Baixe em PDF Baixe em PDF

O espinafre é uma hortaliça incrivelmente versátil. Quando congelado, ele torna-se uma opção mais econômica e que pode ser facilmente reaquecida à perfeição no micro-ondas ou fogão. Além disso, dessa forma também é possível adicioná-lo a quase qualquer prato. Após reaquecer o espinafre, basta escorrê-lo bem e acrescentá-lo em sua receita favorita antes de servir.

Método 1
Método 1 de 3:

Reaquecendo o espinafre no fogão

Baixe em PDF
  1. Primeiramente, aqueça uma frigideira em fogo baixo a médio. Escolha uma panela que seja grande o suficiente para acomodar toda a porção de espinafre. Assim que ela estiver aquecida, adicione o espinafre. Dessa forma, ele deverá chiar levemente e liberar um pouco de vapor.
    • Se o espinafre liberar uma grande quantidade de vapor ou chiar muito alto, é sinal que a panela está muito quente. Nesse caso, reduza o calor para uma temperatura adequada.
  2. Mexa o bloco congelado em torno da frigideira até amolecê-lo. Em seguida, use a colher para separá-lo em pedaços menores. [1] Siga separando o espinafre à medida que ele aquece para ajudá-lo a reaquecer mais rapidamente. Todo o processo levará cerca de quatro a seis minutos. O espinafre estará descongelado quando ele se tornar maleável e muito quente ao toque.
    • Não se preocupe se formar muito líquido na panela, pois ele será drenado.
    • Evite cozinhar o espinafre além do ponto, pois o sabor dele queimado não é muito agradável.
  3. Posicione um escorredor que seja resistente ao calor sobre uma pia limpa e despeje o espinafre dentro dele. Ao fazer isso, use uma colher grande para pressioná-lo e extrair o máximo de líquido possível. [2]
    • Para preservar os sumos do espinafre, posicione o escorredor sobre uma tigela ou caçarola grande antes de drená-lo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cozinhando o espinafre congelado no micro-ondas

Baixe em PDF
  1. Evite usar recipientes de papel, pote de plástico ou qualquer tigela que tenha pintura metálica. Em vez disso, use um copo ou uma tigela de cerâmica. [3] Além disso, a tigela deverá ser grande o suficiente para caber facilmente toda porção de espinafre congelado.
    • Algumas embalagens usadas para congelar o espinafre também podem ser usadas durante o reaquecimento. Se for esse o caso, coloque a embalagem em um prato de cerâmica ou vidro antes de levá-la ao micro-ondas. [4]
  2. Caso não seja possível encontrá-las, comece esquentando o espinafre por um minuto no máximo. Se após esse tempo ele não estiver totalmente descongelado, coloque-o de volta no micro-ondas e aqueça-o novamente em intervalos de 30 segundos. [5]
    • Mexa o espinafre com uma colher entre os intervalos de aquecimento para distribuir uniformemente o calor.
    • Toque o espinafre com cuidado para verificar se ele está pronto. Quando estiver totalmente aquecido, ele ficará maleável e quente ao toque.
  3. Posicione um pano de prato limpo sobre uma tigela de cerâmica grande, despeje o espinafre dentro dele e segure as bordas do pano juntas. Em seguida, segure o embrulho sobre a tigela e esprema firmemente para drenar todo o líquido de cozimento. [6]
    • Deixe o espinafre esfriar um pouco antes de aplicar o método do pano de prato. Caso contrário, você pode acabar queimando as mãos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Servindo o espinafre

Baixe em PDF
  1. Tempere a gosto com sal, pimenta ou suas combinações de temperos favoritos. Para criar um prato mais cremoso, misture uma colher de sopa de manteiga no espinafre quente e deixe derreter. Em seguida, tempere com sal, pimenta e suco de limão. Além disso, outras opções deliciosas de temperos incluem:
    • Mix de especiarias;
    • Mix de pimenta e limão;
    • Alho e sal;
    • Curry em pó. [7]
  2. Basta misturá-lo à receita para torná-la uma opção nutritiva. Ele combina bem com sopas, refogados, massas, etc. [8] No entanto, procure adicionar o espinafre reaquecido somente na hora de servir o prato para evitar cozinhá-lo além do ponto.
    • Aqueça e escorra bem o espinafre antes de adicioná-lo a outra receita. Caso contrário, o líquido liberado poderá deixar o prato aguado.
  3. . Esse tipo de receita geralmente requer espinafre congelado, caso contrário, o molho ficará aguado e sem sabor. [9] Além disso, também é possível drenar o espinafre enquanto ele descongela.
    • Reserve o líquido de cozimento depois de escorrer o espinafre requentado, pois muitas receitas de molho exigem a adição de algumas colheres de sopa do líquido drenado.
  4. Na verdade, dessa forma ele muitas vezes é uma opção melhor, pois tem um sabor mais forte. [10] Alguns exemplos de receitas de espinafre, incluem:
    • Palak Paneer: um delicioso prato de curry indiano;
    • Creme de espinafre;
    • Espinafre refogado.
    Publicidade

Dicas

  • Algumas pessoas acreditam que não é saudável reaquecer o espinafre, pois dessa forma ele pode formar nitratos indigestos. No entanto, isso é um mito.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 654 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade