PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As pessoas ficam ótimas quando estão bronzeadas — a pele fica mais brilhante, cobre as manchas e ajuda a destacar as roupas coloridas. Pode ser uma tarefa difícil conseguir o bronzeado certo — existem os raios ultravioletas para se preocupar, o bronzeado alaranjado esquisito para evitar e marquinhas de biquíni para considerar. Com um pouco de conhecimento e planejamento, você pode superar esses obstáculos e conseguir o bronzeado que espera. Siga estes simples passos para conseguir aquele corpo dourado em pouco tempo!

Método 1
Método 1 de 2:

Debaixo do sol

PDF download Baixe em PDF
  1. Para um bronzeamento ultravioleta, nada é melhor do que o bom e velho sol. Se o tempo e as nuvens não permitirem, câmaras de bronzeamento também são eficientes, uma alternativa que serve durante o ano todo para manter sua pele levemente dourada.
    • Faça tudo com moderação — uma pele linda pode acabar parecendo couro se você ficar “no forno” por muito tempo.
  2. Pele bem hidratada vai bronzear melhor do que pele ressecada. Antes de você se bronzear, prepare a pele com o seguinte:
    • No chuveiro, faça uma esfoliação para remover as células mortas com a ajuda de uma esponja, uma toalha grossa ou um creme esfoliante. [1]
    • Hidrate a pele com uma loção contendo sódio PCA. É um componente que existe naturalmente na pele humana e ajuda a manter a saúde da epiderme e funciona tirando a umidade do ar. [2]
    • Aplique filtro solar no nível certo para sua pele. Se você tem pele clara, use uma loção com FPS mais alto do que se tiver pele escura. Não importa qual seu tipo de pele ou quanto creme você usou, use sempre um filtro solar com FPS mínimo 15. [3]
    • Se você pretende ficar na água, use um protetor solar que não se desfaça nela ou reaplique após o banho. Na dúvida, use o protetor de acordo com o recomendado no rótulo.
  3. Se você for só sentar na praia e pegar um bronze por uma hora, use protetor FPS 4-15, dependendo da cor da sua pele e de quanto creme já passou. [4]
    • Se você não usar filtro solar enquanto se bronzeia, os raios UVA e UVB podem fazer mal para sua pele, mesmo que você não se queime!
    • Use protetor labial junto com o filtro solar. Idealmente, aplique o protetor na sombra e por 20 a 25 minutos antes de ir para o sol. Reaplique quando necessário se for nadar e o protetor não for à prova d’água, ou em algumas horas.
    • Se você notar vermelhidão na pele, saia do sol — você já queimou, e continuar vai piorar o estrago.
  4. A menos que queira marquinhas de biquíni desenhadas, use o mesmo biquíni que vai usar durante sua estadia na praia. Usar o mesmo biquíni marcará corretamente a pele.
    • Fique sem biquíni, se conseguir. A melhor coisa que marquinhas mínimas é ficar totalmente sem marquinhas!
  5. Você pode tomar sol no quintal, na praia ou em qualquer lugar que pegue sol. Você não precisa de muito mais que seu protetor solar, água e uma cadeira de praia ou toalha.
    • Posicione a cadeira ou toalha onde o sol vai bater diretamente.
  6. Sabe aquele frango que você compra na padaria no domingo? Ele é douradinho por inteiro porque fica dourando dentro da maquininha. Pra pegar um bronze completo, você tem que se mexer também. Exponha sua pele ficando de frente, de costas, dos lados e fazendo a luz atingir lugares onde o sol geralmente não bate — como debaixo dos braços.
    • Se você não quiser ficar deitada no sol o dia inteiro, a alternativa é caminhar. Isso não apenas aumenta sua exposição ao sol, mas ajuda você a conquistar um corpo malhado e esbelto ao mesmo tempo!
  7. Eles também podem se queimar. Para se bronzear, é melhor usar um boné ou deixar os olhos fechados do que usar óculos de sol. A luz branca do sol no nervo ótico estimula o hipotálamo, que causa a produção de melanina, levando a um bronzeado mais profundo. [5]
  8. Lembre-se de beber muita água. Pule na piscina para se refrescar algumas vezes, também. Não se preocupe, isso não vai estragar seu bronzeado. Não se esqueça de reaplicar o protetor solar depois.
  9. Use uma loção à base de Aloe vera para hidratar e aliviar a pele. O Aloe também evitará que sua pele descasque e fique ressecada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Passando seu próprio bronze

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tiver a pele muito clara, se queimar fácil ou quiser minimizar os riscos à saúde, o bronzeamento natural e as camas de bronzeamento artificial podem ser a escolha errada. Ao tentar se bronzear naturalmente com uma pele sensível, você só se dará conta do estrago depois que ele estiver feito.
  2. Existem vários cremes autobronzeadores de inúmeras marcas que dão uma corzinha leve ao seu corpo.
    • Aplique a loção ou o spray de acordo com as instruções, tomando cuidado para cobrir toda a pele. As melhores loções são não comedogênicas; ou seja, elas vão deixar sua pele respirar.
    • A menos que você tenha braços incrivelmente compridos, você vai precisar da ajuda de um amigo para passar loção bronzeadora nas costas.
  3. Vá a um salão de bronzeamento e deixe que eles façam isso por você. Em apenas alguns minutos, eles vão aplicar profissionalmente um creme bronzeador em todo seu corpo.
  4. Antes de gastar seu dinheiro, leia os comentários sobre os produtos e sobre os serviços de autobronzeamento — tome cuidado com loções que o deixam laranja.
    Publicidade

Dicas

  • Gel Aloe vera é útil para tratar queimadura de sol.
  • Se estiver indo pela primeira vez em uma câmara de bronzeamento artificial, não fique por muito tempo; veja com o atendente o tempo recomendado.
  • Se você optar por uma loção autobronzeadora — que é segura — procure uma marca conhecida e bem comentada; caso opte por uma mais barata, pode acabar com um tom de pele alaranjado.
  • Bronzear leva tempo, então não espere ver resultados em um dia.
  • Comece com pouco tempo no sol, como 10 minutos se sua pele for sensível. Se você não tiver problemas, pode aumentar gradualmente o tempo no sol. Em caso de vermelhidão ou coceira, pause o bronzeamento por alguns dias.
  • Praticando o nudismo? Cuidado ao expor novas áreas de pele diretamente ao sol. Você não vai querer queimar as partes íntimas.
  • Use roupas que complementam o bronzeado. Se você não tiver bronze, use versões escuras de verde, azul e roxo. Se você tem um leve bronzeado, use branco ou preto para acentuá-lo. Se você conseguiu o bronzeado que quer, use qualquer cor. Você está bronzeada, linda e nada vai esconder isso, então mostre!
  • Lembre-se de colocar mais loção protetora nos ombros, rosto, orelhas e pés, ou lugares que não ficam expostos ao sol.
Publicidade

Avisos

  • Se você ficar no sol por muito tempo, corre o risco de ter uma insolação. [6]
  • As pessoas estão ficando mais conscientes dos riscos associados com o bronzeamento e estão percebendo que pele natural é tão atraente quanto a bronzeada. Seja você mesma e as pessoas vão aceitá-la por quem você é, não por causa da sua pele.
  • Cuidado com pílulas de bronzeamento; há inúmeros casos em que depósitos cristalizados surgiram nos olhos de pessoas que utilizam tal produto. Tais depósitos podem causar cegueira. [7]
  • Bronzear todo dia não faz bem!
  • Lembre-se de beber muita água enquanto você se bronzeia e depois que sai do sol. Se sua pele estiver quente, use uma loção pós-sol para refrescar.
  • Fique atenta a qualquer pinta que tiver, e fique de olho se há mudanças em cor ou tamanho. [8]
  • Queimaduras de sol podem ser leves até extremas. Se você tiver uma queimadura séria, procure um médico. [9]
  • Pessoas com peles naturalmente pálidas não bronzeiam muito bem. Ao invés disso, use uma loção bronzeadora. Fica mais natural e não muito alaranjado.
  • Bronzeamento excessivo ou exposição prolongada a raios UV podem levar ao câncer de pele, que na sua pior forma é chamado de Melanoma. Usar uma loção bronzeadora é mais seguro. [10]
  • Usar câmaras de bronzeamento artificial, como toda forma de exposição a raios ultravioleta, pode ser perigoso. [11]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 272 306 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade