Baixe em PDF Baixe em PDF

A tinta de impressora pode aderir às fibras do papel e ser absorvida tão profundamente que é mais difícil de ser removida do que tinta de caneta. Porém, contanto que você não queira um papel perfeitamente branco, há vários métodos que você pode experimentar. Antes de qualquer coisa, saiba se você está utilizando uma impressora à jato de tinta ou à laser. Se você não tiver como saber, tente os métodos para jato de tinta primeiro, e depois os métodos para laser caso não funcionem.

Método 1
Método 1 de 2:

Papel impresso com impressora à jato de tinta

Baixe em PDF
  1. Impressoras à jato de tinta liberam gotículas de tinta no papel. Dependendo do tipo da tinta utilizada, ela pode permanecer fresca por vários minutos. Imediatamente após a impressão, talvez você consiga retirar parte da tinta. Basta um pedaço de algodão, mesmo se a tinta ainda estiver bem visível no papel.
    • Não esfregue o papel vigorosamente, pois ele pode rasgar.
    • A maioria das impressoras domésticas e de uso profissional utilizam tintas à base de água, geralmente a opção mais barata, o que pode demorar alguns minutos pra secar, a não ser que a impressora possua um mecanismo de aquecimento.
  2. Às vezes a tinta ficará em sua maior parte na superfície do papel. Raspe a camada de cima utilizando uma lâmina de barbear ou um papel lixa bem fino. [1] Raspe suavemente em apenas um sentido, na sua direção.
    • Isso tem grandes chances de sucesso se tentar fazer imediatamente após a impressão. Se o papel for grosso, melhor ainda, já que ele pode suportar uma raspagem mais forte.
    • Tintas ultravioletas, que podem ser mais caras e duráveis, aderem rapidamente ao papel antes mesmo de terem a chance de ser absorvidas. [2] Elas podem ser mais fáceis de raspar do que outros tipos de tinta para impressora.
  3. Se os métodos acima não funcionarem, você pode ter que desistir de tentar remover a tinta. Ao invés disso aplique corretivo e deixe secar antes de escrever ou desenhar por cima.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Papel impresso com impressora à laser

Baixe em PDF
  1. Impressoras à laser fundem a tinta (toner) às fibras do papel antes de o papel sair. Portanto, a tinta já está seca e aderida quando o papel sai. A acetona, também vendida como removedor de esmalte, pode ser aplicada com um algodão pra dissolver um pouco da tinta e torná-la líquida novamente. Esse método não é perfeito, mas pode ser o único facilmente acessível. [3] O papel ficará cinza e embaçado, mas uma escrita ou uma nova impressão deve ficar perfeitamente visível em cima desse embaçado.
    • Mantenha a acetona longe de fontes de calor, já que é inflamável. Se você sentir tonturas após inalar a substância, procure ar fresco. Se você derramar acetona na sua pele, boca ou olhos, enxague o local imediatamente com água morna por 15 minutos, sem pausa pra retirar as lentes de contato, por exemplo. [4]
  2. Esfregar a acetona sobre a tinta aumenta muito a quantidade de tinta removida, embora cerca de 1/3 da tinta permaneça como um embaçado ou uma imagem fosca. Esfregue o lenço de papel apenas uma vez na área afetada, já que esfregar mais pode acabar rasgando o papel sem conseguir remover tinta. [5]
  3. Dispositivos ultrassônicos utilizam ondas sonoras de alta frequência para agitar contaminadores e removê-los das superfícies. Isso pode ser feito para remover ainda mais tinta, embora o papel não fique com aparência de novo. É difícil encontrá-los — por isso, costumam ser caros.
  4. Esses dispositivos utilizam pequenos pulsos de laser para queimar tintas à laser, mas até o momento (Setembro de 2014) isso só existe em forma de teoria e protótipos. Mas é sempre bom ficar de olho.
    • Esses dispositivos não funcionarão em papéis impressos por impressoras à jato de tinta.
  5. Se nenhum dos métodos acima funcionar, tente utilizar corretivo. Isso deixará uma superfície branca e claramente visível no papel, mas quando secar você poderá escrever ou desenhar por cima sem problemas.
    Publicidade

Dicas

  • Não sabe de certeza qual seu tipo de impressora? Verifique a etiqueta do seu cartucho de tinta ou pesquise o nome da impressora online para encontrar a descrição. Infelizmente, é difícil identificar o processo de impressão apenas vendo o papel impresso.
Publicidade

Avisos

  • Alguns desses métodos podem afetar a aparência de papel colorido.
  • Algumas outras substâncias além de acetona podem dissolver tinta de impressoras à jato de tinta, ou misturadas com acetona pra clarear o embaçado cinzento que fica. No entanto, algumas dessas substâncias são perigosas para utilizar em casa, e por isso geralmente não estão disponíveis fora dos laboratórios de química. Caso você ou algum conhecido tenha acesso a um laboratório de química, misturar 40% de clorofórmio e 60% de dimetilsulfóxido pode ser mais eficaz. [6]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 398 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade