Baixe em PDF Baixe em PDF

A flor-de-cone, do gênero Echinacea , deixa qualquer jardim mais bonito. Embora ela seja fácil de cultivar e manter, nem sempre é fácil saber como podar a planta. Por sorte, isso também não é estritamente necessário: a poda serve para deixar as flores mais bonitas, regular seu crescimento e estender o período de floração. Leia as dicas deste artigo para entender melhor o assunto!

Método 1
Método 1 de 3:

Podando flores velhas

Baixe em PDF
  1. Quando a planta fica marrom, as flores-de-cone murcham e morrem. [1] Nesse ponto, você pode usar uma tesoura de poda para cortar as flores mais velhas. Observe os caules delas até chegar ao ponto onde eles dão origem a outros, com flores novas. Faça o corte acima desse ponto.
    • A melhor época do ano para a poda das flores velhas depende de quando a floração acontece na região onde você mora. Ainda assim, programe-se para fazer tudo cerca de duas semanas depois que as primeiras flores nascerem — e continuar assim ao longo da estação.
  2. Quando uma flor murcha, a planta gasta sementes que produzem energia e, com o tempo, acabam caindo e gerando novas flores na mesma área. Cortar as flores logo após elas murcharem reduz esse gasto de energia, o que pode gerar flores-de-cone mais duradouras e coloridas no futuro.
    • Essa poda também reduz o número de sementes que caem no chão, o que impede que as flores-de-cone tomem mais espaço no jardim.
  3. Se o seu objetivo é ter mais flores-de-cone no jardim, deixe as plantas murchas e sementes onde elas caírem. Você logo vai ter um belo canteiro colorido em casa!
    • A área das flores-de-cone vai aumentar a cada ano que você não fizer a poda.
    • Dentro de três ou quatro anos, talvez você possa até dividir as plantas e transferir algumas delas para outro lugar.
    • Tentilhões e vários outros pássaros adoram sementes de flor-de-cone. Se você quer atrair esses animais, eis mais um motivo para não fazer a poda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Podando as plantas anualmente

Baixe em PDF
  1. Não há segredo: coloque a tesoura bem perto da terra e corte o máximo de caules que você conseguir (ou todos eles). Quanto maior for a ferramenta, mais rápido vai ser o processo.
  2. A cada outono, as plantas da flor-de-cone vão morrer e deixar para trás caules marrons e flores murchas. Alguns jardineiros preferem fazer a poda nessa época, já que isso melhora a estética da área. [2]
    • As plantas vão florescer novamente na primavera — mesmo se você não tiver podado as flores velhas.
  3. Não há problema em podar as plantas até o solo, assim como em escolher qualquer época do ano para fazer esse ajuste. É tudo questão de preferência.
    • Você pode optar por podar as flores no outono para melhorar a estética do jardim e reduzir o número de sementes que caem no chão (e, assim, limitar a expansão da planta). [3]
    • Se você prefere deixar sementes para os pássaros locais antes do inverno, espere até a próxima primavera (antes de os sinais de vida retornarem à planta) para fazer o corte. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Podando a planta para estender o período de floração

Baixe em PDF
  1. A flor-de-cone pode florescer em épocas diferentes, dependendo do clima e das condições locais. Fique atento a "surtos" de crescimento nas plantas e veja se surgem novos brotos. Depois, corte os caules secos para criar mais espaço para outros. [5]
    • Se você usar essa técnica de poda antes que surjam novos brotos, ela quase não vai ter impacto em prolongar a época de floração das plantas.
    • Se usá-la depois que muitos brotos tiverem surgido, vai acabar cortando as flores bem antes de elas se abrirem.
    • Converse com outros jardineiros ou especialistas e veja quando eles cortam suas flores.
  2. Por exemplo: se você tem um círculo de flores-de-cone com 60 cm crescendo contra uma cerca, divida esse círculo ao meio paralelamente à estrutura. Se todos os caules tiverem mais ouvem-nos 60 cm de altura, corte os que estão na metade da frente a cerca de 30 cm. [6] [7]
    • Corte cada caule principal acima do caule lateral para acelerar a produção de flores.
    • Se você quiser ser um pouco mais "agressivo" na tentativa de prolongar o período de floração, divida os aula da planta em três seções; depois, pode uma delas em 1/3 e outra pela metade.
  3. Os caules que você não podou provavelmente vão começar a florescer dentro de uma ou duas semanas. Quando as flores surgirem, comece a observá-las e cortá-las todos os dias — ou seja, pode a flor em si e o caule logo acima da junção com o caule lateral.
    • Neste caso, a poda das flores velhas ajuda a direcionar energia à produção de flores nos caules que você cortou.
  4. A poda basicamente interrompe o crescimento das flores-de-cone, fazendo com que elas fiquem um pouco atrasadas no processo de floração anual. Isso quer dizer que, à medida que a metade não podada para de florescer, a outra continua produzindo belas flores por algumas semanas a mais.
    • Por exemplo: flores-de-cone florescem por cerca de um mês em vários lugares. Portanto, o processo pode estender o período de floração em um ou dois meses.
    • Regue bem as plantas, além de aplicar pesticidas contra insetos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 371 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade