Baixe em PDF Baixe em PDF

A aparência e a saúde da maioria das árvores do seu jardim podem ser melhoradas através de podas regulares. A poda também pode aumentar a segurança do seu jardim, eliminando galhos que poderiam cair e causar ferimentos a alguém ou danos à sua propriedade. Ela também pode estimular a produção de frutos e aumentar o valor da madeira. As instruções básicas de poda, ferramentas necessárias e luvas de jardinagem abaixo o deixarão apto a melhorar a aparência e a saúde de suas árvores sem a necessidade de pagar um profissional. A poda resultará em plantas mais fortes, mais saudáveis e mais atraentes. Além disso, dependendo da árvore, você pode moldá-la no formato que desejar.

Método 1
Método 1 de 2:

Decidindo o quê podar

Baixe em PDF
  1. Você está querendo modificar o formato ou a altura da árvore? A árvore foi podada recentemente? Antes de começar, pense bem no seu objetivo e foque nele. [1]
    • O motivo da poda influenciará a própria poda. Você pode podar de leve e remover pedaços de madeira morta sempre que quiser. Porém, dependendo do tamanho dos seus objetivos, você talvez queira podar entre as estações.
    • Podar no inverno, por exemplo, fará com que a árvore cresça muito durante a primavera. Podar durante o verão diminuirá o crescimento do galho cortado. Portanto, se você estiver tentando dar um formato específico à sua árvore ou desacelerar o crescimento, pode no verão.
  2. Dedique um pouco de tempo olhando para o tamanho e a forma da árvore e imaginando como ela deve ficar depois que você terminar.
  3. Evite remover estes galhos. [2]
  4. Seja por uma tempestade ou outra causa qualquer, os galhos quebrados devem ser podados para permitir que os nutrientes que ainda sugam da árvore possam ser redirecionados para os galhos saudáveis. [3]
  5. As árvores precisam de uma boa circulação de ar entre os galhos para que possam manter-se saudáveis. Se os galhos estiverem amontoados, eles vão acabar atraindo insetos e estimulando o crescimento de fungos.
    • Elimine os galhos que estejam crescendo no interior, na direção do centro da árvore.
  6. Pode ser que os galhos mais baixos estejam obstruindo a sua passagem ou que os mais altos estejam ameaçando sua linha telefônica. Seja como for, não tenha medo de podar os galhos que estejam causando problemas.
  7. Caso queira dar à planta um formato mais arredondado ou uniforme, corte os galhos que estejam se sobressaindo em ângulos esquisitos. Bastam uns poucos cortes para fazer uma grande diferença. [4]
  8. Cada corte expõe a árvore a fungos e infestações de insetos, pois a casca protetora é removida no processo. E jamais tire mais do que 25 por cento dos galhos de uma árvore.
    • Para que uma árvore consiga sobreviver, pelo menos ⅔ da altura total dela deve ser composta por galhos saudáveis.
    • Não pode mais do que uma vez por estação. A menos que uma tempestade quebre mais galhos, evite podar mais que uma vez. As árvores precisam de tempo para se recuperarem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Podando para diminuir os danos

Baixe em PDF
  1. Se feita no final do outono ou no começo do inverno, há menos perda de seiva e as plantas estressam menos. Além disso, nessa época do ano as chances de que os cortes acabem infestados por insetos ou fungos são bem menores. [5]
    • Um bom sinal para saber a hora de podar é quando as folhas da árvore caem. Isto significa que ela ficará dormente até o começo da primavera.
    • Mas caso uma tempestade quebre um galho ou outro em uma estação diferente do ano, é melhor podá-lo imediatamente do que ficar esperando o inverno.
  2. Esse corte não precisa ir até o fim do galho. Ele serve para evitar que o peso de um galho prestes a cair acabe causando rachaduras no tronco. [6]
    • Não corte no mesmo nível do tronco. Antes de remover um galho, procure um “colar” ao redor da base dele. Não corte nele! Quando terminar o corte, o colar deve estar intacto.
  3. O seu segundo corte irá serrar o galho no lado de fora do primeiro corte que você fez. Retire o galho. Você verá que sobrou o talo do galho. [7]
  4. Agora você pode fazer um corte quase rente ao colar do galho. Desta forma a árvore irá se recuperar de um jeito mais rápido e saudável.
    • Corte rente, mas mantenha o colar. Ele deve permanecer intacto.
  5. Desinfete as ferramentas após cada poda, pois uma árvore pode passar doenças para outras.
    Publicidade

Dicas

  • Para galhos pequenos, use tesoura de poda. Para galhos com mais de 2,5 cm de diâmetro, use uma tesoura tipo alicate. Já para galho com mais do que 5 a 8 cm de diâmetro, use uma serra. Não use tesourões.
  • Madeira morta ou que estiver morrendo pode ser removida em qualquer época do ano.
  • Carregue uma pequena quantia de solução alvejante num recipiente que não vá tombar e que seja grande o suficiente para mergulhar suas ferramentas de poda. A poda pode transmitir doenças de uma árvore para outra e mergulhar o equipamento de corte nesta solução pode ajudar a eliminar esse risco. Isso é especialmente importante para pomares muito densos.
  • Consulte um arboricultor se estiver com dúvidas sobre a melhor época do ano para a poda de determinada árvore na região onde você mora.
Publicidade

Avisos

  • Use equipamentos de segurança. Camiseta de mangas compridas, luvas e óculos de proteção são necessários para evitar ferimentos, principalmente lascas de madeira nos olhos.
  • Pode árvores coníferas com cuidado, principalmente se forem utilizadas como cobertura. Elas simplesmente irão soltar novos brotos da madeira verde. Então, se você podar uma conífera que é usada como cobertura até que não mostre mais galhos verdes, assim ela ficará.
  • Não corte o topo de árvores cuja característica é serem altas. Fazer isso causará sérias implicações à estrutura/força dos galhos e à saúde geral das árvores. Não tente controlar a altura de uma árvore grande podando o topo. Ao invés disso, plante uma árvore diferente.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Podadores afiados;
  • Aparadores afiados;
  • Serrote;
  • Escada;
  • Muito cuidado (quando usar a escada);
  • Tesouras de jardinagem.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 203 155 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade