Baixe em PDF Baixe em PDF

O narguilé, também conhecido como xixa, é um cachimbo d’água originário do Oriente Médio que se popularizou mundo afora. Quem fuma o narguilé vez ou outra pode não ter ideia de como se faz para prepará-lo. Se você está perdido e carece de uma ajudinha, veio ao lugar certo!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando o narguilé

Baixe em PDF
  1. Lave-o com água e uma escova macia antes de usá-lo pela primeira vez e sempre que estiver sujo. Primeiro, desconecte todos os componentes. Lave todos exceto as mangueiras — presuma que elas não podem entrar em contato com água a não ser que o rótulo afirme o contrário. [1] Seque todas as partes com uma toalha deixe-as secar ao ar antes de prosseguir.
    • É ideal limpar o equipamento após cada uso, e isso é absolutamente necessário quando há resíduos visíveis na base ou quando a fumaça tiver um gosto ruim.
    • Use uma escova longa e fina para limpar as áreas de difícil acesso. Há boas escovas do tipo à venda em tabacarias.
  2. A base é o recipiente de vidro que serve de apoio ao narguilé. Use água suficiente para cobrir os 2,5 cm iniciais do tubo, ou um pouco mais. É importante deixar um espaço vazio para diluir a fumaça e facilitar a aspiração. Se você tem um mini-narguilé, talvez seja necessário cobrir apenas 1,25 cm do tubo para não correr o risco de encharcar as mangueiras. [2] [3]
    • O tubo é a haste de metal que se prolonga do corpo do narguilé. Encaixe o corpo do narguilé na base e veja até onde vai o tubo.
    • A água não filtra a nicotina e outras substâncias tão bem quanto as pessoas costumam crer. Usar mais água não torna o narguilé mais seguro, portanto.
  3. Embora a fumaça do narguilé, quando tragada adequadamente, não tenha temperaturas extremas, o resfriamento vai deixá-la ainda mais agradável. Talvez seja necessário descartar um pouco a água para ajustar o nível ao descrito acima.
  4. Faça-o de modo a deixar a ponta do tubo submersa. Encaixe bem o anel de borracha ou silicone em torno da conexão entre a base e o corpo do narguilé. De outro modo, a fumaça ficará muito rala e difícil de tragar.
    • Caso seja difícil encaixar o anel de borracha, umedeça-o com um pouco d’água ou uma gota de detergente.
  5. Elas se inserem em compartimentos nas laterais do corpo do narguilé. Assim como a base, elas também devem ter a conexão perfeitamente vedada. Em alguns modelos, é possível fechar o orifício das mangueiras que não serão utilizadas. Em outros, é necessário instalar todas as mangueiras, até mesmo para fumar sozinho.
    • Verifique o nível da água novamente antes de conectar as mangueiras, que podem estragar caso sejam umedecidas.
  6. Vede a abertura do corpo do narguilé com a palma da mão e tente sugar o ar por uma das mangueiras. Caso seja possível inspirar pela mangueira, alguma das conexões não está bem vedada. Verifique uma por uma e recoloque os anéis de borracha ou silicone.
    • Na falta de algum dos anéis de borracha, você pode adquirir outro via internet. Enrolar bandagens adesivas em torno da junção pode ser uma eficiente solução provisória. [4]
  7. Ele é como um cinzeiro que retém as brasas e o excesso de fumo que porventura caiam do fornilho.
Parte 2
Parte 2 de 2:

Fumando com o narguilé

Baixe em PDF
  1. O fumo para narguilé é uma mistura de tabaco e essências, as quais criam o sabor e a fumaça encorpada tão característicos. No entanto, elas tendem a depositar-se no fundo do recipiente, daí a necessidade de que sejam misturadas antes do uso.
    • Se vai fumar narguilé pela primeira vez, experimente usar melado sem tabaco para entender melhor o processo de preparo. O tabaco cria um sabor muito forte quando se comete algum engano. [5]
    • O fumo é vendido em diferentes sabores. Cada um proporciona uma experiência significativamente diferente. Experimente vários e veja quais você prefere.
  2. Empurre-o para baixo delicadamente para criar uma superfície regular sem compactá-lo em excesso, pois o fumo deve ficar um pouco disperso para que o ar possa passar por ele. Preencha o recipiente até cerca de 2 mm abaixo da borda a fim de que a superfície do fumo não se queime. [6]
  3. Amasse as bordas para fixá-lo.
    • Na falta do papel-alumínio de alta gramatura, use uma camada dupla de papel-alumínio comum.
    • Também é possível usar um suporte para carvão, que é vendido em tabacarias, mas a maioria dos usuários prefere o papel-alumínio.
  4. Encaixe bem o anel de borracha em volta da conexão para que o ar não escape.
  5. Isso pode ser feito com um palito de dente ou clipe de papel, e deve haver de 12 a 15 furos distribuídos na superfície do material. [7] Teste o fluxo de ar com a mangueira. Se você tiver dificuldade para tragar, crie mais buracos.
    • Há quem goste de perfurar o papel-alumínio e o fumo ao mesmo tempo para facilitar a propagação do calor e do ar.
  6. Costuma-se usar dois tipos de carvão em conjunto com o narguilé. Siga as instruções abaixo dependendo do tipo que tem em mãos: [8] [9]
    • Carvão de acendimento instantâneo: segure-o com uma tenaz longe de qualquer material inflamável. Acenda-o com um palito de fósforo ou isqueiro. Espere a fumaça parar de subir e, após cerca de 30 segundos, toda a superfície do carvão estará rubra e revestida por cinzas claras. Apesar de conveniente, o carvão instantâneo cria uma fumaça mais breve e de pior qualidade. Algumas pessoas relatam que ele causa dores de cabeça.
    • Carvão natural: aqueça-o diretamente na boca do fogão ou num queimador elétrico. Não o posicione de modo que as cinzas possam cair e obstruir a saída de gás, nem diretamente sobre o tampo vitrocerâmico de um cooktop. O carvão estará pronto para o uso quando estiver rubro, geralmente após dez minutos.
  7. Distribua-os em intervalos iguais e alinhados às bordas do fornilho, talvez até ligeiramente pendentes para fora. Empilhar todos no centro do papel é um erro comum, e pode queimar o fumo, dando origem a uma fumaça desagradável e de curta duração.
    • Vários apreciadores preferem deixar o fumo aquecer-se por três a cinco minutos antes de começar a tragar. Isso permite que a fumaça seja aspirada com tragadas leves, o que intensifica o sabor.
  8. Depois que o fornilho estiver aquecido — ou imediatamente, se você é do tipo apressado —, trague a fumaça pelas mangueiras. Sua aspiração forçará o ar a entrar em contato com os carvões, aquecendo-os. O carvão aquece em excesso quando a tragada é muito forte, queimando o fumo e produzindo uma corrente de fumaça desagradável. Trague com inspirações curtas, normais. Fume com tranquilidade, parando de quando em quando para que o fumo possa esfriar.
    • Se nenhuma fumaça adentrar a base de vidro, puxe o ar em inspirações curtas e fortes para acender o tabaco.

Dicas

  • Antes da popularização do fumo vendido em tabacarias, o narguilé era tradicionalmente apreciado com ervas desidratadas, que tinham um sabor mais forte e nenhuma essência. Para acendê-las, coloca-se o carvão diretamente sobre elas, sem o anteparo do papel-alumínio. [10]

Avisos

  • Carvões em brasa são perigosos; manuseie-os com a mão bem firme.
  • Assim como qualquer outra forma de fumo de tabaco, o uso do narguilé oferece enormes riscos à saúde.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 814 vezes.

Este artigo foi útil?