PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ao cultivar tomates, o objetivo é fazer com que a planta produza o maior número de frutos maduros possível. Se você estiver cultivando uma variedade indeterminada ou uma variedade de tomate tipo "vinha" (o Big Boy, Beef Master e a maioria dos crioulos), aparar as plantas para remover os brotos e as folhas não desejados garante que todos os nutrientes cheguem aos tomates. Se estiver cultivando uma variedade determinada (Biltmore, Heinz, Patio), podá-la demais se torna contraproducente. Veja o Passo 1 para aprender quando e como podar um pé de tomate.

Método 1
Método 1 de 2:

Decidindo quando podar tomates

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de fazer qualquer poda na planta, descubra se a variedade cultivada é determinada ou não. As variedades indeterminadas crescem como vinhas, elas devem ser tutoradas para que cresçam subindo estacas e devem ser podadas para crescerem de maneira correta. As variedades determinadas conseguem manter-se por si mesmas antes de virarem arbustos e elas naturalmente direcionam a energia para os frutos sem exigirem muita intervenção. Aqui estão as variedades mais comuns de cada uma delas:
    • Indeterminadas: Big Boy, Beef Master, Black Prince, German Queen, a maioria das variedades do tomate cereja e dos crioulos.
    • Determinadas: Ace 55, Amelia, Better Bush, Biltmore, Heatmaster, Heinz Classic, Mountain Pride e Patio.
  2. Um jeito de descobrir se é hora de começar a podar é esperar que as folhas e caules debaixo da primeira leva de flores amarelem. Quando você notar a mudança de cor, comece a podar.
  3. Procure por ramos finos em brotação no local onde o galho encontra o tronco em uma planta indeterminada. Esses ramos são chamados de "sugadores" e são os que deverão ser removidos. Se você deixar os sugadores crescerem, eles roubarão a energia do resto da planta, resultando em poucos frutos. Nem sempre isso é algo ruim, mas se esses sugadores forem removidos, isso ajudará a sua planta a ter frutos maiores em toda a estação.
  4. É uma boa ideia começar a podar seus tomates assim que houver flores nas plantas. Nesse momento, elas deverão ter algo entre 30 e 45 centímetros. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando a técnica de poda adequada

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça isso independentemente do tipo de pé de tomate que você tem. Isso manterá a planta forte e ajudará no crescimento do tronco para que fique robusto. [2] Isso também deverá garantir que a maior parte dos nutrientes do solo seja enviada para os frutos em vez de serem desperdiçados em brotos não desejáveis.
    • Para remover um sugador, segure o broto pela base entre o polegar e o indicador e dobre-o para frente e para trás até retirá-lo.
    • Isso deve ser feito preferencialmente quando o broto ainda for novo e flexível. O pequeno machucado feito na planta fechará rapidamente. Essa técnica é conhecida por "poda simples".
    • Para os ramos e folhas (que não são sugadores) crescendo abaixo do primeiro cacho de flor: se você mora em uma região quente, deverá deixá-los até que fiquem amarelos, pois são importantes para ajudar a sombrear o solo até que a planta amadureça. Por outro lado, se o pé de tomate estiver em um ambiente úmido (como em uma estufa), remova "tudo" que estiver abaixo do primeiro cacho de flores para melhorar a circulação do ar. A umidade pode facilitar o aparecimento de doenças e fazer com que os machucados, feitos na poda, sequem mais devagar, deixando a planta vulnerável por mais tempo. Ao melhorar a circulação do ar você estará ajudando a proteger o pé de tomate.
  2. Os sugadores mais grossos não devem ser retirados, pois podem danificar toda a planta. Se eles forem mais grossos do que um lápis, utilize o método "Poda Missouri" e retire apenas a ponta do sugador, deixando uma ou duas folhas para a fotossíntese e para proteger o fruto em desenvolvimento contra o sol escaldante. O efeito colateral dessa técnica é que a haste conservada voltará a se desenvolver e precisará ser podada novamente. Essa técnica é melhor se você estiver lidando com sugadores maiores. Se o machucado adoecer, ele estará bastante longe do galho principal. Esse método também deixa alguns centímetros no sugador para reduzir o impacto na planta.
    • Faça a poda dos sugadores durante todo o verão para manter a planta saudável. Eles crescem rapidamente e, sendo assim, pode ser necessário fazer isso uma ou duas vezes por semana. [3]
  3. Esses galhos são aqueles que crescem na haste principal, acima do primeiro cacho de flor. Esses quatro ou cinco cachos produzirão bastantes frutos saudáveis, mas se deixar mais do que essa quantidade de cachos, os frutos serão pequenos e escassos. Escolha os cachos mais resistentes para deixar e retire todos os outros brotos, deixando o broto superior da planta — conhecido como broto terminal — intacto.
    • As plantas tipo rama devem estar presas em suportes depois da floração. Caso contrário, a rama crescerá pelo chão e não produzirá tomates saudáveis. [4]
    • Determinadas plantas já têm uma quantidade predeterminada de ramos que crescerão naturalmente, sendo assim, não precisarão da poda acima do cacho de flor. Se você podar acima do cacho de flor, removerá os ramos produtores de frutos sem ajudar a planta. [5]
  4. As folhas amarelas usam mais nutrientes do que produzem. Conforme a planta começa a envelhecer, as folhas mais baixas começarão naturalmente a amarelar e murchar. Isso é perfeitamente normal, sendo assim, retire essas folhas da planta quando elas aparecerem. Isso manterá a planta renovada e ajudará a evitar doenças.
  5. Para aproveitar o último crescimento da estação ao máximo, é necessário podar o broto mais alto da planta. Cerca de um mês antes da primeira geada esperada, ou quando a planta atingir o teto da estufa, remova o broto terminal da planta. Nesse período da estação, os tomates que já estiverem crescendo terão um tempo limitado para amadurecer, portanto, todos os nutrientes deverão ser direcionados apenas para os frutos.
    Publicidade

Dicas

  • As variedades determinadas ou "arbustivas" não precisam de poda (ou de estacas para dar suporte). Elas crescem a uma altura compacta, produzem uma "leva" de frutos durante um período de duas semanas e morrem. As variedades indeterminadas, também conhecidas como tomates de "vinha", chegam a ter a mesma altura que um ser humano adulto, produzindo frutos e crescendo por toda a estação. As variedades determinadas comuns são Rutgers, Roma, Celebrity (chamada por alguns de semideterminada) e Marglobe. As variedades indeterminadas mais comuns são Big Boy, Beef Master, a maioria dos tipos "cereja", Early Girl e a maioria das variedades crioulas. [6]
Publicidade

Avisos

  • Para evitar infectar o pé de tomate , utilize os dedos em vez de lâminas para remover os brotos (o ferimento resultante poderá ser infectado facilmente). No entanto, no caso de brotos mais antigos e duros, você poderá ter que recorrer ao uso da lâmina; se for esse o caso, esterilize a ferramenta depois de cada uso.
  • Se você for fumante, lave as mãos com sabão e água antes de lidar com os pés de tomate. A fumaça do tabaco pode facilmente infectar as plantas com o "vírus mosaico".
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pés de tomates.
  • Mãos limpas.
  • Equipamento de corte esterilizado "se" for o caso (é preferível que faça a poda utilizando as próprias mãos).

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Você só deverá se preocupar em podar seu tomateiro se ele for de uma variedade indeterminada, ou seja, se ele continuar a crescer e dar frutos até ser morto pelo frio. Se seu tomateiro for de uma variedade indeterminada, o que significa que o ciclo de vida dele é mais curto e predeterminado, não é necessário podá-lo. Se estiver cultivando uma variedade indeterminada, remova as flores da planta até que ela tenha 30 e 45 cm de altura, o que mandará mais energia para as raízes. Você também deverá remover quaisquer rebentos que cresçam sob os primeiros cachos de flores da planta. Rebentos são os ramos laterais que nascem no encontro dos ramos das folhas e o caule. Remover os rebentos direcionará mais energia para os frutos. Se os rebentos forem muito grossos para arrancar, use uma tesoura de poda limpa para cortá-los. Evite podar rebentos acima do primeiro cacho de flores, pois eles eventualmente florescerão e produzirão frutos. Para aprender outras maneiras de saber se seus tomateiros estão prontos para a poda, continue lendo!

Esta página foi acessada 218 418 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade