PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma mãe que acabou de ter filho e está tentando colocar a casa em ordem, um aluno quebrando a cabeça para fazer um trabalho complicado. Não importa a situação, todo mundo precisa de assistência de vez em quando, mas não são todos que sabem como pedir ajuda, seja por vergonha ou por medo de ouvir um não. Relaxe! Assim que você tiver clareza do que precisa, peça de forma educada e clara. Certamente alguém vai se mostrar mais do que disposto a ajudar!

Método 1
Método 1 de 3:

Descobrindo o tipo de ajuda de que você precisa

PDF download Baixe em PDF
  1. É normal se sentir sobrecarregado e desejar uma mão amiga para ajudar, mas o amparo chega com mais facilidade quando a gente diz exatamente o que precisa. Vamos supor que você tenha acabado de passar por uma cirurgia e esteja precisando de ajuda de modo geral. Sua lista pode ser mais ou menos assim:
    • Ir ao supermercado;
    • Levar as crianças ao dentista;
    • Levar o cachorro para passear;
    • Lidar com a depressão.
  2. Com notas de 1 a 10, sendo 10 para um item de extrema importância e 1 para algo irrelevante, avalie cada ponto da sua lista para determinar as prioridades. Uma ideia é começar pedindo ajuda para as coisas mais importantes e seguir a lista de acordo com o grau de importância. Tomando a situação da cirurgia como exemplo, é normal se sentir deprimido após esse tipo de procedimento, mas é uma situação que exige atenção e cuidado. Nesse caso, o item do problema da depressão deve ser classificado como 10, já que pode impactar suas habilidades de lidar com outras coisas.
  3. Por mais chato que seja ter que pedir ajuda a alguém, lembre-se de que há muitas pessoas que vão se sentir felizes por colaborarem de alguma forma. Comece com familiares e amigos mais próximos, em seguida passe para outras pessoas na sua rede de contatos: [1]
    • Cônjuge;
    • Irmãos;
    • Filhos;
    • Melhor amigo;
    • Vizinhos.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Crisis Text Line

    Serviço Gratuito de Controle de Crises
    A Crisis Text Line oferece apoio por meio de mensagens de texto todos os dias em qualquer horário. Nos Estados Unidos, a pessoa pode enviar uma mensagem ao número 741741 para conversar com um Terapeuta treinado. Já trocaram mais de 100 milhões de mensagens com pessoas em crise nos EUA e estão crescendo cada vez mais.
    Crisis Text Line
    Serviço Gratuito de Controle de Crises

    Procure ajuda de seus familiares e dos membros de sua comunidade. A Crisis Text Line aconselha: "Se tiver um familiar colaborativo, considere pedir ajuda para resolver pequenas tarefas, escutar você nos momentos estressantes ou até para abrir espaço em sua própria agenda. Aproveite o apoio de sua comunidade, também. Você certamente pode encontrar creches ou outras formas de assistência. Lembre-se de que não há nada de mau em pedir ajuda e se orgulhar do que você consegue fazer dentro das circunstâncias atuais. Dê o melhor de si."

  4. Agora que você tem uma lista da ajuda que precisa e outra das pessoas que podem dar assistência, selecione uma pessoa para cada tarefa. Se você tem uma irmã psicóloga, pode pedir ajuda a ela para lidar com o problema da depressão. Seus filhos podem levar o cachorro para passear, se já tiverem idade suficiente para isso. Para levar as crianças ao dentista, seu marido pode tentar sair mais cedo do trabalho. E para aproveitar a ida do seu vizinho ao supermercado, peça a ele para comprar algumas coisas para você. Escolha as pessoas com base na sua proximidade com elas e nas habilidades de cada uma. [2]
    • Delegar tarefas é isso. Assumir que precisa de apoio pode ajudar a minimizar o estresse, principalmente nos momentos em que você precisa de um socorro extra.
  5. Não veja sua necessidade como um sinal de fraqueza. Na verdade, a conduta só mostra que você é forte o suficiente para externar suas necessidades. E você não vai conseguir fazer nada por ninguém se não pedir ajuda para as coisas que você precisa no momento. Além do mais, sem o amparo necessário, as coisas só vão piorar, em vez de melhorar. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Buscando auxílio

PDF download Baixe em PDF
  1. Não peça ajuda quando a pessoa estiver muito ocupada ou distraída. Solicitar suporte ao professor na hora em que ele está começando a aula, por exemplo, não é o momento mais apropriado. Da mesma forma, não é conveniente pedir um conselho ao seu chefe na hora em que ele está de saída. [4]
    • Se não tiver certeza se o momento é oportuno, pergunte. “Preciso da sua ajuda. Agora é um momento adequado para conversarmos?” é um exemplo do que você pode dizer.
  2. A menos que você diga o que quer, ninguém vai adivinhar. Algumas pessoas às vezes se sentem constrangidas em oferecer ajuda, mas quando você fala exatamente o que precisa, muita gente se disponibiliza a oferecer uma mão amiga. [5]
    • Está viajando sozinho em uma cidade desconhecida e está perdido? Pare em uma loja, pergunte ao motorista do ônibus ou fale com algum transeunte para pedir orientações.
    • Você pode até se sentir vulnerável, mas um certo grau de vulnerabilidade é uma coisa positiva e pode ajudá-lo a conseguir a ajuda necessária. Não se sinta humilhado, constrangido ou inseguro por precisar dos outros.
  3. Ninguém é capaz de ler sua mente, portanto, em vez de dizer “Preciso de ajuda”, seja claro. Em vez de dizer ao seu professor “Estou confuso. O senhor pode me ajudar?”, diga “Eu não estou sabendo resolver essa equação. O senhor pode me orientar sobre a melhor forma de chegar ao resultado certo?”. [6]
    • Em vez de dizer ao seu companheiro “Preciso que você ajude mais nas tarefas domésticas”, diga “Você pode levar o lixo para fora e colocar a roupa suja na máquina, por favor?”.
  4. Muita gente fica choramingando um pouco na hora de pedir ajuda. Essa atitude é um mecanismo de defesa para os que não se sentem à vontade com a situação. Assumir uma postura positiva é essencial. [7]
    • Não diga para um colega de trabalho “Estou sobrecarregado! Você pode me substituir na reunião hoje à tarde?”, porque isso passa a impressão de que você está ocupado e ele não. Em vez disso, prefira “Sei que você está tão ocupado quanto eu, mas você lida melhor com situações de estresse. Você pode me substituir na reunião de hoje à tarde para eu tentar colocar outras coisas em ordem?”.
  5. Ninguém quer ouvir você se colocando para baixo, por isso é bom evitar dizer coisas negativas a seu respeito ao pedir a ajuda de alguém. Demonstrar confiança é meio caminho andado para conseguir o auxílio que você necessita.
    • Não fale coisas do tipo “Sou muito burro, nunca consigo entender o conteúdo de álgebra. Você pode me ajudar?”. Diga, “Esse assunto é muito complicado, mas sei que consigo aprender. Você se importa em me mostrar mais um exemplo?”.
  6. Nem sempre as pessoas fazem as coisas do jeito que a gente quer ou precisa, o que pode ser frustrante. O importante é não desistir e continuar tentando até dar certo. [8]
    • Participou do primeiro mentoreamento com seu chefe e acha que não recebeu as orientações de que precisava? Em vez de cancelar a próxima sessão, faça uma lista com perguntas específicas.
    • Caso tenha pedido ajuda a alguém e a pessoa não tenha feito da maneira que você queria ou precisava, não tenha medo de pedir a outra pessoa. Nem sempre se consegue tudo de primeira.
  7. As pessoas vão se sentir mais propensas a ajudá-lo se você for o tipo de pessoa que ajuda os outros. Construa sua reputação auxiliando quem precisa, como um colega de trabalho sobrecarregado, por exemplo. Quando for a sua vez, ele certamente vai se disponibilizar a ajudá-lo também. [9]
    • Ofereça-se para levar comida para um amigo doente. Quando você estiver precisando, esse amigo vai ficar feliz em retribuir.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aceitando ajuda com dignidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que você se sinta envergonhado por ter precisado de suporte, não faça de conta que nunca recebeu. Demonstre gratidão pelo que as pessoas fizeram por você. [10]
    • Seu professor ficou mais tempo em sala para auxiliá-lo com uma dúvida? “Obrigado por tirar esse tempo para esclarecer minha dúvida. É muito gentil de sua parte” é o mínimo que você pode dizer para agradecer.
    • Enquanto você trabalhava até mais tarde, seu filho adolescente fez algumas tarefas domésticas? Não deixe de agradecer e dizer “Você me ajudou bastante preparando o jantar”.
  2. Tudo bem em se sentir um pouco vulnerável por receber ajuda. A pessoa vai ficar feliz em saber que está sendo útil. Um exemplo do que você pode dizer: “Muito obrigado por ficar com as crianças esta noite. Eu e minha esposa estávamos precisando de um momento a sós como casal”. É uma forma de mostrar que sua necessidade é genuína e o agradecimento, sincero.
  3. Seja específico ao agradecer. Explique exatamente de que forma a atitude dessa pessoa foi útil para você. Para o terapeuta, por exemplo, você pode dizer “Obrigado pela sessão. Suas orientações têm sido essenciais para eu conseguir lidar melhor com a ansiedade”. [11]
    • Agradeça ao seu cônjuge dizendo “Obrigado por fazer o jantar hoje. Estou feliz em simplesmente pode estar em casa e comer uma boa refeição após um longo e cansativo dia de trabalho”.
    Publicidade

Dicas

  • Não há problema algum em pedir ajuda. Em algum momento da vida, todo mundo precisa.
  • Lembre-se sempre de agradecer.
  • Envie um cartão ou um presente em forma de agradecimento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 650 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade