Baixe em PDF Baixe em PDF

Os relacionamentos podem ser complicados, ainda mais quando acabam. Quer reacender a chama da paixão ou saber se o outro está a fim de fazê-lo? Ao analisar as ações e papos do ex-parceiro, é possível determinar se ele ainda sente algo e deseja reatar o namoro.

Método 1
Método 1 de 3:

Analisando as ações

Baixe em PDF
  1. Após um término, uma comunicação amigável representa que a relação ainda é positiva, o que pode significar interesse por parte do outro, que quer permanecer na sua vida. Assim, alguns sinais de interesse são:
    • ”Oie” e mensagens semelhantes mais de uma vez por dia (esses cumprimentos demonstram vontade de conversar, embora a pessoa esteja nervosa e não saiba como prosseguir);
    • Perguntar como andam as coisas frequentemente (seja por telefone ou mensagem);
    • Comentar ou reagir às suas publicações nas mídias sociais;
    • Enviar fotos se divertindo, bem-arrumado ou fazendo algo que você gostaria de participar.
  2. Além da comunicação positiva, existem também os ex-namorados que perseguem, manipulam e assustam; caso ele não aceite “não” como resposta, não se trata de amor, mas sim de obsessão e controle. Fique longe de gente assim, que não respeita o seu espaço.
    • Além do mais, caso as abordagens só ocorram de meses em meses ou após términos, ele não se importa com você, só quer atenção.
  3. É provável que o ex-parceiro tente ficar por perto, abraçá-la, beijá-la na bochecha e mostrar outros tipos de afeição; por outro lado, se ele estiver triste com o pé na bunda, talvez olhe para baixo, evite contato visual ou até mesmo chore. [1]
    • Os sentimentos podem ficar visíveis nas ações: rir mais alto, sorrir demais ou falar com uma voz demasiada aguda são sinais (ou micro expressões) de estar sentindo algo que não se pode controlar muito bem. [2]
  4. Caso a pessoa insista em marcar saídas ou em aparecer nos locais que você frequenta, saiba que essa é uma forma de passar tempo na sua presença, seja para chamar a atenção ou por sentir saudades. Ela talvez use tais encontros para perguntar sobre os seus sentimentos. [3]
    • Fique de olho nos lugares em que a vê agora, mas que ela não gostava de ir (ou nem ia) antes do namoro.
  5. O ex-namorado pode continuar enviando presentes de aniversário, Natal e em outras ocasiões, o que é um sinal de apreciação e significa que quer deixá-la feliz. Afinal, os presentes são uma maneira de mostrar amor e afeição. Será que ele não quer demonstrar tais sentimentos em relação a você?
  6. Caso veja publicações sobre “virar a página”, "partir para outra” e coisas assim, significa que a pessoa está tentando esquecê-lo (ou convencer a si mesmo de que esqueceu); por outro lado, caso ela poste coisas como “que saudades do meu ex”, talvez esteja (muito bêbada ou) sentindo a sua falta e queira que você saiba disso.
    • Veja se ela deletou as fotos de casal, já que se livrar das memórias compartilhadas é um indicador de querer “virar a página”.
  7. O ideal é não colocar os outros no fogo cruzado, mas você pode perguntar como o ex-parceiro está, ainda mais se faz tempo que não recebe notícias. Um amigo saberá dizer se o outro ainda sente algo, mas não force a barra se ninguém quiser contar.
    • Diga algo como: “Eu estava na biblioteca pública há alguns dias e me lembrei da vez que fui lá com o Rogério. Como ele está?”.
    • Caso seja um amigo próximo, não precisa fazer rodeios: “Acha que o Rogério ainda sente algo por mim?”.
  8. Seja direta ou indiretamente, podem haver sinais de que a ex-parceira ainda se importa, como não parar de tocá-lo, elogiá-lo, dar piscadelas e usar cantadas. Caso ela esteja demonstrando todas essas ações e o comunicando regularmente (todo charmosa e gentil), pode ser que haja sentimentos envolvidos. [4]
    • Caso ela não seja muito dos flertes, esse é um sinal AINDA maior de que o quer de volta.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Maria Avgitidis

    Especialista em Namoro e Casamenteira
    Maria Avgitidis é CEO e Casamenteira da Agape Match, um serviço de cupido em Nova Iorque. Por mais de uma década, ela aliou quatro gerações de tradição casamenteira à psicologia moderna e às novas técnicas de busca para garantir que seus clientes encontrem o melhor par possível. Maria e a Agape Match já foram destaque em The New York Times, The Financial Times, Fast Company, CNN, Esquire, Elle, Reuters, Vice e Thrillist.
    Maria Avgitidis
    Especialista em Namoro e Casamenteira

    Como saber se minha ex ainda se importa? A sua ex provavelmente ainda se importa, pois você foi uma parte muito importante da vida dela. No entanto, mesmo que seja o caso, vocês terminaram por não serem compatíveis. Tente não confundir o carinho que ela ainda sente por você com a vontade de reatarem o namoro. São coisas distintas.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Analisando as palavras

Baixe em PDF
  1. Uma direta como essa (de que sente saudades de você ou de ficarem juntos) é um baita indicativo de que ainda há sentimentos na história. [5]
  2. O ex-namorado tenderá a ficar relembrando histórias antigas para que se reconectem e percebam o quanto o namoro era bom. [6]
    • Observe quando ele comentar sobre viagens, piadas que só vocês entendem ou momentos divertidos.
  3. Para saber se você ainda sente algo, é bem capaz dela fazer um comentário sobre o “novo namorado” para fazer ciúmes. A convenção social explica que esse tópico deveria ser evitado entre antigos parceiros; se o outro fica insistindo em contar detalhes sobre os encontros e a pessoa, pode ser que ela não o tenha superado. [7]
    • Note, em particular, as vezes em que o novo parceiro é mencionado do nada. Por exemplo, a conversa é sobre a escola ou família e ela simplesmente menciona o novo romance. É uma clara tentativa de causar ciúmes.
    • Lembre-se também de como ela lidava com os outros ex-namorados. Caso haja comunicação e flertes constantes com outras, talvez não se trate de saudades, mas sim de obsessão.
  4. Um ex-namorado com sentimentos vai querer saber com quem você se envolve, podendo perguntar regularmente sobre com quem anda saindo ou inferindo coisas (como “Viu esse filme com o novo namorado, Paula?”). Tais sinais podem indicar que ele ainda a queira. [8]
    • Fique atento também a possíveis piadas sobre a nova parceira. Esse recurso é usado para que você note as falhas nela, sentindo-se menos atraído.
    • Outras coisas a se observar é se ele olha feio quando alguém flerta com você ou tenta impedir que passe tempo com outras pessoas, o que são indicadores de obsessão: ele não quer ser esquecido.
  5. Caso haja elogios (especialmente sobre a aparência ou aspectos muito elogiados durante o namoro), provavelmente se trata de uma tentativa de parecer bonzinho, fazê-la se sentir especial ou causar um sentimento de nostalgia.
  6. Uma ex-namorada que quer retomar a relação deve ter pensado muito no como o tratava enquanto estavam juntos, sentindo remorso. Assim, para parecer boazinha, é possível que ela peça desculpas com maior frequência do que antes, esperando que o pedido (genuíno ou não) leve a uma reconciliação. [9]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Conversando civilizadamente

Baixe em PDF
  1. Dizer “Você tem um tempinho para conversarmos? Podemos ir a um lugar mais reservado?” é um passo assustador (que muitos não dão, inclusive), mas a melhor forma de saber se alguém ainda gosta de você é vindo da boca dessa pessoa. Isso pode ser feito após um encontro não intencional, mas é melhor marcar um horário para conversarem. Caso esteja nervoso, use uma forma de comunicação não evasiva, como uma ligação ou via mensagens.
  2. É melhor conversar em um local público, como um parque ou uma lanchonete. O outro estará nervoso em compartilhar os próprios sentimentos e eles não serem recíprocos. Portanto, deixe-o confortável ao chamá-lo para conversar em um local silencioso.
    • Reserve uma boa quantidade de tempo para essa conversa; evite tê-la se está com um trabalho atrasado ou se terá uma reunião em breve.
  3. Caso queira reconquistá-lo, é melhor se arrumar para essa conversa: coloque aquela roupa que a deixa linda e dê um trato no cabelo. Isso não só o deixará babando como também a fará se sentir bem, confiante e valiosa.
  4. Quanto mais honesto você for, mais sincera ele será. Conte como se sente de forma calma e clara, como “Eu ainda tenho sentimentos de amor por você” ou “Eu ainda gosto de você... mais do que como uma amigo, entende?”.
    • Diga que se arrepende pelo término e que quer voltar, de preferência dando motivos, como “Eu sinto falta de como nos divertíamos e de como você me fazia rir” ou “Eu gostava de ser sua namorada. Você me fazia sentir segura e em paz comigo mesmo”.
  5. Pode haver muitos sentimentos no próprio peito, mas lembre-se de que o mesmo vale para o ex-parceiro; deixe ele se expressar também. Assim, ambos saberão se gostam o suficiente um do outro para tentarem uma reconciliação. [10]
    • Caso ele queira deixar o assunto morrer, permita; de nada adianta tentar discutir o que o outro não quer que seja discutido.
  6. Caso ambos queiram voltar, façam-no, lidando com os problemas antigos já de cara para criar um relacionamento mais forte. No entanto, se não houver sentimentos por parte da outra pessoa, tudo bem. Vire a página aprendendo a ficar sozinho, se divertindo com amigos ou focando na escola ou trabalho. Volte a namorar alguém apenas quando se sentir pronto.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 267 882 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade