PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A missa é uma celebração religiosa cheia de ritos, hinos e orações que a maioria dos católicos já sabe de cor. Se você nunca foi a uma, não tem nenhum problema! As igrejas estão de portas abertas para todos e, assim como em qualquer religião, você será muito bem-vindo, desde que respeite os fiéis e suas crenças. Quer saber o que fazer e o que evitar para não correr o risco de parecer deselegante? Então, leia nosso artigo!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Indo à igreja

PDF download Baixe em PDF
  1. Ninguém impedirá um fiel de entrar de chinelo na igreja, mas é legal demonstrar respeito pelo ambiente. Coloque uma camisa, um vestido longo ou uma roupa mais simples, desde que não mostre demais. [1]
  2. É legal estar na igreja uns dez minutos antes da missa. Assim, você consegue estacionar o carro sem problemas e encontrar um bom lugar para se sentar com maior facilidade. Além disso, saiba que é muito deselegante conversar durante a celebração, então se quiser falar com alguém é bom chegar mais cedo ou falar com a pessoa depois da missa. [2]
    • Uma vez que ela tenha começado, evite as conversas fiadas. Se quiser colocar o papo em dia, chegue mais cedo!
    • Algumas igrejas são mais rígidas do que as outras no quesito conversa.
  3. Você deve seguir os mesmos procedimentos esperados no local de trabalho, escola ou outros lugares formais, para demonstrar respeito. No caso dos homens, eles sempre devem tirar o chapéu. As mulheres podem ficar com eles, desde que não sejam bonés.
  4. Está com uma criança pequena? Então leve um pouquinho de água. Do contrário, alimente-se bem antes da missa para não distrair os outros fieis, abrindo um sacão de salgadinho durante as orações. [3]
    • Isso também inclui chicletes. Nada de mascar gomas na hora da missa!
  5. Não é nada educado ficar nas redes sociais durante a missa. Se estiver esperando uma ligação importante, então deixe o telefone em modo silencioso para não atrapalhar ninguém. Se precisar, dê uma olhadinha no celular de vez em quando, mas não exagere! [4]
    • Se tiver que fazer uma ligação com urgência, saia da igreja primeiro.
  6. Tem filhos com até três anos que deseja levar à missa? Então, é bom dar um brinquedinho para que se distraiam durante a liturgia. Crianças dessa idade ainda não conseguem se concentrar por muito tempo e podem ficar irritadas. Por isso, é legal ter sempre alguma coisa por perto para acalmá-las caso fiquem impacientes. [5]
    • Você pode ensinar a importância das missas para seus filhos, colocando uma roupinha especial ou dando um brinquedinho que possam levar às celebrações.
    • Se estiver com uma criança, melhor sentar-se no fundo para sair sem problemas, caso precise.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Entrando na igreja

PDF download Baixe em PDF
  1. Na entrada da igreja, você verá alguns fiéis mergulhando os dedos numa fonte que contém água benta, que funciona como um lembrete do batismo. Passe por ela em silêncio e de maneira respeitosa. Se quiser, pode mergulhar os dedos nela e fazer o sinal da cruz você também. [6]
    • Para fazer o sinal da cruz use sempre a mão direita, indo da testa ao peito, depois ao ombro esquerdo e finalizando no direito.
  2. O tabernáculo é a caixa que contém a eucaristia e fica no centro do altar. Ao entrar na igreja, como sinal de respeito, os católicos podem ajoelhar-se perante a ele ou fazer uma breve reverência. Se quiser, pode imitá-los ou dirigir-se diretamente aos bancos. [7]
    • Para isso, basta apoiar-se sobre o joelho direito, abaixando o máximo que puder. Se você tem algum problema nos joelhos, pode apenas fazer uma reverência.
  3. Para ficar a par de como as coisas funcionam, procure ficar mais na frente, ficando de olho em tudo o que acontece. É legal sentar-se no fim do banco, para não atrapalhar ninguém na hora da eucaristia, já que as pessoas terão de ir até o altar.
    • Se estiver com crianças pequenas, o melhor é sentar-se no fundo, para estar mais perto da saída, em caso de necessidade.
  4. Ele costuma estar próximo ao altar e nele indicam-se os números dos hinos e onde encontrá-los. Diferente das celebrações de outras religiões, as missas requerem uma participação ativa das pessoas, então não se sinta acanhando e cante junto sempre que puder.
    • Às vezes, o padre ou outra pessoa podem cantar durante a missa e essas músicas não estarão no hinário. Preste sempre atenção aos outros para saber quando deve cantar junto e quando não.
  5. Ao chegar na igreja, antes da missa, haverá membros da comunidade na porta, distribuindo folhetos com todos os textos, músicas e outros procedimentos que serão seguidos na liturgia. [8]
    • O texto completo, junto com as frases que deve dizer durante o rito, estão todos no folheto da missa.
    • Caso se perca, apenas escute, deixando o folheto um pouco de lado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Participando da missa

PDF download Baixe em PDF
  1. A missa é um evento bem ativo no qual as pessoas se movimentam bastante. No começo, todos devem ficar de pé e, em algumas orações devem ajoelhar-se. A princípio pode parecer meio difícil, mas basta seguir os outros e pronto. [9]
    • O padre não dirá quando você deve sentar-se ou levantar-se. Para saber, fique de olho nas pessoas à sua volta.
  2. Ele vem depois do Pai Nosso, quando o padre diz “A paz do Senhor esteja sempre convosco”, e você deve se levantar, oferecer a “paz de Cristo” e apertar as mãos das pessoas a sua volta. [10]
    • Em alguns países asiáticos, as pessoas preferem fazer uma reverência com o corpo ou a cabeça, em vez de dar as mãos.
    • Se estiver doente, evite apertar a mão das pessoas. Além disso, você não é obrigado a participar, se não quiser. Nesse caso, basta dar um sorriso para os outros.
  3. Quando o padre terminar de preparar a mesa, terá início o momento da comunhão. Você só pode receber o corpo de Cristo se for católico. Se esse não for o caso, não saia do lugar e deixe passagem livre para que os outros consigam se dirigir ao corredor.
    • Em muitas igrejas, você pode entrar na fila e receber apenas uma bênção. Para isso, mantenha os braços cruzados na frente do corpo, com os punhos fechados e tocando os ombros, formando um X, quando chegar no padre.
  4. Depois da comunhão, ainda haverá algumas orações. Quando ela termina, todos se levantarão, farão uma reverência ao altar e se retirarão da igreja em silêncio. [11]
  5. Depois da missa, pode dar uma olhadinha nas pinturas e imagens, mas sem rezar para elas, já que não são ícones da igreja. A princípio, as peças podem parecer meio misteriosas, mas elas têm um papel importante no catolicismo, ajudando os católicos a compreender sua própria fé. Além disso, tente não atrapalhar as pessoas que estão orando.
    • Às vezes, você encontrará velas na frente das imagens e pode acendê-las como um gesto de reverência.
  6. Quando a missa terminar, converse com os outros membros da igreja e sinta-se à vontade para fazer todas as perguntas que quiser. Veja se o padre tem um tempinho também ou combine de vê-lo quando puder, se quiser uma conversa mais profunda.
    • Você pode perguntar, por exemplo, para que eles usam água benta e como uma pessoa pode virar católica.
    Publicidade

Dicas

  • Ninguém pressionará você a se tornar católico só por visitar uma missa. As igrejas sempre acolherão você e deixarão a escolha em suas mãos.
  • Visite várias igrejas. Cada uma tem uma arquitetura única e diferenças nos ritos.
  • Você não é obrigado a dar dinheiro quando pedirem ofertas.
  • O sinal da cruz vai da testa ao coração, depois ao ombro esquerdo e termina no direito. Além disso, ele deve ser sempre feito com a mão direita.
Publicidade

Avisos

  • O momento da comunhão é destinado apenas aos católicos praticantes. Não receba a eucaristia se estiver apenas de visita.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 964 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade