Baixe em PDF Baixe em PDF

A parte interna e macia da unha do cão que contém nervos e vasos sanguíneos chama-se sabugo. Ao cortá-la, o cachorro vai soltar um ganido e, por causa dos vasos, vai haver sangramento. Não entre em pânico se acontecer isso. Há quatro opções principais para parar um sangramento na região: utilizando um lápis hemostático, um sabão em barra, permanganato de potássio ou, em emergências, levando o cachorro ao veterinário. As instruções a seguir mostram o que fazer em cada caso.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando um lápis hemostático

Baixe em PDF
  1. Se for usar um lápis hemostático, vai precisar de um pouco de água para umedecê-lo.
    • Lápis hemostáticos são relativamente fáceis de se encontrar e contêm um adstringente que estimula a contração dos vasos sanguíneos, ajudando a estancar a hemorragia. [1]
    • Eles estão à venda na maioria das farmácias e perfumarias.
  2. Se você já se preparou com antecedência para o caso de cortar acidentalmente o sabugo da unha do cachorro, basta recorrer aos materiais que já tinham sido reunidos anteriormente.
    • A perda de sangue de um corte no sabugo da unha não representa perigo a um cão saudável. [2] Mas a aparência pode assustar, principalmente se o cão estiver fazendo movimentos bruscos e rápidos e espalhando sangue pelo chão. Saiba que ele não está em perigo, mas procure agir rapidamente para minimizar o desconforto do animal.
    • Lembre-se de que manter a calma é importante tanto para você como para o seu cão. Como o sabugo é macio e cheio de nervos, o corte será doloroso e ele vai se espelhar em você para saber como reagir. O cachorro vai entrar em pânico se você parecer desesperado com o corte malfeito.
  3. O sabugo fica no centro da unha e haverá sangue escorrendo desta área.
    • Retire o lápis hemostático da embalagem.
    • Exponha e umedeça a sua ponta.
  4. Segure com firmeza a pata que está sangrando para que o cachorro não mova essa parte do corpo enquanto você faz o procedimento.
    • Coloque-o em contato direto com o local afetado e pressione-o com firmeza.
    • Mantenha o lápis firmemente no lugar por pelo menos 2 minutos. Em seguida, retire-o.
  5. Se não parar de sair sangue, repita o processo acima, mas segure-o por 5 minutos em vez de 2.
    • O sangramento deve parar depois disso. Caso contrário, é melhor ligar para o seu veterinário e perguntar se deve levar o seu cão para uma consulta.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando sabão em barra

Baixe em PDF
  1. Neste caso, basta uma barra de sabão.
    • O sabão em barra comum, quando pressionado sobre a pata, forma um tampão que cobre o sabugo, do mesmo modo que uma rolha tampa uma garrafa. [3] Esta “tampa” de sabão sai naturalmente depois de várias horas e não requer cuidados posteriores.
  2. O ideal é ter se preparado com antecedência para este acidente e então usar os materiais à mão com calma.
    • A perda de sangue de um corte do tipo não representa perigo se o cão estiver saudável, mas a o sangue pode assustar, principalmente se o cão estiver sofrendo. [4] Saiba que ele não está em perigo, mas procure agir rapidamente para minimizar o desconforto do animal.
    • Permanecer calmo é importante para os dois. O cachorro sentirá dor se você pegar o sabugo dele durante o corte da unha e se espelhará na sua reação.
  3. Procure conter os movimentos do seu cão com cuidado durante o procedimento.
    • Empurre com firmeza, de modo que a unha seja enfiada no sabão a uma profundidade de cerca de 3-4 milímetros.
  4. Desta forma, a leve pressão feita faz o sangramento parar.
    • Retire a pata do sabão depois de 3-4 minutos, fazendo um movimento suave de torção.
    • Se o seu cão não ficar parado de jeito nenhum, empurre a pata com firmeza contra o sabão e, em seguida, retire-a fazendo um movimento suave de torção com o punho.
  5. Se não houver a formação de uma camada de sabão, repita o processo acima, pressionando a pata contra o material até obter sucesso.
    • Dá para saber se conseguiu fazer uma capa de sabão sobre a unha afetada ao constatar que o sangramento parou.
    • Se não parar, consulte o seu veterinário.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Utilizando permanganato de potássio

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de cristais de permanganato de potássio, cotonetes e um pouco de água para umedecê-los.
    • O permanganato de potássio é um pó feito de cristais roxos brilhantes e é a solução preferia dos veterinários para estancar o sangramento de unhas caninas. [5]
    • Essa substância é altamente eficaz, além de ser um desinfetante natural. [6]
    • Os cristais podem ser comprados pela internet.
  2. Se já se preparou para estancar a hemorragia, basta seguir em frente com o procedimento, usando os materiais que já tinha separado com calma.
    • A perda de sangue deste corte não é perigosa para um cão saudável. [7] Mas a unha sangrando pode ser um pouco dramática, principalmente se ele fizer movimentos bruscos e rápidos, espalhando sangue pelo chão. Saiba que ele não está em perigo, mas aja rapidamente para minimizar o desconforto.
    • Lembre-se de que manter a calma é importante para você e para o bichinho. O sabugo é cheio de nervos, então o corte será doloroso e ele vai olhar para você para saber como reagir. Se entrar em pânico, o cachorro também vai.
  3. É importante que esteja um pouco úmido para que os cristais de permanganato de potássio grudem nele. [8]
    • Não é preciso mergulhar o cotonete na água; basta umedecer a ponta com algumas gotas.
  4. Os cristais ficarão grudados no cotonete úmido. Você só precisa passar a ponta do cotonete no permanganato de potássio uma vez.
  5. Contenha com cuidado o seu cão na aplicação.
    • O sangramento deve parar rapidamente.
  6. Se não parar, repita o processo acima novamente, desta vez segurando o cotonete no local por 5 minutos. [9]
    • Se mesmo depois de 5 minutos a hemorragia persistir, entre em contato com o seu veterinário.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Entrando em contato com o veterinário

Baixe em PDF
  1. São raros os casos em que nenhum dos métodos acima dá resultado. Mas, se isso acontecer, é melhor consultar um veterinário.
    • Se o veterinário pedir para levar o seu cão até o consultório, comece a prepará-lo com calma para o transporte.
  2. Procure caprichar no curativo antes de levá-lo.
    • Use uma gaze de um kit de primeiros socorros para fazer um curativo temporário para impedir que a unha ferida entre em atrito com outras superfícies, piorando a dor e para manter o carro mais limpo.
    • Se preferir, coloque um cotonete ou gaze sobre a unha afetada e faça um curativo ao redor da pata para segurar tudo no lugar. Aperte um pouco para que não caia, mas não em excesso para não interromper a circulação sanguínea. O próprio cachorro vai demonstrar o desconforto e tentar roer o curativo se estiver muito apertado. Neste caso, afrouxe-o.
    • Se não tiver acesso a um kit de primeiros socorros, enrole papel higiênico limpo ou algodão em torno do local e prenda no lugar com uma meia mais apertada na falta de uma gaze. Caso possa contar com a ajuda de alguém para acompanhá-lo, peça-lhe que segure o algodão sobre a unha enquanto você dirige até o veterinário.
  3. Se tiver dificuldade em realizar essa tarefa – seja por medo de machucar o seu amigo ou porque ele morre de medo só de ver o cortador de unhas, a melhor opção é procurar um profissional experiente.
    • O cão fica visivelmente apavorado ao perceber que o está levando para o veterinário ou pet shop? Peça conselhos sobre as melhores estratégias para aparar as unhas dele em casa.
    • Se ficar mais à vontade para cortá-las por conta própria, evite estressar mais o animal com a ansiedade que ele pode associar à ida ao veterinário ou pet shop. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Se cortar as unhas do seu cão regularmente, as possibilidades de sangramento diminuem, porque quanto mais comprida elas ficam, maior fica a veia do sabugo e maiores são as chances de que ele seja cortado sem querer. [11]
  • Prefira aparar as unhas do seu cão na cozinha ou no banheiro. Se você cortar o sabugo e não tiver papel disponível para limpar o sangue, a sujeira será mais fácil de limpar nesses cômodos da casa.
Publicidade

Referências

  1. Clinical Procedures in Vet Nursing. Aspinall. Publisher : Butterworth-Heinemann
  2. http://www.stjamesanimalhospital.com/trim-toe-nails-2.pml
  3. Clinical Procedures in Vet Nursing. Aspinall. Publisher : Butterworth-Heinemann
  4. http://www.stjamesanimalhospital.com/trim-toe-nails-2.pml
  5. Clinical Procedures in Vet Nursing. Aspinall. Publisher : Butterworth-Heinemann
  6. Clinical Procedures in Vet Nursing. Aspinall. Publisher : Butterworth-Heinemann
  7. http://www.stjamesanimalhospital.com/trim-toe-nails-2.pml
  8. Trauma Management in the Cat and Dog. Houlton and Taylor. Publisher: Wiley-Blackwell
  9. Trauma Management in the Cat and Dog. Houlton and Taylor. Publisher: Wiley-Blackwell

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 169 601 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade