Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando dois cachorros ficam se agarrando e se mordendo de leve, na maioria das vezes eles estão apenas fazendo um exercício divertido. Entretanto, às vezes a disputa fica fora de controle, e você terá uma briga de cachorros de verdade em suas mãos. Se a briga não mostrar sinais de que acabará logo, é importante intervir antes que um dos animais se machuque.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Separando uma briga de cães de longe

Baixe em PDF
  1. A maioria das brigas de cachorro dura apenas alguns segundos, por isso é muito importante ficar calmo. O melhor a se fazer é assustar os animais o suficiente para distraí-los. [1]
    • Não tente puxar seu cachorro pela coleira. Este pode ser o seu primeiro impulso, mas quando os cães estão brigando de verdade, eles podem acabar mordendo instintivamente, mesmo que você não tenha feito nenhum movimento agressivo. Quando os corpos dos cães estiverem rígidos e estiver claro que eles estão brigando de verdade, não brincando, não arrisque colocar a sua mão perto deles.
  2. As brigas de cachorro em geral não são longas, portanto, use qualquer coisa que estiver por perto.
    • Grite, bata os pés, bata palmas, ou seja, faça o que puder para chamar a atenção dos animais.
    • Se houver tigelas de comida de metal ou outros materiais de metal como latas usadas, bata-os para fazer barulho. [2]
  3. A água pode distrair bastante um cachorro, por isso use o máximo que você tiver para ajudar. Tente separar os cachorros usando a água de uma mangueira, um balde de água ou um copo de refrigerante, se necessário. Não há problema em fazer isso e, na maioria das vezes, os cães vão se separar, um pouco molhados, mas a segurança deles é o mais importante.
    • Se você estiver indo a um parque ou outro local em que outros cachorros podem aparecer, leve algum recipiente spray com água para usar em caso de emergência.
  4. Procure algo que possa separar os cães. Um pedaço grande de papelão, compensado, uma tampa de lixo ou um bastão são exemplos de coisas que podem ser usadas para separar os animais sem que você precise colocar as mãos em contato direto com eles.
  5. Alguns cães vão parar de brigar se eles não se virem mais. Se você tiver um cobertor grande, uma lona, uma jaqueta ou qualquer outro material opaco e macio, tente jogá-lo sobre eles para acalmá-los. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Envolvendo-se fisicamente

Baixe em PDF
  1. Os cães podem assustar-se e parar de morder se você puxar o rabo deles com força. Ao puxar, faça o movimento para cima e para trás. Dependendo do tamanho do animal, fazer isso poderá até retirá-lo da briga. Depois, continue puxando para trás para evitar que ele se vire e morda você. [4]
    • Se você precisar envolver-se fisicamente na briga, tenha cuidado ao puxar o rabo do cão, pois isso poderá machucá-lo. Além de ser doloroso, esse movimento, se feito com muita força, poderá deslocar os ossos do rabo ou esticar os nervos da parte inferior da medula espinhal. Se isso acontecer, haverá o risco de o cão perder o controle da bexiga ou do intestino, ficando incontinente.
    • Sempre é mais fácil realizar essas técnicas com os seus próprios cães. Entretanto, você pode precisar interagir com o outro cão caso você esteja sozinho ou se ele for o agressor. Nesses casos, as intervenções sem contato direto são as melhores.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Pippa Elliott, MRCVS

    Veterinária
    A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década.
    Pippa Elliott, MRCVS
    Veterinária

    A veterinária Pippa Elliott afirma : "Uma rápida surpresa, como jogar água sobre os cães, é a melhor maneira de separar a briga entre os animais. Porém, qualquer coisa que os desoriente ajuda; se dois cães seus entrarem em uma briga, jogar um lençol sobre eles pode resolver o conflito."

  2. Se nada funcionar, você pode sentir a necessidade de intervir fisicamente para evitar ferimentos sérios. Caso você esteja usando calças e sapatos que o protejam bem, pode ser possível separar os animais usando suas pernas e pés.
    • Essa técnica é especialmente eficaz se for feita por mais de uma pessoa.
    • Não é necessário chutar ou tentar machucar os cães, o seu objetivo é separá-los.
    • Ao separar os animais, não se esqueça de se proteger. Se um ou mais dos cães ficarem agressivos em relação a você, não vire e corra. Em vez disso, continue de frente para eles, fique parado e evite o contato visual. [5]
    • Entretanto, saiba que nesse caso haverá um risco considerável de você se machucar. Esse método não é aconselhável para cães grandes, como Pastores Alemães, pois há risco de você sofrer ferimentos graves, como uma mordida na virilha.
  3. Se aproxime do cachorro por trás e segure a ponta das pernas de trás. Suspenda as patas de trás dele como se estivesse segurando um carrinho de mão. Se afaste o mais rápido possível e continue se movimentando até que o seu cão esteja calmo e a salvo. [6]
    • Você também pode usar uma corda ou coleira em volta das patas de trás para puxá-lo para um lugar seguro.
    • Quando eles estiverem separados, evite que eles se vejam novamente. Eles podem começar a brigar de novo. Leve o seu cão para o carro ou para um lugar trancado o mais rápido possível. Use um cinto ou uma corda como uma coleira temporária se ele não estiver com uma e você estiver só. Você deve prender um dos cães a um objeto que o segure e levar o outro para outro local.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Impedindo brigas antes de elas começarem

Baixe em PDF
  1. Ele late, pula ou morde? Qual a intensidade que ele costuma brincar? Se você conhece o comportamento que o seu cão geralmente apresenta quando está perto dos outros, será mais fácil saber quando uma briga está prestes a acontecer.
  2. Quando eles brincam, geralmente o som que eles fazem é parecido com o de quando estão brigando. [7] Os cães vão naturalmente rosnar, abrir a boca e morder um ao outro com intensidade. Em vez de escutá-los, observe o corpo deles. Se eles se mostrarem relaxados e tranquilos e estiverem balançando os rabos, provavelmente estarão apenas brincando. Entretanto, se eles estiverem rígidos e nervosos e as caudas estiverem baixas, uma briga de verdade pode estar prestes a acontecer. [8]
  3. Em alguns casos, um dos cães pode achar que é hora de brincar e o outro não estar no clima. Nesses casos, é melhor separá-los. [9]
    • Às vezes, as brincadeiras podem tornar-se intensas demais, mesmo que os dois cães estejam gostando. Um cachorro muito grande pode acabar machucando acidentalmente um menor, por exemplo.
  4. Os cães podem ficar com ciúmes de suas comidas e brinquedos. Algumas raças têm uma tendência maior de defender as posses, enquanto outras conseguem compartilhá-las mais facilmente. Conheça os traços específicos da personalidade do seu cão para que você possa impedir que uma briga ocorra quando outro cão estiver por perto.
    • Esconda os petiscos, a comida e os brinquedos do seu cão quando ele estiver interagindo com outros cães.
    • Se você tiver mais de um cão e eles costumarem brigar ao comer, alimente-os em locais diferentes.
  5. Quando você trouxer o seu cão pela primeira vez para casa, é sua responsabilidade ensiná-lo a não atacar os outros. Incentive-o quando ele se comportar bem. Quando ele morder, latir ou apresentar qualquer outro comportamento violento demais, separe-o do outro cão por um tempo, até que ele se acalme.
  6. Se ele sempre obedecer quando você chamar, será fácil chamá-lo para afastá-lo de situações de perigo antes que elas fiquem sérias. Comece a treiná-lo a vir e ficar ainda jovem e pratique frequentemente, especialmente quando outros cães estiverem por perto.
    Publicidade

Avisos

  • Por segurança, sempre coloque uma coleira no seu cão quando estiver fora de casa. Isso é válido até mesmo no caso de cães treinados, pois até mesmo eles podem não resistir a alguma tentação.
  • Quando dois cachorros forem se ver pela primeira vez, faça o encontro com calma, pois assim a chance de uma briga ocorrer é bem menor do que se eles se encontrassem de qualquer jeito.
  • Se você for mordido, procure um médico. É melhor prevenir do que remediar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 227 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade