PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Dizer “eu te amo” é um passo muito grande em um relacionamento, portanto, é importante levá-lo a sério ao ouvir isso de alguém. Pense em como se sente em relação a essa pessoa e se o sentimento é recíproco; se for o caso, fale, para que saibam que estão em sintonia. Quando seu sentimento não for correspondido, também é necessário ser honesto e respeitar os sentimentos dela.

Método 1
Método 1 de 2:

Escolhendo uma resposta apropriada

PDF download Baixe em PDF
  1. Reflita sobre seus sentimentos por essa pessoa, se a ama, gosta de passar tempo com ela ou até se vislumbra um futuro juntos. Dizer “eu te amo” é um marco do relacionamento que indica que o indivíduo possui paixão por você e deseja saber se há reciprocidade. Quando não houver, é importante ter ciência disso e decidir o que fará a partir desse momento. [1]
    • Por exemplo: caso goste bastante dele, mas não está certo de que o ama, é uma opção prosseguir com o relacionamento e ver como os sentimentos evoluem.
    • No entanto, se começar a sentir que a relação não está dando certo, fale. Dessa forma, ambos poderão tocar a vida em caminhos distintos.
  2. Quando possuir sentimentos profundos pela pessoa e se sente pronto para dizer isso a ela, é uma ótima hora para falar “eu te amo também!” No entanto, sempre seja honesto se não estiver pronto para declarar seu amor. Mesmo se acabar se apaixonando, não se deve falar isso sem que seja verdade, o que apenas causará problemas mais para frente. [2]
    • Nunca diga “eu te amo” quando não for de coração, já que uma mentira será introduzida na relação entre vocês.

    Aviso : Não diga “eu te amo” quando estiver embriagado. É bem capaz que a frase pareça insincera, ainda que tenha falado com sinceridade. Aguarde até que não esteja sob influência de álcool ou entorpecentes para fazer a declaração. [3]

  3. Caso sinta que ainda não é hora de dizer “eu te amo”, não há problema em responder de forma simples e direta. Ouça seus instintos e seja honesto com o indivíduo; sempre seja educado e leve os sentimentos dele em consideração. [4]
    • Declare, por exemplo: “Desculpe, não estou pronto para falar isso ainda”.
    • Outra opção é dizer “Fico feliz em saber que se sente assim. Ainda não sinto o mesmo, mas quero continuar o que temos”.
  4. Uma forma de responder a essa declaração de amor é concentrar-se nas características positivas da pessoa, ressaltando que as leva muito em consideração. Pense no que gosta e o que faz com que queira se divertir com ela; a partir daí, foque nesses aspectos para formular uma resposta. [5]
    • Uma frase que poderá usar é: “Me deixa muito contente saber que se sente assim. Adoro ficar ao seu lado. Você é uma ótima ouvinte”.
    • Caso prefira, diga: “Eu gosto de você também, é um homem gentil, inteligente, engraçado e com quem adoro me divertir”.
  5. Dar uma demonstração de afeição pelo sujeito é outra ótima maneira de responder; em vez de usar palavras, um desses gestos será o suficiente. Quando dizer “eu te amo também”, o beijo pode vir como um complemento, ou ainda como uma resposta, por si só. No entanto, nunca o abrace ou beije quando for terminar o relacionamento, já que os sinais serão confusos, deixando-o ainda mais perdido quando souber da verdade. [6]
    • Por exemplo: diga “eu te amo também” e incline-se para dar um beijo ou um abraço.
    • Quando declarar que ainda não está pronto para reciprocar o amor, ressalte que valoriza a pessoa e gosta da companhia dela, terminando com um abraço para demonstrar sua sinceridade.
    • Caso fale que não quer continuar o relacionamento com ela, nem o beijo nem o abraço serão boas ideias. Ainda assim, um gesto físico menos íntimo, como um carinho nas costas ou braço, pode deixá-la mais tranquila.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Respondendo à situação

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele ficará chateado ou até constrangido depois de expor seu amor, mas não ter os sentimentos correspondidos. E isso é totalmente normal; não há problema em demonstrar empatia, mas não fique pressionado a responder “eu te amo” ou a se sentir culpado por ter sido honesto. Antes de continuar, deixe que “a ficha caia”. [7]
    • Você também pode dar um pouco de privacidade a ele ao notar que está bastante triste ou constrangido. Diga, por exemplo: “Me desculpe se isso o chocou. Eu posso ir embora e depois conversamos melhor, se precisar ficar um pouco sozinho”.

    Dica : não peça desculpas pelos seus sentimentos e nem mude de ideia se a pessoa ficar bastante triste e começar a chorar. Essa atitude só complicará ainda mais a situação; em vez disso, esclareça que está ali para ajudar e reitere o que gosta nela. Você poderá falar: “Estou aqui para ajudar, ao menos que não queira. Quando eu disse que gosto de me divertir com você, eu não menti”.

  2. Como dito anteriormente, é bem comum que alguém se sinta triste, desapontado ou até mesmo constrangido por não ter os sentimentos reciprocados, mas quando a resposta vem acompanhada de irritação e fúria, a pessoa já está passando dos limites. Quando ela gritar, sair batendo portas, arremessar e quebrar objetos ou agredi-lo, vá embora e fique longe. São reações que indicam que ela poderá adotar um comportamento abusivo. [8]
    • Ligue para a polícia (190) se ela reagir com violência e estiverem sozinhos.
  3. Mesmo se um namorado estiver declarando o amor que possui por você, não significa que deverá fazer a mesma coisa para que o relacionamento continue; algumas pessoas precisam de mais tempo e isso é totalmente normal. Não há nada de incomum em ter ritmos diferentes durante um namoro ou até casamento; vá com calma e não diga “eu te amo” até que esteja pronto. [9]
    • Por exemplo: o parceiro pode estar pronto para dizer “eu te amo” após cerca de três meses de relacionamento. Você, por outro lado, pode precisar de quatro meses ou até mais para desenvolver tais sentimentos.
    • Esteja ciente de que há possibilidade de que você nunca se sentirá da mesma forma. Seja fiel aos seus sentimentos e não continue o relacionamento se esse for o caso.
  4. Deem um passeio juntos, assistam um filme romântico ou realizem qualquer coisa de que ambos gostem. No entanto, se não correspondeu aos sentimentos da pessoa e o relacionamento não continuará, recomenda-se fazer o oposto e ficar sozinho por um tempo.
    • Quando quiserem comemorar a ocasião, diga “Vamos fazer algo divertido! Que tal um filme?”
    • Ou se precisar de um tempo sozinho, fale “Desculpe, mas preciso ir. Amanhã conversamos mais, está bem?”
    Publicidade

Dicas

  • Ouvir que alguém o ama deixa qualquer um lisonjeado, mas é algo que não o obriga a responder que também é apaixonado pela pessoa (se não quiser). Você não deve nada a ela se tiver um sentimento diferente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 208 755 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade