PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Poucos acessórios domésticos são tão usados quanto as pias. Elas são essenciais para uma boa cozinha. No entanto, após anos de desgaste, elas ficam obsoletas, danificadas e até começam a gerar vazamentos. Uma pia nova pode resolver esses problemas, melhorando o aspecto e a função da cozinha; antes disso, você deve descobrir como descartar a peça antiga. Siga os passos abaixo para aprender como fazê-lo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Desconectando a pia

PDF download Baixe em PDF
  1. Essas pias de cozinha têm dois tipos básicos: as que são montadas por baixo das bancadas e as que são simplesmente "postas" na abertura das bancadas. Há algumas diferenças mínimas no processo de remoção desses objetos e elas serão explicadas neste guia.
  2. A maior parte do seu trabalho será feita nesse local; assim, remova tudo o que puder dali. Dessa forma, você terá mais espaço para se locomover e um lugar onde colocar um balde ou as suas ferramentas.
  3. A área que fica abaixo da pia é pequena e confinada, com vários tubos e outros perigos aos seus olhos. Este trabalho pode gerar uma bagunça; vestir luvas é uma boa ideia. Lembre-se que usar equipamentos de proteção individual pode parecer chato, mas pode acabar evitando dores ou ferimentos a longo prazo.
  4. A eletricidade e a água não combinam. Assim, desconectar essa peça assim que possível é uma excelente ideia. Você pode até desligar o circuito ao qual o triturador estava conectado. Vá à caixa de fusíveis da sua casa e desligue o disjuntor que controla o local.
  5. Abaixo da pia devem haver duas válvulas separadas - uma para a água quente e outra para a água fria. Em alguns casos, o manípulo que desliga a água quente é vermelho e o da água fria é azul. De qualquer maneira, gire ambos em sentido horário até que eles fiquem travados. Verifique se isso funcionou tentando ligar a torneira. É normal ver algumas gotas no início, mas o fluxo normal terá acabado.
    • Se ainda houver água, você pode precisar consultar um encanador para trocar as válvulas.
    • Se não houver válvulas abaixo da pia, você deverá localizá-las mais próximas aos tubos. Procure os manípulos até onde for capaz. Se não conseguir, deverá haver uma válvula principal que poderá desligar o fornecimento de água - no ponto pelo qual ela entra na sua casa. [1]
  6. Essas linhas costumam ser tubos de plástico flexível que conectam a pia à válvula de fornecimento com porcas de metal. Já que a conexão com a pia fica na parte traseira da base da pia em si, pode ser difícil alcançá-la. Use uma chave inglesa ajustável, um alicate ou afins para soltar a porca no local. Mantenha-a em seu devido lugar com uma mão enquanto solta a peça com a outra; assim, quando tudo ficar solto, você ainda poderá manter a linha imóvel. Ainda haverá um pouco de água nesse ponto. Para isso, tenha à disposição um balde.
    • É uma boa ideia espalhar toalhas pelo local para conter respingos e diminuir o trabalho de limpeza depois.
    • Se a conexão entre as linhas de água e a pia for totalmente inacessível, é provável que você possa desfazê-la nas válvulas. No entanto, lembre-se: você deve ter cuidado com tais conexões, pois quebrá-las pode criar um vazamento extenso na cozinha.
  7. Esse tubo fica conectado à base do filtro da pia com uma porca específica, que conecta o tubo do dreno de plástico ao filtro de metal da pia em si. Primeiro, solte a peça que prende tudo com uma chave inglesa ajustável ou um alicate. Peças de plástico podem ser liberadas à mão, com um pouco de força. Quando ela estiver frouxa, não puxe a conexão ainda! Você também deverá soltar a porca no lado mais distante do sifão hidráulico, que é um tubo com um formato de "J" ou "U" e que fica na linha do dreno abaixo da pia. Soltar essa porca também permitirá que você remova toda a seção de tubos entre o filtro e o lado mais distante do sifão sem danificar qualquer ponto. Lembre-se de manter o balde por perto para reter a água.
    • Se você tiver uma pia que fica montada sob a bancada, pode precisar remover mais tubos para ter espaço para retirar o objeto. Remova esse tubo afastando-o do sifão e dando espaço para a pia em si. Todas as peças que você remover poderão ser facilmente substituídas, desde que você deixe ao menos 2,5 cm de canos extras abaixo da pia.
    • A conexão da porca é feita para ser removida à mão; no entanto, se não conseguir, você pode passar um pano por ela e girá-la gentilmente com o alicate - assim, a peça não será danificada.
  8. Primeiro, você deverá desconectar o tubo do ralo do triturador. Desparafuse a conexão entre esses objetos com uma chave de fenda.
    • Você também pode ter de remover a linha do ralo da lavadora de louças, caso tenha uma conectada. Essa conexão será simples e poderá ser desfeita sem muito trabalho com uma chave de fenda ou uma chave inglesa - depende da instalação.
  9. Alguns trituradores de lixo possuem uma chave inglesa hexagonal especial que destrava o objeto da sua conexão (e ela deve vir no kit quando você adquirir esses aparelhos). Use uma mão para girar a chave em sentido anti-horário e a outra para apoiar o triturador. Outros tipos de acessórios assim usam anéis de pressão para fazer a conexão. Assim, uma peça é presa à parte que fica abaixo da pia e outra é presa ao triturador. Ao redor delas, são postos vários parafusos - que podem simplesmente ser afrouxados ou removidos. De qualquer forma, a unidade será retirada dali rapidamente e você deverá pegá-la com firmeza.
    • Em muitos casos, uma pia com duas bacias terá uma delas conectada diretamente ao ralo e outra conectada ao triturador de lixo. Se for o seu caso, você terá de remover ambas as conexões.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Removendo a pia

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um estilete para cortar o isolante nas extremidades do objeto. Certifique-se de não cortar a bancada caso vá continuar a usá-la.
  2. Se você tiver uma pia que é montada por baixo, antes será preciso pedir que alguém a segure por cima enquanto você a solta. Caso contrário, ela poderá cair sobre você. Para as pias que são montadas por cima, este passo será automático. Desparafuse os grampos de metal que conectam a pia à bancada. Use uma chave de fenda com cuidado. Essas peças podem ter um acesso difícil e estar enferrujadas; assim, seja paciente.
    • Para que o seu assistente segure uma pia montada por baixo, remova o filtro do objeto, permitindo que a pessoa o segure pelo orifício dessa peça. Ela é conectada à pia com uma porca que fica por baixo. Você deverá usar alicates grandes para afrouxar tudo, girando a porca em sentido horário até soltá-la. Depois, bastará dar tapas leves no filtro por baixo - ela sairá por cima.
  3. Se ela não se movimentar com facilidade, mexa-a para os lados por baixo - empurrando-a até que todos os pontos estejam soltos. Se tiver problemas para soltar o objeto e estiver preocupado com a bancada, peça que um assistente corte gradualmente ao longo da calafetagem enquanto você o empurra. Isso irá permitir que você remova a pia sem estragar o acabamento da bancada em si.
  4. Unidades de aço inoxidável que são montadas por cima são leves o bastante para que você as remova sem dificuldade; no entanto, as peças mais velhas de porcelana podem ser pesadas. Assim, peça ajuda. Remover as pias que são montadas por baixo é um pouco mais complicado. Você terá de "angulá-las" por meio das portas do armário, tomando cuidado para não danificar as superfícies próximas ou a tubulação.
  5. Remova resíduos de calafetagem ou afins da bancada com uma espátula ou uma navalha. Certifique-se de que ela está limpa antes de começar a instalar a pia nova. Além disso, lembre-se de secar a água que porventura tenha saído da pia durante a sua remoção.
    Publicidade

Dicas

  • Se necessário, encontre uma lanterna ou afim para pendurar sob a pia. Você não poderá segurar o objeto enquanto remove a estrutura; assim, certifique-se de que a luz chega bem a todo o local.
  • Se você estiver trocando a pia, considere trocar também as torneiras e as mangueiras. É mais fácil fazer isso com a pia removida.
  • Uma pia nova pode requerer que você ajuste o comprimento dos tubos no local. Você poderá fazer isso facilmente com tubos de PVC. Você pode ainda considerar trocar todos os tubos ali sempre que fizer uma instalação nova, já que canos antigos têm mais chances de vazar.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Alicate ou chave inglesa ajustável
  • Chave de fenda
  • Estilete
  • Balde
  • Toalhas
  • Lanterna ou afins
  • Luvas de trabalho
  • Óculos de proteção

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 652 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade