Baixe em PDF Baixe em PDF

Filodendros, ou imbés, são lindas plantas que precisam de uma manutenção regular para continuarem saudáveis. Usando uma afiada tesoura comum ou de jardim, você pode podar as folhas mortas e as hastes de sua planta, além de remover porções descoloridas e potencialmente doentes. Com a poda regular, o seu filodendro trará alegria por ainda muitos anos em sua vida.

Método 1
Método 1 de 2:

Programando a poda

Baixe em PDF
  1. Se o seu filodendro parece saudável, sem folhas e hastes descoloridas, pode não ser necessário podá-lo no presente. Não há razão para tirar porções da planta se estiver com boa saúde geral — você pode mantê-la como está e observá-la quanto ao surgimento de qualquer mudança.
  2. Se houver folhas e hastes na planta que estão mortas ou descoloridas, você deve podar o filodendro para removê-las. Elas poderiam sufocar as porções saudáveis e impedir seu crescimento.
    • A descoloração pode indicar que a planta está doente de alguma forma. É importante tirar essas áreas para impedir que o mal se prolifere. [1]
  3. As hastes continuarão a crescer e logo você observará que a planta está grande demais para a área em que estava. Nesse caso, você pode realizar a poda para evitar que cresça mais sem danificá-la de modo algum. [2]
    • Evite podar mais que um terço à metade da planta.
  4. Com o crescimento do filodendro, você notará que algumas das hastes crescem mais que as demais. Elas são comuns, mas a planta acaba ficando com uma aparência desleixada com tantas hastes longas e desiguais se sobressaindo.
    • Em muitos casos, a planta é forçada a desviar mais energia para essas hastes longas. Ao mantê-las todas na mesma medida, a planta também fica mais saudável.
    • Isso ajuda ainda a estimular o surgimento de novos brotos, assim que as hastes houverem sido removidas. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cortando as hastes

Baixe em PDF
  1. Você pode usar uma afiada tesoura comum ou de jardim para podar o filodendro. Antes de usá-la, é importante imergi-la em uma solução de alvejante diluído em água, enxaguando-a bem depois de terminar. Isso impede que bactérias se espalhem das ferramentas para a planta. [4]
  2. Se estiver tirando as porções mortas ou doentes da planta, lembre-se de cortar logo abaixo da área em questão. Dessa forma, você não corta nada saudável da planta que deseja preservar.
  3. Com a ferramenta de corte diagonalmente posicionada a 45°, corte as hastes mais longas para igualá-las ao restante da planta. O filodendro ficará com melhor aparência e isso ainda estimula o surgimento de novos brotos.
    • Pode o filodendro durante os períodos de crescimento ativo, enquanto a planta produz novos brotos a fim de estimular as rebrotas.
    • Espere semanas ou meses após a poda antes de voltar a cortar porções da planta. [5]
  4. Em alguns casos, será necessário remover uma haste inteira. Geralmente, isso ocorre porque a morte ou a doença estão se espalhando ou porque você deseja afinar a planta para uma melhor aparência.
    • Deixe a haste principal intacta, que é a responsável por ligar as folhas às hastes. Tire apenas os ramos e as hastes periféricos. [6]
    Publicidade

Dicas

  • As hastes saudáveis removidas podem ser replantadas, de modo que cresçam por conta própria. Você pode colocá-las na terra da planta existente ou dar início a um novo vaso com solo. Basta enterrar a base da haste a 3 a 5 centímetros de profundidade e ela enfim criará raízes e crescerá por conta própria. [7]
    • Você também pode colocá-las em um copo de água até que as raízes tenham 5 a 8 centímetros de comprimento. A seguir, transfira-as para o solo do vaso.
  • Você pode podar a planta levemente em qualquer época do ano, mas reserve as podas mais intensas para a primavera e o verão. [8]
Publicidade

Avisos

  • Filodendros podem ser tóxicos a crianças e animais de estimação. Tome o cuidado de mantê-los fora de alcance em todo o tempo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 903 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade