Baixe em PDF
Baixe em PDF
O aspargo branco não passa de um aspargo comum que cresceu embaixo da terra e, por causa da ausência de luz solar, não produziu clorofila. Geralmente, ele tem um sabor mais suave e uma casca mais resistente do que o verde. O jeito mais popular de preparar aspargos brancos é cozinhando na água ou no vapor, mas eles também ficam ótimos assados e grelhados.
Ingredientes
Rende de duas a quatro porções:
- 450 g de aspargos brancos.
- 4 litros de água.
- ¼ de xícara (60 ml) de suco de limão.
- 2 colheres de sopa (30 ml) de manteiga.
- 1 colher de sopa (15 ml) de sal.
Rende de duas a quatro porções:
- 450 g de aspargos brancos.
- 1 ou 2 litros de água.
- 2 colheres de sopa (30 ml) de suco de limão.
- 1 colher de sopa (15 ml) de manteiga derretida.
Rende de duas a quatro porções:
- 450 g de aspargos brancos.
- 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite de oliva.
- 1 colher de chá (5 ml) de sal.
- ½ colher de chá (2,5 ml) de pimenta-do-reino moída.
Rende de duas a quatro porções:
- 450 g de aspargos brancos.
- 1 colher de sopa (15 ml) de azeite de oliva.
- 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre balsâmico.
Passos
-
Ferva a água. Coloque aproximadamente 4 litros de água em uma panela grande. Leve-a ao fogo médio e deixe pegar fervura.
- De preferência, evite usar panelas de alumínio, pois os minerais contidos no aspargo podem interagir com o metal da panela, produzindo uma reação química e manchando os legumes.
- Comece a preparar os aspargos enquanto a água esquenta.
-
Descasque e tire a ponta fibrosa dos aspargos. Use um descascador de legumes para remover a casca resistente de todos os aspargos brancos e, em seguida, use uma faca para cortar aproximadamente 1,25 cm da ponta fibrosa da parte de baixo. Outra opção é dobrar o aspargo, pois ele deve partir bem na região, separando a parte macia da parte fibrosa.
- Para descascá-los, deite-os em uma tábua de cortar legumes e passe o descascador ao longo do comprimento, com exceção da cabeça macia da parte de cima.
-
Junte os aspargos. Separe-os em feixes de dois ou quatro aspargos e amarre-os com um barbante culinário sem apertar muito.
- Prepare os feixes de aspargos de acordo com o número de porções que você pretende servir para deixar tudo organizado da melhor maneira possível. Não se esqueça de que feixes maiores aumentam o tempo de cozimento.
-
Coloque o suco de limão, a manteiga e o sal na água. Ponha os três ingredientes na água fervendo. A manteiga deve derreter.
- O sal e a manteiga dão sabor aos aspargos durante o cozimento, o que é muito importante, já que a variedade branca tem um sabor mais sutil sozinha.
- O suco de limão evita que o aspargo fique manchado.
-
Cozinhe-os até que fiquem macios. Afunde os feixes na água fervendo e deixe que cozinhem de oito a 30 minutos ou até que fiquem macios. Faça o teste com um garfo, perfurando os legumes.
- O tempo exato de cozimento depende da grossura dos aspargos. Os que tiverem uma espessura inferior a 1,25 cm cozinham em aproximadamente dez minutos, mas os aspargos com mais de 2,5 cm de espessura podem levar até 20 ou 30 minutos.
- Acerte a altura do fogo conforme for necessário para manter a fervura e verifique de tempos em tempos se eles já estão prontos para não passar do ponto.
-
Escorra e sirva. Usando pegadores, retire os feixes de aspargos da água e coloque-os em um prato forrado com papel-toalha. Corte o barbante e sirva-os como desejar.
- Que tal finalizar os legumes com manteiga derretida ou regá-los com molho holandês? Saboreie a iguaria ainda quente.
Publicidade
-
Ferva a água com o suco de limão. Coloque de 5 cm a 7,5 cm de água em uma panela. Adicione o suco de limão na água e deixe tudo ferver no fogo médio a alto.
- Você pode usar qualquer panela grande desde que tenha um cesto do tamanho ideal para colocar os legumes sem que encostem na água. Evite usar utensílios de alumínio, pois os minerais do aspargo podem provocar uma reação química indesejável.
- O limão deve se incorporar ao vapor e ajudar a diminuir as manchas.
-
Enquanto isso, descasque os aspargos. Use um descascador de legumes para retirar a casca grossa e lembre-se de tirar também a ponta de baixo com o talo fibroso.
- A quantia exata a ser cortada depende do tamanho do talo.
- Descasque o aspargo com exceção da cabeça. Coloque-o de lado em uma superfície plana, pois descascá-lo em pé pode fazer com que ele quebre.
-
Cozinhe-os no vapor até eles ficarem macios. Coloque o cesto para cozinhar a vapor encaixado na panela com água fervendo e, em seguida, organize os feixes de aspargos em uma camada única no fundo do cesto. Tampe-o e cozinhe por 20 a 30 minutos.
- O tempo exato de preparo depende da espessura dos aspargos. Verifique o andamento em 20 minutos com um garfo. Se conseguir perfurar o aspargo sem dificuldades, é porque ele já está pronto.
-
Passe os aspargos na manteiga e sirva-os. Tire-os do cesto e passe-os rapidamente na manteiga derretida para dar mais sabor. Sirva os legumes enquanto eles ainda estiverem quentes.
- Outra opção é servi-los com o tradicional molho holandês para um paladar mais apurado.
Publicidade
-
Preaqueça o forno a 200 °C. Prepare uma assadeira com bordas usando papel-manteiga ou uma camada de óleo para untar.
- Outra opção é usar uma travessa rasa no lugar da assadeira. O vidro e as superfícies antiaderentes não necessitam de revestimento.
- Evite usar papel-alumínio. Os minerais do aspargo podem reagir com o alumínio e liberar uma substância que pode causar manchas indesejáveis.
- Comece o preparo enquanto o forno aquece.
-
Corte e descasque os aspargos. Retire aproximadamente 1,25 cm da ponta fibrosa e remova a casca.
- Os aspargos com mais de 2,5 cm de espessura também podem ser cortados para reduzir o tempo de preparo.
- Use um descascador de legumes para tirar a casca. Coloque o aspargo apoiado no balcão ou na mesa em vez de segurá-lo em pé e descasque-o deixando de fora a ponta de cima (a cabeça).
-
Cubra os legumes com azeite de oliva, sal e pimenta. Coloque-os na assadeira preparada e pincele-os levemente com azeite de oliva. Adicione o sal e a pimenta por cima.
- Arrume os aspargos em uma única camada para que eles assem todos ao mesmo tempo.
- Mexa-os com um garfo ou uma espátula após temperar para distribuir bem o azeite e os temperos.
-
Asse-os até ficarem macios. Coloque os aspargos no forno preaquecido por 15 a 20 minutos ou até que fiquem tenros e levemente dourados.
- O tempo exato de forno depende da espessura dos legumes.
- Na metade do tempo de preparo, vire-os para que assem por igual.
- Eles devem ficar macios o suficiente para você conseguir perfurá-los com um garfo, mas continuarem firmes, mantendo o formato.
-
Sirva quente. Retire os aspargos do forno e deixe-os esfriar por alguns minutos antes de servir.
- Se forem preparados dessa maneira, não é preciso servir nenhum acompanhamento. Mesmo assim, o molho holandês e a manteiga derretida são guarnições que merecem a consideração.
Publicidade
-
Preaqueça a grelha na temperatura média. Preaqueça a churrasqueira a carvão, a gás ou elétrica em uma temperatura média.
- Para acender e preparar a brasa em uma churrasqueira a carvão, coloque uma camada única de carvão no fundo, cubra-a com um fluido (álcool, óleo etc.) e acenda o fogo. Deixe o carvão ganhar uma tonalidade acinzentada e tampe a churrasqueira por cerca de 10 minutos.
- Para preaquecer a churrasqueira a gás ou elétrica, ligue-a na maior temperatura e feche a tampa. Observe atentamente o medidor de temperatura. Quando ela ficar média, abra a grelha e gire o botão da temperatura para média.
-
Apare e descasque os aspargos. Corte a ponta fibrosa de baixo e, em seguida, use o descascador de legumes para remover a casca, deixando a parte de cima intacta.
- Ao descascá-los, apoie-os em uma superfície plana e só descasque o que estiver abaixo da cabeça. Não deixe o legume em pé, pois isso pode fazer com que os mais delicados quebrem.
-
Prepare o papel-alumínio. Corte quatro folhas de papel-alumínio de 15 cm por 20 cm cada uma.
- É possível substituí-lo por papel-manteiga se você tiver em casa, evitando assim o contato direto do alumínio com os aspargos.
- Ao usar o papel-alumínio mesmo, pode acontecer de algum aspargo ficar manchado. Porém, o sabor e a qualidade continuam iguais.
-
Passe os aspargos no azeite com vinagre. Distribua-os por igual nas quatro folhas de papel alumínio. Tempere cada uma das porções com um pouco de azeite de oliva e vinagre balsâmico.
- Cuidadosamente, mexa os legumes com um garfo para que todos fiquem igualmente temperados.
- Em seguida, reorganize-os em uma única camada em cima do papel-alumínio.
-
Dobre as bordas do papel-alumínio em volta dos aspargos, formando pacotes pequenos.
- Primeiramente, junte as extremidades do comprimento e, em seguida, junte as extremidades da largura. Feche bem essas pontas para evitar que o pacote se desfaça.
-
Grelhe-os até que fiquem macios. Ponha os pacotes de papel-alumínio na churrasqueira preaquecida para grelhar por cinco a dez minutos.
- Se os aspargos brancos forem menores, cinco minutos é o suficiente. No entanto, legumes mais grossos precisam de uns dez minutos.
-
Sirva-os quentes. Retire-os dos pacotes usando pegadores. Deixe os aspargos descansarem por alguns minutos e, em seguida, abra os pacotes com cuidado e sirva-os ainda quentes.
- O ideal é que os aspargos estejam macios quando espetados com um garfo. Se eles ainda estiverem duros, leve os pacotes abertos à grelha por mais um ou dois minutos.
Publicidade
Materiais Necessários
Cozinhando
- Panela grande.
- Descascador de legumes.
- Faca.
- Barbante culinário.
- Pegadores.
- Papel-toalha.
Cozinhando no vapor
- Panela grande.
- Cesto para cozimento a vapor.
- Descascador de legumes.
- Faca.
- Pegadores.
Assando
- Assadeira com bordas.
- Papel-manteiga ou óleo para untar.
- Descascador de legumes.
- Faca.
- Pincel culinário.
- Espátula.
- Garfo.
Grelhando
- Descascador de legumes.
- Faca.
- Papel-alumínio.
- Garfo.
- Pegadores.
Referências
Publicidade