Baixe em PDF Baixe em PDF

A técnica da sifonagem usa a gravidade e uma ou mais mangueiras (ou outros tipos de tubo) para transferir grandes volumes de água e outros líquidos de um recipiente a outro. Você pode usar a estratégia para projetos maiores, como esvaziar piscinas e limpar aquários, ou menores, como passar o líquido entre dois lugares com a boca (desde que a água esteja fresca)! De modo geral, leia as dicas deste artigo e decida qual método é o mais ideal para o seu objetivo.

Método 1
Método 1 de 3:

Sifonando água com a boca

Baixe em PDF
  1. Você precisa usar a gravidade para sifonar água de um recipiente a outro. Além disso, o lugar de origem da água deve ser mais alto que o destino. Sendo assim, coloque o balde final em um ponto mais baixo que o inicial. [1]
  2. Ponha uma ponta da mangueira ou do tubo no balde de destino. O ideal é que ela quase encoste no fundo dele (para não correr o risco de sair do lugar). Depois, coloque a outra ponta no recipiente cheio de água.
    • Você pode usar algum tipo de peso para evitar que a ponta da mangueira saia do balde.
    • Praticamente qualquer mangueira ou tubo serve, mas os acessórios que são transparentes facilitam bastante o processo.
  3. Pegue a ponta da mangueira que está no balde vazio, levante-a a um nível acima da água em si e ponha na boca. Em seguida, faça um movimento de sucção para extrair a água que está na superfície do recipiente original. O líquido vai começar a descer mangueira abaixo quando chegar ao arco dela. Nesse ponto, tire a boca rápido e coloque a ponta de volta no balde. [2]
    • Você provavelmente vai precisar arranjar uma mangueira mais longa se a atual for curta demais para ficar sozinha entre os recipientes.
    • Tenha cuidado para não engolir parte da água sem querer depois de fazer a sucção com a boca. É por isso que não é recomendado usar este método com outros líquidos, como gasolina.
  4. Tire a ponta da mangueira da boca depressa e coloque no fundo do balde que está vazio. A água vai começar a passar de um a outro em questão de segundos — e só parar quando o recipiente original ficar vazio ou se você interromper o processo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sifonando água por submersão

Baixe em PDF
  1. Enrole a mangueira e coloque-a no fundo do recipiente cheio. Mergulhe o tubo inteiro, de ponta a ponta. Algumas bolhas vão se formar na superfície da água quando o ar começar a sair de dentro dele. Avance devagar para soltar mais delas. Quando elas acabarem, é porque a mangueira está cheia somente do líquido. [3]
    • Chacoalhe a mangueira de leve antes de tirar do recipiente e veja se ainda há alguma bolha.
  2. Agora que a mangueira está cheia, você precisa tampar a ponta que vai usar para transferir a água ao recipiente final. Se possível, dobre essa ponta do acessório para criar uma barreira e coloque a ponta do polegar na saída. [4]
    • A mangueira tem que estar completamente submersa durante esse processo, ou a água vai formar bolhas dentro dela.
  3. Tire a ponta tampada da mangueira com calma e cuidado, sem remover o dedo e sem tirar o resto do tubo do recipiente original. Na sequência, coloque essa ponta no recipiente de destino. [5]
  4. Tire o dedo da ponta da mangueira e aproxime-a do recipiente de destino para soltar a água aos poucos. Se ela parar, chacoalhe o tubo de leve e tente de novo até terminar a transferência. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sifonando água com duas mangueiras

Baixe em PDF
  1. Ponha a ponta da mangueira no fundo do recipiente que contém a água (e está mais alto). Se você decidir prender o acessório com algum objeto, use algo que não bloqueie a passagem do líquido. Depois, coloque a outra ponta da mesma mangueira no recipiente de destino (que está mais baixo).
    • Este método é excelente para quem precisa sifonar água em um volume maior ou entre distâncias maiores.
  2. Compre a válvula em qualquer loja de jardinagem e instale-a em posição aberta na ponta da mangueira que está no fundo do recipiente mais alto.
  3. Instale uma segunda mangueira na outra ponta da válvula de fechamento. Por fim, prenda a ponta que sobrar dela em uma torneira local e veja se todas as peças estão bem instaladas.
  4. Ligue a torneira e espere até ela começar a enviar água pelas mangueiras. Em seguida, feche a válvula quando o primeiro tubo estiver cheio. Nesse ponto, você pode desconectar a segunda mangueira da torneira e da válvula em si. Pronto: só o acessório original vai estar com água!
  5. A água vai sair da mangueira e chegar ao recipiente final assim que você abrir a válvula de fechamento. Tente segurar a ponta dela na vertical para controlar o fluxo.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Recipiente com água.
  • Mangueira ou tubo de plástico.
  • 2 mangueiras normais.
  • Válvula de fechamento.
  • Balde.
  • Objeto que faça peso na mangueira durante o processo.

Dicas

  • Instale mais válvulas nas pontas das mangueiras se você estiver seguindo o último método deste artigo e quiser controlar melhor a transferência da água.
  • O tempo do processo depende do tamanho da mangueira: quanto mais espaço o tubo tiver, mais rápido a água vai passar. Além disso, ele corre o risco de ficar entupido com sedimentos ou outros resíduos se for mais fechado.
  • Se você precisar sifonar água durante um experimento (de escola, por exemplo), pingue algumas gotas de corante alimentar no recipiente cheio para ver o trajeto que o líquido faz até seu destino final. [7]
Publicidade

Avisos

  • Use somente mangueiras que não tenham defeitos. O processo vai ser muito mais lento (ou nem dar certo) se houver algum buraco ou vazamento.
  • Compre uma mangueira exclusivamente para sifonar água. Não use o mesmo acessório com gasolina ou produtos químicos. [8]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 280 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade