Baixe em PDF Baixe em PDF

As orações (do árabe salá ) são um dos cinco pilares do islamismo. As cinco orações diárias são obrigações de todos os muçulmanos adultos, sendo recomendadas também para crianças acima de dez anos, desde que se siga as palavras do Profeta Maomé (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) para que sejam válidas. Acredita-se que a comunicação com Alá trará vida aos crentes e os dará coragem. Na religião islâmica, crê-se que Alá fala conosco através do Alcorão, e as orações são nossa forma de nos conectar com Ele. Não importa se está apenas curioso para saber como os muçulmanos oram ou está em busca de aprendizado, saiba que nunca é tarde para começar.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando-se para a oração

Baixe em PDF
  1. Isso vale para seu corpo, suas vestes e o local da oração em si.
    • Faça a ablução .É importantíssimo que você esteja ritualmente puro antes de começar a orar. Caso contrário, é preciso fazer a ablução antes da oração. Caso tenha urinado, defecado, liberado flatulências, sangrado em excesso ou pego no sono profundo desde o último salá, é necessário fazer a ablução. [1]
    • Caso esteja orando em uma mesquita, o que é recomendado para homens, entre de forma silenciosa para não perturbar outros companheiros de fé que estejam no meio da oração.
    • Caso não tenha certeza da limpeza do ambiente, coloque um tapete no chão por precaução. O tapete de oração é algo muito importante para a cultura muçulmana.
  2. Faça o ghusl (banho completo), se necessário. Algumas circunstâncias exigem o ghusl, em vez da ablução, para que você fique completamente limpo e livre de impurezas antes da oração. Caso pretenda orar depois do coito, do fim da sua menstruação, do parto (incluindo aí o fim do sangramento pós parto) ou de uma polução noturna, é preciso fazer o ghusl. [2]
    • Para fazer o ghusl, é preciso lavar o corpo e o cabelo completamente com água. O recomendado é se lavar três vezes.
    • Ao fazer a ablução ou o ghusl, qualquer coisa que impeça a água de tocar em áreas obrigatórias do corpo deve ser removida, incluindo esmalte, acessórios e maquiagem impermeável. [3]
  3. Caso não tenha acesso a água no momento, o tayammum pode substituir a ablução ou o ghusl. Essa prática envolve o uso de terra limpa ou uma pedra natural que não tenha sido usada antes nesse procedimento. [4]
  4. Trata-se da direção à qual todos os muçulmanos se viram para orar, a direção da Caaba em Meca, o local mais venerado para a adoração no islã. Todos os muçulmanos devem se virar na direção da Caaba cinco vezes ao dia durante as orações obrigatórias.
    • Caso esteja viajando, de barco ou avião, e tema que a oração vai acabar antes que você possa chegar a um destino no qual conseguirá descobrir com certeza a direção da Caaba, tudo bem fazer um salá sem estar virado para o Quibla. É recomendado que você vire para o Quibla pelo menos no começo da oração, ao dizer "Allahu Akbar". [5]
  5. As cinco orações diárias devem ser feitas em horários específicos. [6] Há um período te tempo para executar cada uma, sendo determinado pelo nascer e pôr do sol. Cada salá leva de cinco a dez minutos, sem nunca ser apressado.
    • As cinco orações são: Fajr, Dhuhr, Asr, Maghrib e Ishas, respectivamente no amanhecer, quando o sol atinge o ponto mais alto do dia, no meio da tarde, no pôr-do-sol e à noite. Como as orações são organizadas de acordo com a posição do sol, não há um horário específico para que elas sejam feitas.
    • Estas são as quantidades de rakats (unidades) para cada um dos salás: orações obrigatórias — Fajr (2 unidades) — Dhuhr (4 unidades) — Asr (4 unidades) — Maghrib (3 unidades) — Isha (4 unidades). Mais detalhes e informações sobre orações opcionais:
      • Fajr — dois rakats suná mu'akkadah (opcionais, mas recomendados), seguido, de dois rakats fardh (obrigatórios);
      • Dhuhr — quatro rakats suná mu'akkadah (opcionais, mas recomendados), seguido, de quatro rakats fardh (obrigatórios), dois rakats suná mu'akkdah (opcionais, mas recomendados) e por fim mais dois rakats nafl (opcional);
      • Asr — quatro rakats suná ghayr mu'akkadah (opcionais, mas recomendados), seguidos de quatro rakats fardh (obrigatórios);
      • Maghrib — três rakats fardh (obrigatórios), seguido de dois rakats suná mu'akkadah (opcionais, mas recomendados) e de dois rakats nafl (opcionais);
      • Isha — quatro rakats suná, seguidos de quatro rakat fardh (obrigatórios), dois rakat suná mu'akkadah (opcionais, mas recomendados), dois rakat nafl (opcionais), três rakats witr (opcionais, mas recomendados) e dois rakats nafl (opcionais).
  6. Os salás devem ser feitos no idioma árabe, pois foi nele que o Alcorão foi revelado. Assim, permite-se que muçulmanos de outros países consigam compreender as orações por conta do idioma compartilhado. Ao manter as orações todas na mesma língua, evita-se a confusão da tradução. [7]
    • Use a internet para aprender a pronunciar as palavras das orações obrigatórias. Alguns sites que podem ajudar incluem Rosetta Stone [8] , Salaam Arabic [9] , Madinah Arabic [10] ou o Youtube [11] .
    • Faça um curso de árabe em uma faculdade ou escola de idiomas.
    • Aprenda e pratique a pronúncia com um falante nativo de árabe.
  7. Tanto os homens quanto as mulheres devem cobrir-se com tecidos durante a oração. As mulheres devem cobrir-se completamente, exceto o rosto e as mãos. Já os homens devem cobrir pelo menos o umbigo e os joelhos. [12]
    • O material deve cobrir o corpo durante a movimentação da oração. Por exemplo, se o pescoço de uma mulher ficar exposto quando ela se curvar, será preciso cuidar para que isso não aconteça durante a oração, seja com mais camadas ou com um encaixe melhor.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Executando a oração

Baixe em PDF
  1. Antes de começar o salá, é importante ter a intenção de orar .
  2. Essa frase significa "Alá é o maior." Faça isso de pé (tudo bem ficar sentado, caso não consiga se levantar).
    • Abra bem os dedos ao levantar as mãos.
  3. Coloque-as sobre o umbigo, sobre o peito ou em uma região entre as duas posições — não há um consenso entre as diferentes escolas de pensamento islâmicas. Olhe diretamente para o chão, fixando o olhar aonde sua cabeça ficará apoiada na prostração. Nada de ficar olhando os arredores, por favor.
    • Recite o dua opcional Istiftah (início da oração):

      Subhanakal-lahumma
      Wabihamdika watabarakas-muka wataaaala
      Judduka wala ilaha ghayruk.
      A’auodu billaahi minash-shaytaanir rajeem
      Bis-millaahir rahmaanir raheem

    • Siga-o com o surá Al-Fatiha (este surá é recitado em cada rakat):

      Bismillaahir Rahmaanir Raheem
      Alhamdu lillaahi Rabbil 'aalameen
      Ar-Rahmaanir-Raheem
      Maaliki Yawmid-Deen
      Iyyaaka na'budu wa lyyaaka nasta'een
      Ihdinas-Siraatal-Mustaqeem
      Siraatal-ladheena an'amta 'alaihim
      Ghayril-maghdoobi 'alaihim wa lad-daaalleen

    • Recite outros surás ou partes do Alcorão, como o surá Ikhlas [13] :

      Qul huwal laahu ahad
      Allah hus-samad
      Lam yalid wa lam yoolad
      Wa lam yakul-lahu kufuwan ahad
    • Você só deve recitar um surá após o Al-Fatiha nos dois primeiros rakats do salá fardh. Já o salá suná mu'akkadah deve ser feito em todos os rakats. [14]
  4. Dobre o corpo, deixando suas costas e seu pescoço retos e nivelados com o chão. Mantenha o olhar focado no solo, apoiando os dedos e as palmas das mãos nos joelhos. As costas e a cabeça devem formar um ângulo de 90º com as pernas — não é preciso formar um ângulo exato e perfeito , mas é importante que o corpo fique relaxado. Esta posição é chamada de ruku .
    • Diga Subhanna Rabbiyal Adheem três vezes ao se curvar. A frase significa "Glorioso é o meu senhor, o superior."
  5. Ao se levantar, diga Samiallah Huliman Hamidah , com os braços para trás. Essa frase significa "Alá ouve aqueles que O glorificam".
    • Ao se levantar, diga Rabana Walakal Hamd ("Nosso Senhor, para Ti é todo o nosso louvor) uma vez. Se quiser, acrescente a frase Hamdan Katheeran Tayyiban Mubaarakan Feeh" ("louvor que é abundante, excelente e abençoado) na sequência. [15]
  6. Apoie a cabeça, os joelhos e as mãos no chão. Ao se prostrar no chão, apoie e encoste a testa e o nariz no chão, formando a posição conhecida como "sajdah".
    • Quando estiver na posição, diga Subhanna Rabbiyal A'laa ("Glorioso é o meu Senhor, o Altíssimo") três vezes.
    • Não apoie os antebraços no chão. [16]
    • Junte os dedos. [17]
  7. Apoie a sola do pé esquerdo no chão, mantendo apenas os dedos do pé direito contra o solo. Apoie as mãos nos joelhos e diga Allaahumma-ghfir lee warhamnee wajburnee, warfa’nee, wa 'aafinee war'zuqnee ("Ó Alá, perdoe-me, tenha misericórdia de mim, fortaleça-me, eleve meu status, perdoa-me e garanta minhas provisões).
    • Existem outros duas que podem ser recitados nessa posição. Por exemplo, fale duas vezes Allahuma-ghfirlee ("Ó Alá, perdoa-me").
    • Volte à posição sajdah e diga Subhanna Rabbiyal a'laa três meses.
  8. Agora, você completou um rakat. Dependendo do salá em questão, pode ser preciso repetir mais três vezes.
    • A cada segundo rakat, após a segunda sajdah, apoie-se em seus joelhos novamente e recite:
    • Tashahhud: At-tahiyyaatu Lillaahi was-salaawaatu wat-tayyibaat. As-salaamu ‘alayka ayyuhan-Nabiyyu wa rahmatullaahi wa barakaatuhu. As-salaamu ‘alayna wa ‘ala ‘ibaad-illaah-his-saaliheen. Ash-hadu al-aa ilaaha ill-Allaah wa ash-hadu anna Muhammadan ‘abduhu wa rasooluhu
      • "Todos os elogios, preces e palavras puras são devidos a Alá. Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Alá recaiam sobre você, Ó Profeta. Que a paz esteja sobre nós e sobre os servos justos de Alá. Sou testemunha de que não há deus exceto Alá, e sou testemunha de que Maomé é seu servo e Mensageiro."
    • Durood: Allaahumma salli ‘ala Muhammad, wa ‘ala aali Muhammad, kama sallayta ‘ala Ibraaheem, wa ‘ala aali Ibraaheem, fil aalameen innak hameedun majeed, wa baarik ‘ala Muhammad, wa ‘ala aali Muhammad, kama baarakta ‘ala Ibraaheem, wa ‘ala aali Ibraaheem, fil aalameen innak hameedun majeed
      • "Ó Alá, envie preces para Maomé e toda a família dele, assim como envia preces sobre Abraão e sua família. Você é Digno de Elogios e Repleto de Glória. Ó Alá, envie preces para Maomé e toda a família dele, assim como envia preces sobre Abraão e sua família. Você é Digno de Elogios e Repleto de Glória.".
  9. Depois do tashahhud, do durood e de qualquer dua que deseje recitar, encerre a oração fazendo o seguinte:
    • Vire a cabeça para a direita e diga: As-salamu alaykum wa Rahmatullahi wa Barakaatuhu . A frase significa: "O anjo que registra suas boas ações está neste lado."
    • Vire a cabeça para a esquerda e diga: As-salamu alaykum wa Rahmatullahi wa Barakaatuhu. A frase significa: "O anjo que registra suas más ações está neste lado."
    • Outra versão do tasleem é dizer As-salamu alaykum wa Rahmatullah .
    Publicidade

Dicas

  • Experimente usar uma agenda virtual em seu celular para não perder nenhuma oração.
  • Faça o possível para orar todos os dias, principalmente na vida adulta, já que você é responsável pelo que faz. Se estiver na escola ou no trabalho, sem um lugar adequado para a oração, tudo bem tirar o atraso ao chegar em casa.
  • Existem quatro termos diferentes para descrever os rakats. Os rakats fardh são obrigatórios; os rakats suná são aqueles feitos pelo Profeta Maomé (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) e são recomendados; os rakats nafl trazem muitas recompensas, mas não são obrigatórios; os rakats witr são orações recomendadas para serem feitas após a Isha.
  • Faça o possível para usar seu tempo dentro da mesquita de forma eficiente. Entenda que não se trata de um ambiente de socialização.
  • Na dúvida quanto aos horários da oração? Use a posição do sol e a hora do dia como guia. Se o sol estiver indo na direção leste, baixando no horizonte, provavelmente é hora da oração Fajr. Se o sol estiver bem acima de você, no meio do céu, é hora do Dhuhr. Caso o sol esteja acima do horizonte ocidental, é hora da Asr. Caso o sol esteja a oeste, abaixo do horizonte, é hora de Maghrib. Se estiver tudo escuro, é hora da Isha.
Publicidade

Avisos

  • Planeje seu cotidiano de acordo com as cinco orações obrigatórias, não o contrário.
  • Mantenha sempre o foco completo nas orações. Não converse enquanto ora.
  • Mantenha seu corpo limpo e com odor agradável antes de ir à mesquita ou orar. Não é recomendado estar com um cheiro ruim ao orar; se o odor for forte o suficiente a ponto de incomodar outros fiéis, saiba que você estará fazendo algo proibido. O odor de alho em particular é um dos muitos que causam incômodo.
  • Não perturbe os outros durante a oração e nem fique na frente de alguém durante esse processo. O Profeta Maomé (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) proíbe essa ação. Tudo bem, entretanto, formar uma barreira na frente de um companheiro de fé que está orando, de forma que as pessoas possam passar por ele sem perturbá-lo. [18]
  • Não levante a voz dentro da mesquita, pois isso pode perturbar as orações alheias. Também não fale sobre assuntos mundanos, pois isso vai contra o propósito do ambiente sagrado, que deve ser usado apenas para obediência, busca por conhecimento e adoração. [19]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 111 647 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade