Baixe em PDF Baixe em PDF

Planta perene muito resistente e de crescimento rápido, o jasmim-estrela é uma liana angiospérmica que precisa de amparo vertical para crescer adequadamente. É uma espécie que tende a causar poucos problemas, de cuidados simples e que pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos.

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando uma muda

Baixe em PDF
  1. Use uma tesoura afiada para cortar, um pouco acima do nó, um ramo cujo caule esteja parcialmente maduro: predominantemente verde, com alguns pontos marrom-claros. Faça-o pela manhã, quando a planta está bem úmida.
  2. Tire as folhas grandes com uma tesoura. É possível deixar as pequenas e recentes que crescem na ponta do ramo.
  3. Hormônio que estimula vegetais a criarem raízes, a auxina pode compensar quaisquer problemas com o corte da muda ou com o solo. Apesar disso, este Passo nem sempre é necessário.
    • Se você já conseguiu fazer outras mudas pegarem sem o hormônio ou se a muda foi obtida de um espécime bem robusto, você provavelmente obterá êxito sem ele. Proporcione à planta o solo, a umidade e a temperatura ideais para que ela tenha as maiores chances possíveis de prosperar.
    • Se você nunca cultivou uma planta por estaquia antes, ou se o fez com dificuldade, convém usar a auxina, que melhora as chances de sucesso em condições adversas.
  4. O recipiente não deve ter mais do que 10 cm de profundidade. Use um substrato para vasos composto de terra e algum material orgânico, como turfa. Substratos com perlita também são recomendáveis, pois oferecem bom escoamento.
  5. Antes, faça um buraco com a ponta do dedo ou a ponta chata de um lápis para não exercer qualquer pressão desnecessária na muda. Depois de inseri-la no buraco, acomode a terra em torno dela para fixá-la.
  6. Um regador provavelmente encharcaria a terra, coisa que se deve evitar a todo custo. Conforme a muda se enraíza, deve-se evitar que o substrato seque, mas ele também não pode ficar empapado.
  7. A exposição direta à luz solar ressecará o solo rápido demais, prejudicando o desenvolvimento do jasmim.
  8. A resistência indica que ela se enraizou e pode, portanto, ser transferida para um canteiro permanente. Se não sentir qualquer resistência, dê-lhe mais tempo para continuar a desenvolver raízes e repita a verificação semanalmente.
    • Caso a planta não demonstre qualquer resistência após dois meses e tenha começado a deteriorar-se, descarte-a e tente outra vez.
    • Na hipótese de ela não demonstrar resistência mas parecer saudável, pode ser que o processo de enraizamento já esteja avançado o bastante para ela tolerar a transferência. Com as raízes fracas assim, no entanto, a planta terá chances reduzidas de sobrevivência, e então fica por sua conta a decisão entre expor uma planta já debilitada a um novo trauma e tentar outra vez com outra muda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo o plantio em um jardim

Baixe em PDF
  1. Consideram-se áreas de luz total aquelas que recebem seis horas ou mais de sol por dia, ao passo que as áreas de luz parcial são as que recebem entre três e seis horas. É preferível colocar a planta numa área voltada para o leste ou para o sul e que seja incidida pelo sol durante a manhã e o início da tarde.
  2. Terra solta tem melhor escoamento e facilita a propagação das raízes.
  3. A função do primeiro é suprir a planta com nutrientes e a da segunda, melhorar o escoamento. Esterco e perlita podem ser usados em substituição a esses aditivos, respectivamente. Misture-os aos 15~30 cm superficiais do local de cultivo.
  4. Digamos que você a tenha colocado numa bandeja para mudas de 10 cm de profundidade. O buraco deverá ter 10 cm.
  5. A terra agregada em torno das raízes deve sair intacta.
  6. Derrube a terra em torno do ramo e apalpe-a delicadamente para firmá-lo.
  7. Umedeça a terra com uma mangueira ou um regador até até que ela esteja visivelmente encharcada.
  8. O objeto deve ficar aproximadamente 30 cm atrás do jasmim, a fim de que as raízes não sejam prejudicadas. À medida que a planta crescer, você deve conduzi-la a trepar nessa trave.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo o plantio num vaso

Baixe em PDF
  1. Muito embora não precise de tanto espaço agora, a muda se expandirá rapidamente e vai ocupá-lo num piscar de olhos. O vaso deve ter vários furos de drenagem.
  2. Isso evita que a terra caia do vaso sem impedir a passagem de água.
  3. Compre um substrato rico em nutrientes e com bom escoamento, preferivelmente composto por terra, adubo e areia.
  4. Insira uma vara, estaca ou uma pequena treliça na terra, próximo à borda do vaso, empurrando-a para baixo até a ponta tocar o fundo. Compacte a terra em torno da vara para firmá-la no solo.
  5. Deite o vaso para mudas de lado e, com delicadeza, esprema o plástico com uma das mãos. Com a outra, vá soltando a terra, que deve permanecer intacta em torno das raízes.
  6. Despeje terra em torno dela até a superfície se igualar à terra que está agregada em torno da muda. Apalpe a terra para compactá-la e firmar a muda.
  7. Com um regador, despeje água no vaso até que a terra pareça encharcada. Faça uma pausa de aproximadamente um minuto para permitir que a água se infiltre. Se a água se esvair da superfície durante essa pausa, regue mais uma vez. Repita o processo até que a água impregnada na superfície não recue.
  8. Pare quando a superfície da terra estiver cerca de 5 cm abaixo da borda do vaso.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Cuidando da planta

Baixe em PDF
  1. Como a robusta planta perene que é, o jasmim-estrela pode tolerar certos períodos de seca, mas isso não quer dizer que você pode negligenciá-lo. Quando os 2,5 cm superficiais do solo que o rodeia estiverem secos, irrigue-o.
    • Esteja ciente de que o jasmim-estrela cultivado em vasos talvez requeira mais água do que o cultivado num jardim.
  2. Se você faz o cultivo dentro de casa, pode protegê-la do sol com uma cortina de voal. No inverno, a planta deve receber pelo menos quatro horas de luz direta todos os dias.
    • A luz indireta não é obrigatória para jasmins cultivados ao ar livre — contanto que estejam plantados diretamente no solo. Como a terra se resseca mais rápido num vaso do que no solo, jasmins envasados têm dificuldades para reter água quando expostos à luz direta por longos períodos, ao passo que um espécime de jardim pode ser diretamente incidido por raios solares por várias horas sem sofrer danos.
  3. Se você vai fazer o cultivo dentro de casa, a temperatura deve ficar entre 20 °C e 22 °C durante o dia, e 10 °C e 13 °C durante a noite.
  4. Use um fertilizante balanceado, solúvel em água. Aplique-o após irrigar a planta. Caso as folhas comecem a se amarelar mais adiante, no período vegetativo, talvez seja necessário adicionar mais fertilizante.
  5. Treiná-las a trepar no suporte amplia a possibilidade de crescimento do espécime.
  6. O broto na ponta do ramo pode ser removido com os dedos ou uma tesoura de jardinagem. Isso vai estimular novas ramificações e deixar a planta mais frondosa. Em vez de direcionada ao único botão de flor, a energia no interior da planta será distribuída entre todas as ramificações.
  7. O ramo deve ser cortado logo acima do nó. A poda regular pode controlar o tamanho do espécime, mas há a probabilidade de o crescimento ser estimulado ainda mais, como acontece quando se extraem os brotos. Nunca podar a planta, por outro lado, fará com que ela cresça desordenadamente e fuja ao controle. A poda permite controlar a direção em que ela cresce.
    • Você pode usar as partes podadas como novas mudas, se quiser.
    Publicidade

Dicas

  • Cuidado com as pragas. Coelhos gostam de mordiscar as folhas do jasmim-estrela. Outros animais e insetos tendem a evitá-lo. Felizmente, essa planta não costuma ser vulnerável a doenças.
  • Você pode comprar o jasmim-estrela em um viveiro de plantas em vez de tentar cultivá-lo por estaquia. Do mesmo modo, é possível plantar o jasmim-estrela desde a semente, mas as chances de sucesso desse método são reduzidas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Jasmim-estrela;
  • Terra para vasos;
  • Tesoura para jardinagem;
  • Auxina;
  • Bandeja para mudas ou copos plásticos pequenos;
  • Borrifador;
  • Espátula;
  • Estaca, vara ou treliça;
  • Regador ou mangueira;
  • Vaso grande;
  • Filtros de café;
  • Cortinas de voal;
  • Fertilizante;
  • Barbante ou lã.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 341 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade