A tinta para tecido é excelente para quem gosta de fazer peças de roupa personalizadas com lindas estampas. Infelizmente, ela leva de 12 a 36 horas para secar — tudo depende da quantidade usada. Esperar isso tudo é ainda pior para quem pretende aplicar várias camadas da tinta em uma mesma peça. Mas não se preocupe! Você pode acelerar o processo usando fontes dinâmicas de calor e de ar, além de optar por outros tipos específicos de tinta (como uma mistura de acrílica com o meio para tecido). Leia o passo a passo abaixo para entender melhor do assunto!
Passos
-
Coloque o tecido na secadora de roupas antes de começar a pintura. Antes de você aplicar a tinta , é bom lavar e secar o tecido para evitar que ele encolha no futuro. Embora a maioria das pessoas estenda as peças no varal, tudo fica mais rápido com um ciclo da secadora (se você tem uma em casa, é claro). Comece a pintar assim que o material terminar de secar.
- A tinta para tecido seca mais rápido quando é exposta ao calor. Pensando nisso, tente aplicá-la na peça em cima de uma superfície quente.
Dica: se a tinta estiver mais plana e uniforme e o tecido por trás da área pintada não estiver molhado, significa que o material terminou de secar. Nesse caso, encoste de leve nele com um cotonete e veja se algo sai.
-
Coloque o tecido debaixo do sol para esquentar as fibras enquanto a tinta seca. Depois que você terminar de pintar o tecido, coloque-o na frente de uma janela que fique na direção dos raios do sol. O calor que eles emitem vai esquentar as fibras naturalmente, mas não além do ponto certo.
- Se possível, estenda o tecido na vertical a partir de um cabide e uma arara!
-
Mantenha a área pintada quentinha usando um aquecedor portátil. Se você tem um aquecedor portátil em casa, ligue-o perto do tecido para manter a tinta aquecida e acelerar a secagem. Só tome o cuidado de afastar todos os materiais inflamáveis em pelo menos 1 m durante esse processo.
- Se o aquecedor passar de 38 ºC, a tinta corre o risco de derreter à medida que seca — e estragar a estampa. Apesar de o calor ajudar a acelerar o processo, qualquer temperatura em excesso é capaz de anular todo o seu trabalho. Tome bastante cuidado!
Aviso: nunca deixe o aquecedor sozinho, ou ele pode causar incêndios. É melhor você nem sair do mesmo ambiente enquanto não terminar de secar a tinta para tecido. Se sentir cheiro de fumaça, desligue o aparelho imediatamente.
Publicidade
-
Estenda o tecido na vertical para aumentar a circulação. Se o tecido ficar deitado em uma mesa, a metade que está em contato com a superfície acaba não recebendo nenhum ar. Pensando assim, estenda a peça em um cabide (se for uma camisa ou calça) ou gancho (se for uma mochila ou bandeira) para expor o material ao ar e acelerar a secagem de todos os ângulos.
- Se você tem um varal no quintal de casa, estenda a peça de uma vez.
-
Abra as janelas e ligue alguns ventiladores para aumentar a circulação de ar. Abra todas as janelas em volta e, se possível, ligue um ou mais ventiladores por perto do tecido. Isso vai aumentar a circulação de ar, acelerando a secagem. [1] X Fonte Confiável Consumer Products Safety Commission Ir à fonte
- Não mire nenhum ventilador diretamente no tecido. O jato de ar pode deslocar a tinta ou até derrubar a peça molhada no chão ou em outra superfície por perto.
- Se você tem um ventilador de teto, ligue-o também.
-
Acelere o processo usando o jato frio do secador de cabelo. Ligue o secador de cabelo no modo frio ou na menor temperatura possível. Segure-o a uma distância de 40 a 60 cm do tecido e mire o jato de um lado a outro. Caso a peça esteja estendida, segure-a pela barra com sua mão não dominante.
- Se o ar ficar quente além da conta, ele pode acabar derretendo a tinta úmida e estragar a estampa. É por essas e outras que é melhor usar o jato frio.
Dica: encoste no tecido por 20 segundos e veja se ele está ficando quente além da conta. Se não estiver, continue. Caso você sinta muito calor, já pode desligar o secador.
Publicidade
-
Troque a tinta para tecido normal por outra que seque mais rápido. A maioria das tintas para tecido leva de 12 a 36 horas para secar, dependendo da espessura ou viscosidade do material. Felizmente, existem tintas alternativas que secam na metade desse tempo. Quando você for à loja, leia o rótulo de cada produto antes de escolher e veja se encontra um que seque dentro de seis a 18 horas.
- No geral, tintas de secagem rápida não têm tanta qualidade quanto outros tipos.
-
Misture tinta acrílica com um meio para tecido (em vez de usar a tinta para tecido pronta). Você pode transformar a tinta acrílica comprando um bom meio para tecido. Misture esse meio com a tinta na proporção de 1:2 em uma tigela pequena. O produto final seca dentro de uma ou duas horas.
Aviso: essa opção não é tão interessante se você pretende criar camadas grossas de tinta, que acabam trincando com o tempo — ainda mais com métodos de aquecimento adicionais que aceleram a secagem.
-
Escolha um pincel de tinta para tecido de secagem rápida. Pincéis de tinta para tecido não são tão grossos, mas servem para criar estampas nesse tipo de material — sem contar que secam muito mais rápido. Aplique o material diretamente do tubo ou use um pincel de cerdas. Quando você terminar a estampa da peça, coloque uma fronha em cima da tinta e passe um ferro quente. [2] X Fonte de pesquisa
- Compre um pincel de tinta feito especificamente para tecido. Outros tipos podem levar até 48 horas para secar.
- O pincel de tinta para tecido certo vai estar seca dentro de cinco minutos.
Publicidade
Dicas
- Dá para você combinar todos os métodos acima para reduzir bastante o tempo de secagem. Por exemplo: ligue o aquecedor, estenda o tecido perto da janela, pegue alguns ventiladores e use o secador de cabelo!
Materiais Necessários
Mantendo o tecido aquecido
- Secadora de roupas.
- Cabide.
- Aquecedor.
Aumentando a ventilação ou removendo a umidade
- Cabide ou gancho.
- Ventiladores.
- Secador de cabelo.
Escolhendo uma tinta que seque mais rápido
- Tinta para tecido de secagem rápida.
- Tinta acrílica.
- Meio para tecido.
- Pincel de tinta para tecido.
- Fronha.
- Ferro de passar.