Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você provavelmente já ouviu algum comentário negativo a seu respeito. Isto pode ser arrasador, ainda mais quando se trata de um ponto sensível. Calma: não importa se a crítica veio de um amigo, parente, colega ou desconhecido, existem formas de evitar que ela acabe com o seu dia! Siga o passo a passo abaixo e aprenda a deixar de lado tudo que suga suas energias, além de reafirmar suas características positivas para voltar a ficar feliz consigo mesmo.
Passos
-
Evite ter uma reação emocional. Como você provavelmente está sentindo um turbilhão de emoções, vale a pena dar um passo para trás e pensar em formas de reagir ao comentário sem ter uma resposta impensada e acabar enfiando o pé na jaca. [1] X Fonte de pesquisa Afinal, o que você não quer é perder a calma e piorar a situação!
- Evite reagir com raiva. Isto validaria a pessoa que ofendeu você, podendo até causar problemas para o seu lado.
- Tente não deixar ninguém ver você triste ou magoado. Qualquer reação emocional da sua parte vai dar ainda mais fôlego à pessoa para fazer outros comentários negativos.
-
Planeje uma resposta construtiva. As melhores respostas para comentários negativos são aquelas que desarmam a pessoa sem gerar uma discussão. [2] X Fonte de pesquisa Talvez isso até diminua a tensão entre vocês e traga os outros para o seu lado (se houver alguém por perto).
- Recorrer ao humor é uma ótima forma de desarmar a ofensa de alguém. Uma piada ou resposta sarcástica poderia enfraquecer o comentário negativo, mas exige pensamento e ação rápidos.
- Ignorar o que a pessoa disse tira dela a satisfação de ver você irritado, assim como mostra que a opinião dela não tem importância nenhuma.
- Você não precisa encarar o que ela disse como a verdade, mas aceitar as coisas de modo geral (a situação, por exemplo) pode ajudá-lo a evitar se ofender.
-
Escolha as palavras certas. Por mais que insultar a pessoa de volta pareça uma "pequena vitória" no momento, com certeza vai abrir espaço para mais trocas de farpas no futuro. E pior: pode até levar a brigas físicas. [3] X Fonte de pesquisa
- Não xingue a pessoa e nem fale palavrões.
- Tente ser rígido sem soar irritado ou magoado. Se você quiser, também pode deixar o comentário passar com uma resposta engraçada.
- Na hora de escolher a resposta, você precisa avaliar as circunstâncias e o ambiente em volta. Tome cuidado para não se meter em uma encrenca em lugares públicos.
-
Tente não levar o comentário para o lado pessoal. Você provavelmente já ouviu falar que os "valentões" da escola agem da forma como agem porque estão infelizes com as próprias vidas. O mesmo vale para adultos! Lembre-se: no geral, os insultos de uma pessoa não têm nada a ver com você. Ela provavelmente está descontente consigo mesma.
- Se você tem dificuldade para não levar para o lado pessoal, pense em como a pessoa deve ser infeliz no dia a dia.
- Quando você pensar no que leva uma pessoa a fazer comentários negativos sobre outra, talvez passe até a sentir pena dela.
- Lembre-se de que a pessoa não define você ou a sua vida. Cedo ou tarde, todo mundo se depara com gente frustrante! O objetivo é ignorar as partes negativas e se concentrar nas positivas.
-
Reflita se há verdade por trás do comentário. Não dá para controlar o que as pessoas dizem a seu respeito, mas dá para controlar como você se deixa afetar por elas. Lembre-se de que, no fim, a opinião do outro não importa em nada. Mesmo se tratando de alguém próximo, esse pensamento não é relevante se envolve coisas ruins. [4] X Fonte de pesquisa
- Não perca tempo tentando agradar ninguém. Lembre-se de que seus amigos e parentes amam você, e todo mundo que tiver opiniões negativas infundadas não está nesse grupo.
- Pare de pensar no que você "deveria" fazer na vida. Acreditar na ideia de que você "precisa" ser de determinada forma com base na perspectiva de outra pessoa só afastará a sua própria felicidade.
- Se o que a pessoa disse é falso, não perca tempo pensando nisso. Você seguiria as instruções de alguém que está perdido? Não! O mesmo vale para comentários negativos.
- Caso haja alguma verdade por trás do comentário negativo (indo além das suas inseguranças ou vulnerabilidade), você pode reconhecer que precisa mudar sem se criticar também. Trate a si mesmo com educação e paciência.
-
Toque seu dia. A pessoa que falou mal a seu respeito provavelmente não pensou em você desde a última conversa... Então por que pensar nela? Para se animar de verdade, você precisa deixar o comentário negativo no passado — já que, assim, sua felicidade não vai ser afetada por sentimentos como raiva, tristeza ou mágoa.
- Não fique pensando no que você "deveria" ter dito ou feito: não dá para mudar sua interação com a pessoa, então o melhor é deixar tudo para trás.
- Toda vez que você notar que está pensando no comentário negativo, na pessoa ou no que poderia ter sido diferente, faça um esforço para voltar suas ideias a algo mais positivo. [5] X Fonte de pesquisa
- Ao reconhecer pensamentos negativos e trocá-los por outros (positivos), você vai quebrar o padrão de pensamento que pode estar afetando seu humor.
Publicidade
-
Mude suas crenças negativas. Se você ouviu um comentário negativo a seu respeito, é compreensível reagir com choque, raiva, tristeza ou tudo junto. A pior resposta a críticas é quando o que a outra pessoa convence você. Nesses casos, uma das formas mais saudáveis de quebrar o ciclo é "derrubar" as ideias que ela tentou colocar na sua cabeça. [6] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Pense no que a pessoa disse e no motivo. Você tem que refletir sobre quem fez o comentário, além de se perguntar o que torna essa pessoa especialista no assunto.
- Tente encontrar provas que refutem o que a pessoa disse. Em vez de acreditar passivamente no que ela falou, busque mudar esses pensamentos para entender que nada tem embasamento lógico.
- Monte uma lista das suas qualidades que refutam o que a pessoa disse. Ao anotar tudo, você vai se lembrar das próprias partes boas toda vez que ficar triste no futuro.
- Por exemplo: se alguém chamou você de burro, pense na sua capacidade de ter conversas interessantes e complexas, no seu histórico acadêmico e no número de livros que já leu.
-
Apoie-se nas coisas em que você é bom. Depois de ouvir um comentário negativo de alguém, você provavelmente vai se sentir mal consigo mesmo. No entanto, um dos jeitos mais fáceis de parar de acreditar nessas coisas é se lembrar daquilo em que você é bom. [7] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Por exemplo: talvez você seja um cozinheiro de mão-cheia, saiba tocar um instrumento como ninguém, mande bem em jogos de tabuleiros ou seja um bom amigo ou parceiro.
- Reserve um tempo para seus talentos. Você vai ficar mais feliz — afinal, provavelmente gosta de fazer essas coisas —, o que também pode elevar sua autoestima.
-
Passe mais tempo com pessoas que apreciem você. Passar tempo com pessoas positivas e que valorizem sua companhia pode ter um baita efeito no seu humor e na sua autoestima. [8] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte Sabe aquele amigo ou parente que sempre coloca um sorriso no seu rosto (e deixa seu coração quentinho)? Reserve um tempo para estar com ele! Mesmo que seja só para tomar um café, você vai ficar muito mais tranquilo em relação à situação.
- Tente fazer atividades que melhorem seu humor. Muitas pessoas ficam mais alegres quando praticam atividades físicas, como caminhar ou fazer trilha melhora — ainda mais se há amigos por perto.
- Reserve tempo à sua parceira ou ao seu parceiro. Essa pessoa sabe como deixar você mais feliz e menos focado no estresse causado pelo comentário negativo.
- Saia com amigos para fazer algo divertido. Vocês podem brincar com jogos de tabuleiro, fazer uma viagem de fim de semana ou mesmo conhecer um restaurante novo! O comentário logo nem vai passar mais pela sua cabeça.
-
Tente ser gentil consigo mesmo. Muitas pessoas notam que são mais gentis com amigos e parentes do que consigo próprias. Se você ouviu um comentário negativo a seu respeito, é normal ele afetar a sua autoestima. No entanto, caso um amigo estivesse no seu lugar, você decerto o convenceria do quanto ele é uma pessoa incrível! Agora é só tentar fazer o mesmo por si.
- Toda vez que você ouvir um comentário negativo, reflita se diria essas coisas a alguém.
- Se você nunca comentaria coisas do tipo "Fulano estava certo quando disse que você é ______", então por que se deixar afetar com críticas do tipo feitas a seu respeito?
-
Pratique exercícios. Praticar exercícios é um dos melhores jeitos de melhorar o humor. Até atividades de baixa intensidade fazem maravilhas pelo bem-estar, deixando você mais tranquilo com a situação. [9] X Fonte de pesquisa
- Levantar pesos é excelente para melhorar o humor e a autoestima.
- Atividades aeróbicas, como correr e andar de bicicleta, ajudam a aliviar o estresse e liberam endorfina (o "hormônio da felicidade").
- Se você não tem tempo de ir à academia, pelo menos faça uma boa caminhada no intervalo de almoço. Até andar por 30 minutinhos melhora bastante o humor. [10] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
Publicidade
-
Resista à tentação de ficar remoendo o que aconteceu. Pode ser que você fique pensando no quanto o comentário da pessoa foi grosseiro... Ou no que poderia ou deveria ter dito mesmo dias depois do incidente. De todo modo, nenhuma reação assim vai desfazer o que houve. O melhor é tentar se distrair o máximo possível.
- Toda vez que você notar que está remoendo o que a pessoa disse, force-se a pensar em outra coisa.
- Comece a andar por aí com uma borrachinha no pulso. Toda vez que você pensar no comentário negativo, puxe-a para sentir um "peteleco" na pele e se lembrar de mudar o foco.
-
Separe-se do que a pessoa disse. É muito fácil achar que o que a pessoa falou reflete quem você é. No entanto, mesmo havendo um quê de verdade no comentário, lembre-se de que você não é definido por uma ou outra ação específica. Por exemplo:
- Se a pessoa criticar seus talentos enquanto artista ou músico, lembre-se de que cada um tem gosto próprio. Não é porque alguém não gosta do seu trabalho que ele deixa de ser importante ou válido.
- Se ela fizer um comentário negativo sobre sua aparência física, lembre-se de que isso também é subjetivo. É claro que tem muita gente que acha você atraente!
-
Trabalhe na sua confiança. Não dá para evitar a possibilidade de ouvir comentários negativos no futuro, mas sim buscar formas de se sentir melhor consigo mesmo. Dessa forma, você vai estar mais preparado para ignorar — ou pelo menos se recuperar de — novas críticas assim.
- Preste atenção às coisas que você já conquistou e àquilo que admira em si mesmo. Anote tudo em papel e pregue na geladeira ou em outro lugar do tipo. [11] X Fonte de pesquisa
- Use roupas e penteados que façam você se sentir atraente, não importa seu estilo. Reserve um tempo também para cuidar da sua higiene pessoal.
- Tente levar uma vida saudável através da alimentação, da prática de exercícios e de bons hábitos de sono.
- Reserve tempo para fazer as coisas de que você gosta, além de tentar experimentar algo novo: matricule-se em algum curso, adote um hobby ou busque uma nova forma de se expressar artisticamente.
-
Lide com aquele amigo negativo. De vez em quando, todo mundo fica frustrado com os próprios amigos. No entanto, se alguém que você conhece vive sendo negativo, pode ser que se trate de uma companhia tóxica e que só faz mal à sua vida. [12] X Fonte de pesquisa Tire se distanciar dessas pessoas, mesmo ainda tratando a negatividade delas com educação e gentileza.
- Um bom amigo que fala uma coisa negativa de vez em quando pode estar tentando ajudar você. Muitas pessoas preferem ouvir verdades desagradáveis de amigos próximos, então é possível que ele só esteja tentando contribuir com o seu crescimento.
- Se um amigo seu parece gostar de apontar seus defeitos e faz você pisar em cascas de ovos o tempo todo, então é melhor se afastar dele — pelo menos por um tempo.
- Identificar padrões de comportamento parece a melhor forma de diferenciar um amigo tóxico de alguém que só está fazendo uma crítica honesta.
- Tome cuidado, tente dar um voto de confiança aos seus amigos e não tire conclusões precipitadas.
-
Lide com aquele seu parente negativo. Pode ser difícil (ou impossível) evitar parentes negativos, já que vocês provavelmente têm que se encontrar nos almoços de domingo e em outras ocasiões. Quando se trata de alguém mais próximo, pior ainda: suas interações são mais frequentes. O melhor jeito de lidar com alguém assim é reduzir o tempo que vocês passam juntos a sós. [13] X Fonte de pesquisa
- Se vocês tiverem que passar tempo juntos, pelo menos fale de assuntos positivos.
- Talvez você precise até evitar conversar muito com esse parente nos momentos em que estiverem juntos.
- Preste bastante atenção aos seus padrões de pensamento quando a pessoa está por perto.
- Tente flagrar os momentos em que você tem pensamentos negativos e concentrar sua energia em coisas boas, como colocar o papo em dia com aquele parente que é agradável.
-
Lide com críticas do seu chefe. Se você tem medo de ouvir comentários negativos em contextos profissionais, um dos melhores jeitos de evitar a situação é tentar se melhorar de antemão . Tente ficar mais proficiente no trabalho, adquirir novas habilidades e buscar ser um funcionário melhor.
- Se seu chefe criticar seu desempenho no trabalho, entenda que você vai muito além disso.
- Peça, com educação, para seu chefe dar um feedback construtivo — em vez de fazer críticas. Por exemplo: sugira que ele fale especificamente o que você precisa melhorar, não dizer "Você fez um péssimo trabalho no relatório."
- Tente se desconectar do trabalho no fim do expediente. Isso é difícil para algumas pessoas, mas busque se desvencilhar da empresa quando você terminar suas responsabilidades — indo para casa ver sua família, por exemplo.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/hide-and-seek/201302/how-deal-insults-and-put-downs
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/hide-and-seek/201302/how-deal-insults-and-put-downs
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/hide-and-seek/201302/how-deal-insults-and-put-downs
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/happiness-purpose/201309/lighten-and-laugh
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/emotional-fitness/201208/10-ways-feel-better-about-yourself
- ↑ http://www.nhs.uk/Livewell/mentalhealth/Pages/Dealingwithlowself-esteem.aspx
- ↑ http://www.nhs.uk/Livewell/mentalhealth/Pages/Dealingwithlowself-esteem.aspx
- ↑ http://www.nhs.uk/Livewell/mentalhealth/Pages/Dealingwithlowself-esteem.aspx
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/200105/pump-cheer
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/exercise/art-20048389
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/hide-and-seek/201205/building-confidence-and-self-esteem
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/resolution-not-conflict/201603/8-signs-toxic-friendship
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/what-mentally-strong-people-dont-do/201502/5-ways-stop-giving-negative-people-too-much-power
Publicidade