Baixe em PDF Baixe em PDF

O bambu pode ser uma planta difícil de ser cultivada, e principalmente se você mora em lugares de muito calor ou de muito frio (O Brasil todo veio à mente?). No entanto, ele é relativamente barato de ser cultivado e pode adicionar um toque especial ao seu quintal. Se você tem interesse em cultivar o bambu, veja aqui as instruções.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparo

Baixe em PDF
  1. Plantas de bambu são normalmente classificadas como alastrantes, entouceirados ou juncos.
    • Juncos raramente são plantadas em quintais. Portanto, espere cultivar um dos outros dois tipos.
    • O bambu alastrante produz rizomas, que se espalham para outras áreas, fazendo com que a planta se torne invasiva.
    • O bambu entouceirado cresce em cachos apertados e raramente se espalha por áreas maiores.
  2. A maioria das variedades de bambu se dá melhor com climas tropicais, mas se você mora em uma área um pouco mais fria, use variedades mais resistentes para ter chances de sucesso no cultivo.
    • Se você mora em zonas mais quentes, algumas boas escolhas podem ser "Bambusa multiplex 'Alphonse Karr'", "Borinda boliana" e "Phyllostachys nigra." Os dois primeiros são do tipo de bambu entouceirados, enquanto o último é um bambu alastrante.
    • Para climas ligeiramente mais frios, tente o tipo de bambu entouceirado "Fargesia dracocephala 'Rufa'" ou o tipo alastrante "Pleioblastus viridistriatus".
  3. O bambu precisa de uma grande quantidade de sol, e por isso você deve escolher um local em seu quintal que receba 8 ou mais horas de sol por dia. Mas saiba que algumas espécies tropicais requerem sombra durante as partes mais quentes do dia.
    • A sombra pode ser ainda mais importante durante o inverno. A combinação de frio e luz solar direta pode desidratar a planta rapidamente. Assim, caso viva em uma região que recebe geadas durante o inverno, você deve optar por um local que receba sombra parcial em vez de um com luz solar direta. [1]
  4. Embora o bambu possa se dar bem com muitos tipos de solo, os melhores solos para ele são argila ou solos margosos. Para aumentar suas chances de sucesso, misture estes tipos de solo com o do seu quintal antes de plantar.
    • Coloque estrume no solo para fornecer nutrientes adicionais ao bambu. Idealmente, o estrume deve ficar no fundo do furo de transporte, de modo que as raízes do bambu fiquem sobre ele.
    • Solo franco é uma mistura de cinco partes de estrume no topo com duas partes de areia, duas partes de silte e uma de argila.
    • Evite solos rochosos ou encharcados, assim como solos que sejam relativamente impermeáveis.
  5. O bambu tem um sistema radicular superficial, mas também cresce em altura rápido. Como resultado, ele pode ser facilmente danificado por fortes ventos. Você vai precisar de uma barreira para impedir que isso aconteça.
    • A maneira mais fácil de proteger o bambu é posicioná-lo atrás de paredes ou árvores. Caso contrário, talvez seja necessário construir uma cerca ao redor da área de plantio.
  6. Se estiver plantando bambu alastrante, será necessário construir uma barreira para impedi-lo de invadir outras partes do seu quintal.
    • Depois de determinar a área em que você quer limitar o bambu, instale barreiras de chapa metálica ou de concreto em torno do perímetro. Essas barreiras devem ter de 0,9 a 1,2 m de profundidade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Plantando

Baixe em PDF
  1. O bambu cresce rapidamente e precisa de acesso a temperaturas quentes. Semeie as sementes após terminar a época fria do ano para ter os melhores resultados.
    • Se você está começando seu plantio a partir de sementes de bambu, comece a plantar assim que terminar o inverno para que as plantas tenham tempo suficiente para crescer até o verão. Plante três meses depois do fim do inverno se estiver trabalhando com mudas.
    • Você deve evitar o plantio de bambu no outono, especialmente se morar em climas mais frios, pois a planta precisa de tempo para endurecer antes dos ventos frios e secos do inverno começarem.
    • Por outro lado, se viver em climas quentes que atingem com frequência temperaturas mais altas do que 38° Celsius, você precisa plantar o bambu assim que o inverno acabar ou no início do outono para evitar o intenso calor do verão.
  2. Sementes de bambu devem ser limpas e secas ao sol por entre 1 e 2 horas. Depois disso, você deve colocar as sementes em água limpa para quebrá-las. Deixe-as em água por entre 6 e 12 horas.
    • Escorra a água por entre 10 a 20 minutos antes de plantar as sementes.
  3. Se estiver usando sementes para o plantio, você provavelmente vai ter melhores resultados se plantar as sementes em sacos de plástico cheios de terra para o crescimento das mudas.
    • Encha os sacos de mudas com uma mistura feita a partir de 8 partes de solo superior, 1 parte de cinzas e 1 de lascas de madeira finas ou de casca de arroz. Filtre esta mistura através de uma malha de arame para remover pedras e detritos antes de encher os sacos.
    • Ao encher os recipientes, deixe o solo bastante frouxo.
    • Faça pequenos orifícios de 2,5 a 5 cm de profundidade no centro de cada compartimento que receberá as sementes. Coloque uma semente em cada buraco e cubra as sementes com cuidado com o solo adicional.
    • Umedeça o solo imediatamente e regue diariamente. Deixe as sementes crescerem em uma área de sombra parcial.
  4. Apesar de o bambu adulto crescer rapidamente, nas fases iniciais, a maioria das espécies de bambu não será suficientemente forte para ser plantada mais cedo que isso. Transporte as mudas em pequenos potes separados ou em sacos de plástico preenchidos com uma mistura feita de duas partes de esterco, três partes do solo e uma de areia.
    • Sementes de bambu geralmente germinam após 10 a 25 dias. Inicialmente, as folhas são muito frágeis.
    • Leva de 3 a 4 meses para as plantas produzirem rizoma, ou caule, capaz de produzir novos brotos. Este é o momento em que o bambu poderá ser transportado.
    • Compreenda que, se estiver transportando mudas de bambu em vez de cultivar a planta a partir de sementes, estas são as instruções que você precisa considerar.
  5. [2] Se quiser um aglomerado denso de bambu, você geralmente precisará plantar as mudas jovens afastadas desde o início. Isto é ainda mais verdadeiro para espécies alastrantes.
    • As plantas devem ser transportadas para o seu quintal quando chegarem a entre 40 e 50 cm de altura. Remova-as dos seus sacos plásticos de mudas e coloque-as diretamente no solo.
    • O buraco onde você plantará o bambu deve ser duas vezes maior que a raiz.
    • Se estiver cultivando bambu entouceirado, você pode deixar um espaço de entre 30 e 60 cm, pois essas espécies não se espalham muito.
    • Note que bambus entouceirados ganham de 30 a 60 cm de altura por ano, enquanto que bambus alastrantes ganham de 1 a 1,5 m por ano e se espalham praticamente na mesma proporção.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidados diários

Baixe em PDF
  1. A maioria das espécies de bambu precisa ser consistentemente regada, mas você não deve deixar as raízes ficarem muito tempo encharcadas.
    • Sementes de bambu e plantas mais novas devem ser regadas diariamente durante épocas amenas e secas.
    • Após o bambu se estabelecer em seu quintal, você deverá regá-los duas vezes por semana durante épocas de tempo ameno e entre três e quatro vezes por semana durante épocas de tempo com muito vento.
  2. Ela ajuda a manter o crescimento do bambu sob controle e pode proteger a planta de potenciais ameaças.
    • Aparas de relva é a melhor compostagem para bambu, uma vez que são ricas em nitrogênio e sílica. Estrume e feno podem funcionar bem, também, como muitos outros tipos de compostos orgânicos e não tratados.
  3. O bambu é uma planta de clima quente, então você deve tomar precauções extras durante o inverno para evitar que as raízes da planta fiquem congeladas caso sua região seja bastante fria.
    • Aplique uma camada extragrossa de compostos orgânicos para proteger os sistemas de raiz durante temperaturas congelantes.
    • Se no inverno estiver ventando muito, é bom que seja construída uma barreira temporária para proteger o seu bambu.
    • Se o bambu começar a mostrar uma cor prata, ou se parecer ficar seco, ele foi danificado pelo frio.
  4. Os fertilizantes orgânicos são frequentemente recomendados. O nitrogênio deixa o bambu mais forte, mais verde e estimula o crescimento das plantas. Por isso, um fertilizante rico em nitrogênio é geralmente melhor.
    • Aplique fertilizante uma vez no início da primavera e uma vez no verão. Este calendário corresponde às principais estações de crescimento de bambu.
    • Se estiver usando um bambu orgânico e leve, você pode aplicar fertilizantes mensalmente durante épocas mais quentes do ano.
  5. Conforme o bambu se espalha, pode ser necessário apará-lo para evitar que os talos formem um aglomerado entre si e acabem prejudicando o fornecimento de nutrientes.
    • Se você quiser evitar que bambu alastrante se espalhe e não tiver uma barreira instalada que possa evitar isso, você terá que retirar novos brotos do solo assim que eles aparecerem em áreas onde você não quer que o bambu chegue.
    • Remova galhos velhos e feios do bambu uma vez por ano. Apare-os para que a planta volte a ter uma boa aparência.
    • Se você cortar um bambu acima do nó, ele pode crescer novamente.
  6. O bambu é resistente à maioria das pragas e doenças, assim, você só precisa aplicar inseticida e fungicida após um problema se desenvolver.
    • Algumas espécies de bambu podem ser vítimas de cochonilhas, ácaros vermelhos e ferrugem. [3] Como o bambu adulto é bastante resistente, no entanto, os ácaros são geralmente apenas um problema para os brotos mais novos.
    • Se você suspeitar que pragas ou fungos estejam ameaçando os seus bambu, coloque novas plantas em quarentena e pulverize-as com um acaricida ou fungicida antes de transplantá-las.
  7. Brotos frescos de bambu podem ser usados como alimento, por isso, se você deseja adicioná-lo à sua dieta, colha plantas jovens dentro dos dois primeiros meses. Nota: consulte um profissional da área botânica antes de ingerir qualquer espécie de bambu.
    • O bambu é melhor quando está fresco, mas você pode também colocá-lo em uma lata ou na geladeira para ficar armazenado por muito tempo.
    • Bambu fresco possui uma textura quebradiça e um sabor adocicado.
    • O bambu é uma boa fonte de fibras e é igual à cebola em termos de benefícios nutricionais.
    Publicidade

Avisos

  • Muitos tipos de bambu são invasivos e podem se espalhar rapidamente para outros locais próximos do original. [4] Ao plantar esses tipos de bambu, impeça a propagação deles. Não plante bambu perto de áreas que poderiam ser danificadas se a planta puder encontrar uma maneira de invadir.
  • Pode ser extremamente difícil se livrar do bambu com o uso de meios naturais. Talvez seja necessário herbicidas químicos para retirá-los. Pense bem no que você está fazendo antes de plantar bambu.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes de bambu;
  • Solo superficial;
  • Estrume;
  • Composto orgânico;
  • Fertilizantes;
  • Areia;
  • Argila;
  • Silte;
  • Cerca ou barreira;
  • Mangueira;
  • Recipientes de mudas;
  • Sacos de plástico para mudas;
  • Pesticidas e fungicidas, conforme necessário;
  • Tesouras de jardim.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 859 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade