Baixe em PDF Baixe em PDF

A poeira é um acúmulo de partículas que pode ser constituído por substâncias tais quais fibras de tecido, papel, cabelo, pelos de animais, células mortas, terra, entre outras. O excesso de poeira propicia alergias e outros problemas de saúde, daí a importância de reduzi-la ao mínimo possível. [1] Felizmente, há uma série de providências simples que você pode tomar para diminuir a poeira da casa.

Método 1
Método 1 de 4:

Filtrando o ar

Baixe em PDF
  1. Em casas dotadas de um sistema central de ar condicionado ou calefação, a substituição dos filtros pode ajudar a diminuir a poeira que se concentra nas superfícies ou fica suspensa no ar. A medida não torna a casa imune ao pó, mas diminui sensivelmente o ritmo com que ele ressurge.
    • O filtro comum retém somente partículas grandes que poderiam danificar o maquinário. O mais aconselhável é que se usem filtros de alta performance de papel ou de tecido, que devem ser substuídos com uma frequência de um a três meses. [2]
    • Filtros HEPA (acrônimo de " High-Efficiency Particulate Arrestance ", ou "retenção de partículas com alta eficiência", em inglês) são os mais recomendáveis, mas só são compatíveis com certos modelos de aquecedores e aparelhos de ar condicionado. [3]
  2. Trata-se de um dispositivo cujo propósito é aprisionar partículas, muito útil em casas poeirentas ou cujos moradores sejam alérgicos. Purificadores limpam apenas o ar do cômodo onde estão. Seria interessante instalar um em cada um dos quartos e na sala.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Limpando a poeira

Baixe em PDF
  1. Aspire todo o carpete, com especial cuidado nas áreas de circulação mais intensa de pessoas. Isso também pode ser feito no piso comum. Aspirar o pó frequentemente diminui o acúmulo de poeira nos cantos e sob os móveis, melhora que se percebe a olhos vistos. [4]
    • Troque o filtro do aspirador regularmente.
    • Atente-se às condições do aparelho: um aspirador de pó quebrado mais devolve do que aspira a poeira, agravando o problema.
  2. Para reduzir o pó ainda mais, use uma vassoura e uma pá para limpar os pisos que você não aspirou. [5] Seja mais cuidadoso nas áreas que tendem a concentrar poeira: as entradas da casa, os corredores e a cozinha. Despeje o pó na lixeira para que ele não se disperse outra vez.
  3. Um esfregão úmido pode prender a poeira que a vassoura não foi capaz de apanhar. Usá-lo com frequência mantém a poeira sob controle. De outro modo, o pó negligenciado vai espalhar-se e alojar-se em gretas e reentrâncias, tornando a limpeza mais difícil.
  4. Nem todo trapo de limpeza é igual. Se o pó é um problema no seu lar, talvez seja a hora de substituir os panos de limpeza por microfibra, tecido projetado para apanhar e reter poeira. Toalhas e camisetas velhas, por outro lado, meramente mudam as partículas de lugar. O mesmo se pode dizer de espanadores — os seus móveis parecem mais limpos só porque a poeira que eles haviam juntado está agora suspensa no ar. [6]
    • Use a microfibra em superfícies que tendam a concentrar pó: cornijas, escrivaninhas, criados-mudos etc. Panos úmidos apanham mais pó do que os secos. Passe um pano úmido antes do pano seco em objetos que não sejam de madeira.
    • Panos de microfibra devem ser lavados logo após o uso para que não soltem a poeira que apanharam. Não os coloque na secadora com lenços amaciantes, que com o tempo diminuem a aderência à poeira da microfibra.
  5. Lençóis, cobertores, edredons e travesseiros tendem a acumular poeira, o que causa muito sofrimento a portadores de problemas respiratórios que precisam passar a noite a aspirá-la. Toda vez que alguém se senta na cama ou dela se levanta, involuntariamente lança no ar uma nuvem de poeira, que pode ser atenuada com trocas frequentes dos lençóis, necessárias sobretudo se a casa tem moradores de pele seca ou animais de estimação que durmam nas camas.
    • Se a sua casa é poeirenta, lave lençóis e fronhas semanalmente.
    • Os outros itens da roupa de cama podem ser lavados a cada três ou quatro semanas.
  6. Assim como a cama, almofadas e tapetes acumulam muito pó com o tempo, e devolvem-no ao ar sempre que alguém se senta ou caminha sobre eles. [7] A cada três meses, leve as almofadas e os tapetes para fora e tire a poeira deles com umas boas pauladas.
    • Você pode usar um velho cabo de vassoura para a tarefa.
    • Bata o cabo em toda a peça, não em um só lugar.
    • Continue a bater até a peça deixar de soltar nuvens de poalha.
  7. Há que se submeter toda a casa a uma limpeza minuciosa a cada poucos meses. Paredes, lambris e rodapés devem ser limpos com panos de microfibra. Faça-o de cima para baixo para facilitar a coleta da sujeira que for desalojada.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Livrando-se das tralhas

Baixe em PDF
  1. Todo recinto tem algum item decorativo que só serve para juntar mais poeira. Vasculhe a casa em busca de itens poeirentos e sem utilidade cujo descarte vai liberar espaço e facilitar a limpeza. [8]
    • Quanto aos itens que você deseje manter, transfira-os para um cômodo com menos circulação de pessoas, e você notará uma presença menor de poeira nos cômodos principais da casa.
  2. Itens de papel degradam-se rápido, gerando muita poeira no processo. Tê-los aos montes é um modo certeiro de encher a casa de pó. Livros devem ser organizados em prateleiras. Revistas e outros artigos de papel devem ser reciclados. Coloque em sacos plásticos os itens que você queira guardar.
  3. [9] Lençóis, travesseiros, toalhas de mesa e artigos de pelúcia tanto retêm como produzem poeira, contribuindo duplamente para a baixa qualidade do ar. Felizmente, livrar-se deles não é tão difícil e deixa o ar bem mais respirável.
    • Prefira móveis de madeira ou couro a móveis de tecido. Livre-se de peças de mobília velhas e em processo de desintegração, o que gera muita poeira.
    • Lave lençóis e fronhas com frequência.
  4. A cada vez que se abrem as portas dos armários, as pequenas variações de pressão lançam no ar os flocos soltos das roupas, os quais se acumulam no piso e convertem-se em pó. Quanto mais bagunçados os armários, maior a chance de eles serem ignorados nos dias de faxina. [10] Por outro lado, quando eles estão organizados, fica mais fácil limpá-los e impedir que acumulem poeira que poderia espalhar-se pela casa toda.
    • Pendure as roupas adequadamente nos cabides em vez de simplesmente empilhá-las.
    • Providencie um lugar onde os calçados possam ser guardados organizadamente em vez de atirá-los numa caixa.
    • Passe aspirador de pó no piso do armário ou closet regularmente para prevenir o surgimento de poeira.
  5. Armazene apropriadamente as peças fora de estação em vez de deixá-las em qualquer lugar até o ano seguinte. Guardar tecidos e roupas em recipientes fechados faz com que eles sejam menos perturbados, evitando que dispersem tanto pó.
    • Recomenda-se que as peças sejam guardadas em caixas transparentes, que permitem saber o que contêm sem que se precise abri-las.
    • O pó que se acumula sobre os recipientes pode ser limpo mais facilmente.
  6. A terra e a lama trazidas pelos sapatos ressecam, desintegram-se e viram poeira. Nos períodos frios e chuvosos, peça aos visitantes que se descalcem antes de entrar na casa. Assim, a poeira que eles trariam ficará restrita a uma área menor, que você não terá tanto trabalho para limpar com frequência.
  7. Cães e gatos soltam uma quantidade considerável de pelo e células mortas, o que pode ser atenuado com a escovação regular. Escove-os não no sofá ou na cama, mas no banheiro ou na lavanderia, que são mais fáceis de limpar. Lave regularmente a cama e os cobertores dos animais.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Consertando fissuras

Baixe em PDF
  1. Use massa de calafetagem para fechar fissuras em torno de portas e janelas. Outro ponto positivo disso é que você passará a gastar menos eletricidade com ar condicionado.
  2. Você talvez precise contratar um limpador de chaminés para isso.
    • Esse acúmulo cria, além do mais, um risco de incêndio, e sinaliza problemas no sistema de ventilação do dispositivo.
    • Confira se há obstruções nos dutos e nas saídas de ventilação. Faça os reparos necessários.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 306 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade