PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Depois de várias lavagens e secagens, quase todas as roupas pretas começam a desbotar, e seu guarda-roupa fica cheio de camisetas cinzas e sem graça. Em vez de sair e comprar itens novos para trocar os desbotados, experimente uma das técnicas abaixo para restaurar a cor deles em casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Restaurando com corante

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele é mais adequado para os tecidos naturais, como algodão, linho e seda. Os sintéticos, como o raiom e o náilon, também são bons candidatos. Outros materiais, como o 100% poliéster e o elastano, não recebem bem o corante. Evite tingi-los.
    • É melhor não tentar tingir o tecido de uma roupa que só possa ser lavada a seco.
    • Os materiais diferentes absorvem o corante de maneiras diversas, com resultados que variam na aparência. Caso esteja preocupado com uma peça específica, teste primeiro. [1]
  2. Cubra toda a área com plástico ou jornal antes de começar. Deixe esponjas e toalhas de papel por perto para o caso de você derramar algo. Use baldes de plástico ou aço inoxidável, ou ainda uma pia de aço inoxidável para fazer o banho de corante.
    • Não use banheiras de porcelana ou fibra de vidro em nenhum momento do processo, pois elas ficarão manchadas.
    • Você terá de usar luvas de borracha durante todo o tingimento e o enxágue. [2]
  3. [3] Quanto mais alta a temperatura da água, mais escura ficará a cor. O máximo que pode ser usado, e que resultará no preto mais escuro, é 60 °C. Use água quente o bastante para mergulhar completamente a roupa. [4]
    • Se quiser o preto mais escuro e sua torneira ou chuveiro não fornecerem água quente o bastante, use um fogão, uma chaleira ou o micro-ondas para aquecer a água.
  4. Use um palito de churrasco ou outra ferramenta que possa ser manchada para misturar bem. No caso do corante líquido, você só precisa agitá-lo bastante antes de colocá-lo no balde.
    • Leia a embalagem do produto para ver se está usando o suficiente para a quantidade de roupa que vai tingir. O total necessário varia dependendo do corante, portanto, leia o rótulo para saber as medidas exatas.
  5. Ela precisa se combinar bem à água quente. É necessário ter água suficiente no balde para que a peça possa ser movimentada e agitada enquanto estiver de molho, de modo que o tingimento fique uniforme. [5]
    • Acrescente 1 colher de sopa de lava-roupas ao banho de corante. Ele ajudará na absorção da tinta. Misture bem o lava-roupas na água até dissolvê-lo completamente.
    • Adicione 1 xícara de sal de cozinha ao banho de corante ao tingir algodão, raiom, rami ou linho. Ele vai intensificar a cor.
    • Ao tingir náilon, seda e lã, coloque 1 xícara de vinagre de vinho branco no banho de corante para deixar a coloração mais forte. [6]
  6. Quanto mais tempo a roupa ficar de molho, mais escuro será o resultado. Os itens podem ser deixados lá por até uma hora. Você precisará agitá-los e mexê-los o tempo todo enquanto eles estiverem de molho.
    • Fique perto do fogão ou do micro-ondas ou deixe a chaleira próxima para aquecer a água e manter a temperatura do banho tão quente e constante quanto possível.
    • Outra opção seria fazer o banho de corante em uma panela grande de aço inoxidável e realizar todo o processo com a panela no fogo, de modo a manter uma temperatura constante. [7]
    • Se você mergulhar as peças em água quente e limpa por alguns minutos antes de colocá-las no banho de corante, elas ficarão mais lisas e aceitarão o corante com ainda mais facilidade. [8]
  7. Ela é mais eficiente para remover a tintura da superfície. Após esse enxágue morno, passe na água fria e continue enxaguando até que ela saia transparente.
    • Quando você tirar os itens do banho de corante, eles estarão molhados e parecerão mais escuros do que ficarão no final.
    • Vire-os do avesso e coloque-os na máquina de lavar. [9] Lave-os sozinhos na água morna usando um lava-roupas neutro e ativando o ciclo delicado da máquina.
  8. Você pode secá-las da maneira que quiser, mas o hábito de pendurá-las preserva a cor e pode ser mais adequado. Depois de seca, sua roupa estará pronta para ser usada.
    • Nas primeiras três vezes em que lavar a peça recém-tingida, lave-as sozinhas na água fria com um ciclo para roupas delicadas e lava-roupas neutro sem alvejante.
    • Depois, você pode lavar os itens tingidos com outros da mesma cor que não foram tingidos, mas sempre na água fria e usando um detergente neutro. [10]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Restaurando a cor com café

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso esteja tingindo vários itens, veja se todos têm a mesma cor. Inicie o ciclo normal de lavagem usando água fria.
    • Esse método é mais eficaz em tecidos de algodão, como as camisetas pretas desbotadas. O resultado não fica tão bom nos outros tipos de tecido.
    • Caso queira restaurar as roupas para uma cor preta bem escura, saiba que o café será menos eficaz do que o corante para tecido preto. O resultado dele ficará com uma aparência mais natural.
  2. Quanto mais forte a bebida, mais escura será a "tintura", portanto lembre-se disso ao prepará-la. Você precisará de 2 xícaras de café para essa receita, por isso, use uma cafeteira grande, não aquelas para uma só xícara ou menores.
    • Você também pode usar 2 xícaras de chá preto em vez do café para obter resultados parecidos, se quiser.
    • Não importa como você vai preparar as 2 xícaras de café, desde que elas estejam frescas e sejam bem escuras. Se você prefere fazer café instantâneo, pode usá-lo sem problemas. Não é obrigatório que o café seja preparado na cafeteira.
  3. [11] Feche a tampa da máquina e deixe que ela e o café façam seu trabalho. Permita que o resto do ciclo termine como sempre.
    • Caso tenha usado corantes para tecido comerciais nas suas roupas antes, você vai perceber que o cheiro desse método é bem mais agradável.
    • O método do café também é atóxico e não mancha sua máquina de lavar.
  4. As peças escuras podem desbotar quando são secas na máquina, portanto comece a pendurá-las depois da lavagem para preservar a cor delas. Depois de seco, o item estará pronto para ser usado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando o desbotamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Cada ciclo de lavagem desbota mais a peça, portanto, quanto menos você a lavar, melhor, especialmente no caso do brim ou jeans, que desbotam mais facilmente.
    • Para diminuir a frequência com que você lava as roupas escuras, tire-as e deixe-as secarem ao vento depois de vesti-las, em vez de colocá-las para lavar. Ponha o item em um cabide e pendure-o em algum lugar por um dia antes de devolvê-lo ao guarda-roupa.
    • Depois de usar a mesma peça e deixá-la secar duas ou três vezes, lave-a.
  2. Sempre lave as cores escuras juntas para que a tinta delas não saia na água e manche as peças mais claras. Separe também por tipo de tecido e peso.
    • Se você lavar peças delicadas com itens mais pesados, os primeiros podem ser danificados, e os segundos provavelmente não ficarão tão limpos quanto deveriam. [12]
  3. A agitação causada pela máquina de lavar durante o ciclo é forte demais para essas peças. Prefira lavar esses itens na água fria para preservar a cor deles e evitar danos.
    • Se não quiser mesmo lavar as peças à mão, compre um saco de tela e coloque as peças delicadas dentro dele antes de jogar tudo na máquina de lavar. Assim, você diminui o dano causado a elas.
    • Caso não saiba como lavar alguma peça, leve-a para a lavagem a seco.
  4. Assim, você as protege contra a agitação causada pela máquina. O ciclo de lavagem desgasta as fibras dessas roupas, o que faz com que elas desbotem.
  5. A água morna ou quente e os outros ciclos diferentes desse podem fazer com que as peças de cores escuras desbotem. Esses ciclos são bem mais agressivos para as roupas, enquanto o delicado as protegerá e ajudará a preservá-las.
    • Caso a máquina tenha um ciclo para peças muito sujas, use sempre aquele mais adequado para peças pouco sujas (a menos que as suas estejam sujas de verdade). Este último é bem mais suave para as cores escuras do que os outros. [13]
  6. Nunca use os produtos comuns, que contêm alvejantes. Há várias empresas que fabricam produtos especialmente para peças escuras, portanto, prefira essa opção se a encontrar.
    • Utilize a quantidade mínima de lava-roupas necessária para limpar as peças, pois o excesso pode fazer com que elas desbotem.
  7. Não as seque mais na secadora, pois ela pode contribuir para a perda da cor. Tire os itens da máquina, agite-os e pendure-os para secar no varal.
    • Depois que eles estiverem secos, você pode guardá-los no armário junto com todas as outras peças.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 247 831 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade