a, por mais irritante que ela seja. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, falar para um supervisor que você não gosta dele e não o quer por perto não trará nada de positivo para você. Um supervisor está acima de você na hierarquia de trabalho e ele pode fazer da sua vida um verdadeiro inferno. Tal é um caso em que ficar quieto pode ser mais interessante, para não se meter em encrenca e não ser visto como insubordinado.
- Outras situações podem envolver parentes ou amigos da família; se você sabe que verá essa pessoa com frequência, dizer que não gosta dela tornará tudo mais difícil.
- Já no caso de um amigo de seus amigos, seus encontros com eles serão complicados se você simplesmente disser que não o quer por perto.
- Por outro lado, pense se existem motivos reais para não gostar dessa pessoa. Talvez você não tenha uma boa impressão dela, mas não a conheça direito. Tente entendê-la melhor antes de fazer um julgamento precipitado.
-
Seja cortês. É possível falar que não quer alguém por perto ser sem grosseiro, não importa o quanto queira distância desse indivíduo. Fazê-lo o ajudará a não fechar portas com suas atitudes. [7] X Fonte de pesquisa
- Ser franco demais pode dificultar fazer novas amizades e a notícia se espalhará tão rapidamente quanto fogo em um rastro de pólvora.
- Não seja cruel para dispensar os outros. Tenha respeito e aja com tranquilidade.
- Por exemplo, dizer “Eu não suporto a sua presença” é um tapa na cara. Prefira algo como “Nós temos valores muito diferentes e também não tenho tempo para fazer novos amigos neste momento”.
-
Não dê abertura. Uma pessoa que tem suas investidas ostensivamente ignoradas entenderá a mensagem eventualmente. Ou seja, não bata papo e não faça planos com alguém com quem não tem o menor interesse em se relacionar. [8] X Fonte de pesquisa
- Tente não sorrir. Não precisa fazer bico quando ela estiver presente, mas sorrir o tornará aparentemente mais acessível e receptivo a uma abordagem.
- Tenha cuidado, pois você pode ser visto como arrogante ou metido pelos outros com este método.
-
Seja direto. Essa tática pode ser um tanto brutal, mas certamente passará a mensagem de que você não quer contato com a pessoa. Caso você realmente a deteste, ser claro pode ser a melhor solução, mas lembre-se de que ela pode se voltar contra você em determinados ambientes, principalmente o profissional. [9] X Fonte de pesquisa
- Diga algo como “Acho que não seríamos bons amigos, mas foi bom conhecer você!”.
-
Seja honesto sobre o que sente. Pode acontecer de alguém querer desenvolver um relacionamento mais profundo, enquanto você não tem interesse em ser mais do que um conhecido. Nesse caso, diga exatamente o que sente, mas sem censurar a pessoa.
- Para esses casos, você pode dizer algo como “Estou passando por um momento de afastamento social e você parece precisar de um amigo mais próximo. Se me permite, prefiro que retomemos esse contato em alguns meses; até lá, provavelmente estarei em uma situação mais favorável para fazer amizades”.
- Uma alternativa seria “Obrigado por querer minha amizade, e você realmente parece ser uma pessoa muito legal. Mesmo assim, não estou interessado nisto agora. Obrigado”.
Publicidade
-
Reflita sobre o que quer. Pense bem sobre como quer lidar com essa situação e decida o que fará para conseguir isso sem causar conflitos desnecessários. Se o que quer é simplesmente ver a pessoa com menos frequência, não precisará dizer que não gosta dela. Por outro lado, se quer que ela desapareça de sua vida, pode ser melhor falar diretamente ao invés de ignorá-la. [10] X Fonte de pesquisa Faça as seguintes perguntas para si mesmo:
- Que consequências devo esperar por falar o que penso?
- Eu realmente quero que ela me deixe em paz? Se sim, pode ser melhor pedir isso de uma vez por todas.
- O que eu quero é vê-la menos vezes? Nesse caso, posso restringir nossos encontros a uma vez por mês.
- Eu quero magoá-la? Será que me arrependerei disso no futuro?
-
Seja o mais agradável que puder. Apesar da rejeição não ser algo legal, não é necessário ser estúpido. Prefira ser afável, ainda que firme, para que a pessoa não fique triste ou deprimida com a situação. [11] X Fonte de pesquisa
- Dizer “Você é um cretino e não quero mais falar com você” não é a melhor ideia. Prefira algo como “Eu sei que você gostaria que nos víssemos mais vezes, mas sinto que nossos valores são diferentes demais”.
-
Pense na amizade como um relacionamento amoroso. Quando chega o momento de falar que quer um tempo para um amigo, encare-o como um namorado. Ou seja, termine seu relacionamento da mesma forma. [12] X Fonte de pesquisa
- O melhor é ter uma conversa pessoalmente, mas também é possível enviar um e-mail ou carta, se essa for a única maneira viável. Diga suas razões para não querer mais essa amizade. O melhor caminho para esses casos é assumir a responsabilidade por essa decisão, dizendo coisas como “Eu não sou mais aquela pessoa de antes e acho que nossa amizade não faz mais sentido”.
- Você também pode pedir um tempo. Talvez, tudo que você precise é de espaço para pensar melhor. Esse espaço pode evoluir para um distanciamento mais permanente no futuro, com uma atitude mais diplomática.
-
Evite a pessoa. Essa pode não ser a melhor saída, mas é uma solução. Pare de atender as ligações e evite-a quando estiverem no mesmo lugar. Em algum momento ela entenderá o recado e perceberá que você não tem mais interesse nessa relação. [13] X Fonte de pesquisa
- Algumas pessoas tentam esse método para poupar os sentimentos do outro, mas desaparecer da vida de alguém de uma hora para a outra pode gerar uma dúvida até pior do que um confronto, além de adiar o inevitável. A pessoa ficará preocupada e não entenderá que você está tentando cortar o relacionamento. Ser direto ainda é uma opção preferível.
- Mesmo que você a evite ao máximo, se encontrá-la casualmente um dia deverá satisfações a ela, pois certamente perguntará o que aconteceu, se você está chateado, por que a está evitando, etc. Prepare-se para esclarecer essas questões.
- A melhor forma de evitar alguém em um encontro presencial é dizer “Eu adoraria ficar para bater papo, mas tenho que voltar ao trabalho”.
-
Seja realista. Rejeitar dói tanto quanto ser rejeitado, ainda mais se for alguém insistente. Não é possível sair dessa situação sem ferir ninguém. No entanto, se essa amizade é realmente danosa para você, tome uma atitude para que ambos possam ter uma vida mais proveitosa e relacionamentos mais saudáveis.Publicidade
Referências
- ↑ http://www.glamour.com/story/guy-approved-ways-to-turn-down
- ↑ http://verilymag.com/2015/10/relationships-dating-saying-no-rejecting-a-guy
- ↑ http://www.glamour.com/story/guy-approved-ways-to-turn-down
- ↑ http://www.collegefashion.net/college-life/how-to-not-give-out-your-phone-number/
- ↑ http://verilymag.com/2015/10/relationships-dating-saying-no-rejecting-a-guy
- ↑ http://lifehacker.com/5849558/how-to-tell-someone-you-dont-like-them-without-being-an-asshole
- ↑ http://lifehacker.com/5849558/how-to-tell-someone-you-dont-like-them-without-being-an-asshole
- ↑ http://www.nytimes.com/2012/01/29/fashion/its-not-me-its-you-how-to-end-a-friendship.html?_r=0
- ↑ http://lifehacker.com/5849558/how-to-tell-someone-you-dont-like-them-without-being-an-asshole
- ↑ http://lifehacker.com/5849558/how-to-tell-someone-you-dont-like-them-without-being-an-asshole
- ↑ http://lifehacker.com/5849558/how-to-tell-someone-you-dont-like-them-without-being-an-asshole
- ↑ http://www.nytimes.com/2012/01/29/fashion/its-not-me-its-you-how-to-end-a-friendship.html?_r=0
- ↑ http://www.nytimes.com/2012/01/29/fashion/its-not-me-its-you-how-to-end-a-friendship.html?_r=0
Publicidade