Baixe em PDF Baixe em PDF

Escrever uma descrição de si mesmo é difícil, mas conseguir se descrever verbalmente em uma situação social ou profissional é uma tarefa ainda mais assustadora. Ainda assim, com um pouco de cuidado, reflexão e sinceridade, é possível encontrar palavras que deem vida à sua personalidade. Em uma entrevista, prepare uma resposta específica para a pergunta "Como você se descreveria?". Em um evento de networking, pratique uma apresentação breve que possa ser adaptada dependendo da situação. Se quer saber se descrever para um encontro, o principal é ser sincero e positivo. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Descrevendo-se em uma entrevista

Baixe em PDF
  1. . É bem comum que essa pergunta seja feita em entrevistas de emprego, portanto, prepare-se para respondê-la com antecedência. Quanto mais tempo praticar uma forma de destacar de forma clara e sucinta suas qualidades, mais natural e confiante você parecerá para o entrevistador. [1]
    • Pratique a resposta e toda a entrevista com um amigo ou com um familiar. Se conhece alguém que trabalha com RH, essa pessoa poderá ajudá-lo a simular uma entrevista mais realista.
    • O ideal é responder à pergunta em duas ou três frases. Existem alguns modelinhos de "respostas recomendadas" na internet, mas sempre use suas próprias palavras para soar natural.
  2. Quando estiver praticando e se preparando nas semanas antes da entrevista, monte uma lista de características essenciais sobre si próprio e uma lista de adjetivos e termos que pode usar para se descrever. [2]
    • Se possível, use termos como: passional, motivado, ambicioso, organizado, líder nato, focado em resultados e excelente comunicador.
    • É possível que o entrevistador peça para você se descrever em três palavras. Nesse caso, foque na lista que montou no brainstorm para responder.
  3. Cada companhia tem uma cultura própria. Descrever-se com atributos que reflitam os valores da empresa demonstra interesse e compatibilidade. [3]
    • Por exemplo, se está se candidatando para uma vaga em uma startup de tecnologia, uma boa resposta seria: "Sou apaixonado pelo trabalho cooperativo para encontrar soluções inovadoras, como quando liderei um time de TI e de financeiro juntos para simplificar os procedimentos de cobrança da minha empresa anterior."
    • O que isso significa? Que não deve jamais usar a mesma resposta para todas as entrevistas. O ideal é responder de acordo com a empresa e a vaga para a qual está se candidatando.
  4. Estude a descrição da vaga buscando detalhes sobre o cargo e as qualificações necessárias. A ideia é descrever-se usando termos que demonstrem seu interesse nas funções exigidas e comprovando sua capacidade. [4]
    • Se a vaga é de gerência, por exemplo, você poderia se descrever falando sobre estratégias de liderança que implementou em outra empresa. Por exemplo: "Sou diretor de vendas na companhia em que trabalho atualmente e recentemente implementei um novo software para registrar os sucessos de nossas vendas."
    • Descreva-se com base em suas habilidades organizacionais ou de multitarefa para uma vaga de assistente: "Atualmente, sou assistente de quatro sócios da minha empresa. Eles estão bastante satisfeitos com minhas habilidades de organização e de relacionamentos interpessoais. Recentemente, recebi também as responsabilidades de organização de todos os escritórios da companhia."
    • Para uma vaga de entrada, descreva sua flexibilidade e disposição para aprender coisas novas: "Me formei recentemente e tenho algumas experiências com impressão offset, mas estou procurando por novas oportunidades para reforçar meu conhecimento."
  5. Mesmo que realmente seja uma pessoa organizada, responder "sou organizado" não quer dizer muita coisa para o entrevistador. Se, por outro lado, falar sobre um momento específico no qual foi responsável pela organização de um evento grande e importante, você criará uma impressão melhor na entrevista. [5]
    • Use termos como "apaixonado" e "focado em resultados" para descrever exemplos específicos de seu trabalho, mas não como respostas completas — a menos, é claro, que tenha que responder uma questão em poucas palavras.
    • Em muitos casos, a primeira frase da resposta deve começar com "Eu sou", ao passo que a segunda frase deve começar com "Por exemplo".
  6. Não cite qualidades negativas e nem se critique, mas não finja vergonha na hora de discutir seus pontos positivos. Detalhar suas conquistas e seus atributos positivos de forma confiante é importante para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga. Todo mundo gosta de confiança, mas é preciso tomar cuidado para não soar arrogante e cheio de si. [6]
    • Ao falar sobre suas conquistas e qualidades sem evidências que sustentem suas declarações, você soará arrogante e mal preparado.
    • Em uma resposta de duas a três frases, destaque dois ou três pontos sobre si próprio e dê um exemplo que demonstre como esses atributos foram benéficos para uma situação específica. Por exemplo: "Minhas habilidades interpessoais ajudaram a resolver uma tensão séria que tinha se desenvolvido entre nossos times de vendas e de atendimento."
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Descrevendo-se em um evento de networking

Baixe em PDF
  1. Os encontros de networking são oportunidades para se conectar com pessoas na indústria em que trabalha ou que deseja trabalhar. Se quer construir relacionamentos com pessoas em cargos similares ao seu, a sua introdução vai ser diferente daquela que usaria durante uma entrevista de emprego. [7]
    • Caso esteja construindo relacionamentos com colegas de ramo, foque mais em descrever suas experiências no campo.
    • Se está fazendo contatos para conseguir uma entrevista de emprego no futuro, conecte suas experiências a um desejo de trabalhar para a empresa da pessoa com quem está conversando.
    • De qualquer forma, sua autodescrição deve seguir a forma de um "pitch de elevador", termo usado quando se quer vender uma ideia em pouco tempo. Imagine que encontrou um investidor em um elevador e tem 30 segundos para convencê-lo de que vale a pena conversar com você. O que diria? [8]
  2. O seu pitch de elevador deve ser sucinto e resumir brevemente quem você é e o que faz. Destaque as coisas mais importantes e memoráveis sobre você. Algumas perguntas para se responder ao pensar nas frases-chave que vai usar: [9]
    • Quem sou eu? "Sou um escritor." "Sou um recrutador." "Sou um administrador."
    • Para quais organizações eu trabalho? "Trabalho para uma revista de arte." "Trabalho para uma startup de informática." "Trabalho para uma ONG pequena."
    • O que faço na minha empresa? "Faço reviews das aberturas de exposições artísticas para uma revista." "Procuro por novos talentos para cargos especializados em TI." "Trabalho com empresas auxiliando-as a definir estratégias de lançamento."
  3. Responder perguntas básicas vai ajudá-lo a identificar as coisas que você mais valoriza na vida, portanto, use esse conhecimento para se descrever com frases curtas, porém completas. Alguns exemplos: [10]
    • "Sou redator de uma revista virtual de arte com distribuição internacional. Essa é uma ótima oportunidade, pois sou convidado para muitas exposições e instalações."
    • "Sou recrutador em uma pequena startup de informática. No meu ramo, conheço muitas pessoas talentosas e diversificadas."
    • "Sou um administrador contábil em uma pequena ONG e ofereço apoio para novas empresas que estão bolando suas estratégias de lançamento."
  4. Por mais que todos os presentes no evento tenham praticado as suas próprias apresentações, é preciso tomar cuidado para que você não soe robótico e sem emoção. Alguns preferem não praticar, mas isso faz com que gaguejem ou percam tempo pensando em quais palavras usar. [11]
    • Em vez de decorar a apresentação, pratique pequenas variações para poder improvisar e deixar sua fala com mais personalidade.
    • Um exemplo de apresentação básica: "Olá! Sou a Carla, prazer em te conhecer! Trabalho com análise de negócios e tenho sete anos de experiência solucionando problemas relacionados a bancos de dados. Sou uma entusiasta da avaliação estratégica de análise de dados e tenho bastante sucesso na área em que trabalho. Também estou sempre em busca de novas oportunidades para construir mais experiências. Posso agendar uma reunião na semana que vem para discutirmos possíveis oportunidades na sua equipe?"
  5. A menos que esteja mesmo em um elevador ou em um evento com cronograma apertado, faça uma pergunta para a pessoa antes de disparar toda a sua apresentação goela abaixo dela! Isso vai relaxar o interlocutor e também pode dar algumas informações sobre ele. [12]
    • Por exemplo, você pode perguntar: "Então, Carlos, o que achou do novo software de análise de dados?"
    • Escute de forma ativa para criar uma troca de informações legal. Se os dois ouvirem atentamente o que o outro tem a dizer, a conversa será mais produtiva para ambos.
    • Adapte a apresentação de acordo com o que o outro disser.
    • Ouvir e responder de forma ativa vai ajudá-lo a formar bons relacionamentos profissionais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Descrevendo-se romanticamente (pessoalmente ou na internet)

Baixe em PDF
  1. Para evitar complicações futuras, não comece contando mentiras ou fazendo exageros. Na hora de montar seu perfil na internet, por exemplo, não tente maximizar sua beleza dizendo que tem um porte de modelo. [13]
    • Caso tenha 45 anos, descreva-se como "quarentão". Complemente a descrição com fatos interessantes sobre você, como por exemplo: "Sou quarentão, amo dançar salsa, fazer escalada e provas novos uísques."
    • Caso tenha filhos e sinta que esse é o momento de mencioná-los, diga algo como: "Sou uma mulher de 35 anos mãe de um filho de 5 anos que é hilário."
  2. Descrições vagas, como "divertido" e "alegre" não vão ajudá-lo a se diferenciar de todos os outros milhões de perfis nos aplicativos de namoro. Use exemplos e descrições mais concretas. [14]
    • Se gosta de viajar, descreva sua última viagem e fale sobre sua vontade de voltar para lá. Em vez de dizer "Eu amo viajar", use uma frase mais criativa, como "Meu objetivo é visitar todos os continentes pelo menos duas vezes na vida".
    • Se é uma pessoa que ama comer, fale sobre suas culinárias preferidas ou sobre a última refeição maravilhosa que fez.
    • Se é um amante da arte, fale sobre as obras que gosta ou das mostras especiais que visitou.
  3. Agora não é a hora de ser negativo ou de se criticar. Ao se descrever, concentre-se nas coisas que gosta em si e no mundo. [15]
    • Por mais que deva usar exemplos específicos, use termos como "apaixonado", "contemplativo", "engraçado" e "espontâneo" em vez de "quieto", "modesto" ou "normal".
    • Inclua descrições concretas e positivas sobre a sua experiência, como "morena curvilínea com ombros lindos e um sorriso melhor ainda".
    • Use o bom humor para se destacar. O humor diz muito sobre a personalidade das pessoas e faz com que elas pareçam mais acessíveis, portanto, aproveite-o! Por exemplo: "Tenho 34 anos, sou loiro, míope e amo escrever palavras de apenas duas sílabas".
  4. Por mais que deva evitar emitir opiniões fortes sobre política ou religião logo de cara, saiba que discutir as coisas que ama pode ajudar os outros a entenderem sua personalidade. Se os estudos ou a família são coisas importantes para você, falar sobre isso pode ser uma ótima forma de se apresentar para alguém. [16]
    • Por exemplo, em vez de chegar discutindo coisas como vacina e porte de armas, diga que é alguém "apaixonado por tornar o mundo um lugar mais seguro e feliz para todas as crianças".
    Publicidade

Dicas

  • Para praticar a autodescrição, fala alguns testes online. Eles podem não revelar nada que você não soubesse sobre si próprio, mas talvez você consiga desenvolver um vocabulário próprio para usar.
  • Não pegue pesado. Descrever-se, social ou profissionalmente, não deve ser uma experiência longa. Essa é uma forma de se começar uma conversa e de se apresentar. Ninguém precisa saber tudo da sua vida logo de cara.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado ao discutir detalhes pessoais, na internet ou pessoalmente. Sempre presuma que qualquer coisa que postar pode ser vista por qualquer pessoa no mundo inteiro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 86 953 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade