Baixe em PDF Baixe em PDF

Os blocos de concreto são materiais de construção super comuns, usados tanto na parte interna quanto na externa. Os blocos costumam ser cinzas, mas você pode pintá-los de acordo com a paleta de cores da sua casa. O processo inteiro pode ser dividido em três etapas simples: a limpeza, a aplicação do primer e a pintura.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Limpando os blocos de concreto

Baixe em PDF
  1. Quando expostos a vazamentos, alguns blocos de concreto acumulam um pozinho branco na parte externa. Para removê-lo, esfregue o material com uma escovinha e um produto próprio para alvenaria. Espere a parte limpa secar completamente antes de lavar a parede. [1]
    • Você também pode misturar uma parte de limpador de alvenaria com uma parte de água e lavar os blocos de concreto com uma mangueira de alta pressão.
    • Para evitar futuros acúmulos após a pintura, localize o vazamento e conserte-o antes de aplicar o primer e a tinta.
  2. Normalmente, os blocos de concreto são totalmente cinzas ou amarronzados. Caso os seus sejam de outra cor ou brilhantes, isso significa que eles provavelmente foram pintados. Tire a tinta antiga com a pontinha do raspador. Quebre casquinha por casquinha da tinta até remover o máximo possível da pintura. [2]
    • Não se preocupe se algum pedacinho pequeno de tinta ficar grudado no bloco. Deixe para tirá-lo com a água ou pinte por cima dele.
  3. Para acelerar o processo, use uma mangueira de alta pressão em potência média de 1.500 psi a 2.000 psi. Caso não tenha uma mangueira de alta pressão, molhe os blocos com uma mangueira comum e remova a sujeira com a ajuda de uma escovinha. [3]
    • Evite colocar sabão na água. Além de não ser muito eficaz na limpeza de blocos de concreto, o sabão ainda vai fazer com que o material demore mais para secar.
  4. O primer não vai aderir ao concreto se ele estiver úmido. Caso esteja lavando blocos do lado de dentro de casa, abra as janelas ou ligue os ventiladores para que o concreto seque mais rapidamente. [4]
    • Tenha paciência. Espere mais uma horinha antes de aplicar o primer se os blocos não secarem em quatro horas.
  5. Compre um tubo de massa de calafetagem de poliuretano em uma loja de materiais de construção. Em seguida, localize todas as rachaduras presentes nos blocos de concreto. Corte 0,5 cm da pontinha do tubo e pressione-o com as mãos ou com uma pistola de calafetagem. Aplique a massa generosamente nas rachaduras, cobrindo-as completamente. [5]
    • Para deixar o acabamento mais lisinho, passe uma lâmina por cima da massa para achatá-la e fazer com que ela se incorpore ao resto do bloco.
    • O método também pode ser usado para tapar rachaduras entre os blocos e para protegê-los contra vazamentos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aplicando o primer

Baixe em PDF
  1. Vá a uma loja de materiais de construção e procure um primer à base de látex acrílico. O produto é perfeito para blocos de concreto em geral e vai preencher todos os poros e rachaduras e neutralizar o pH do material. [6]
    • Caso pretenda pintar blocos externos ou uma parede com alto risco de vazamento, como a de um porão, tente encontrar um primer à prova d'água.
    • Você pode usar o primer de ligação e preenchimento tanto em blocos lisos quanto ásperos.
    • Meça a altura e a largura de cada parede e some as áreas de todas elas para descobrir a extensão do espaço que você vai pintar antes de ir à loja. Peça para um vendedor recomendar a quantidade de tinta necessária para a área da pintura. [7]
  2. Passe o rolo em movimentos longos e uniformes na parede. Caso os blocos sejam muito ásperos, use um rolo de 1,5 cm. Já se eles forem mais lisinhos, opte por um de 0,5 cm. [8]
    • Use apenas uma camada de primer se for pintar os blocos de outra cor. Já se estiver apenas adicionando uma camada protetora ao concreto, dê uma segunda demão para que a tinta pegue no material e não se desgaste com o tempo.
  3. O primer deve estar completamente seco antes de você aplicar a próxima camada. Dê uma olhada nos blocos 24 horas depois de aplicar o produto. Passe um dedo no concreto e veja se o primer não sai na sua mão ou na luva.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Pintando

Baixe em PDF
  1. Os blocos de concreto devem ser pintados com uma tinta durável, resistente ao desgaste. A tinta látex acrílica é a mais fácil de aplicar e também a que fica melhor no material, seja ele liso ou áspero. [9]
    • Para descobrir quanto de tinta comprar, use as mesmas medidas de área que você tirou para comprar o primer. Pergunte a um vendedor quanta tinta você deve comprar para a área que você vai pintar. A resposta pode variar dependendo da marca.
    • Vá a uma loja de materiais de construção e compre 2 l extras de tinta para o caso de precisar retocar a pintura mais à frente.
    • Caso pretenda pintar uma parede externa, escolha uma tinta à prova d'água para que a pintura não seja danificada pelas intempéries.
  2. Vá com calma e passe apenas um pouquinho de tinta de cada vez para que a pintura fique uniforme e sem respingos. Qualquer falhinha vai ficar super visível depois. Pinte sempre na vertical, uma parte da parede por vez, e cubra o máximo de concreto que conseguir com passadas longas do rolo. [10]
    • Evite pintar por cima de áreas já pintadas. Do contrário, a tinta vai demorar mais para secar e a primeira camada vai acabar ficando desigual.
    • Caso precise pintar algum pedacinho pequeno da parede, use um pincel de nylon e poliéster.
  3. Ligue os ventiladores para manter o ar circulando se estiver pintando uma parede interna. Dê uma olhada na tinta depois de 12 horas para ver se ela está seca. Passe um paninho na parede ou um dedo protegido com uma luva e veja se a tinta sai ou não.
    • Caso viva em um lugar úmido, espere até 18 horas para a tinta secar.
  4. Assim como na primeira camada, tente deixar a pintura o mais uniforme possível. Vá com calma e pinte a parede com passadas longas e suaves do rolo. Pegue apenas um pouquinho de tinta de cada vez. [11]
    • Para pintar lugares apertados ou de difícil alcance, use um pincel. Porém, lembre-se de que as marcas das pinceladas podem ficar visíveis nos blocos mais lisinhos.
  5. Mantenha o cômodo ventilado se estiver pintando uma parede interna. Para ver se a tinta está seca, passe um paninho ou um dedo protegido com uma luva em uma parte pouco visível da parede e veja se a pintura resiste.
    • Caso a segunda demão não esteja uniforme ou você prefira uma pintura mais forte, aplique uma terceira camada de tinta. Porém, lembre-se de esperar no mínimo 12 horas para a segunda camada secar.
    Publicidade

Avisos

  • Pinte sempre em locais arejados e use roupas que protejam bem a sua pele.
  • Proteja o piso e outras superfícies de respingos com paninhos ou lonas. Faça isso mesmo se estiver pintando uma parede externa para proteger o meio ambiente.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um limpador ácido para alvenaria.
  • Uma espátula ou um raspador de tinta.
  • Uma mangueira de alta pressão ou uma mangueira comum e uma escovinha.
  • Massa de calafetagem e uma lâmina.
  • Um primer de ligação e preenchimento.
  • Um rolo de tinta de 1,5 cm ou 0,5 cm.
  • Tinta látex acrílica.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 510 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade