Baixe em PDF Baixe em PDF

Há dois tipos de paciência no amor: um é ser paciente para encontrar a pessoa certa por quem você se apaixona. O outro é ser paciente com a pessoa por quem você se apaixonou. Ambas são habilidades importantes que você deve adquirir para ter uma vida bem vivida.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Sendo paciente ao se apaixonar

Baixe em PDF
  1. Leva tempo para você se conectar com a pessoa que se tornará sua melhor amiga, sua companheira, sua parceira na vida. Apressar o processo não é bom porque você pode acabar escolhendo alguém que não é a pessoa certa por pura pressa. Dê ao amor tempo para florescer e para que a pessoa certa entre em sua vida.
  2. Use esse tempo para aprender mais sobre quem você é e o que deseja da vida. Defina seu objetivo. Encontre as coisas que dão vida à paixão que você tem e faça-as. O melhor de ter tempo para pensar nessas coisas por si mesmo é que você acabará fazendo coisas com pessoas que têm as mesmas paixões e interesses que você; e, em meio a essas pessoas, pode estar a pessoa que vai se conectar profundamente com você.
  3. Nem todas as pessoas que você namora serão compatíveis com sua personalidade. Além disso, mesmo algumas das pessoas com as quais você começa a planejar um futuro não acabarão nesse futuro. Algumas dessas pessoas podem acabar se transformando em grandes amigas ou apenas em conhecidas, mas cada uma delas o aproxima da pessoa com quem você passará a vida. Nesse processo, você aprende mais sobre si mesmo no contexto de um relacionamento e sobre o que funciona e o que não funciona para você.
  4. O verdadeiro amor espera. Às vezes, não há nada mais que você possa fazer do que esperar — pelo fim da faculdade, pelo fim de um relacionamento, pelo fim de uma vida à distância, pelo fim de uma mudança de carreira e assim por diante. Seja qual for o motivo, se for amor verdadeiro, será preciso muita paciência para que vocês possam finalmente se unir como um só.
  5. A paciência é novamente uma virtude quando se trata da velocidade com que você se apaixona. Embora seja muito divertido ter romances intensos, o início da relação é uma fase que acaba se transformando em uma rotina amorosa consistente, fase em que você precisa ter consolidado uma amizade firme, um compromisso profundo e a aceitação das fraquezas um do outro tanto quanto de suas características. Se vocês forem devagar, poderão realmente se conhecer e aceitar as limitações e os aspectos menos apreciados desde o início.
    • Se você estiver tendo pensamentos negativos, tente listar qualidades positivas sobre si mesmo para ajudá-lo a se sentir mais confiante.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Ser paciente com a pessoa que você ama

Baixe em PDF
  1. Apaixonar-se e permanecer apaixonado é uma jornada, não um destino em si. Cada parte dessa jornada exige paciência e disposição para aceitar que uma vida inteira é um longo período e que também é preciso haver espaço para mudanças, crescimento e amadurecimento. A paciência acabará sendo uma grande parte dessa jornada, ajudando vocês dois a se manterem conectados e compreensivos um com o outro por muitas décadas.
  2. Não importa se você ainda não é um ouvinte, essa é uma habilidade que qualquer pessoa pode aprender quando quiser. Ser um bom ouvinte traz muitos benefícios, inclusive o de ajudar a outra pessoa a se sentir genuinamente ouvida, entender de fato o que motiva a outra pessoa e dar espaço para uma discussão saudável durante um conflito. Um coração paciente que ouve geralmente está no centro de um relacionamento saudável e amoroso.
    • Existem muitos recursos excelentes disponíveis sobre como ser um bom ouvinte, e o wikiHow é um ótimo lugar para você começar.
    • Aprenda a ouvir sem interromper. Pode ser difícil esperar a sua vez, mas isso é vital e é um sinal de respeito para com a outra pessoa.
  3. A comunicação é o cerne de qualquer relacionamento, mas é especialmente importante para aqueles que têm um compromisso amoroso. O conflito é uma parte inevitável de um relacionamento, mas não deve ser visto apenas como algo negativo; o conflito permite que você entenda as coisas que precisam ser tratadas e as resolva em conjunto. A paciência é o combustível para a resolução de qualquer conflito que vocês dois possam ter e, às vezes, você pode precisar de muita paciência para chegar a uma resolução satisfatória. Melhorar suas habilidades de comunicação e de resolução de conflitos é fundamental para que você consiga isso de forma eficaz.
    • Aprenda a contar até 10, a respirar profundamente e a escolher suas palavras quando surgir um conflito. Se necessário, peça para sair da discussão até que você se sinta pronto para retomá-la mais tarde e tire um tempo para pensar sobre o assunto.
    • Evite ser acusador quando você conversar com seu amor. Aceite as limitações de seu parceiro e saiba reconhecer quando as coisas são feitas de boa fé, mesmo quando você não gosta delas.
  4. Vocês são uma equipe na vida, uma força de união e apoio mútuo. A paciência ajuda você a reconhecer tanto isso quanto a realidade de que cada um de vocês precisa dar suporte e apoio ao outro, reforçando seus pontos fortes. Seja paciente com os pontos fracos de seu parceiro e esteja pronto para compensá-los com seus pontos fortes; por sua vez, espere o mesmo de seu parceiro.
    • Por exemplo, você é um craque em fazer orçamentos e seu parceiro é descuidado com o dinheiro. Adivinhe quem paga as contas semanalmente? No entanto, você é desastrado para chegar a qualquer lugar na hora certa, mas seu parceiro é um craque em pontualidade, então adivinhe quem vai organizar sua agenda?
  5. Prevejam o que pode acontecer com vocês dois e planejem juntos. Seja paciente para atingir suas metas, esperanças e sonhos em comum. Não é aconselhável que você se precipite, pois todas as coisas boas levam tempo para crescer e dar frutos. Saiba que, embora possa parecer difícil agora, se vocês dois resolverem melhorar as coisas, colocar suas finanças, esforços, habilidades e aptidões em prol das metas e dos sonhos, ambos chegarão lá. Como Rumi escreveu certa vez, "os amantes são pacientes e sabem que a lua precisa de tempo para ficar cheia". Planejem juntos, trabalhem, compartilhem e riam juntos, e assegurem um ao outro que as coisas que vocês dois buscam se tornarão realidade.
    Publicidade

Dicas

  • Perdoe sem guardar rancor. Uma pessoa paciente espera para ver as mudanças prometidas e orienta você por meio de lembretes gentis.
  • Seja paciente financeiramente. Você leva tempo para economizar dinheiro e precisa de força para não desperdiçá-lo em coisas de pouco valor. Se vocês dois forem cuidadosos financeiramente, seu futuro será mais seguro.
  • Ter paciência é um excelente exemplo para seus filhos. Dar o exemplo da gratificação instantânea não é uma maneira saudável de criar seus filhos; eles precisam aprender a ser pacientes e esperar por coisas boas.
  • Seja gentil e amável tanto com sua parceira quanto com você. Essas são atitudes coexistentes ligadas à paciência. Como um todo, a tríade de bondade, gentileza e paciência garantirá que você trate sua parceira com respeito e amor durante todo o tempo em que estiverem juntos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 656 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade