Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fumar tabaco em narguilé é mais prazeroso do que em cigarros. E existem essências de diversos sabores, que podem render uma fumaça ainda mais agradável. Se você não tiver acesso a um narguilé, pode confeccionar um com itens que tem em casa. Depois, é só sentar, relaxar e desfrutar desta incrível experiência.
Passos
-
Coloque água e gelo na base. A ponta do tubo deve ficar aproximadamente 3,8 cm abaixo da linha da água.
- O espaço vazio na base deve ser apenas o suficiente para que a água não respingue para dentro da mangueira.
- Não coloque leite ou laticínios na base. Esses produtos impregnam o narguilé de um cheiro desagradável, favorecem o surgimento de fungos e a espuma criada por eles pode estragar a mangueira.
-
Coloque o anel isolante. Ele serve para vedar a ligação entre o corpo e a base. Muitos modelos de narguilé vêm de fábrica com um anel de borracha ou silicone (que é o material mais adequado entre os dois). Se o seu modelo não possui esse componente, você pode fazer a vedação com fita isolante.
-
Encaixe o prato no corpo do narguilé. É importante que isso seja feito agora, pois será impossível encaixar o prato quando o fornilho estiver no lugar.
-
Encaixe a mangueira na cavidade do corpo. Se o seu narguilé tem duas saídas para as mangueiras, você pode comprar um tampo de borracha para fechá-la.
-
Prepare o narguilé. Siga os passos abaixo para a melhor fruição possível:
- Misture o tabaco (também chamado de essência), de maneira homogênea, até que todo ele esteja coberto de essência ou melado.
- Afofe o tabaco e despeje-o no fornilho sem pressionar. A fim de que o tabaco não toque o papel-alumínio, deixe 2 mm de distância entre ele e a borda do fornilho. Fumo queimado confere um gosto desagradável à fumaça.
- Compre essência de boa qualidade. É a qualidade do produto que determina o sabor da fumaça. Você também pode combinar essências e criar a fumaça que desejar. Compre apenas 50 g das essências que você ainda não conhece, para que você possa experimentá-las sem gastar muito dinheiro.
- Corte as folhas de tabaco com uma tesoura de cozinha para poder colocá-las no fornilho com facilidade. Mas não as deixe pequenas demais, ou elas cairão pelos orifícios do fornilho, entupindo-o.
-
Cubra o fornilho com folhas de alumínio de alta gramatura. Corte um quadrado com 5 cm de lado e embrulhe com ele a boca do fornilho.
- Estique bem o papel-alumínio por sobre a abertura, pois dobras podem atrapalhar a distribuição de calor. Se você tem somente o papel-alumínio comum à disposição, faça uma camada dupla.
- Ao terminar, o papel-alumínio se parecerá com a pele de um tambor.
-
Com um palito de dente, um alfinete ou a ponta de uma lapiseira, faça de 15 a 20 furos na folha de alumínio. Escolha a distribuição dos furos de acordo com o tipo de fornilho que você está usando:
- Fornilho egípcio: trace um círculo de furos próximo à borda do fornilho e comece a fazer uma espiral em direção ao centro.
- Fornilho phunnel : faça três círculos concêntricos — um próximo à borda, outro alinhado ao buraco central do fornilho e o terceiro, entre esses dois.
-
Acenda os carvões. Segure o carvão com uma tenaz e acenda uma quina com um fósforo ou um isqueiro. Fique fora de casa ou perto de uma janela, pois ele produzirá faíscas.
- Use apenas a tenaz que vem com o narguilé para acender e mover os carvões. A pinça de cozinha pode ser revestida de um polímero antiaderente específico para a preparação de alimentos e facilitar a limpeza.
- Assim que o carvão começar a brilhar e soltar fumaça, tire-o do fogo. O brilho se espalhará até que todo ele fique em brasa.
- Caso o carvão tenha alguma parte ainda escura, assopre-o para terminar de acendê-lo.
-
Ainda com auxílio da tenaz, ponha o carvão em brasa sobre o papel-alumínio. As regiões tocadas pelas pontas da tenaz estarão apagadas, então, assopre-as até ficarem rubras. Deixe os carvões sobre o papel-alumínio até que todos estejam completamente cobertos por uma camada de cinzas.
- Jamais acenda os carvões diretamente sobre o papel-alumínio. Eles liberarão partículas que penetrarão no fornilho, alterando o sabor da essência.
- Não havendo acesso a um fogão, isqueiro ou fósforos, use carvão de acendimento instantâneo.
- Carvões naturais queimam por mais tempo que os instantâneos, mas precisam de mais calor para acender. Muitas pessoas usam o fogão elétrico ou um maçarico a gás para acender carvões naturais.
-
Assopre a mangueira antes de instalá-la para desalojar poeira ou partículas que possam ter bloqueado a passagem de ar. Não lave a mangueira, a não ser que esteja certo de que ela é lavável.
-
Trague. Espere o narguilé se aquecer naturalmente. Não tente acelerar o processo puxando o ar com força, pois isso apenas queimará a essência. Fume com calma. Um bom narguilé deve ficar aceso de 45 minutos a uma hora.
-
Encontre uma fruta redonda. Maçãs, mangas e laranjas são excelentes opções, mas você pode usar qualquer fruta grande que tiver à mão.
-
Corte o topo da fruta. Preserve aproximadamente 3/4 dela. Agora retire a polpa do núcleo, deixando uma camada de aproximadamente 1,3 cm perto da casca.
-
Faça um furo na base. Com um saca-rolhas, um descascador de batatas ou qualquer instrumento afiado, cave um buraco da largura do seu dedo indicador.
-
Ponha o tabaco no interior da fruta, deixando um espaço de cerca de 2 mm entre ele e o topo da fruta.
-
Cubra a fruta com papel-alumínio. Faça pequenos furos espaçados de maneira uniforme nele.
-
Encaixe a fruta no corpo. Acenda os carvões e fume. Porque a fruta é mais fria, pode ser necessário usar mais carvões do que o normal para produzir alguma fumaça. [1] X Fonte de pesquisa
-
Corte o 1/4 superior de uma maçã. Tire a polpa do núcleo, deixando uma camada de 1,3 cm próxima da casca.
-
Faça um furo no fundo da maçã. Para isso, use um descascador de batatas, um saca-rolhas ou uma faca de tornear.
-
Corte um segmento de mangueira de jardim do tamanho desejado. Encaixe uma das pontas delas na parte de baixo da maçã e feche a junção com plasticina.
-
Queime um buraco na ponta vedada da mangueira. Para isso, você pode usar ou cigarro aceso ou qualquer outra fonte de calor.
-
Insira um canudo no buraco que você acaba de fazer. A conexão deve ser justa. Havendo qualquer espaço entre o canudo e a vedação da mangueira, cubra-o com plasticina.
-
Abasteça a fruta com tabaco. Depois, cubra-a com papel-alumínio, faça alguns buracos nele, acenda os carvões e apoie-os no papel-alumínio. Agora, é só aproveitar seu narguilé caseiro.
Dicas
- Caso a fumaça se torne áspera, amarga, ou adquira um sabor ruim, basta assoprar levemente a mangueira para expulsar pela válvula a fumaça estagnada que se acumulou na base do narguilé. Não assopre com força, ou a água subirá até o fornilho, estragando o tabaco.
- É possível renovar tabaco ressecado com mel ou melado.
- Experimente essências isentas de tabaco, como a Hydro Herbal, que possuem menos ingredientes cancerígenos.
- Para limpar corpo do narguilé, embeba um pano em vinagre e, com o auxílio de uma haste estreita, empurre-o para dentro do tubo. Quanto à base, basta deixá-la mergulhada por algum tempo numa solução de água morna e sabão, e depois enxaguá-la minuciosamente. Limpe o corpo uma vez por semana e a base, uma vez por mês.
- A fumaça liberada pelo narguilé sempre deve ser espessa e branca. Uma boa fumaça indica que você preparou tudo corretamente e que está fumando da maneira adequada.
- Muitas pessoas gostam de instalar um difusor no narguilé. Esse acessório, encaixado na ponta do corpo do narguilé, aproximadamente 6 mm abaixo da linha da água, funciona como uma torneira ou uma bomba de ar, permitindo que mais água seja retida pela fumaça, o que a deixa mais saborosa e suave.
- Em alguns países do Oriente Médio, leite ou suco de frutas são usados no lugar da água para encorpar e dar mais sabor à fumaça. O procedimento padrão do Ali Baba's Hookah Bar (fundado em 1760, em Istambul) é misturar uma parte de leite ou suco para duas de água. Mas enxágue bem o narguilé após o uso de leite, ou ele passará a deixar a fumaça com um gosto azedo.
Avisos
- Não use o carvão de churrasqueira, que libera uma quantidade exagerada de monóxido de carbono. Os carvões específicos para narguilé, tanto os naturais quanto os de acendimento instantâneo, produzem uma fumaça muito mais agradável.
- Logo que começa a queimar, o carvão de acendimento instantâneo libera uma fumaça composta de substâncias cancerígenas e prejudiciais. Evite respirá-la.
- De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ingere-se uma quantidade de substâncias cancerígenas equivalente a 200 cigarros a cada vez que se usa o narguilé. Além do que, compartilhar a mangueira ou o narguilé favorece a transmissão de doenças como a hepatite e a tuberculose. Tudo isso posto, tenha muito cuidado. [2] X Fonte de pesquisa
Materiais Necessários
- Narguilé
- Água e cubos de gelo
- Essências
- Papel-alumínio de alta gramatura
- Palito de dente, alfinete ou lapiseira de ponta fina
- Carvões
- Isqueiro, fósforos ou maçarico a gás
- Fruta redonda
- Saca-rolhas, descascador de batatas ou faca de tornear
- Segmento de mangueira
- Garrafa de plástico
- Plasticina
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 338 642 vezes.