Baixe em PDF Baixe em PDF

Perder uma pessoa amada nunca é fácil, mas talvez seja um pouco mais suportável se você tem fé — e sabe que, um dia, pode reencontrar quem partiu. Não importa qual é seu sistema de crenças, criamos este artigo para ajudar a acalmar seu coração nessa época tão complicada. Leia as dicas abaixo e descubra algumas informações necessárias para reencontrar seu amor ou lidar melhor com a perda!

Método 1
Método 1 de 6:

Como minhas preces podem me ajudar a reencontrar um amor perdido?

Baixe em PDF
  1. Não importa qual é seu sistema de crenças — cristianismo, hinduísmo, islamismo ou até algo que você mesmo criou —, orar (ou rezar, dependendo da religião) é um ato de fé em que se busca contato com uma força maior na hora da necessidade. Até orações simples trazem conforto, visto que um simples "desabafo" consegue tirar parte do peso emocional nas costas de qualquer pessoa. [1]
    • Orar também pode ajudar a reduzir o estresse e as emoções negativas no dia a dia, bem como estreita os laços com o deus da sua religião.
  2. Infelizmente, não existe garantia de que você vai reencontrar seu amor por meio de preces — pelo menos, não do jeito que espera. Às vezes, os caminhos das pessoas não são feitos para se cruzar mais de uma vez na vida. Mesmo que isso aconteça com você, vale a pena orar até conseguir forças para lidar com essa perda de um jeito saudável. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Orações para reencontrar um amor perdido

Baixe em PDF
  1. fale com Deus como você falaria com uma pessoa que admira e respeita: "Pai do Céu, peço que o Senhor traga meu amor de volta. Meu coração está partido, e sei que o Senhor o trouxe à Terra para estar ao meu lado. Ajude-o a entender o que é melhor para ele! Amém."
    • Ou diga "Deus amado, oro para que o Senhor me ajude a reencontrar meu amor. Traga ela de volta para casa! Amém.".
  2. abra seu coração dizendo algo como "Eu não sei o que faço agora. Conheci uma mulher com quem eu poderia passar o resto da minha vida, mas ela está muito distante. Apesar de eu querer tentar fazer a relação dar certo, ela não está disposta a viver uma relação de longa distância. Por favor, me ajude."
    • Ou diga "Deus, venho aqui pedir que o Senhor guie meu amor de volta até mim".
  3. levante as mãos e diga "Al-Afuw, o Senhor ama perdoar — então peço que perdoe os descrentes e a mim. Minhas palavras injustas magoaram tanto minha irmã que ela não fala mais comigo. Peço que o Senhor abra o coração dela para que eu consiga pedir perdão e reparar nossa relação. Amin.". Quando você terminar, passe as mãos no rosto. [3]
    • Ou diga "Glória a Alá. Al-Karim, o Senhor é muito generoso. Peço que me agracie com um pouco dessa generosidade e traga meu amor de volta à minha vida. Amin.".
  4. repita um mantra como " Om Namo Bhagavate Rudraya" ("Eu me curvo diante do Senhor Shiva") enquanto visualiza o que você quer. [4]
    • Ou diga "Om kameshwar [nome do seu amor] aanaya vashna kleem II".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Como fazer uma prece por um amor perdido?

Baixe em PDF
  1. Como fazer preces é o melhor jeito de se comunicar com Deus, esta é a sua chance de pedir exatamente o que você quer. Ainda que sua oração seja baseada em outra que já existe, ajuste as palavras para que ela fique com a sua cara. Isto não só vai ajudar você a entender melhor o que espera, mas também aumentar as chances de a resposta ficar mais clara aos seus olhos. [5]
    • Por exemplo: se você for fazer o dua , siga a estrutura tradicional. Comece invocando o nome de Alá; confesse seus pecados e mostre arrependimento; e só então peça ajuda.
    • Você também pode usar uma oração, um mantra ou um dua que já exista, desde que sinta uma conexão real com cada palavra. Se necessário, ajuste os termos de acordo com sua situação.
  2. Perder uma pessoa amada sempre é doloroso, e nada mais justo do que expressar isso nas suas preces! Aliás, muitas orações são criadas com base na expressão de mágoas — com a esperança de que Deus (ou outra divindade) ouça o clamor e alivie a situação.
    • Por exemplo: você pode dizer algo nas linhas de "Deus, só o Senhor sabe quanto eu estou magoado desde que meu irmão parou de dar sinal de vida. Choro todas as noites, e acho que nunca vou ser o mesmo enquanto ele não reaparecer".
    • Caso você carregue algum tipo de culpa, como se discutiu com a pessoa amada antes de ela falecer ou se sente responsável pelo fim do relacionamento, inclua isso na oração e peça perdão.
  3. Orar por outra pessoa é um ato de amor. No catolicismo, por exemplo, orar pelos vivos e pelos mortos é considerado uma das sete obras de misericórdia espirituais. [6] Ore pelos outros incondicionalmente — ou seja, peça paz e bem-estar até de quem não está presente na sua vida.
    • Você pode orar pelo futuro, por saúde, por paz de espírito ou até pelo descanso após a morte da pessoa (se ela já faleceu).
  4. Isso é basicamente o cerne do seu pedido. Só você sabe o que espera do futuro com suas preces. Dependendo das circunstâncias, dá para pedir:
    • Que sua antiga parceira (ou seu parceiro) entenda que sente sua falta e volte à sua vida.
    • Que um amigo ou familiar perdoe seus erros do passado.
    • Que uma pessoa importante que desapareceu seja encontrada.
    • Que um ente querido encontre a paz no descanso eterno.
    • Que seu coração sare após uma perda dolorosa.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Elaborando sua prece

Baixe em PDF
  1. Orar é uma prática bastante pessoal, e existem várias formas de se perder alguém. Quando você for fazer a prece, concentre nas suas circunstâncias específicas.
    • Por exemplo: se você acabou de terminar um relacionamento, ore para conseguir reconquistar sua (ou seu) ex.
    • Se um amigo ou familiar próximo desapareceu, ore para ele voltar para casa são e salvo.
    • Se você está de luto por alguém que se foi, ore para manter sua conexão espiritual com essa pessoa.
  2. Quase todos os principais sistemas de fé do mundo acreditam que orar (ou rezar) é a melhor forma de uma pessoa se conectar diretamente a uma força maior. No entanto, cada um tem suas tradições próprias. Estruture sua prece de forma que seja autêntica em relação àquilo em que você acredita. Veja exemplos: [7]
    • Se você é cristão, ore com Jesus em mente; se é católico, reze para um santo, como Santo Antônio. [8]
    • Se é hindu, recite um mantra para um deus ou uma deusa de sua preferência.
    • Se é muçulmano, use um dua para conversar com Deus e expressar seu pedido de ajuda. [9]
    • Se é judeu, devote as preces da manhã, da tarde e da noite a pedir que Deus traga seu amor de volta. [10]
  3. Talvez você sinta mais tranquilidade se orar em meio a um grupo. Ter esse senso de comunidade religiosa não só traz mais paz de espírito, mas também pode deixar você muito mais confortável. [11] Além do mais, algumas das religiões mais populares do mundo também reconhecem o aspecto espiritual de orar acompanhado:
    • Para o islamismo, há uma passagem do Sunan Abu-Dawud que diz mais ou menos o seguinte: "A oração de um homem, quando feita ao lado de outro, é mais pura do que quando feita sozinho. E a oração de um homem acompanhado de dois é mais pura do que quando feita com uma só companhia. Quanto maior é o grupo, mais Alá, o Poderoso, fica satisfeito." (livro 2, número 0554). [12]
    • Na bíblia cristã, Mateus 18:20 diz: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Lidando com a perda

Baixe em PDF
  1. Depois de abrir seu coração com a prece, pode ser que você sinta que o que resta a fazer é esperar. No entanto, não adianta ficar de braços cruzados! Tenha sempre esperança de que seu pedido vai ser atendido, ainda que não seja na forma como você imagina. [13]
  2. Não é porque você está esperando uma resposta que precisa parar de orar! Pelo contrário: continue fazendo suas preces com frequência para manter um vínculo próximo com Deus e sua fé. Lembre-se de que sua relação com a divindade (ou as divindades) da sua religião é tão importante quanto com as pessoas que fazem parte da sua vida. [14]
    • Leia textos canônicos importantes da sua religião para ter mais força nos momentos de solidão e mágoa. Por exemplo: você pode ler poemas judaicos, mantras hindus ou duas islâmicos.
  3. Apesar de as preces gerarem bastante conforto, elas não são suas únicas fontes de apoio e cura espiritual. O que mais você gosta de fazer quando está magoado? Pode ser que a única coisa que falte na sua vida seja explorar novos projetos ou hobbies! Veja só: [15]
    • Passar mais tempo em meio à natureza — seja fazendo trilha, visitando um santuário de preservação animal ou mesmo fazendo um piquenique em uma praça local — é ótimo para se distrair e sentir sua conexão com uma força maior.
    • Praticar exercícios sempre alivia o estresse, e cuidar do corpo é uma ótima tática para honrar o deus da sua religião. Também vale a pena meditar ou praticar yoga!
    • Fazer algum tipo de curso voltado para sua fé vai expandir seus conhecimentos e aproximar você de pessoas com crenças parecidas.
  4. É normal se sentir isolado durante um período de luto. No entanto, quase sempre há pessoas dispostas a dar uma força a quem precisa nessas horas! Se você tem amigos ou familiares próximos, converse com eles e explique o que está acontecendo.
    • Você também pode conversar com alguém que tenha a mesma fé, como um mentor ou líder espiritual.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Sarando suas feridas

Baixe em PDF
  1. Se a pessoa que você ama não voltar à sua vida, entenda que não era para ser. Por mais que isso cause dor e mágoa, você ainda tem a responsabilidade de seguir com sua vida da melhor forma que conseguir. Veja algumas dicas para sarar suas feridas: [16]
    • Sinta todas as emoções que surgirem no seu coração — sem se julgar. Você está triste? Fique triste! Está zangado? Fique zangado. Nunca tente ignorar esses sentimentos, ou o processo vai ficar ainda mais difícil.
    • Não tenha pressa nenhuma. Seja qual for a natureza da sua perda, não existe um período específico para "voltar ao normal". De vez em quando, é comum ter sentimentos melancólicos.
    • Coloque seu bem-estar físico em primeiro lugar: cuide da sua alimentação, pratique exercícios, passe mais tempo com as pessoas importantes da sua vida, busque novos interesses etc.
  2. Pode ser que a pessoa não volte, mas isso não quer dizer que sua prece foi ignorada. Só indica que a resposta foi diferente do que você esperava receber, uma vez que a pessoa já não faz parte da sua jornada.
    • O verso 2:216 do alcorão descreve por que nem toda prece traz a resposta que se espera: "É possível que repudieis algo que seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial; todavia, Alá sabe, e vós ignorais." [17]
    • A resposta à sua prece também pode ser "Agora não". Mesmo assim, não pare toda a sua vida só para esperar alguém. Dê o seu melhor ao dia a dia — e, se for para essa pessoa voltar, ela vai .
  3. Depois que você entregar o sentimento da perda a uma força maior, volte sua atenção para as relações familiares e com amigos que continuam presentes na sua vida. E não pare de buscar novas interações! Talvez o universo tenha um novo amor para oferecer a você... Desde que seu coração esteja aberto e disposto.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 848 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade