Baixe em PDF Baixe em PDF

Não tem como fugir: lavar roupa é uma necessidade da rotina. Roupas limpinhas deixam qualquer um com uma boa aparência, ficam com um cheiro agradável e mantêm a qualidade por mais tempo. Ocorre que muitas pessoas não sabem que há formas menos agressivas e mais eficazes de lavar roupas do que simplesmente jogá-las na lavadora. O melhor que você pode fazer pelas suas peças é separá-las antes da lavagem. Com essa simples medida, elas ficam mais conservadas e a lavagem se torna mais eficiente. [1] Classifique os itens e melhore a organização para concluir a tarefa em um piscar de olhos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Classificando as peças

Baixe em PDF
  1. Uma pilha gigantesca de roupa suja formou-se do nada? É uma boa ideia examinar peça por peça enquanto você as separa. Assim você não acaba cometendo o deslize de colocar meias vermelhas com as roupas brancas e também pode ler as instruções especiais de lavagem de cada peça.
    • Sempre leia as instruções de cuidados com uma roupa na primeira lavagem. Durante o processo de separação, dê outra olhada para refrescar a memória e ver se é possível colocar a roupa junto de outros itens.
    • Confira todas as peças ao colocá-las na máquina para evitar acidentes.
  2. A primeira categoria é a cor. Separar as roupas por cores evita manchas de tinta que podem estragar ou danificar uma peça branca ou de cor clara. [2]
    • Faça pilhas para roupas brancas, claras e escuras. [3] A pilha branca deve conter peças como meias, roupas íntimas, camisetas e outros itens brancos de algodão. A pilha de cores claras deve incluir cores como rosa, lilás, azul-claro, verde-claro e amarelo. Por fim, a pilha escura deve ser composta por peças cinzas, pretas, azul-marinhas, vermelhas, marrons e roxas.
    • Faça um monte exclusivo para os jeans. Você pode lavá-los separadamente ou junto às peças escuras.
  3. É bem provável que você tenha itens de tecidos e texturas diferentes. Depois de separá-los por cor, classifique as peças por tecido para preservar a qualidade dos itens mais delicados e evitar que fiapos fiquem grudados. [4] Essa classificação também acelera e uniformiza o processo de secagem. [5]
    • Arrume os tecidos delicados em montinhos por cor. Peças assim incluem lingeries, meias-calças, itens de seda e toda roupa que não possa passar pela agitação intensa da máquina. [6]
    • Separe a roupas que “soltam fiapos” das que “atraem fiapos”. Por exemplo, não junte toalhas de banho com peças de veludo. [7]
    • Separe as fibras sintéticas das naturais caso seja uma boa quantia para dividir em ciclos de lavagem diferentes. Esse truque controla ainda mais a questão dos fiapos. [8]
    • Separe as roupas leves das pesadas. Por exemplo, não é bom pôr calças de sarja junto com blusinhas finas. Um tecido mais rústico pode danificar um mais leve e delicado por atrito. [9]
  4. Achou roupas sujas ou manchadas demais? Faça um monte separado só para elas. Esses itens precisam ficar de molho para que as manchas saiam ou de um ciclo especial para roupas encardidas. Além disso, separar essas peças impede que a terra ou outros tipos de sujeira passem para os tecidos menos sujos. [10]
    • Tire as manchas ou a sujeira pesada com um removedor antes de colocar as peças na lavadora, evitando que a sujeira passe para outros itens.
  5. Está mesmo disposto a lavar roupas e outros artigos de um jeito mais eficaz? Então crie subcategorias com ciclos de lavagem separados. Por exemplo, toalhas e roupas de cama costumam ser mais pesados do que peças de vestuário, enquanto roupinhas de bebê costumam ser mais claras. Crie esse tipo de divisão para preservar ainda mais as roupas de possíveis danos. [11]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Melhorando a organização da lavanderia

Baixe em PDF
  1. Embora possa parecer muito trabalhoso, classificar as peças é simples. Basta encarar a tarefa como uma parte da rotina. Dependendo da frequência com que você lava roupas, já dá para fazer a separação ao colocar as peças no cesto ou na máquina.
    • Já dê uma boa separada nas peças ao jogá-las no cesto se você costuma lavar roupa várias vezes na semana. Caso você só bata as roupas uma ou duas vezes por semana ou caso more sozinho, é mais fácil e prático fazer a separação na hora de usar a lavadora. [12]
  2. Quem lava muita roupa a semana toda ou deseja facilitar a separação dos itens vai gostar de um cesto organizador com divisórias. Ele pode acelerar e simplificar o processo de classificação e lavagem. [13]
    • Pense no número exato de categorias que você pretende criar antes de comprar o cesto com divisórias. Por exemplo, talvez você queira uma seção só para tecidos brancos, outra para peças coloridas e claras e uma terceira para roupas escuras.
    • Compre o organizador com divisórias em lojas de artigos para o lar. Procure um que tenha o número de compartimentos necessários. A maioria das lojas oferece opções de organizadores com duas a seis divisões.
  3. Não pretende gastar com esse produto? Então faça em casa reaproveitando certos itens. O resultado final é tão útil quanto os cestos mais caros.
    • Use objetos que você já tenha em casa, como caixas, sacolas de compra ou cestos. Basta arranjar o número certo de itens para cada categoria criada.
    • Compre cestos individuais em lojas de artigos domésticos. É possível colocá-los no chão da lavanderia com uma etiqueta de classificação. Outra opção é comprar um cesto branco, um de cor clara e outro escuro. Você também pode ter um cesto para peças que precisam ser lavadas o quanto antes. [14] Eles podem orientar a sua família na hora de separar as roupas, eliminando a confusão e facilitando a rotina de lavagem de roupas.
    • Outra sugestão é que cada membro da família tenha o próprio cesto no quarto. Tudo bem que assim não dá para separar as peças por cor, tecido ou nível de sujeira, mas o truque otimiza o processo de classificação mais tarde. Facilite as coisas e compre um cesto de cada cor para os seus familiares.
  4. Quando houver lingeries e peças delicadas para lavar, use sacos para esse tipo de item. Compre um para cada membro da família. O saquinho ajuda a preservar os tecidos delicados e evitar a perda ou a troca de pares de meias. [15]
    • Ponha as meias e as outras peças delicadas em sacos separados, pois tais itens costumam ter cores e tecidos diferentes.
    • Experimente colocar as roupas íntimas em uma fronha com zíper se você não quiser gastar com sacos de lingerie. [16]
    • Junte os pares de meia e prenda-os na hora de separar as roupas.
    • Compre saquinhos de tela, desde que a trama seja bem fechada para evitar que os itens caiam durante a lavagem. Você pode comprar esse tipo de produto em várias lojas de artigos para a casa ou até em alguns supermercados.
  5. Há várias pilhas pequenas que precisam ser lavadas logo? Veja se é possível juntar todas elas. Lave as peças compatíveis para reduzir o trabalho e economizar energia, água e sabão em pó.
    • Examine os cestos e veja quais itens são compatíveis. Por exemplo, não coloque roupas delicadas junto com jeans. Porém, não tem problema lavar os jeans com toalhas escuras, pois ambos são tecidos pesados.
    • Tire todos os artigos que precisem de uma lavagem separada. Por exemplo, você juntou peças jeans e roupas de cor escura? Retire as camisetas ou peças delicadas do monte e deixe apenas os jeans e as toalhas escuras.
    Publicidade

P&R dos especialistas

  • Como separar as roupas por cor?

Sempre lave as peças de cores semelhantes. Também tome cuidado com a temperatura. Algumas peças só podem ser lavadas na água fria, pois encolhem ou desbotam em altas temperaturas. Separe-as também se a sua máquina tiver água quente.

  • Quais cores podem ser lavadas juntas?

As peças escuras podem ir para a máquina ao mesmo tempo, as brancas sozinhas e as de cor clara misturadas.

  • É importante separar as roupas?

Sim, e muito! Caso contrário, as peças coloridas podem manchar outras. Por exemplo, se você lavar uma camisa preta nova junto com lençóis brancos, eles ficam cinzentos e encardidos.

Dicas

  • O ideal é separar toalhas de banho, toalhas de mesa e roupas de cama para que a lavagem seja mais eficaz. Ao lavar somente as toalhas de banho, por exemplo, você evita que os fiapos grudem nos outros itens.
  • Se você tiver que misturar vários tipos de roupa para encher a máquina, é recomendável usar um ciclo mais suave.
  • Dê uma inspecionada nos bolsos e tire tudo o que encontrar ao separar as peças para não correr o risco de derreter dinheiro ou papel e sujar toda a carga ou até danificar a lavadora com outros objetos.
  • Quer criar o hábito de lavar roupas com mais frequência? Compre um cesto menor, que enche mais depressa e acaba com o comodismo de adiar a tarefa.
Publicidade

Avisos

  • Feche zíperes, botões e ganchos antes de colocar as roupas na lavadora para evitar estragos.
  • Entenda que qualquer peça colorida desbota naturalmente depois de algumas lavagens. As peças novas também podem manchar outras roupas por soltarem tinta.
  • Certos tecidos, como o poliéster, mancham com mais facilidade. Evite lavar esse tecido junto com artigos muito sujos e sempre leia a etiqueta com as recomendações de cuidados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 667 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade