Baixe em PDF Baixe em PDF

Em Mateus 5:44, Jesus diz: "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem...". [1] Infelizmente, falar é muito mais fácil que fazer — e muitos cristãos se perguntam como é possível orar por alguém que fez algum tipo de mal à vida deles. Mas fique tranquilo! Embora pareça uma tarefa herculana, é bem fácil criar o costume de fazer orações pelos seus malfeitores. Comece lendo nosso artigo, que inclui trechos da Bíblia, e você logo vai estar mais próximo de Deus!

1

Ore para que a pessoa seja tocada pelo Espírito Santo.

Baixe em PDF
  1. Como parte da Santa Trindade, o Espírito Santo ajuda todos — até os descrentes — a entenderem a verdade de Jesus e Sua palavra. Quando você orar a Ele pelos seus inimigos, também vai pedir que eles conheçam e entendam a liberdade e salvação que Deus oferece. [2]
    • Exemplo de oração: "Deus, peço que o Senhor preencha meus inimigos com o Espírito Santo para que eles conheçam a Sua graça."
    • 2 Coríntios 3:17 diz: "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade."
    Publicidade
2

Ore para que a pessoa seja abençoada.

Baixe em PDF
  1. Em Romanos 12:14, o apóstolo Paulo instrui os leitores: "Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis". Isto não é nada fácil — e tudo bem mostrar sua batalha interna a Deus! [3]
    • Exemplo de oração: "Senhor, por favor preencha a vida do meu inimigo com as Suas bênçãos e o Seu amor. Ajude-o a entender o quanto ele precisa da Sua presença para ser feliz."
    • Lembre-se do que diz 1 Pedro 3:9: "Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção."
3

Ore para a pessoa conseguir o perdão.

Baixe em PDF
  1. Lembre-se do que diz Lucas 23:34: apesar de ter sido traído, torturado e crucificado, Jesus pede perdão por seus malfeitores dizendo "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Tente adotar essa mesma atitude à medida que você medita em oração pelos seus inimigos. [4]
    • Exemplo de oração: "Deus, perdoe meus inimigos pelo que eles fizeram. Não nego que me sinto magoado e traído, mas também sei que todos merecem o Seu perdão."
    Publicidade
4

Ore pela sua própria capacidade de perdoar.

Baixe em PDF
  1. Lembre-se de Efésios 4:32: "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Pense em como Jesus perdoou (e continua perdoando) cada um de nós por nossos pecados. Depois, tente estender essa mesma graça e misericórdia aos seus inimigos. [5]
    • Exemplo de oração: "Senhor, estou com dificuldade para perdoar esta pessoa. Preencha-me com a Sua graça e me ensine a perdoar como o Senhor."
    • Pense em Mateus 6:14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." [6]
5

Ore para que seus inimigos sejam rodeados da graça de Deus.

Baixe em PDF
  1. Pode ser bem difícil imaginar que as pessoas que nos magoaram merecem a graça divina, não é? Nesses momentos, lembre-se de Romanos 3:23-24: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." [7]
    • Exemplo de oração: "Deus, por favor preencha meus inimigos com o Seu amor e a Sua graça. Ajude-os a conhecer o Senhor e aceitar a salvação."
    • Você também pode se inspirar em Filipenses 4:23: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém."
    Publicidade
6

Ore para que Deus opere na vida dos seus inimigos.

Baixe em PDF
  1. De Moisés a Davi, Pedro e Saulo/Paulo, Deus já usou inúmeras pessoas imperfeitas para alcançar um objetivo maior. [8] Peça para Ele fazer o mesmo pelos seus inimigos — e por você também!
    • Exemplo de oração: "Deus, use as ações e palavras cruéis desta pessoa para algo positivo. Tudo é possível com o Senhor, e tenho fé de que esta situação pode gerar algo bom e certo."
    • Lembre-se de Filipenses 2:13: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."
7

Ore para ter força para tratar seus inimigos com bondade.

Baixe em PDF
  1. Em Mateus 5:44, Jesus ensina Seus seguidores a amar os próprios inimigos. O apóstolo Paulo elabora essa lição tão importante em Romanos 12:20: "Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber...". Durante sua oração, peça para Deus dar a você a força necessária para mostrar essa cortesia pelos seus inimigos — mesmo que eles não a mereçam. [9]
    • Exemplo de oração: "Senhor, peço forças para tratar esta pessoa com bondade e cortesia. Estou com dificuldade para lidar com o que sinto por ela, então preciso da Sua força para encará-la com respeito e dignidade."
    • De acordo com a Bíblia, tratar seus inimigos com bondade é o melhor jeito de "se vingar".
    Publicidade
8

Ore para que seus inimigos sejam capazes de superar os próprios traumas.

Baixe em PDF
  1. Às vezes, as pessoas fazem coisas cruéis porque passaram por algo do tipo no passado. Embora isso nunca justifique comportamentos abusivos ou maldosos, ainda dá para você ser mais maduro e orar pelas saúdes mental e emocional do seu inimigo.
    • Exemplo de oração: "Deus, fique com esta pessoa à medida que ela supere os traumas do passado. Por mais que não tenhamos uma boa relação, sei que ela merece estar em paz consigo mesma."
    • Medite sobre o que a Bíblia diz em Tiago 5:16: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
9

Ore para que Deus apareça na vida dos seus inimigos.

Baixe em PDF
  1. Imagine a história da conversão de Paulo, conforme descrita em Atos 9: Paulo (antes conhecido como Saulo) era um dos maiores perseguidores da Igreja Cristã no início, mas se converteu à religião após Jesus aparecer para ele no meio de uma estrada. Peça para Deus aparecer na vida do seu inimigo — para que ele possa crescer e mudar radicalmente. [10]
    • Exemplo de oração: "Deus, oro para que o Senhor apareça na vida da pessoa. Deixe que ela aceite a Sua presença e, assim, consiga crescer em fé e espírito."
    Publicidade
10

Ore para que Deus assuma o controle da situação.

Baixe em PDF
  1. É normal sentir uma forte vontade de se vingar quando alguém faz mal à sua vida. Em vez de ceder a essa tentação, peça para Deus assumir o controle das circunstâncias como Ele achar que deve. Em Romanos 12:19, Paulo diz: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." [11]
    • Exemplo de oração: "Senhor, estou muito irritado e magoado com a situação. Mas acredito no Seu julgamento e que o castigo ideal para a pessoa está em Suas mãos."
    • Medite de acordo com Provérbios 20:22: "Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará."

Dicas

  • Fique à vontade para personalizar suas orações como quiser! Você pode muito bem adaptar suas preces de acordo com a pessoa ou situação que tem em mente.
  • Tenha empatia por si mesmo e pelo seu inimigo, não importa o que ele fez. Ele tem problemas próprios para resolver.
  • Se possível, concentre-se nos seus próprios atributos positivos e na sua forma de explorar o mundo. Tente não perder tempo e energia com inimigos!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 971 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade